Área de membros: o que é e como criar uma?

Como criar uma área de membros incrível para o seu negócio
Extensão plano basic

Ao escolher uma plataforma para hospedar seu curso online ou workshop, é importante ter uma estratégia para não apenas conquistar novos clientes, mas também mantê-los em conexão com seu infoproduto a longo prazo. 

E criar uma área de membros é um recurso comprovadamente eficaz para esse propósito. Afinal, trata-se de um espaço digital que funciona como meio para que seu cliente não apenas compre algo, mas faça parte de uma comunidade feita por você. 

Por isso, produzimos este artigo. Saiba como criar sua área de membros e gerar envolvimento constante entre seus associados. Leia mais!

Proporcione experiências incríveis de aprendizado para seus alunos. Publique e venda seu curso online, mentoria, e-book ou webinário numa área de membros completa.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é área de membros?

É um ambiente exclusivo para quem adquire um serviço por assinatura, com login e senha. Dentro da área de membros, você encontra, por exemplo, os módulos do curso adquirido, com arquivos em vídeo, PDF e áudios.

Veja a área de membros da HeroSpark:

Área de membros - HeroSpark

Na HeroSpark, por exemplo, você pode hospedar cursos, webinars, e-books e provas. 

Opções da área de membros da HeroSpark

Como saber se preciso hospedar meu curso online em uma área de membros?

Uma área de membros é o sistema ideal para quem pensa em hospedar um infoproduto que possui um vasto material, como vídeos, áudios e slides, por exemplo. 

Isso porque, ela permite o compartilhamento desses materiais, além de uma divisão de conteúdo em módulos que facilita o processo de aprendizado. 

Existem grandes vantagens quando se pensa na hospedagem de um infoproduto em uma área de membros, como ter maior controle do seu conteúdo e independência no trabalho.

Além disso, por meio de uma área de membros, você pode criar um espaço personalizado com as características da sua marca e que atenda o seu negócio sob medida.  

Com uma área de membros, você também tem acesso a seu próprio domínio sem burocracias, e a melhor parte: você não precisa se preocupar com pagamento anual pela hospedagem. Isso porque você pode cancelar a qualquer momento.

Crie sua área de membros na HeroSpark

Dê novos rumos ao seu negócio digital com ferramentas para criação de landing pages, automação de e-mail marketing, hospedagem e vendas.

Comece agora grátis

O que uma área de membros deve ter?

Existem alguns benefícios que você deve levar em consideração para hospedar seu curso online em uma área de membros para que seus clientes tenham uma experiência completa. Confira quais são eles a seguir!

Segurança e privacidade para os seus conteúdos

É importante contar com uma área de membros segura para seus participantes e que garanta a privacidade dos seus conteúdos e do material compartilhado internamente.

Acompanhamento individual para cada aluno

Acompanhar os avanços na jornada de aprendizado do aluno é essencial para entender se existe algum tópico que eles encontram dificuldade e, eventualmente, abandonam.

Espaço para fóruns e possibilidade de feedbacks personalizados

Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, uma área de membros precisa ter um espaço para interagir com seus usuários, além de um recurso que permita feedbacks personalizados para, assim, te aproximar da sua audiência.

Entrega controlada do seu conteúdo

É um recurso necessário para quem trabalha com módulos, com liberação em datas específicas. Mesmo que você queira disponibilizar seu conteúdo de uma vez, é fundamental contar com essa funcionalidade.

Envio de certificado automático

A entrega do certificado para seus alunos precisa ser automática, ou seja, assim que ele finalizar o curso, receberá um e-mail automático com o certificado de conclusão do curso.

Envio do acesso automático

Após realizar a compra, seu aluno precisa receber as informações de login e senha por e-mail, dispensando que você envie manualmente para cada um deles.

Passo a passo para criar sua área de membros

As etapas para criar sua área de membros vão depender, logicamente, da plataforma escolhida. Mas a maioria delas trabalha com uma lógica semelhante.

Primeiro, você escolherá o tipo do infoproduto, criará um nome para ele e irá categorizá-lo em um nicho. Depois, é só enviar uma imagem chamativa para servir de capa. 

Detalhe: na HeroSpark, já sugerimos tags com nichos e imagens para você agilizar seu trabalho e também se inspirar!

A seguir, você deverá: 

  • Enviar os conteúdos;
  • Editar uma página de vendas (caso a plataforma oferece esse recurso);
  • Criar links de ofertas e descontos;
  • Estabelecer as regras de acesso;
  • Escolher um modelo de certificado, se personalizado ou não;
  • Checar as automações que possam ser úteis;
  • Verificar relatórios de dados e métricas sobre o seu infoproduto.

Definido tudo isso, é só publicar! Seu curso estará no ar e pronto para ser divulgado. 

copy com chat gpt , herocreator

Se você criar sua área de membros no Wix, por exemplo, você poderá apenas bloquear alguns dos conteúdos publicados. Não existe a opção, por lá, de criar um nome para o produto, com capa, página de vendas, etc. 

Já no WordPress, a variação de possibilidades é maior por conta dos plugins para área de membros disponíveis. 

Experimente cada plataforma para fazer uma escolha consciente de acordo com sua ideia.

Área de membros HeroSpark e tema “Netflix”

Veja o que você tem acesso na área de membros da HeroSpark:

  • Uma área 100% intuitiva: suba seus conteúdos de forma simples, sem precisar de conhecimento técnico ou ajuda de outros profissionais;
  • Acesso automático para os membros: depois da compra, o seu membro recebe automaticamente um email com os dados de login, sem precisar de nenhum processo manual;
  • Diversidade de formatos: insira vídeos, PDFs, áudios, entre outros formatos de conteúdo;
  • Organização do curso: estruture o seu curso de forma didática em módulos e submódulos e facilite o aprendizado dos seus alunos;
  • Regras de acesso ao conteúdo: você decide quando os conteúdos ficarão disponíveis para os membros;
  • Espaço de comentários: use a área de comentários para estimular o engajamento e a interação entre os alunos e o professor;
  • Entrega de certificado: escolha entre diversos templates customizáveis para certificar os alunos que concluírem o seu curso;
  • Área do aluno: através de um ambiente fácil de usar, seus alunos consomem o conteúdo em uma experiência simples e única;
  • Acompanhamento do membro: siga as principais atividades do seu membro, veja quantos produtos ele adquiriu, os conteúdos consumidos e o total gasto nos seus produtos;
  • Página de vendas: geramos uma página de vendas automaticamente com alto poder de conversão para que você customize com os dados do seu produto e comece a vender;
  • Criação de ofertas: crie uma ou mais ofertas para o seu produto. Você pode usar diferentes estratégias para criar suas ofertas, adicionar preços promocionais e cupons de descontos; 
  • Personalização de domínio: customize seu URL e deixe seus links com a cara do seu negócio;
  • Sistema de pagamento integrado: A HeroSpark possui um sistema de pagamento próprio, o SparkPay, que garante que as transações do seu produto sejam rápidas, seguras e eficientes.
  • App HeroSpark: Seus alunos acessar o curso de onde e quando quiserem (inclusive offline).

Ufa! A lista ficou grande e nem terminamos de contar todas as funcionalidades. Veja também sobre o tema Netflix.

Tema “Netflix”

Não basta ofertar um bom produto, é preciso também transmitir uma experiência incrível de aprendizado para que os alunos engajem e assistam todo o seu curso.

Pensando nisso, criamos um ambiente estilo Netflix. Nele, você tem seu próprio streaming de vídeos, ebooks e cursos online.

Prático, intuitivo e totalmente integrado.

4 dicas para ter uma área de membros engajada

1. Envolva os clientes logo no onboarding

Onboarding é a integração do cliente ao ambiente novo, à área que você projetou exatamente para ele. No empreendedorismo digital, esse processo é útil para saber como o usuário se sente com os primeiros dias de acesso à plataforma, ou seja, é recomendado que você guie, explique os recursos e faça perguntas a ele.

Você pode ainda validar a compra informando os resultados que ele pode obter com o conhecimento passado pelo infoproduto e oferecer uma vitória rápida, como um material extra, uma camiseta como brinde, etc.

2. Construa um objetivo com cada membro

Se criar um onboarding é inviável para você, experimente elaborar um objetivo com o seu cliente. Questione o que daria satisfação a ele, em relação ao curso, e também descubra o que ele quer alcançar ao aprender o conhecimento que você está comercializando com ele. 

Depois disso, acompanhe. E se, de alguma forma, esse cliente se comprometer e alcançar a meta, será mais fácil convidá-lo a comprar outro infoproduto seu em outro momento.

3. Gamifique seu infoproduto

A gamificação é associar elementos de games ao curso, como dar recompensas aos alunos mais ativos do curso. Você faz um sistema de pontos e dá um ponto quando fazem pergunta e cinco pontos quando a respondem, por exemplo.

Somados alguns pontos, proporcione a possibilidade de eles trocarem o score por brindes, vale-presentes ou presentes virtuais para serem trocados entre os colegas. 

Se você se inspirar em fóruns, você pode também oferecer emblemas e títulos personalizados para os clientes que cumprem mais metas na área.

4. Crie um bookclub

Uma ótima opção de utilização para área de membros é a criação de um clube do livro

Ao invés de se deslocarem para reuniões presenciais, os participantes podem se reunir por meio da área de membros. Isso pode atrair pessoas de diferentes lugares e reunir um grupo muito maior do que seria possível presencialmente. 

Divulgue um livro e marque lives ou discussões em texto por livro ou por capítulo. E mais: em vez de livro, dá para utilizar também filmes, séries de TV ou algum evento pertinente à temática do seu curso. 

A principal consequência disso são os relacionamentos gerados entre eles mesmos graças à sua plataforma!

Construir uma área de membros do zero não tem segredo nenhum. Conheça bem a plataforma que você quer lidar e parta para as estratégias potencializadoras que citamos aqui, desde o uso do onboarding até a criação de clubes dentro da área.

Perguntas frequentes sobre área de membros

Qual é a diferença entre uma plataforma de cursos e uma área de membros?

Tanto uma área de membros quanto uma plataforma digital permitem a hospedagem de cursos e outros infoprodutos. Além disso, muitas também possuem sistema de pagamento integrado. 

A grande diferença é que, além de ser um espaço de comercialização e divulgação do produto digital, uma área de membros também hospeda seu conteúdo e permite uma integração mais próxima entre usuários e infoprodutores.

Quanto custa ter uma área de membros?

O investimento em uma área de membros pode variar entre R$67,91 a R$1.099 mensais, dependendo da plataforma escolhida. Mas é possível ter uma área de membros completa sem pesar no seu bolso.

Com a HeroSpark você garante uma área de membros que concentra todos os recursos necessários para uma experiência imersiva para seus alunos. 

Além disso, você se conecta diretamente com seus alunos com toda segurança e mantém seus conteúdos protegidos de divulgação não autorizada.

Conheça agora a área de membros da HeroSpark e transforme seu conhecimento em um produto digital de sucesso!

Banner_blog_herospark
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *