Bot conversa: como criar, como usar, principais tipos [GUIA COMPLETO]

Bot conversa: o que é, como funciona e principais tipos! [GUIA]
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

A utilização de bot conversa faz parte da inovação proporcionada pela automação de assistentes virtuais. Esse modelo de atendimento, além de dinâmico, também proporciona agilidade e uma experiência interativa para os clientes.

Mas você sabe como funciona um bot conversa e como é possível implantar um para o seu negócio?

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre essa tecnologia, detalhando quais os principais tipos de bot conversa existem e listar alguns chatbots do mercado. 

Ficou curioso? Então acompanhe esse guia!

Transforme sua estratégia digital em um negócio online super lucrativo. Inscreva-se agora mesmo no Acelerador Digital, é gratuito!

O que é bot de conversa?

Um bot de conversa pode ser entendido como um sistema que automatiza conversas e simula ações de atendimento.   

Você já deve ter encontrado uma caixa de conversa na parte inferior da sua tela em diversas páginas e plataformas que acessa diariamente na internet, não é?

Essas caixas de diálogo são um modelo de bot conversa, também conhecido como chatbot. A origem da palavra vem do inglês, em que o “bot” é utilizado como uma abreviação para “robô”.

Vale dizer que um bot conversa pode ser utilizado para várias finalidades, como:

Assim, além da finalidade de conversar com o cliente ou visitante de uma página, o bot conversa também pode ser utilizado para captar informações relevantes e gerar insights poderosos

Como funciona o bot de conversa?

O funcionamento de um bot conversa tem como base três recursos chaves, que são:

No geral, um bot conversa é responsivo a uma ação, isso significa que, ao ser digitada ou falada uma determinada pergunta, uma conversa será iniciada.

Durante essa conversa, podem ser oferecidas opções de respostas pré-estabelecidas pelo sistema, que normalmente correspondem a perguntas frequentes, e que vai ajudando a desenvolver um contexto até chegar a uma solução.

Como o bot conversa precisa dessa interação para funcionar, se o visitante ou cliente demorar para realizar uma ação, o sistema vai entender como abandono de conversa e encerrará o atendimento.

Também é possível que o bot conversa redirecione o usuário para que uma pessoa real do time de atendimento ou sucesso do cliente identifique o problema diante da impossibilidade de solução automática. 

Quais são as vantagens de utilizar o bot de conversa em um negócio?

Ampliar os canais de atendimento ao seu público é uma das maneiras mais efetivas de criar um relacionamento mais sólido com eles.

E uma forma de manter esse engajamento acontecendo em múltiplos canais é adotando um bot conversa na estratégia. Mas essa é apenas uma das vantagens da adoção desse modelo de ferramenta. 

Detalhamos abaixo alguns dos principais benefícios proporcionados pelo uso de bot conversa. Veja:

Além disso, o bot conversa também possibilita uma coleta de dados mais precisa e a geração de relatórios de acompanhamento da estratégia. 

Isso facilita, por exemplo, a otimização das ações e o planejamento de novos serviços que correspondam melhor à solução das dores do público. 

Quais são os principais tipos de chatbot?

Agora que você já sabe como funciona e quais as vantagens de adotar um bot conversa para sua estratégia no digital, chegou a hora de descobrir quais os tipos de chatbots disponíveis.

Isso porque, embora semelhante na aparência, cada bot apresenta finalidade e modelo de funcionamento específicos. 

Listamos abaixo alguns dos principais tipos de chatbot utilizados em estratégias no digital. Confira:

  1. Chatbot de marketing: conhecido por proporcionar a geração de leads qualificados e mapear o comportamento de usuários, o chatbot de marketing pode ser uma ferramenta importante para uma estratégia de marketing digital
  2. Chatbot de atendimento: esse modelo de bot tem como principal finalidade tirar dúvidas rápidas sobre serviços e produtos;
  3. Chatbot online: um dos tipos de chatbot mais conhecidos do mercado é o chatbot online ou live chat, que utiliza uma interface de bot e ainda conta com alguns comandos automatizados. Porém, sua finalidade é conectar o cliente com uma equipe de atendimento real;
  4. Chatbot de contexto: esse modelo é o utilizado na criação de assistentes virtuais, como no caso da Alexa. É necessário falar ou digitar um comando que será atendido a partir do entendimento do contexto, como uma ligação de pontos-chave para lhe dar uma resposta;
  5. Chatbot baseado em IA: baseado em processamento de linguagem e aprendizado de máquina, esse tipo de bot simula uma interação real por meio de tecnologia de inteligência artificial.

Como escolher um chatbot?

Na hora de escolher qual o melhor tipo de bot conversa para o seu negócio, você deve analisar a necessidade da sua empresa. Por exemplo, se você busca captação de leads ou se o interesse maior é qualificar os que você já tem.

É possível criar um bot conversa exclusivo para sua empresa, seja contratando um desenvolvedor para criar um do zero ou utilizando modelos de chatbot disponíveis no mercado.

A primeira opção, embora pareça atrativa por conta do nível de personalização, é muito mais cara e pode significar um investimento inviável. 

Já o uso de modelos prontos é a opção mais utilizada por empresas de diferentes portes, e também oferece personalização de acordo com a estratégia. 

Entre os principais chatbots do mercado, podemos citar:

Vale destacar que existem opções de bot conversa específicas para atender às demandas de redes sociais e WhatsApp, o que auxilia de maneira robusta no armazenamento de dados de leads e o envio de mensagens personalizadas.

O JivoChat, é um exemplo de software que oferece um chatbot focado em vendas e no atendimento ao cliente. É possível integrá-lo com as principais redes sociais para atendimento 24 horas por dia, desse modo, as dúvidas dos seus clientes são respondidas imediatamente, além de atender a outros recursos, como coletar dados e transferir leads para a sua equipe.

E então, gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário e nos conte sobre sua experiência com bot de conversa. E também não deixe de compartilhar este guia para tirar as dúvidas de outros infoprodutores.

Sair da versão mobile