Logos-600x100

[WEBINAR] Como criar anúncios de conversão no Facebook Ads

Hospede seu Curso online, crie facilmente Páginas, automatize e-mails e faça vendas em uma única ferramenta

Transcrição Adaptada do Webinar

Olá, heróis e heroínas! Vocês sabem como criar anúncios de conversão no Facebook? 

 

Diretamente das terras de Shakira (Colômbia), nossa Analista de Mídia Daniela Mercado fala sobre o assunto neste webinar. Na aula, a especialista aborda:

 

– Conceitos importantes sobre o Facebook Ads;

– Dinâmica geral do gerenciador de anúncios;

– Criar anúncio de conversão na prática;

– Como criar públicos personalizados.

 

Para ajudar, também anotamos os principais tópicos da apresentação. Assim, vocês podem aproveitar melhor o conteúdo. 

 

Preparem-se, pois, depois que aprenderem a criar anúncios de conversão no Facebook Ads da maneira certa, as páginas de vendas de vocês vão gerar vários leads! 

 

E, se depois de ver o webinar e ler as anotações vocês ainda tiverem alguma dúvida a respeito de como criar anúncios de conversão no Facebook Ads, basta deixar um comentário no final da página, combinado? 

 

Agora, vamos aos destaques! 

 

Conceitos importantes 

Vamos falar agora sobre conceitos básicos, que qualquer usuário do Facebook Ads deve saber antes mesmo de fazer qualquer tipo de anúncio. 

 

 

Pixel do Facebook Ads

O pixel é o seu melhor parceiro. Graças ao algoritmo, é possível criar públicos personalizados. Além disso, permite conhecer melhor o comportamento dos usuários e, se configurado corretamente, auxilia na otimização de campanhas. 

 

Em poucas palavras, o pixel é um código de “traqueamento”, que permite mensurar a efetividade da sua publicidade paga a partir das ações dos usuários dentro do seu site. 

 

O pixel deve ser instalado do jeito certo. Caso contrário, não vai funcionar.

 

Impressões

As impressões representam o número de vezes que o seu conteúdo é exibido. É a prova de que o seu anúncio foi exibido no feed de alguém. 

 

O lado negativo dessa métrica é que uma mesma pessoa pode visualizar o seu anúncio múltiplas vezes. É importante ficar claro que a visualização não vai, necessariamente, se engajar com o seu conteúdo para que isso conte como uma impressão. 

 

 

Alcance

O alcance é o número de pessoas que visualizam o seu conteúdo. Ou seja, é o número de indivíduos que visualizam o seu conteúdo. 

 

Suponha que, ao analisar o desempenho de uma campanha, você perceba que teve 3 impressões e 1 alcance. Isso significa que uma pessoa viu o seu conteúdo três vezes.

 

Conversões

Na plataforma de Facebook Ads, há vários tipos de conversão. Com isso, a conversão em si vai depender da ação que deseja que o usuário faça no seu site. 

 

Imagine, por exemplo, que você vai fazer uma campanha com uma isca digital, como um e-book, e é necessário que as pessoas se cadastrem para receber o material. Com isso, o mais importante é que os usuários preencham um formulário. É justamente isso que vai contar como uma conversão.

 

Ou, ainda, você deseja que o público visualize um determinado vídeo. Se as pessoas realizarem essa ação, isso contará uma conversão.

 

CPA

É o valor que você paga quando atinge a meta final da sua campanha. É o “custo por ação”, cujo cálculo é feito a partir da divisão entre o valor do investimento total e o número de conversões. 

 

Por exemplo, você tem uma campanha na qual o objetivo é fazer com que as pessoas se cadastrem em um webinar. Após 15 dias, o gasto foi de R$ 1.000,00 e 40 usuários se cadastraram no evento. Com isso, o CPA é de R$ 25,00. 

 

E o que seria um bom CPA? A resposta depende de vários fatores. Tudo vai depender do mercado, do ROI do seu negócio etc. Mas, para você ter uma ideia, os CPAs de campanhas de topo e meio de funil tendem a ser mais baratos que os de fundo de funil.

 

CTR

É a relação entre o número de cliques e o de impressões. Mostra, basicamente, a taxa de efetividade do seu anúncio. 

 

Quanto maior o CTR, melhor é a efetividade do seu anúncio, porque os custos serão mais baixos e o número de conversões será maior. 

 

A métrica mostra que as pessoas não apenas estão visualizando o anúncio, mas também estão clicando. Ou seja, o conteúdo desperta interesse entre a audiência.

 

CPC

É o “custo por clique”, ou seja, o valor que você está pagando a cada vez que as pessoas clicam no anúncio. Para calcular, a fórmula é o valor do investimento total sobre o número de cliques. 

 

Frequência

A frequência é o número médio de quantas vezes uma pessoa visualizou o seu anúncio. 

 

Isso é muito importante porque, quando falamos em públicos de remarketing ou outros muito segmentados, a frequência é uma métrica que você precisa monitorar. Se uma pessoa vê o seu anúncio com uma frequência muito alta, o impacto pode ser negativo, pois pode saturar a audiência.

 

Relevância do Anúncio

Mensura a qualidade do seu anúncio. Mudou há um tempo. Antes, era uma pontuação de 1 a 10, sendo que 1 era a pior nota. Hoje, leva em consideração os seguintes fatores:

 

 – Classificação de qualidade – mede a qualidade do anúncio em relação aos concorrentes que desejam atingir o mesmo público;

 

Classificação da taxa de engajamento – mensura o nível esperado de engajamento em relação aos anúncios feitos pela concorrência;

 

Classificação da taxa de conversão – avalia a taxa de conversão esperada a partir dos resultados obtidos pelos concorrentes.

 

O Facebook Ads mostra se os seus anúncios estão na média, acima ou abaixo do esperado. Se estiver abaixo e o seu objetivo, por exemplo, for gerar cliques, talvez seja necessário mudar o texto, a imagem ou, até mesmo, o público. Mas, se a conversão estiver baixa, é importante considerar a realização de ajustes na landing page

Criar anúncio de conversão na prática

 

Agora, vamos apresentar a dinâmica geral do gerenciador de anúncios. Vamos apresentar a plataforma e a função de alguns dos principais elementos relacionados a como criar anúncios de conversão no Facebook Ads.

 

Estrutura da plataforma

A maioria das plataformas de publicidade paga compartilham de uma mesma estrutura, que consiste em: 

 

– Campanha – É o nível mais “macro” da plataforma do Facebook Ads. É onde você vai incluir o orçamento e as otimizações mais gerais;

 

– Conjunto de anúncios – Aqui, é onde você vai segmentar o público-alvo, o objetivo de campanha, o tempo de veiculação, lugares de veiculação; 

 

– Anúncio – É o criativo, a parte visual da campanha. Nele, você inclui os textos, vídeos e imagens que deseja veicular.

 

Caso queira acompanhar no vídeo, a apresentação do gerenciador de anúncios começa a partir do 16º minuto do vídeo, aproximadamente. 

 

Também é válido destacar que, na plataforma: 

 

1)  É possível filtrar o intervalo de análise das campanhas. Para isso, basta clicar nas datas, que aparecem logo no canto superior direito da tela (quando visto por um computador). 

 

2)  Também é possível personalizar as métricas que você deseja acompanhar. Basta clicar em um ícone cujo formato é similar a três colunas verticais, logo no canto superior direito da tela, ao lado de “ver configuração”.

 

3)  Há uma ferramenta de buscas interna, na qual você pode digitar  diretamente o nome de campanhas, anúncios e grupos de anúncios para localizá-los. Fica no menu superior, à esquerda. 

 

4)  Há um botão para realizar testes A/B entre campanhas. Isso é ótimo para mensurar qual é a mais eficaz.

Ao conhecer bem a interface e as principais funções da plataforma, fica muito mais fácil criar anúncios de conversão no Facebook Ads.

Caso queira acompanhar no vídeo, a apresentação do gerenciador de anúncios começa a partir do 16º minuto do vídeo, aproximadamente. 

Objetivos de campanha

A escolha do objetivo vai depender da ação que você deseja que o seu público realize. É importante mencionar que o algoritmo do Facebook busca mostrar os anúncios para as pessoas que tendem a engajar de acordo com o seu objetivo. Alguns deles são:

 

 

– Reconhecimento de marca – É indicado para aumentar o reconhecimento da sua marca entre um determinado público.

 

– Alcance – Visa atingir o maior número de pessoas dentro de um determinado nicho.

 

– Tráfego – Tem o objetivo de levar visitantes para um site.

 

– Envolvimento – Ajudam especificamente a engajar as pessoas.

 

– Instalação de aplicativos – É indicado se você tem um app e deseja fazer uma campanha que incentive que a audiência o baixe.

 

– Visualizações de vídeo – Útil se você quer que as pessoas vejam um vídeo específico.

 

– Geração de cadastros – São anúncios no Facebook/Instagram que contém um formulário próprio e captam leads.

 

– Mensagens – Incentiva que as pessoas enviem mensagens diretamente para você pelo chat do Facebook/Instagram.

 

– Conversões – Depende da ação que você deseja que a audiência realize, você precisa configurar a conversão no Facebook.

 

– Vendas do catálogo – São voltadas para e-commerce, para a divulgação de um catálogo de produtos e serviços.

 

– Tráfego para estabelecimento – Ajuda a levar visitantes para lojas físicas.

Você pode criar campanhas com os mais variados objetivos no Facebook Ads

Então, por exemplo, se você escolher uma campanha de “Consideração de Tráfego”, o Facebook tentará exibir o anúncio para pessoas que tendem a clicar no link e acessar o seu site. Mas vai mostrar menos para pessoas que tendem a realizar outras ações específicas, como preencher um formulário. 

 

Portanto, se você deseja que as pessoas preencham o seu formulário, você deve escolher o objetivo de “Conversões”

Campanhas

A partir de agora, vamos falar sobre algumas boas práticas e dicas relacionadas à criação de anúncios de conversão no Facebook Ads, com foco nas configurações da campanha.

 

Nomeação

É importante definir um padrão de nomeação para as campanhas. Assim, fica mais fácil localizá-las depois. Na HeroSpark, costumamos fazer da seguinte forma no Facebook Ads:

 

Campanha: Nome da Marca_Objetivo da Campanha_Ação

Grupo de anúncios: Nome da Marca_Objetivo da Campanha_Ação_Público

Anúncio: Nome da Marca_Objetivo da Campanha_Ação_Público_Formato do Anúncio

 

Otimização de orçamento da campanha

Ainda é possível configurá-la manualmente no Facebook Ads. Ou seja, você consegue definir a distribuição do orçamento dentro dos conjuntos de anúncios. No entanto, a prática não é muito recomendada. É melhor deixar que a própria inteligência artificial da plataforma otimize o orçamento da campanha. Isso é especialmente útil quando uma campanha está começando.

 

Orçamento da campanha

O valor depende do quanto você tem disponível para investir. Você pode configurar que o gasto seja diário ou vitalício. No primeiro, você estimula um limite de custo por dia. Já no segundo, o limite é até a quantia total que você disponibilizou.

 

Sobre as estratégias de lance, quando estiver começando, você pode selecionar a opção de “menor custo”, pois o Facebook vai entender que deve entregar o seu anúncio do jeito certo pelo menor custo possível. 

Conjunto de anúncios

A boa configuração do conjunto de anúncios também é importante. Para criar um anúncio de conversão, você deve estar atento a todos os detalhes. Veja um pouco sobre os principais campos e aumente as chances de ter sucesso com a sua campanha.

 

Conversão

O Pixel deve ser criado previamente. No campo logo abaixo dele, é onde vamos configurar o que será o evento de conversão. Vamos falar melhor mais à frente. 

Na “Localização do evento de conversão”, você deve marcar o local em que será realizada a conversão (site, aplicativo, messenger ou WhatsApp).

 

Criativo dinâmico

Permite que você coloque mais de uma opção de textos e imagens no anúncio. Com isso, o Facebook automaticamente fará combinações e exibirá aos usuários as que tiverem os melhores resultados.

 

Orçamento e Programação

Você pode definir um período de duração para a sua campanha, incluindo uma data e um horário para o início e para o fim. Caso queira que a campanha seja perene, você não precisa definir uma data de término.

 

Público

O público é a determinação das pessoas que receberão o seu anúncio. No Facebook, é possível usar público salvos ou personalizados, incluindo pessoas que acessaram uma determinada página, visualizaram um vídeo específico, participaram de algum evento etc. 

Falaremos melhor sobre a criação de públicos personalizados mais à frente. 

 

Posicionamentos

Aqui, você define os lugares nos quais os seus anúncios serão mostrados. Ao clicar em “posicionamento manuais”, você pode escolher se deseja que o anúncio apareça no feed de notícias do Facebook, do Instagram, do Marketplace, nos Stories etc. 

O mais recomendado, no entanto, é deixar nos posicionamentos automáticos, porque o Facebook vai tentar entregar o seu anúncio no momento e no lugar certo para cada pessoa.

 

Otimização e veiculação

Aqui, você pode definir metas de gastos por conversão, o tempo máximo para uma conversão ser considerada e quando a cobrança será feita (se após o clique ou a impressão do anúncio, por exemplo). Para configurá-la, é necessário ter um evento de conversão no Facebook já criado.

Anúncios

Agora, o foco está mais na configuração visual do anúncio, também conhecido como o criativo da campanha. Vamos aos principais pontos:

 

 

Identidade

No campo “identidade”, você deve incluir a página do Facebook e a página do Instagram vinculadas à campanha. Lembre-se de configurar previamente o seu perfil do Instagram pelo Gerenciador de Negócios do Facebook.

 

Configuração do anúncio

Aqui, você pode escolher entre 3 opções: 

 

1) Criar um anúncio (você insere textos, links e imagens na hora);

2) Usar publicação existente (escolha uma publicação já disponibilizada no feed);

3) Usar um modelo da Central de Criativos (Configure um conjunto de artes previamente).

 

Idiomas

É possível configurar para que os anúncios sejam exibidos apenas para pessoas que falam um determinado idioma. Assim, por exemplo, a publicação pode aparecer apenas para pessoas que falam espanhol e/ou francês, mesmo que estejam no Brasil.

 

Rastreamento

No rastreamento, a gente coloca o pixel do Facebook configurado na plataforma.

Também é importante configurar os parâmetros da URL, para facilitar a identificação dos resultados através da plataforma de análises que você utiliza (como o Google Analytics, por exemplo).

Como criar um evento de conversão no Facebook

 

Para criar um evento de conversão, você deve clicar no canto superior esquerdo, no botão “Ferramentas para empresas” (um ícone quadrado). A seguir, vá em “Gerenciador de Eventos” e, no menu à esquerda, clique em “Conversões Personalizadas”. 

 

Depois, você deve clicar em “criar uma conversão personalizada” e configurá-la. 

 

Nomeie a conversão, selecione a fonte de dados (o Pixel desejado) e o evento de conversão (cadastro ou tráfego da URL). Depois, escolha um evento padrão para a otimização e indique a URL na qual será contabilizada a conversão.

Criar um evento de conversão é fundamental para mensurar corretamente os resultados da sua campanha

Como criar públicos no Facebook Ads

 

No Facebook Ads, é possível criar diversos tipos de público, a depender dos seus objetivos. Para criá-los, clique em “Ferramentas para empresas” (ícone quadrado no canto superior esquerdo da tela), depois em “Públicos” e, por fim, em “criar público” (botão azul no canto superior esquerdo da tela). 

 

O Facebook tem muitas opções para a criação de públicos:

 

 – Público Salvo

 – Público Personalizado

 – Público Semelhante

 – Público de anúncio especial

 

O público salvo é mais básico, no qual você pode criar públicos de acordo com o interesse dentro da plataforma. Nele, é possível selecionar a localização, faixa etária, gênero, idioma, interesses e comportamentos.

 

Já os públicos personalizados vão depender muito do pixel do Facebook. Com ele, você consegue atingir um grupo que realizou uma ação específica, como acessar o seu site, visualizar um vídeo, participar de algum evento ou realizar alguma determinada ação.

 

Um público de remarketing é um exemplo de um público personalizado. Para fazê-lo, você deve clicar na opção “Público Personalizado” e depois em “Site”. A partir de então, você deve preencher os campos de acordo com o que deseja, incluindo a sua URL que seu público acessou e o tempo desde a última visita. O máximo permitido pelo Facebook são 180 dias.

O Facebook permite a criação de diversos tipos de público. Use a seu favor”

Outra possibilidade é o público semelhante. Nele, você oferece uma base de dados para o Facebook e a ferramenta cria uma segmentação com características similares às das pessoas da lista. 

 

É possível selecionar a origem, a localização e o tamanho do público, além do grau de semelhança, que pode ser de 1% a 10%. Quanto menor o percentual, mais semelhantes aos da sua base serão os usuários impactados. 

 

Para criá-lo, basta clicar na opção “Público Semelhante”. A opção aparece assim que você clicar no botão azul “Criar público”, logo no canto superior esquerdo da tela. 

 

A partir de então, seus públicos já estarão disponíveis para você incluir em seus conjuntos de anúncios. Lembrando que, na configuração de anúncios, você pode limitar os seus públicos personalizados.Assim, por exemplo, você pode evitar que leads que já converteram recebam anúncios de remarketing.

Bônus: como criar um anúncio de conversão com a sua landing page da HeroSpark

 

A ferramenta da HeroSpark permite criar landing pages para cada etapa do seu funil de vendas. Entre diversos benefícios, como a facilidade de criação e edição, é possível incluir o Pixel do Facebook de forma bem simples e rápida. 

 

É muito importante tê-lo instalado corretamente em suas landing pages. Caso o contrário, o Facebook não conseguirá identificar as ações realizadas pelos usuários e, por consequência, comprometará a confiabilidade dos seus resultados. Ou seja, haverá uma subnotificação do número de conversões realizadas. 

 

Para instalar o código, você deverá clicar em “Meus Funis”, no canto superior à esquerda da tela. Depois, vai escolher o funil desejado e clicar no botão à direita “editar”. Irá aparecer todas as páginas que você criou para o seu funil. É recomendado que você instale o pixel em cada uma das páginas do seu funil de vendas.

Instalar o Pixel do Facebook nas landing pages da HeroSpark é muito fácil!

Logo sobre a imagem de cada landing page, há o botão “editar página” . Ao clicar nele, uma nova aba abrirá, com o editor de páginas. 

 

No canto superior esquerdo, há o ícone de uma engrenagem. Clique nele e, em seguida, selecione a opção “Código JavaScript”. Lá, há um campo chamado “ID do Pixel”. É nele que você deve incluir o seu ID do Pixel. Depois, basta clicar em “salvar” e, em seguida, “publicar”.

 

Não sei qual é o ID do meu Pixel

Caso não saiba qual é o seu ID, abra o seu gerenciador de anúncios do Facebook Ads, selecione a opção “Ferramentas para Empresas” no canto superior à esquerda (um ícone de um quadrado com outros quadrados dentro). Em seguida, clique na opção “Gerenciador de Eventos”. Logo no canto superior à esquerda já vai aparecer o seu código, sob o nome de “identificação”. Trata-se de uma sequência numérica de 15 dígitos.

 

Como saber se o Pixel do Facebook está funcionando

Para ajudar a saber se a configuração do Pixel foi feita da maneira correta, o Facebook oferece uma extensão no Google Chrome chamada “Facebook Pixel Helper”. 

 

Depois de instalá-la, basta carregar sua página e clicar no ícone na barra de tarefas do navegador para confirmar se o funcionamento está correto.

Faça parte da Learner’s League!

Tem dúvidas sobre o assunto? Quer aprender mais sobre como criar anúncios de conversão no Facebook Ads, explorar novos conhecimentos relacionados a empreendedorismo digital e aumentar sua rede de contatos? 

 

Conheça a Learnes League, nossa comunidade no Facebook exclusiva, pensada para empreendedores interessados em infoprodutos, Marketing Digital, cursos online e muito mais! 

 

Para ingressar, basta acessar https://hubs.ly/H0FhJM-0 e inserir o código HEROWEBINAR6.

Hospede seu Curso online, crie facilmente Páginas, automatize e-mails e faça vendas em uma única ferramenta