O post carrossel no Instagram é uma tendência, independentemente dos novos formatos da rede. Isso porque esse formato é muito atrativo e tem a capacidade de prender a atenção do usuário por mais tempo, trazendo mais engajamento.
No post de hoje você vai aprender o que é um post carrossel, conferir alguns exemplos e ter acesso a dicas infalíveis sobre esse formato de conteúdo. Salve o post nos favoritos para ter as dicas sempre à mão na hora de escrever suas postagens!
Na HeroSpark é tudo em um só lugar. Empreenda online sempre bem acompanhado, e comece a vender em poucos minutos.
Crie sua conta, é gratuito!
O que é um post carrossel no Instagram?
Se você chegou aqui, provavelmente já deve saber o que é um post carrossel. Mas caso não saiba, a gente te explica: um post carrossel no Instagram é uma publicação interativa, como se fosse um álbum de fotos (é possível inserir até 10 imagens em um mesmo post).
Para visualizar todas as imagens, o usuário precisa passar para o lado, visualizando uma delas por vez. Isso significa que, diferente de um post com apenas uma imagem, o carrossel demanda uma ação para visualizar o post por completo.
Além disso, esse processo leva mais tempo, o que faz com que o usuário se mantenha em contato por alguns segundos (ou minutos) a mais com a postagem, e consequentemente com a sua marca.
Ao colocar as imagens em um carrossel, você pode organizá-las como preferir e aplicar filtros em todas ou individualmente. Além das imagens, você também pode fazer carrosséis com vídeos ou mesclar vídeos e fotos em um mesmo post.
Vantagens do formato de post carrossel
- Mais possibilidades de criação: com até 10 slides ao seu dispor, você pode explorar muito a criatividade e pensar em formas diferenciadas de atrair usuários do Instagram para a sua conta.
- Mais espaço para inserir mais informações: com isso, você pode abordar as temáticas com mais detalhes e criar posts muito mais completos.
- Maior engajamento: como citado anteriormente, os carrosséis costumam trazer mais interação para a postagem, seja por causa do visual atrativo ou pela curiosidade.
- Mais pontos com o algoritmo: os carrosséis costumam gerar muito mais salvamentos também, pois as pessoas salvam para ler e consultar depois. Essa característica, somada ao maior engajamento, contribui para que o algoritmo entregue seu post para mais pessoas.
4 Ideias de post carrossel no Instagram
Agora que você já sabe o que é um post carrossel no Instagram, nós preparamos alguns exemplos interessantes para você entender melhor como eles funcionam e se inspirar.
Exemplo 1
Esse post do Instagram da HeroSpark é um exemplo de carrossel que chama atenção no feed e estimula o usuário a passar para o lado para continuar lendo.
O post fala sobre como vender na internet, mas a chamada que está no card não é exatamente essa, mas sim uma frase de impacto. Apenas no texto de apoio isso é indicado.
Os 4 passos para colocar em prática estão apenas no terceiro card. Ou seja, o usuário precisou passar para o lado duas vezes até chegar nele, o que fez com que ele se mantivesse na postagem por mais tempo.
Exemplo 2
Nesse post, além do card de capa, cada card do carrossel conta com um dos erros da lista. Por fim, a HeroSpark aproveitou a postagem para fazer uma chamada para ação para levar o usuário até o link da bio. Isso mostra que o carrossel permite inserir várias informações em um só post.
Exemplo 3
Esse é um exemplo de carrossel muito criativo, que funciona justamente a partir da interação com o usuário.
A cada card, o Agência de Bolso mostra como é possível manipular o leitor dependendo da forma como o conteúdo é transmitido: cores, erro de português, apresentar o texto pela metade, entre outas.
Enfim, essa postagem é um exemplo de como um carrossel pode ser explorado para estabelecer uma comunicação diferenciada com o seu público – e impactar ele de verdade.
Exemplo 4
Esse é um exemplo de carrossel com a função de divulgar um produto, que nesse caso é um evento online da HeroSpark.
Na capa do post tem o nome do evento, a data e o tema da postagem, que é “Veja quem estará no evento”. Nos próximos cards, foram inseridos os nomes, fotos e informações sobre cada um dos participantes do evento. Ao final, foi inserido mais um card convidando as pessoas a participarem, com outras informações, como “evento online e gratuito”.
5 dicas para criar um bom post carrossel
E aí, ficou inspirado? Mas e agora, como começar a colocar em prática no seu negócio? Preparamos algumas dicas para você criar o carrossel perfeito, confere só:
1. Faça tutoriais
O carrossel é o melhor formato de post para você criar pequenos tutoriais usando imagens e/ou vídeos.
Com 10 imagens, você tem espaço de sobra para apresentar um passo a passo bastante embasado e fornecer um conteúdo de qualidade para seus seguidores.
2. Ilustre o conteúdo
As pessoas preferem ler textos acompanhados de imagens do que simplesmente ler um texto corrido.
Por isso, crie postagens com imagens, ilustrações e ícones que tornem a leitura mais fácil e fluida.
Você não precisa entender muito de design (e menos ainda saber desenhar) para fazer isso, viu? Ferramentas como o Canva possibilitam criar carrosséis incríveis de graça.
3. Mostre vários produtos em um mesmo post
Se fizer posts separados para cada produto no mesmo dia, corre o risco de cansar a audiência. Por isso, crie um post carrossel, ofereça um serviço diferente em cada card, faça uma legenda interessante e aproveite para levar usuários até as suas páginas de vendas a partir desse post.
A dica é utilizar produtos ou serviços que estejam relacionados, para impactar exatamente o público que você deseja.
4. Procure gerar identificação com cada post carrossel
Posts que geram identificação costumam ser os mais compartilhados. E é isso o que você quer, não é mesmo?
Selecione situações comuns em seu segmento – como perrengues, por exemplo – e os adicione nos cards de uma forma engraçada. Isso costuma trazer muito engajamento.
Mas também é possível fugir do humor nesse caso.
Chamadas sobre sentimentos, pensamentos e afetos, como “Você está cansado de trabalhar com o que não gosta?” podem trazer a identificação de muitas pessoas.
Isso contribui para que elas leiam o post e engajem com a sua marca.
5. Faça posts de depoimentos
Nada como um bom exemplo para fazer as pessoas confiarem no seu produto. É por isso que sempre batemos na tecla da importância das provas sociais.
Peça depoimentos para seus clientes e publique-os em formato de carrossel. [
Você também pode coletar feedbacks em comentários de postagens, mensagens diretas, Google Meu Negócio, e-mail, entre outros.
Acredite: ter bons depoimentos sobre seu negócio faz toda a diferença. Esta é, inclusive, a base de um gatilho mental comum, usado não apenas no Instagram:
E aí, gostou das dicas? Para aprender ainda mais sobre o Instagram, baixe nosso kit do Marketing Digital gratuitamente. Ele tem tudo o que você precisa para sair da mesmice.