Ferramentas de captação de leads: as 5 melhores opções!

ferramentas para captação de leads
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

As ferramentas de captação de leads são recursos essenciais para atração de novas oportunidades de vendas e impulsionamento dos resultados no digital.

Entre as inúmeras vantagens que elas podem gerar para o seu negócio, podemos citar a geração de tráfego orgânico e a qualificação de clientes em potencial.

Mas você conhece as melhores opções de ferramentas de captação de leads? Quer conhecer mais sobre os benefícios de adotá-las em sua estratégia de marketing digital? Então não deixe de conferir este artigo. Boa leitura!

O que são leads?

Os leads são pessoas que se tornam clientes em potencial de um negócio por compartilharem algum nível de informação relevante com a marca. Nesse caso, eles têm interesse ativo sobre seus produtos e serviços.

Como exemplo de leads, podemos citar as pessoas que cedem nome e endereço de e-mail em uma landing page em troca de um conteúdo desenvolvido pela marca de seu interesse. 

Por conta dessa cessão de dados, os leads viabilizam que as marcas possam incluí-los em um fluxo de nutrição, o que aumenta a chance de conversão em vendas.

Existe também o conceito de leads qualificados, que correspondem ao perfil de pessoas que podem se tornar compradores recorrentes, ou seja, os chamados clientes ideais.

A identificação de um lead qualificado é feita mensurando o nível de engajamento desses clientes em potencial. Por exemplo:

  • Seguem os conteúdos disponibilizados nas redes;
  • Realizam download de materiais;
  • Abrem os e-mails disparados;
  • Assistem a webinars, etc.

Todas essas ações representam a necessidade que esses leads sentem em relação ao seu produto ou serviço, o que aumenta consideravelmente as chances de compra e de reengajamento. 

A seguir vamos ressaltar os motivos pelos quais você deve investir em uma ferramenta de captação de leads. Confira!

Comece grátis na HeroSpark

Dê novos rumos ao seu negócio digital com ferramentas para criação de landing pages, automação de e-mail marketing, hospedagem e vendas.

Comece agora

Por que investir em uma ferramenta de captação de leads? 

Utilizar ferramentas de captação de leads pode gerar diversos benefícios de curto, médio e longo prazo para uma estratégia de marketing digital.

Por isso, destacamos abaixo algumas dessas vantagens do investimento na captação de leads. Veja:

1. Construção da base de contatos

Uma das principais funcionalidades das ferramentas de captação de leads é o recurso de captura via formulário, o que possibilita a geração de um base de contatos.

Nesse sentido, construir uma lista de contatos é primordial quando o assunto é qualificação de leads, já que torna-se possível criar uma cadência de e-mail marketing

2. Segmentação de clientes em potencial 

Mas para que essa nutrição seja mais eficiente, é fundamental realizar a segmentação desses contatos. Assim, é possível ajustar a cadência de conteúdos à etapa do funil correspondente à maturidade do lead.

Em uma ferramenta de captação de leads que conta com funil de vendas automatizado, por exemplo, realizar essa segmentação se torna ainda mais fácil e eficiente.

3. Atração de oportunidades de conversão

Com leads mais qualificados por meio do uso eficiente das ferramentas de captação de leads, as chances de conversão se tornam maiores.

Isso porque, dentro de uma jornada de compra, existem diversas etapas associadas à identificação da dor e, posteriormente, o aquecimento do lead por meio dos conteúdos. 

4. Campanhas mais assertivas

Conhecendo melhor os leads captados, as ofertas se tornam mais certeiras, indo direto na necessidade demonstrada pelo cliente em potencial.

Além disso, o fluxo de nutrição também aumenta o engajamento dos leads, corroborando cada vez mais o nível de relacionamento com a marca. 

Para mensurar esses resultados, é necessário estabelecer objetivos no início da campanha, sendo possível observar, por exemplo, a taxa de abertura de e-mail.

Por meio de uma ferramenta de captação de leads completa, é possível acompanhar algumas métricas importantes.

5. Otimização de conteúdos

Quanto mais relevante for o conteúdo, maior será o engajamento dos leads em suas postagens nas redes sociais, na abertura de e-mails e, principalmente, na hora da conversão final.

Conhecendo melhor seus leads, você pode definir de maneira mais eficiente o tom e a voz nos conteúdos. Além disso, os temas abordados vão estar alinhados com as dores dos leads. 

copy com chat gpt , herocreator

5 ferramentas de captação de leads

Para aproveitar todas essas vantagens, é necessário escolher a ferramenta de captação de leads que esteja mais de acordo com as suas necessidades. 

E para lhe auxiliar nessa escolha, listamos as principais opções do mercado. Incluindo ferramentas que oferecem recursos específicos e aquela que pode concentrar todos os recursos necessários para campanhas em um só lugar. Confira:

1. Mailchimp

Criada em 2001, a ferramenta Mailchimp surgiu como um recurso de automação de e-mail marketing, mas hoje é consolidada como uma das principais ferramentas de captação de leads do mercado.

Entre as principais funcionalidades disponíveis na Mailchimp, podemos destacar:

  • Criação de páginas;
  • Anúncios para redes sociais;
  • Criação de campanhas.

Mas o carro chefe da ferramenta é mesmo o recurso de gerenciamento de fluxo de e-mail marketing e a possibilidade de construir uma lista de contatos do zero utilizando uma landing page criada por meio da própria ferramenta.

Outros recursos que valem destaque é a possibilidade de realização de teste A/B e a integração da ferramenta com as principais redes sociais. 

2. ActiveCampaign 

A ActiveCampaign é uma ferramenta de captação de leads que permite realizar a gestão de diversos recursos, inclusive de ferramentas integradas.

Isso facilita o acompanhamento de todas as ações dos leads e possibilita a personalização de campanhas e a construção de diversos fluxos de nutrição.

Todas essas funcionalidades são concentradas em armazenamento em nuvem e é bastante indicada para pequenos negócios. 

Entre as soluções disponíveis no ActiveCampaign, podemos destacar:

  • Recursos para processos de vendas;
  • Suporte aos clientes;
  • Ferramentas de marketing digital.

Todos os processos são realizados por meio de automação personalizada pelo o usuário, e incluem disparo de e-mail e recurso CRM. 

3. Leadlovers

A leadlovers é uma ferramenta de captação de leads que também funciona no sistema de automação de marketing digital. Os recurso da plataforma se concentram em:

  • Automação de e-mail marketing;
  • Criação de páginas;
  • Hospedagem de infoprodutos.

A ferramenta permite não apenas a captação de leads, como também a otimização de campanhas realizadas com leads que já estão na base de contatos.

Mas para ter acesso a todas as funcionalidades da leadlovers é necessário conferir os tipos de planos disponíveis na plataforma.

4.  Klickpages

A ferramenta Klickpages é centrada na captação de leads por meio de landing pages. Entre seus recursos, a ferramenta disponibiliza algumas funcionalidades que simplificam a construção desse modelo de página.

O principal objetivo da Klickpages é a entrega de resultados rápidos, contando com modelos de páginas de captação pré-prontos e com a possibilidade de edição.

Porém, a plataforma exige assinatura, que pode custar cerca de R$ 67 no plano básico, o que pode não ser viável para produtores que estão começando no mercado digital.

Entre as funcionalidades disponíveis na ferramenta, podemos citar:

  • Comparação de resultados das campanhas;
  • Integração com outras plataformas;
  • Ferramenta intuitiva de construção de landing pages. 

5. HeroSpark  

A HeroSpark é uma plataforma all in one, ou seja, tudo em um, concentrando todos os mais importantes recursos de marketing digital em um só lugar. 

Com ela você garante uma maior integração das ferramentas, que além de servir para captação, também permitem hospedar e vender o produto digital.

Isso é possível porque a HeroSpark conta com soluções para todas as etapas do funil de vendas, como:

  • Ferramenta de construção de landing page, incluído página de captura;
  • Templates de alta conversão editáveis;
  • Funil de vendas automatizado;
  • Funcionalidade de hospedagem de webinar;
  • Área de membros exclusiva;
  • Envio ilimitado de e-mail marketing.

Além disso, é possível hospedar os produtos em uma página de vendas exclusiva sem a necessidade de pagar mensalidade de hospedagem.

Para otimizar ainda mais as conversões dos leads, a HeroSpark conta com área de checkout e gateway de pagamento integrados à página de vendas, o que diminui a taxa de abandono do carrinho de compra.

E não para por aí! A Hero ainda conta com um programa de afiliados que ajuda a impulsionar as vendas dos produtos hospedados na plataforma. 

Por isso, a HeroSpark é a ferramenta de captação de leads mais completa do mercado digital. Quer conferir de perto esse poderoso recurso de vendas? Então cadastre-se agora.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *