Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


OBS Studio: como usar no seu negócio digital

OBS Studio: como usar

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de assistirem a um vídeo. Por isso, investir em vídeos já não deve ser uma realidade distante para negócios digitais. 

 

Existem muitos programas de edição de vídeo que podem ajudar nesta estratégia. O OBS Studio é uma ótima opção. É um software gratuito que permite realizar a gravação de vídeos ou realizar transmissões ao vivo. 

 

Neste artigo, vamos explicar sobre o OBS Studio: como usar as ferramentas disponíveis para aprimorar os vídeos do seu negócio digital. Boa leitura!

 

OBS Studio: como usar para lives

 

O programa faz a captura de áudio e vídeo e transmite em diferentes plataformas, como Facebook e YouTube. Para isso, basta utilizar a chave de stream disponibilizada pela plataforma de exibição e depois seguir o passo a passo no OBS Studio:

 

  • arquivo > configurações;
  • em “transmissão” selecione a rede que vai transmitir o vídeo;
  • cole a chave da transmissão no campo indicado e clique em “ok”.
Tela do OBS Studio
É possível fazer tanto fazer lives e quanto editar vídeos gravados com o OBS Studio

 

Depois, no canto inferior, na página inicial do programa, é só clicar em “iniciar transmissão”.

A maioria — senão todos — dos recursos para vídeos gravados também estão disponíveis para a transmissão ao vivo. Ele permite que os seus vídeos ao vivo sejam mais refinados e transmitam profissionalismo aos telespectadores. 

 

Personalize a sua gravação

Para colocar a logo em seu vídeo, é muito simples. Na tela inicial, clique no “+”, em “fontes”. Então, selecione a opção “imagem”. Escolha um nome para a imagem, escolha-a na sua galeria e posicione onde achar melhor. Geralmente, a logo fica no canto superior, mas veja se vai ficar legal com o seu cenário de gravação. 

 

Crie cenas e fontes

Cenas

Tela do OBS Studio
O OBS Studio: como usar para incluir telas? Veja neste parágrafo. 

As cenas são as diferentes telas que o seu telespectador vai poder ver durante a transmissão. Você vai criá-las e pode intercalar entre cada uma, conforme for preciso, enquanto faz a gravação.

 

Esse recurso facilita bastante para não ter que mexer nas configurações sempre que quiser passar de uma cena a outra. Coloque títulos que realmente tenham a ver com o que vai ser transmitido. Assim, não há o risco de errar quando for trocar de cena. 

 

Fontes

Tela OBS Studio
Inclua telas de vídeos slides e textos com o OBS Studio

 

67 headlines para páginas de vendas

Nesta funcionalidade, você vai indicar quais vão ser as fontes da apresentação de cada cena, ou seja, de onde virá cada coisa que o público pode ver. Então, você deve configurar uma cena por vez e elas podem ter várias fontes. 

 

Por exemplo, em apenas uma cena de gravação de uma aula, pode ser utilizado:

 

  • imagem dos slides;
  • captura de vídeo (para deixar a sua imagem aparecendo no canto do slide);
  • texto (pode ser as suas redes sociais para ficar aparecendo durante a apresentação).

Faça apresentações com slides

Assistir a vídeos que permitem fazer a transição entre slides e o que está sendo gravado é muito mais dinâmico. Assim, é mais fácil de prender a atenção de quem está assistindo e de fazê-lo entender a explicação que está sendo feita.

O programa disponibiliza a opção automática e manual para os slides. E dá algumas possibilidades de visibilidade:

 

  • sempre reproduzir;
  • parar quando não visível;
  • pausa quando não visível.

É importante que a apresentação esteja em formato de imagem e não de .ppt, pois é o formato aceito pelo OBS Studio. Além disso, os arquivos devem ser salvos enumerados, em ordem de apresentação, uma vez que são inseridos separadamente no software, que utiliza esse critério como forma de organizar a sequência.

Dicas extras

Saber como gravar vídeo e utilizar o OBS Studio já vai fazer uma grande diferença na produção e, por consequência, na estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio digital. Por isso, use toda a sua criatividade para fazer vídeos atrativos e com bons conteúdos. 

 

Isso vai gerar autoridade, o que facilita a reter a audiência. Então, invista em:

 

  • webinars;
  • vídeos curtos e dinâmicos;
  • troca de cenas;
  • entrevistas com especialistas;
  • vídeos explicativos.

Teste os diversos formatos de vídeos e entenda o que a sua audiência prefere. Não é necessário saber muita coisa sobre o OBS Studio: como usar as principais funcionalidades e configurar no seu computador já é um ótimo passo.

 

Agora que você entendeu como o OBS Studio pode ser um aliado nas suas produções, nunca mais vai ter conteúdo amador. Para continuar aprendendo, veja nosso artigo sobre como gravar vídeo.

 

E, se você produz aulas online, confira o vídeo que preparamos, com dicas para você oferecer um conteúdo mais interessante para os seus alunos:

 

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …