Automação de marketing: o que é e como fazer

automação de marketing
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Algumas atividades do marketing digital, como, por exemplo, anúncio de campanhas, e-mail marketing, relacionamento com a audiência, postagem nas redes, etc., podem ser bastante demoradas. Por esse motivo, a automação de marketing é uma ótima alternativa para otimizar o trabalho.

Existem diversas ferramentas de automação de marketing que podem aumentar o rendimento.  Quer saber mais sobre o assunto? Então, entenda o que é automação de marketing, para que serve e qual ferramenta é a mais indicada para você e para a sua empresa. Continue a leitura! 

 

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é o uso de softwares de automação de alta tecnologia para acelerar o trabalho de marketing, na hora em que aplicam as estratégias online.

Por meio dessas ferramentas, é possível realizar tarefas repetitivas de forma automatizada, deixando mais tempo para que as equipes se dediquem ao planejamento, às vendas e à análise de dados. 

Além disso, a automação ainda torna mais rápido e mais fácil de captar leads de alta qualidade e prontos para vendas.

A automação oferece maior precisão (reduzindo as possibilidades de erros humanos) e maior visibilidade da performance da campanha.

Por meio de um software de gerenciamento de redes sociais, por exemplo, é possível programar postagens e acompanhar o engajamento gerado por elas e, a partir de então, criar uma série de estratégias de inbound marketing para atingir as metas da empresa, além de ter um direcionamento para uma produção de conteúdo mais assertiva e efetiva.

 

Por que usar automação de marketing?

Mas afinal, para que serve a automação de marketing na prática? Ela ajuda a otimizar a compra dos clientes, por meio de estratégias personalizadas, que vão ao encontro de cada cliente e cada compra. 

Portanto, a partir da automação de marketing, é possível aumentar as vendas de uma maneira considerável. Assim, não só o processo fica mais automatizado, como os custos de aquisição por cliente – muito conhecido pela sigla CAC – também podem diminuir.

A automação de marketing, ainda, tem um papel relevante como uma espécie de suporte a ações e campanhas na internet. Com ela, também é possível conferir quais erros estratégicos seu negócio está tomando e como você pode melhorá-los, através de estratégias específicas de otimização.

Logo, há várias ferramentas de automação de marketing no mercado virtual. Pensando nisso, então, confira qual é a principal ferramenta que existe e por que ela é vantajosa se comparada a outras.

 

Qual é a melhor ferramenta de automação de marketing? 

As ferramentas de automação de marketing não são obrigatórias no dia a dia no seu negócio digital, mas elas podem ajudar a otimizar tempo e melhorar a qualidade.

Para isso, existem vários softwares de ferramentas de automação de marketing que podem auxiliar no dia a dia do seu negócio. Neste texto, vamos apresentar a HeroSpark, uma plataforma tudo em um para negócios digitais.

A HeroSpark tem soluções para diferentes etapas da automação de marketing:

 

Criação de funis de venda

Por meio da plataforma, é possível criar funis de vendas de alta conversão. Inclusive, os modelos presentes na plataforma são testados e aprovados.

São funis para diferentes objetivos, como captar clientes ou fazer um lançamento. Basta um clique para selecionar e a partir daí é só adaptar os modelos pré-preenchidos para o seu segmento.

copy com chat gpt , herocreator

 

Criação de landing pages

Com a HeroSpark, você também pode criar landing pages, páginas de venda ou de captura com uma ferramenta de “arrasta e solta”. Ou seja, é possível criar páginas personalizadas mesmo que você não tenha nenhuma experiência com edição.

A ferramenta também oferece modelos testados e de alta conversão. A partir daí, basta editar e incluir as informações relevantes para a sua oferta. Neste vídeo, você pode ver na prática como funciona:

 

Automação de e-mail

Por fim, ainda é possível criar sequências e campanhas de e-mail marketing de forma completamente automatizada.

Inclusive, a ferramenta também apresenta modelos de alta conversão para inspirar os criadores de conteúdo. Também é possível criar as sequências do 0.

Tudo é feito de forma intuitiva, então com poucos cliques é possível ter uma campanha completamente funcional para seu negócio digital.

 

Hospedagem e venda

Além destas ferramentas de automação, a HeroSpark também é um espaço completo para hospedar produtos digitais como e-books, cursos online, mentorias, webinar entre outros.

Para as vendas, tem uma ferramenta de checkout próprio, que oferece estabilidade e segurança para os produtores.

Faça sua automação grátis

Conheça a HeroSpark e dê novos rumos ao seu negócio digital com ferramentas para criação de landing pages, automação de e-mail marketing, hospedagem e vendas.

Comece agora grátis

 

Quem pode usar automação de marketing? 

A automação de marketing pode ser usada por empresas de todos os portes.  Veja, a seguir, as especificidades para cada uma! 

 

Microempresas

No caso das microempresas e startups, é muito importante ter uma base de dados e registros de seus clientes para facilitar o controle do seu negócio e fazer com que ele se expanda cada vez mais. 

 

Empresas de porte médio

Com relação às médias empresas, que contam com uma quantidade maior de funcionários, é importante ter uma equipe especializada de funcionários voltados para o uso das ferramentas de automação de marketing, principalmente se a empresa estiver espalhada por várias regiões. 

Com isso, será mais fácil de lembrar de suas metas, de atender um lead que foi enviado ao seu CRM e assim entender quais os motivos de fechamento e não fechamento de vendas, medindo o ROI de cada região.

 

Empresas grande porte

Se sua empresa é de grande porte, englobando todo o país, ou até mesmo estando ativa internacionalmente, usar automação de marketing é essencial. Afinal, quanto maior uma empresa, maior é a dificuldade em organizá-la, e isso não é diferente para o marketing. 

Utilizando os recursos corretos, será possível analisar qual campanha está dando mais resultado, fazendo com que você possa dedicar mais tempo e recurso a ela, como também analisar qual campanha não está indo muito bem, a fim de tentar melhorá-la.

Sendo assim, para ir bem nos negócios, o investimento nas ferramentas de automação de marketing precisa ser feito com zelo. Pensando nisso, uma ótima opção para que sua empresa consiga atingir seu auge é a HeroSpark. 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *