Quantas vezes você pesquisou reviews sobre um produto antes de comprá-lo? E quantas vezes você adquiriu um produto de negócios digitais por conta dos comentários das outras pessoas ou por ter mais seguidores que o concorrente? Em todos esses casos, a prova social foi a chave para a sua decisão.

 

Muitas vezes, o gatilho mental da prova social é aplicado sem que o empresário precise fazer qualquer esforço direto. No entanto, é importante usar esse gatilho propositalmente, porque as pessoas tendem a confiar em outras e isso pode vender mais do que uma oferta que você venha a fazer.

 

Quer entender? Então, continue a leitura e saiba como aplicar essa estratégia.

 

Ou, se preferir, veja este conteúdo em vídeo:

 

 

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são ótimos para quem deseja realizar mais vendas. E isso não tem nada a ver com prestar um serviço de mais qualidade ou mais barato, porque algumas decisões do seu avatar passam por aspectos mais complexos, como o psicológico.

 

Por isso, surgiu o que hoje chamamos de gatilhos mentais, que são estímulos com o intuito de que as pessoas desenvolvam alguma emoção, como satisfação ou medo. Dessa forma, independentemente de ter sido uma emoção boa ou ruim, o cliente tende a adquirir o seu produto, que se mostra como a solução para alguma dor ou desejo.

 

Para entender melhor sobre o assunto, veja o nosso artigo sobre gatilhos mentais. Neste artigo aqui, nos aprofundaremos no gatilho da prova social e te explicaremos como usar para alavancar as vendas do seu negócio digital

 

O que é o gatilho mental da prova social? 

 

O ser humano pode basear as suas decisões em vários aspectos. Um deles, sem dúvidas, é a prova social, a qual reúne evidências de que outras pessoas consideram a sua solução muito boa. Existem diferentes modos de aplicar este gatilho.

Pode acontecer quando um especialista do setor fala sobre determinado produto ou serviço, o que atrai muitos interessados, pois acreditam que aquela pessoa tem autoridade e conhecimento sobre o tema e é confiável.

 

Existe uma forma que era bastante utilizada e uma das que mais funcionavam até certo tempo, que são as celebridades. As empresas pagam para um influenciador digital ou famoso representar a marca e os fãs dessa celebridade se tornam clientes.

 

Mas isso também pode funcionar com comentários de usuários comuns nas redes sociais ou pela quantidade de seguidores que a empresa tem no Instagram. Da mesma forma, a prova social pode estar presente em opiniões de amigos próximos.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como usar o gatilho da prova social?

 

Depoimentos

Quem vende infoprodutos utiliza bastante os depoimentos para garantir que o seu produto é de qualidade. Afinal, diferente de um produto físico, o lead não consegue tocá-lo nem costuma já ter comprado a este produtor outras vezes. 

 

67 headlines para páginas de vendas

Por isso, antes de comprar, as pessoas costumam procurar a idoneidade e a qualidade dos materiais daquele vendedor. Uma das formas de encurtar o caminho e fazer com que os potenciais clientes nem sequer saiam da sua página de vendas são os depoimentos de quem já comprou.

 

Métricas

Em lojas físicas, podemos considerar essa prova social como a loja com maior movimento no shopping. Já na era digital, o número de seguidores, a quantidade de comentários nas fotos e os compartilhamentos, por exemplo, são métricas importantes para transmitir confiança.

 

É por esse motivo que muitos influenciadores digitais fazem um destaque no Instagram chamado “alcance”. Ali, eles conseguem mostrar dados expressivos, mas que o público não tem acesso. Como infoprodutor, você pode divulgar o número de vendas que já realizou.

 

Fazer coisas “instagramáveis”

Sabemos que vender pelo Instagram tem sido cada vez mais comum. Por isso, entregar experiências que o público se interessa em postar nos stories, como um brinde, garantirá que o seu negócio seja conhecido por mais pessoas. 

 

Outra dica nesse sentido é sempre repostar nos seus stories marcações de valor. Isso mostrará à sua audiência que outras pessoas estão satisfeitas e os indecisos poderão decidir pela compra. Além disso, outros clientes se sentirão motivados a também publicar sobre você somente em busca de ser repostado.

 

Contar histórias

O Storytelling é a arte de contar histórias e é possível vender por meio delas. Por isso, utilize esse caminho para aprimorar os depoimentos de seus clientes e divulgar de forma mais interessante e chamativa os benefícios que você proporcionou àquela pessoa.

 

Ter um enredo desses vai aproximar a marca dos leitores e despertar um envolvimento emocional. Assim, com um roteiro que prende a atenção e foca em pontos estratégicos, a audiência terá certeza que o seu produto é o ideal para ela.

 

Ter boas parcerias

Quando formadores de opinião falam sobre a sua marca, as pessoas entendem que ela é realmente boa e valorizada no mercado, o que faz a sua reputação aumentar. Dê preferência para pessoas do mesmo nicho ou que tenha uma persona semelhante à sua.

 

Isso pode ser feito com alguma troca ou gratuitamente, mas é possível que essa pessoa cobre um valor. Então, faça a análise para saber se vai ter o retorno desse investimento, mesmo que seja a longo prazo.

 

A prova social também pode ser negativa?

 

Com certeza, você já viu comentários negativos no ReclameAqui ou nas redes sociais. Se isso acontecer com o seu negócio, responda e solucione cada um dos problemas. Esqueça as mensagens prontas e foque em mostrar empatia e exclusividade, para aumentar a proximidade com o cliente.

 

Assim, por mais que existam reclamações, você se mostrará acessível e pronto para proporcionar a melhor experiência existente ao cliente. Depois, junte-se com a sua equipe e busque maneiras de eliminar as falhas daquele processo. 

 

Nesse sentido, é importante fazer testes de melhorias e, até mesmo, do suporte e atendimento, no intuito de agradar o seu cliente. Isso sem esquecer de identificar o que mais funciona para o negócio, sem que ocorram gargalos no processo.

 

Saber como usar a prova social a seu favor é essencial, pois é um dos gatilhos mentais que mais vendem na internet. Por mais que você tenha conteúdo de qualidade, faça um lançamento organizado e tenha um bom produto, a prova social é o que vai transmitir mais confiança ao consumidor.

 

Para continuar aprendendo sobre o assunto, veja o nosso artigo sobre o gatilho da reciprocidade.

pesquisa panorama dos negócios digitais