O que é engajamento e como aumentar 

O que é engajamento
O que é engajamento
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Quando falamos sobre o que é engajamento, é comum lembrar logo das redes sociais e de suas famosas métricas. Porém, vale ressaltar que o envolvimento está em todas as ferramentas de comunicação com o público. Por exemplo, as taxas de abertura de e-mails refletem o quão engajada a audiência está com o seu negócio.

Ter um público comprometido é como ter uma mina de ouro, pois as pessoas vão promover a sua empresa, tê-la como autoridade e confiar nela. Isso traz resultados surpreendentes para o negócio digital, o qual sempre tem inúmeros concorrentes no mercado, além de demandar tempo e dedicação. 

Por isso, vamos explicar o que é engajamento e como aumentar o seu. Veja, a seguir.

Comece na HeroSpark de forma simples e fature mais rápido no mercado digital. Com as funcionalidades de ponta a ponta da plataforma para fazer sua estratégia de venda online decolar. É gratuito, inscreva-se agora!

O que é engajamento

Quando falamos sobre engajamento na internet, estamos falando sobre o grau de interação dos clientes ou leads com uma determinada empresa. Então, trata-se do nível de envolvimento do público com a sua marca.

Com um alto engajamento, a tendência é que o negócio também tenha melhores resultados, chegando, até mesmo, a criar uma comunidade. Para as pessoas, não há nenhum esforço em estarem engajadas com as marcas, mas precisam ser estimuladas a isso. 

No entanto, não pode ser um estímulo visível, é preciso que acreditem que estão retribuindo voluntariamente por tudo aquilo que você oferece. Então, o público vai comentar as publicações, compartilhá-las com amigos e difundir o seu negócio como um todo.

Como aumentar o engajamento

Conheça bem o seu avatar

Não importa qual seja a sua necessidade no marketing, nada vai fluir se você não conhecer o seu cliente. Então, construa o avatar do seu negócio, pois vai permitir conhecer características mais aprofundadas sobre as pessoas que se interessam por seus produtos/serviços.

O avatar é diferente do público-alvo, tendo em vista que é mais detalhado, permitindo conhecer características, como:

  • Demográficas — idade, escolaridade, classe social e gênero;
  • Profissionais — rotina, objetivos e desafios;
  • Hábitos — fontes de informações, assuntos que tem dúvidas, redes sociais que utiliza, locais que frequenta;
  • Consumo — se compra online ou em lojas físicas, formas de pagamento que prefere, estilos de marca que usa.

Parece muita coisa, mas nós preparamos um artigo que vai te ajudar a entender melhor, no qual damos dicas para a construção do avatar. Isso vai fazer toda a diferença quando você for colocar em prática as estratégias que aumentam o engajamento.

Invista no marketing de conteúdo

Depois de entender detalhes sobre o público, é hora de pensar no marketing de conteúdo. Segundo uma pesquisa da HubSpot, 53% dos consumidores desejariam ver mais conteúdos de marcas que apreciam. Veja uma lista de conteúdos que engajam:

  • Dicas úteis;
  • Listas;
  • Memes;
  • Compartilhar a rotina.

Atrelado a isso, invista naquilo que a sua audiência gosta ou que tem dúvidas. Digamos que você seja um infoprodutor voltado à confeitaria. Então, faça lista de produtos sem lactose, prepare memes sobre a rotina de uma confeiteira, deixe dicas para otimizar a produção, entre outros.

O segredo é entregar conteúdos gratuitos de qualidade e com constância. Isso faz com que o público identifique-se com você e queira consumir cada vez mais o que a sua marca tem para entregar. Faça tanto conteúdos mais densos, quanto coisas mais curtas e rápidas de consumir.

copy com chat gpt , herocreator

Crie CTAs infalíveis

O ser humano precisa ser instigado para tomar alguma atitude, ainda que tenha se interessado e visto até o final do seu conteúdo. Isso pode ser feito por meio da CTA (Call to Action), que é a chamada para ação e pode direcionar a vários caminhos. Por exemplo:

  • Clique aqui para inscrever-se na nossa newsletter;
  • Compartilhe este post com os seus amigos;
  • Baixe o nosso e-book e saiba mais;
  • Ficou com alguma dúvida? Entre em contato;
  • O que achou do artigo? Comente aqui.

Existe uma infinidade de estímulos que podem ser aplicados em qualquer lugar, desde mídias online até às offline. No entanto, você precisa ser claro, escolher o CTA correto para cada situação e dar ênfase a ela, no intuito de que o leitor visualize-a bem. Por isso, a maioria das páginas de vendas deixam as chamadas para ação em botões com destaque. 

Para entender melhor sobre como produzir um bom Call to Action, veja este vídeo:

Dicas extras para aumentar o engajamento

Na lista de e-mails

De acordo com dados divulgados pela Rock Content, 35% das pessoas consideram o assunto do e-mail antes de abri-lo. Por isso, dedique-se bastante nas suas headlines antes de disparar os e-mails. Devem ser chamativas, mas jamais minta para o seu leitor. Prometa somente aquilo que ele irá encontrar no corpo do e-mail. 

Então, aconselhamos que deixe essa tarefa para o final e busque diferentes inspirações. Um exemplo de assunto infalível é:  

“Quer acelerar [o seu aprendizado]? Você precisa ler isto primeiro!”

Gostou? É só um exemplo de 77 modelos de headline para e-mail que temos disponível no nosso ebook. Baixe-o e comece a utilizar para aumentar o seu engajamento.

No site

Sabe quando você acessa um site pelo celular e a navegação fica ruim? Isso acontece porque não há otimização para dispositivos móveis. Nesse caso, a experiência do usuário é desagradável e a tendência é que a pessoa não volte a acessar a página daquela empresa.

Isso é muito perigoso para o seu engajamento, pois, segundo uma pesquisa realizada pelo PNAD 2018 e divulgada pela Agência Brasil, o celular é o principal meio de acesso à internet no país. Então, investir em uma boa experiência é essencial se há o objetivo de conquistar mais leads.

Nas redes sociais

O principal meio de conquistar a audiência é pelas redes sociais. Nesse universo, as pessoas buscam realmente interagir com pessoas reais e sentir-se parte de uma comunidade. Então, responda os directs, comentários e muitas caixinhas de perguntas.

Esteja presente, para que os seguidores vejam que você se importa com eles e está disponível para resolver as dores deles. Quanto mais você interage, mais as pessoas vão se engajar com o seu perfil e tê-lo como autoridade. 

Portanto, saber o que é engajamento não é o suficiente, é preciso trabalhar em estratégias que vão aumentá-lo. Apesar dos protagonistas da relação serem a audiência, você tem uma responsabilidade singular no processo.

Quer gerar leads qualificados para encurtar o trabalho de aproximação do seu negócio com as pessoas? Conheça o SparkFunnels e saiba como fazer!

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *