Como fazer pesquisa de mercado [+ FERRAMENTAS GRATUITAS]

imagem de uma lupa por cima de uma folha com diversos gráficos. imagem com filtro roxo e texto: como fazer uma pesquisa de mercado
Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado com passo a passo e ferramentas gratuitas
Extensão plano basic

Uma pesquisa de mercado é uma ferramenta ideal para conhecer melhor o comportamento da concorrência e dos consumidores. É uma ação que reduz a margem de erro e melhorar a tomada de decisões.

Neste texto, vamos explicar o que é a pesquisa de mercado, como fazer e apresentar algumas ferramentas grátis para você colocar em prática. Boa leitura!

Não precisa ter milhares de ferramentas, aqui nós facilitamos sua jornada de sucesso. Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e comprove na prática.

O que é pesquisa de mercado

A função da pesquisa de mercado é entender melhor a realidade do seu segmento de mercado.

De uma maneira geral, é um método utilizado para coletar informações relevantes, que são capazes de ajudar uma empresa a tomar decisões assertivas. Ela pode ser feita pelos mais variados métodos, inclusive usando algumas ferramentas digitais.

Podem ser coletados vários dados, como comportamento e hábitos de consumo.

Para tanto, as informações podem ser coletadas com com clientes e também em avaliações da concorrência (o chamado benchmarking).

Existem duas formas principais de fazer uma pesquisa de mercado:

  • Pesquisa primária: uma pesquisa realizada pela própria empresa para usar os dados ou por algum profissional que tenha essa finalidade;
  • Pesquisa secundária: uma pesquisa realizada para coletar os dados de terceiros e analisá-los. É possível incluir relatórios, artigos e guias que foram disponibilizados publicamente por outras empresas.

Para que serve uma pesquisa de mercado

A principal função da pesquisa de mercado é dar orientação às estratégias de um empreendedor.

No entanto, é válido ressaltar que as informações isoladas não irão servir de muita coisa. É necessário fazer análises profundas dos dados para alcançar de fato algum resultado. 

Esse tipo de pesquisa também serve para que um empreendimento seja capaz de perceber as estratégias utilizadas pelos concorrentes. Consequentemente, pode observar todos os seus pontos fracos e fortes. 

Além disso, a pesquisa mercadológica serve para:

  • Conhecer mais do seu cliente;
  • Analisar os fornecedores, assim como as empresas que oferecem produtos e serviços;
  • Definir o público-alvo do seu empreendimento;
  • Dimensionar o mercado.
imagem de pessoas em em uma mesa, trabalhando em como fazer uma pesquisa de mercado com gráficos, formulários e calculadora

5 passos para fazer uma pesquisa de mercado

Ter uma visão geral do mercado pode ser uma vantagem enorme diante de tantas empresas que vêm surgindo dia após dia.

Por meio destes passos, você poderá aprender como fazer uma pesquisa de mercado:

1. Tenha um objetivo

De nada adianta querer iniciar uma pesquisa de mercado sem ter um objetivo definido.

Pergunte-se o porquê de esse procedimento ser realizado e como ele pode ser útil para garantir um maior crescimento da sua empresa. Avalie as necessidades e, assim, ficará mais simples de chegar a uma resposta.

Com base no objetivo, defina os critérios de coleta dos dados. Este é um passo importante para que não haja erros na avaliação.

Uma boa pesquisa de mercado poderá ser realizada com objetivos muito distantes uns dos outros. No entanto, os mais comuns são:

  1. Entender se é necessário lançar um novo produto para atender as necessidades do público-alvo;
  2. Identificar oportunidades de crescimento;
  3. Apontar o grau de sucesso (ou de fracasso) de uma determinada ideia.

2. Defina o público-alvo

O estudo de mercado também exige que o empreendimento saiba qual o público-alvo está sendo analisado. Dessa maneira, quando as soluções para os problemas forem encontradas, ficará mais simples de definir que parte dos clientes será atingida pelas novas mudanças.

Para que a definição seja alcançada de maneira assertiva, é indispensável criar uma persona representará o cliente ideal.

Com um entendimento mais detalhado, a construção das perguntas para a pesquisa de mercado será mais simples.

Caso deseje algo mais geral, faça uma pesquisa pensando apenas no público-alvo.

copy com chat gpt , herocreator

No entanto, se quer algo bem mais específico, foque em uma persona e obtenha respostas mais diretas.

3. Colete dados

Após ter definido um método pelo qual a sua pesquisa será realizada, é necessário fazer de fato a pesquisa de mercado.

É importante lembrar que essa etapa pode ser um pouco mais demorada do que as outras, visto que o processo de coleta dura dias ou, até mesmo, meses.

Tudo irá depender da quantidade de informação que uma determinada empresa precisa.

O objetivo geral desta coleta de dados é descobrir tudo o que as pessoas não confessam durante o ato da compra.

Assim, fica mais fácil saber se um determinado produto está caro para o público ou se a ideia do empreendimento é desinteressante.

4. Apresente resultados após a análise

Depois de obter todas as informações, vem a etapa de análise. Apenas assim é possível saber para qual lado ir para agradar o seu público-alvo.

Determine um tempo para que a análise seja feita com profundidade e para que cada um dos dados obtidos na pesquisa sejam devidamente utilizados.

Não subestime comentários ou dados estatísticos que pareçam “menores”. Eles podem ser de extrema importância para guiar o seu negócio.

Elabore também um relatório para apresentar os resultados e soluções que derivam dele.

Uma pesquisa será apenas o ponto inicial para a definição de uma estratégia assertiva para a evolução do seu negócio.

5. Estude a concorrência

O estudo da concorrência também é um passo muito importante para a pesquisa de mercado. Isso garante que as estratégias de sucesso de terceiros seja compreendida da forma correta para que o seu negócio possa saber onde estão os pontos de melhoria e o que deve ser evitado permanentemente.

Atualmente, muitas ferramentas na internet poderão ajudar a analisar a concorrência. Elas devem ser usadas com sabedoria para garantir um bom futuro para o seu empreendimento. Algumas que podem ser mencionadas são:

  • SEMRush;
  • Google Keyword Planner;
  • Buzzsumo.

Para ver mais detalhes de como fazer a análise de concorrência, assista ao vídeo abaixo:

Ferramentas úteis para uma pesquisa de mercado

Abaixo, apresentamos algumas sugestões de ferramentas gratuitas para pesquisa de mercado. Elas podem automatizar algumas etapas e ajudar a alcançar os seus objetivos.

Google forms

O Google Forms é um velho conhecido de muita gente, principalmente porque oferece uma visão muito ampla da opinião dos participantes da pesquisa.

Com uma interface bastante intuitiva e com resultados completos, como gráficos e separação de resultados por características, como idade e gênero, fica mais simples fazer as análises.

Se o seu objetivo é fazer uma pesquisa que envolva muitas pessoas, e que possa ser difundida de uma maneira muito mais simples, o Google forms será uma ótima opção.

Não deixe de utilizá-lo e encontrar algumas estratégias para conseguir alcançar cada vez mais pessoas em sua pesquisa de mercado.

Instagram stories

O Instagram stories é perfeito para aqueles que possuem um perfil com muitos seguidores nas redes sociais ou, até mesmo, para quem deseja realizar a pesquisa por meio de impulsionamento. Além de oferecer um maior engajamento para a sua empresa, os resultados obtidos se mostrarão muito úteis.

A interação nos stories é uma ótima forma de obter informações valiosas sobre o mercado. Muitas vezes, é até possível utilizar uma metodologia lúdica, como caixinhas de “sim” e “não” para obter respostas que serão decisivas para a definição da estratégia de uma empresa.

Planilha da HeroSpark

Para finalizar, a planilha da HeroSpark de análise de concorrência é extremamente importante para o seu negócio. É uma ferramenta gratuita para te ajudar a elencar os principais pontos que fazem seus concorrentes se destacarem no mercado. 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *