Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Infoprodutos – Tudo sobre o universo de produtos digitais

infoprodutos universo dos produtos digitais online

Antes de falar sobre vendas na internet, é preciso que você entenda o que são infoprodutos e tenha o maior domínio possível do assunto.

 

Os infoprodutos estão ficando famosos ultimamente, mas nem todas as pessoas têm conhecimento sobre o que realmente eles são.

 

É interessante ver que as pesquisas sobre o termo “infoprodutos” aumentou bastante, um dos maiores motivos é de que têm crescido muito as oportunidades no mercado digital.

 

Sem falar que uma outra grande vantagem dos produtos digitais é que existe muita facilidade na hora de entregar o produto para o seu usuário final.

 

Tais produtos têm caráter informativo e são digitais e, por causa disso, as entregas são online.

 

Com a evolução nos meios de pagamento no formato digital e com o desenvolvimento do uso da internet para vários fins, a quantidade de vendas realizadas pela internet vem crescendo bastante nos últimos tempos.

 

De acordo com os dados de uma empresa de segurança digital e inteligência de mercado, Compre&Confie, houve um aumento de 23% na quantidade de pessoas que compram online somente no primeiro trimestre do ano de 2019.

 

Esses dados são comparados com os dados do mesmo período do ano de 2018. E a partir disso podemos concluir que os usuários e compradores estão dando mais credibilidade para a compra de infoprodutos.

 

Focando na vantagem de não precisar comparecer até uma loja física para obter o seu produto.

 

Se formos acompanhar de perto essa evolução, dá para ver que o mercado de infoprodutos vai crescer ainda mais. Um dos motivos de podermos garantir isso é que o fato de ter a venda e entrega 100% digital, chama mais ainda a atenção dos clientes.

 

Infoprodutos – O que são realmente?

infoprodutos o que sao de fato

Infoprodutos são, na verdade, um tipo de produto que vai fornecer para o usuário informações no formato digital. Esses produtos podem ser vendidos ou podem ser entregues de forma gratuita, tudo vai depender de como o produtor vai utilizar a sua estratégia para entregar mais o seu conteúdo.

 

Como já foi dito acima, o principal ponto de um infoproduto é a informação que vai ser entregue ao consumidor final.

 

A maior parte dos infoprodutos possuem formato de cursos online e e-books, mostrando assim que a educação à distância tem crescido ainda mais por causa da influência da internet.

 

Com o conhecimento obtido através desses produtos digitais, o produtor do material visa trazer facilidade a vida dos consumidores. E, para isso, eles podem utilizar alguns métodos como:

 

  1. Entregar ao consumidor um conteúdo no qual o eduque e que seja do interesse dele;
  2. Auxiliar na resolução de problemas do cotidiano;
  3. Trazer facilidades para executar tarefas importantes.

Já os nichos em que esses produtos online podem proporcionar ao usuário aprendizado podem ser:

 

  1. Desenvolvimento de programas e jogos;
  2. Aprendizado de um novo idioma;
  3. Investimentos em ações e renda fixa;
  4. Adestramento de pets;
  5. Atraindo mais pessoas ao consultório.

Vantagens dos Infoprodutos

São muitas as vantagens que os infoprodutos podem proporcionar aos seus consumidores finais. Aqui vamos considerar algumas dessas vantagens.

 

Infoprodutos são mais fáceis de produzir

A primeira vantagem que podemos citar na criação e venda de um infoproduto, é que por ser totalmente digital, a forma de criá-los é muito mais simples e fácil. Muito diferente dos produtos físicos que requerem tempo, conhecimento e dinheiro.

 

Baixo investimento

A segunda vantagem que os infoprodutos oferecem é que o investimento na pesquisa e no desenvolvimento do produto é muito baixo. Você, como produtor de conteúdo, não vai se preocupar com os processos industriais.

 

O que é básico e necessário para os infoprodutos é apenas conhecimento e saber se comunicar com as pessoas. Você pode escrever livros no formato de e-book, gravar áudios ou vídeo aulas sem sair de sua casa.

 

Venda do conforto da sua casa

Além disso, mais uma vantagem e talvez a melhor delas na venda dos infoprodutos é que por ser online as entregas também são realizadas no mundo digital e isso significa uma grande economia na logística.

 

Então, se você sabe bastante sobre algo e quer criar um bom conteúdo para que outras pessoas possam ser ajudadas com o seu conhecimento em qualquer lugar do mundo.

 

Você pode criar um infoproduto e entregar para essas pessoas sem nenhum tipo de gasto adicional.

 

Mas se formos sair um pouco do lado do produtor e falar pelos usuários dos infoprodutos, também vamos ter uma excelente vantagem.

 

Os consumidores poderão receber o conteúdo de forma gratuita ou por meio de uma compra em seu dispositivo móvel, no qual poderá acessá-lo em qualquer horário, a qualquer dia e no momento que desejar ouvir ou ler.

 

Isso é ótimo, principalmente, para aqueles que preferem otimizar o seu tempo, ou para aqueles que aproveitam as poucas horas disponíveis para aprender mais.

 

Tidos de infoprodutos

 

os tipos de infoprodutos

Existem muitos formatos no qual você pode construir e entregar um produto online, conteúdo informativo aos clientes e aumentar as suas vendas.

 

Mas para escolher um infoproduto você precisa definir qual o público deseja atingir e como você quer que as informações cheguem até ele. Alguns dos principais tipos de infoprodutos são:

 

1. Formato E-book

O primeiro tipo são os livros no formato e-book, esse é o infoproduto mais conhecido. Os e-books são livros no formato digital e com personalização para que os leitores possam ler em seus dispositivos móveis ou computadores.

 

É comum que quando esse tipo de infoproduto é vendido, seu conteúdo seja aprofundado assim como nos livros, e por isso que para produzi-lo é necessário ter um pouco mais de trabalho, mais do que você usaria para produzir um outro tipo de infoproduto.

 

Isso porque só o conteúdo não vai bastar para concluir um e-book, será necessário que monte um livro digital com tudo o que os livros físicos normalmente têm.

 

E isso quer dizer que terá que fazer a construção de um layout, incluir ilustrações, utilizar tipografia, montar uma capa e um sumário, além de outros fatores que vão agregar valor ao e-book e agradar os usuários.

 

2. Formato Podcast

Um outro tipo de produto que nos últimos tempos tem estado em evidência são os podcasts. Esse tipo de produto produz um conteúdo que utiliza narrações, entrevistas, histórias, debates (com ênfase em um determinado nicho) todo esse conteúdo sendo transmitido através de áudios gravados. Por seu conteúdo ser no formato de áudio, como uma transmissão no rádio, os podcasts são distribuídos de forma bem fácil.

 

Assim fica muito simples do usuário absorver aquele conteúdo que ouviu, já que ele pode acessar e ouvir em qualquer lugar. Seja no carro, no metrô, correndo ou de qualquer outra maneira, desde que tenha um fone de ouvido e um dispositivo móvel presente.

 

3. Formato Videocasts

Mais um formato de infoprodutos são os videocasts. Com certeza conhece, já que os videocasts são os vídeos no YouTube que agregam os conteúdos à imagens.

 

O que diferencia os videocasts dos podcasts é a utilização das imagens junto com o áudio.

 

Hoje o YouTube se tornou um império em que muitas pessoas buscam conhecimento através dos videocasts.

 

E por isso eles são muito importantes para a criação de estratégias de marketing de conteúdo.

 

Uma vez que os consumidores têm buscado cada vez mais absorver conhecimentos de uma forma interativa e rápida vendo um vídeo auto explicativo.

 

4. Formato Screencasts

Um outro formato interessante dos infoprodutos são os screencasts, eles são bem parecidos com os videocasts mas o que os diferencia é que existe mais de uma pessoa ensinando e falando.

 

Além disso, o conteúdo passado é por meio da gravação da tela de um celular ou computador de quem esteja produzindo.

 

É muito comum esse produto ser utilizado para explicar como os softwares e programas funcionam e como eles podem ser utilizados.

 

Os produtores desse tipo de conteúdo gravam a sua tela e explicam no modo passo a passo o que ele está fazendo e no que está mexendo. Assim, o usuário vai aprendendo mais facilmente.

 

5. Infoprodutos Formato Webinars

Esse tipo de formato se trata de um seminário, palestra ou workshop no mundo digital e podem ser produzidos de maneira ao vivo (lives) ou gravados.

 

O objetivo principal desse tipo de infoproduto é que a quantidade de pessoas atingidas seja maior sendo que eles serão entregues em uma data e hora marcada previamente.

 

A grande parte dos infoprodutos no formato webinars não precisam de uma grande e elaborada estrutura física para a sua produção.

 

Se ele for gravado no formato de live é possível que o produtor interaja diretamente com o público de forma dinâmica através dos comentários em tempo real.

 

Essa é uma das grandes vantagens dos infoprodutos no formato webinar, coisa que nenhum dos outros formatos possuem.

 

6. Formato de Curso Online

Esse formato é, na verdade, uma “junção” de alguns dos outros formatos de infoprodutos, com o objetivo de fornecer ao cliente final um conteúdo detalhado em apenas um produto.

 

Neles é comum haver módulos, e seguir uma sequência de conteúdos de forma lógica e que sejam relacionados. Com os cursos online, é possível que o usuário aprenda algo para resolver problemas, tirar suas dúvidas, ou fazer uma transformação.

 

São muitas as opções, mas o que é importante nesse tipo de produto é a qualidade das aulas, o nicho e o tema escolhido pelo produtor. São esses pontos que vão definir o sucesso do seu curso online.

 

Qualquer dúvida, basta deixar um comentário aqui embaixo!

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …