Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Relacionamento com o cliente: como oferecer um atendimento de qualidade

Relacionamento com o cliente

Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para qualquer negócio, principalmente quando depende da confiança do consumidor com a marca. No entanto, estabelecer essa relação nem sempre é fácil.

 

Para as empresas que atuam em home office, o desafio se torna ainda maior. Para te ajudar a resolver essa questão, a HeroSpark elaborou este texto com dicas do que você pode adotar para construir um bom relacionamento com o cliente. Acompanhe, a seguir!

 

Dicas para um bom relacionamento com o cliente

 

Confiança

 

A confiança é a essência do relacionamento com o cliente. Alcançar a excelência nesse vínculo com o consumidor depende de alguns fatores, mas o principal deles — e que também é o ponto inicial — é a confiança.

 

É mais difícil para uma pessoa que não conhece o seu negócio investir o dinheiro dela em um serviço ou produto sem conhecer a reputação da empresa. Assim, zelar por uma boa imagem da marca entre o público é o primeiro passo a ser dado. Nesse sentido, entre algumas das ações que podem ser adotadas, temos:

 

1. Humanização do relacionamento

 

É muito mais fácil confiar em um negócio sabendo quem está por trás dele. O contato entre consumidor e representante da empresa diminui a noção de que a marca está apenas tentando vender a qualquer custo.

 

Por isso, invista em uma relação transparente entre o seu negócio e o comprador. Adicionar uma sessão “sobre a empresa”, por exemplo, falando sobre a trajetória da marca e do seu idealizador ajuda nesse objetivo.

 

2. Segurança dos dados do cliente

 

A segurança digital é um fator cada vez mais importante. Com tantos dados sendo vazados na web, a preocupação do cliente é legítima. Alguns consumidores podem desistir da compra caso não se sintam seguros no site.

 

Para evitar isso, hospede seu site em uma plataforma que faça a criptografia das informações digitadas pelos clientes. Se o seu site tiver o símbolo de um cadeado antes do endereço eletrônico e/ou o https — não é http — significa que ele é seguro.

 

Isso porque o certificado de segurança SSL, tecnologia global de segurança padrão, nos dá essas duas evidências. Se elas existem, então, a plataforma que você usa já protege os dados.

 

Além disso, coloque na página inicial os feedbacks positivos de quem já consumiu seu serviço, o que será a Prova Social. Assim, logo que entrar no seu espaço virtual, o cliente notará que pode confiar. Essa é uma dica que também pode ser aplicada para mostrar que os serviços oferecidos pelo seu negócio são bons e reconhecidos.

 

3. Detalhe o serviço ou produto

 

Antes de consumir um serviço, o cliente precisa saber pelo que ele está pagando. Se a sua página de vendas não fornece informações suficientes sobre o produto, como o consumidor sentirá necessidade pelo que você vende? Como saberá se vale a pena?

 

Na contramão disso, se o serviço está bem detalhado e é oferecido de maneira sedutora, então há maiores chances do cliente pagar por ele. Portanto, detalhe o que está sendo oferecido e enfatize os benefícios que isso traz ao consumidor. Faça um texto objetivo que dialogue com o cliente.

 

Para entender como utilizar o copywriting para fazer bons textos de vendas, veja o vídeo a seguir:

 

 

 

Marketing digital em prol do relacionamento com o cliente

 

Nessa jornada em busca de que a marca desperte memórias positivas no cliente e naqueles que ainda não consumiram seu serviço, o marketing digital é um grande aliado. Sabendo utilizar as técnicas corretas, sua empresa fortalece o relacionamento com o cliente e ainda alcança mais pessoas.

Guia do planejamento do curso online

 

1. Estabeleça um horário de atendimento

 

Especialmente durante o home office, as pessoas podem acabar esquecendo da existência do horário comercial. Como no novo modo de produção, local de trabalho e casa são os mesmos, é possível que os consumidores não se deem conta do período de descanso, tentando entrar em contato fora do horário comercial.

 

2. Crie um FAQ

 

Mesmo com a riqueza de informações sobre um produto na página digital, é possível que o cliente tenha dúvidas. Alguns desses questionamentos são frequentemente compartilhados por outros clientes.

 

Então, em vez de gastar o seu tempo e o do seu cliente em ligações, crie uma seção no site para dúvidas frequentes (FAQ). Essa otimização do tempo faz seu cliente perceber que você compreende o quanto o tempo dele é precioso e, acredite, isso conta no relacionamento com o cliente.

 

3. Utilize as redes sociais

 

O Social Media Marketing ajuda os negócios a alcançarem um público maior e a se aproximarem dos clientes. Sendo assim, crie um perfil nas principais redes sociais e use-as em favor da sua marca. Existe muita coisa a ser explorada.

 

Por isso, atente-se aos desejos, comportamento e críticas do seu cliente. Esse é um espaço de interação, então não fique apenas divulgando seus produtos, mas crie um relacionamento com o cliente. Isso pode ser feito por meio de postagens interativas.

 

Ofereça uma experiência única para o cliente

 

O relacionamento com o cliente envolve diferentes fatores. Porém, oferecer uma boa experiência é essencial para que todas as outras estratégias façam sentido e o cliente sinta-se confortável com o seu produto ou serviço.

 

Por isso, recomendamos que invista em cursos, programas e ferramentas que possam te proporcionar esse diferencial. Conheça algumas, a seguir.

 

1. SparkStart

 

Junto a essas dicas fundamentais, você pode contar com a ajuda da HeroSpark, plataforma de empreendedorismo digital que oferece a SparkStart, um programa completo que te ajuda na criação de um produto virtual desde a ideia inicial. Com uma metodologia única, a SparkStart tem tudo o que você precisa para tirar sua ideia do papel.

 

Você terá acesso a um programa exclusivo com conteúdos sobre criação de produtos digitais, marketing digital, branding e performance, entre outros. Assim, você aprenderá a identificar suas habilidades e usá-las para criar um produto digital, a se destacar na sua área, entre outras lições. Com a SparkStart, que é gratuita, seu negócio estará sempre à frente da concorrência.

 

2. SparkFunnels

 

Uma ferramenta aliada para quem deseja alavancar os negócios é a SparkFunnels. Enquanto a SparkStart te ensina as técnicas que levam ao sucesso, a SparkFunnels oferece os meios para alcançar suas metas.

 

Dessa forma, você poderá criar funis de venda com leads, webinars, disparar emails e muitas outras coisas. Além disso, você também terá relatórios de métricas de cada etapa do funil e poderá melhorar o relacionamento com o cliente nas etapas em que perceber a necessidade.

 

Assim, com essa ferramenta gratuita, seu negócio não corre o risco de, por exemplo, realizar um disparo de emails incorreto, o que causaria um possível problema no relacionamento com o cliente.

 

3. SparkMembers

 

O SparkMembers permite a criação de uma área de membros para que você crie um maior vínculo com seus clientes. Nele, você consegue:

 

  • Ter trocas de mensagens internas para dar um maior suporte ao cliente;
  • Enviar conteúdos;
  • Estabelecer regras de acesso;
  • Criar links de ofertas.

 

Clique aqui e saiba mais sobre SparkStart e SparkFunnels. E, o melhor de tudo, está totalmente grátis.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …