Área de membros: o que é e como criar uma?

Ao escolher uma plataforma para hospedar seu curso online ou workshop, é importante ter uma estratégia para não apenas conquistar novos clientes, mas também mantê-los em conexão com seu infoproduto a longo prazo. 

E criar uma área de membros é um recurso comprovadamente eficaz para esse propósito. Afinal, trata-se de espaço digital que funciona como meio para que seu cliente não apenas compre algo, mas faça parte de uma comunidade feita por você. 

Por isso produzimos este artigo. Saiba como criar sua área de membros e gerar envolvimento constante entre seus associados. Leia mais!

Área de membros: o que é

É um ambiente restrito, o login e a senha, cujo acesso se dá mediante assinatura do serviço pelos clientes. Dentro da área de membros, no geral, você encontra módulos de cursos com arquivos em vídeo, PDF e áudios.

Área de membros - HeroSpark

Na HeroSpark, por exemplo, você tem como opções: hospedar curso, webinar, ebook e prova. 

Opções da área de membros da HeroSpark

 

Como saber se preciso hospedar meu curso online em uma área de membros?

Uma área de membros é o sistema ideal para quem pensa em hospedar um infoproduto que possui um vasto material, como vídeos, áudios e slides, por exemplo. 

Isso porque ela permite o compartilhamento desses materiais, além de uma divisão de conteúdo em módulos que facilitam o processo de aprendizado. 

Existem grandes vantagens quando se pensa na hospedagem de um infoproduto em uma área de membros, como ter maior controle do seu conteúdo e independência no trabalho.

Além disso, por meio de uma área de membros, você pode criar um espaço personalizado com as características da sua marca e que atenda o seu negócio sob medida.  

Outros benefícios que você deve levar em consideração para hospedar seu curso online em uma área de membros são:

  • Segurança e privacidade para os seus conteúdos;
  • Acompanhamento individual para cada aluno;
  • Espaço para fóruns e possibilidade de feedbacks personalizados;
  • Sistema de avaliação e certificação integrados.

Com uma área de membros você também tem acesso a seu próprio domínio sem burocracias e a melhor parte: você não precisa se preocupar com pagamento anual pela hospedagem. Isso porque você pode cancelar a qualquer momento.

 

Passo a passo para a criação da sua área de membros

As etapas para criar sua área de membros vão depender, logicamente, da plataforma escolhida. Mas a maioria delas trabalha com uma lógica semelhante.

Primeiro, você escolherá o tipo do infoproduto, criará um nome para ele e irá categorizá-lo em um nicho. Depois, é só enviar uma imagem chamativa para servir de capa. Detalhe: na HeroSpark, já sugerimos tags com nichos e imagens para você agilizar seu trabalho e também se inspirar!

A seguir, você deverá: 

  • enviar os conteúdos;
  • editar uma página de vendas (caso a plataforma oferece esse recurso);
  • criar links de ofertas e descontos;
  • estabelecer as regras de acesso;
  • escolher um modelo de certificado, se personalizado ou não;
  • checar as automações que possam ser úteis;
  • verificar relatórios de dados e métricas sobre o seu infoproduto.

Definido tudo isso, é só publicar! Seu curso estará no ar e pronto para ser divulgado. 

Se você criar sua área de membros no Wix, por exemplo, você poderá apenas bloquear alguns dos conteúdos publicados. Não existe a opção, por lá, de criar um nome para o produto, com capa, página de vendas, etc. 

Já no WordPress, a variação de possibilidades é maior por conta dos plugins para área de membros disponíveis. Experimente cada plataforma para fazer uma escolha consciente de acordo com sua ideia.

 

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

4 dicas para ter uma área de membros engajada

1. Envolva os clientes logo no onboarding

Onboarding é a integração do cliente ao ambiente novo, à área que você projetou exatamente para ele. No empreendedorismo digital, esse processo é útil para saber como o usuário se sente com os primeiros dias de acesso à plataforma, ou seja, é recomendado que você guie, explique os recursos e faça perguntas a ele.

Você pode ainda validar a compra informando os resultados que ele pode obter com o conhecimento passado pelo infoproduto e oferecer uma vitória rápida (como um material extra, uma camiseta como brinde, etc.).

 

2. Construa um objetivo com cada membro

Se criar um onboarding é inviável para você, experimente elaborar um objetivo com o seu cliente. Questione o que daria satisfação a ele, em relação ao curso, e também descubra o que ele quer alcançar ao aprender o conhecimento que você está comercializando com ele. 

Depois disso, acompanhe. E se, de alguma forma, esse cliente se comprometer e alcançar a meta, será mais fácil convidá-lo a comprar outro infoproduto seu em outro momento.

 

3. Gamifique seu infoproduto

A gamificação é associar elementos de games ao curso, como dar recompensas aos alunos mais ativos do curso. Você faz um sistema de pontos e dá um ponto quando fazem pergunta e cinco pontos quando a respondem, por exemplo.

Somados alguns pontos, proporcione a possibilidade de eles trocarem o escore por brindes, vale-presentes ou presentes virtuais para serem trocados entre os colegas. Se você se inspirar em fóruns, você pode também oferecer emblemas e títulos personalizados para os clientes que cumprem mais metas na área.

 

4. Crie um bookclub

Uma ótima opção de utilização para área de membros é a criação de um clube do livro. 

Ao invés de se deslocarem para reuniões presenciais, os participantes podem se reunir por meio da área de membros. Isso pode atrair pessoas de diferentes lugares e reunir um grupo muito maior do que seria possível presencialmente. 

Divulgue um livro e marque lives ou discussões em texto por livro ou por capítulo. E mais: em vez de livro, dá para utilizar também filmes, séries de TV ou algum evento pertinente à temática do seu curso. 

A principal consequência disso são os relacionamentos gerados entre eles mesmos graças à sua plataforma!

Construir uma área de membros do zero não tem segredo nenhum. Conheça bem a plataforma que você quer lidar e parta para as estratégias potencializadoras que citamos aqui, desde o uso do onboarding até a criação de clubes dentro da área.

 

Perguntas frequentes sobre área de membros

Qual é a diferença entre uma plataforma de cursos e uma área de membros?

Tanto uma área de membros quanto uma plataforma digital permitem a hospedagem de cursos e outros infoprodutos. Além disso, muitas também possuem sistema de pagamento integrado. 

A grande diferença é que, além de ser um espaço de comercialização e divulgação do produto digital, uma área de membros também hospeda seu conteúdo e permite uma integração mais próxima entre usuários e infoprodutores.

 

Quanto custa ter uma área de membros?

O investimento em uma área de membros pode variar entre R$67,91 a R$1.099 mensais, dependendo da plataforma escolhida. Mas é possível ter uma área de membros completa sem pesar no seu bolso.

Com a HeroSpark você garante uma área de membros que concentra todos os recursos necessários para uma experiência imersiva para seus alunos. 

Além disso, você se conecta diretamente com seus alunos com toda segurança e mantém seus conteúdos protegidos de divulgação não autorizada.

Conheça agora a área de membros da HeroSpark e transforme seu conhecimento em um produto digital de sucesso!

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

2 Comentários

  1. Melques disse:

    Top ajudou muito parabéns 👏👏

  2. […] plataforma também possui um recurso importante chamado Hotmart Club, que é uma área de membros exclusiva para pessoas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.