Propagandas criativas para redes sociais: como fazer + 10 inspirações

Ideias para criar propagandas criativas

Sem propaganda, o seu produto não existe. Afinal, ninguém vai saber dele se não houver divulgação. Felizmente, hoje, através das redes sociais, é fácil criar campanhas e atingir muitas pessoas. 

Mas, para que lembrem do seu produto e da sua marca, uma propaganda deve ser criativa. 

Sabendo disso, a HeroSpark trouxe um passo a passo para criar propagandas criativas para as redes sociais e 10 exemplos para você se inspirar e arrasar na sua próxima campanha. Confira!

Como fazer propagandas criativas de um produto?

1. Defina seu público-alvo 

Não adianta ter uma propaganda criativa e bem feita se ela não chegar nas pessoas que realmente precisam do seu produto.

Por isso, faça um estudo de mercado para definir quem é o seu público-alvo. Além disso, construa uma persona, que é a representação fictícia do seu cliente ideal. 

Avalie também quais são os desejos que sua audiência tem e como seu produto pode alimentá-los. Por fim, pense em qual problema e dor o seu produto resolve.

Com essas questões resolvidas, fica mais fácil saber qual caminho tomar para criar a narrativa de uma propaganda de sucesso.

2. Faça uma análise detalhada dos seus objetivos (e da concorrência)

É importante saber qual é o objetivo central da sua propaganda. Seria vender mais, correto? Nem sempre! Algumas propagandas têm como objetivo visitas no site, baixar o aplicativo, divulgar a marca, aumentar a sua posição no mercado, entre outros.

Portanto, defina um objetivo claro que seja possível alcançar com essa propaganda.


Além disso, analise sua concorrência. O que eles estão fazendo que está sendo um sucesso, e o que estão fazendo que não está indo muito bem?

Utilize-os como exemplo, verifique o que está faltando e aposte em inovações capazes de chamar a atenção do seu público-alvo. 

Mas, atenção: nunca copie uma estratégia! A análise de concorrência serve apenas como inspiração. Identificando os pontos fortes e fracos, você pode adaptar para o seu negócio.

3. Tenha claro quais são as qualidades do seu produto

“Quais são as qualidades do seu produto?”. Quando você responde a essa pergunta, consegue perceber o que o seu produto tem que o da concorrência não tem. Assim, é possível atrair o público e criar desejo nele.

As qualidades do produto representam gatilhos de venda essenciais, que podem e devem ser mostrados em propagandas criativas.

Seu produto é mais barato ou tem um método único? Ou é mais rápido? Com certeza ele tem alguma diferenciação. Use isso a seu favor!

4. Tenha um slogan forte

O slogan é uma parte essencial da sua propaganda. É ele que define o seu produto rapidamente e ativa o desejo da audiência.

Para criar um bom slogan, tenha em mente as necessidades emocionais da sua persona e quais são os resultados obtidos com o seu produto.

Seja inovador e criativo nesse momento! Uma dica é escrever várias versões de slogan até chegar a uma opção ideal. 

5. Escolha as mídias e formatos

O quinto passo é escolher a rede social na qual a sua propaganda irá rodar: Instagram, TikTok, YouTube, Facebook, entre outras.

Após definir a rede social, é preciso saber se a propaganda será em formato estático de imagem ou em vídeo. Para isso, é necessário saber qual o investimento você terá para ela e até onde pode chegar.

Lembre-se que o usuário da internet costuma ignorar tudo aquilo que o incomoda. Por isso, invista também em propagandas criativas no estilo Native Ads, as quais se camuflam nas redes sociais e mal percebe-se que é um anúncio.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

6. Faça testes

Antes de rodar sua propaganda, faça pesquisas com seus conhecidos. Pergunte o que eles acharam e se comprariam o produto. Com esse feedback, você pode mudar alguma coisa antes de iniciar a campanha.

E depois que iniciou, verifique sempre os comentários e as métricas da propaganda. Dessa forma, você consegue identificar se ela está indo bem ou se é melhor investir em outra alternativa.

Mas nunca desista! Sempre há o que mudar para melhorar, seja o formato, as técnicas de copywriting, a imagem… Por isso, é importante testar e aprender cada vez mais com a sua própria audiência.

10 propagandas criativas para redes sociais para você se inspirar

A gente sabe que criar um arquivo com inspirações é fundamental para desenvolver a criatividade e resgatar exemplos do que pode ser usado para a sua própria campanha. Então, trouxemos 10 propagandas criativas para você se inspirar!

1. Anúncio estático com música – Burger King

Na internet, é preciso ficar de olho em tudo que é tendência. O Burger King apostou em um anúncio estático, utilizando uma música em alta, “Deixa Baixo”, para criar a campanha.

propagandas criativas exemplo 1

2. Anúncio em vídeo – Leandro Ladeira

Com um tema em alta, Leandro Ladeira começa explicando sobre a inflação e as possibilidades que as pessoas têm para não sair tão prejudicadas. 

É uma narração simples, com um cenário básico, mas que impacta desde o início. A audiência pensa e é conduzida até a conclusão que ele quer demonstrar.

propagandas criativas 2

3. Utilização de memes – HeroSpark

Que o brasileiro gosta de memes, a gente sabe. Então por que não usá-los em suas propagandas? É uma forma fácil de fazer a audiência parar e realmente ver o que está sendo apresentado. 

Neste exemplo, a HeroSpark usou um vídeo que é meme viral para mostrar como seu produto ajuda a audiência e é único no mercado.

propagandas criativas 3

4. Lembrar da realidade das pessoas – TikTok

O TikTok apostou em um anúncio de vídeo trazendo a realidade de muita gente. 

É comum enviarmos posts para amigos e conhecidos quando lembramos deles, não é? E o TikTok acertou em cheio ao trazer isso para divulgar sua rede.

propagandas criativas 4

5. Criar filtros no Instagram – Leroy Merlin

A Leroy Merlin apostou no recurso de filtro do Instagram para fazer uma brincadeira divertida sobre quem iria fazer as tarefas domésticas. Essa campanha divulgou fortemente a marca, além de aproximá-la da audiência.

6. O Algoritmo da Vida – Rolling Stone Brasil

Propagandas não são apenas para vender, mas também para aproximar o público e divulgar as visões e valores da marca. 

A Rolling Stone, com a ajuda de inteligência artificial, lançou o Algoritmo da Vida, capaz de identificar “a gramática da depressão” no Twitter e ajudar os usuários que apresentavam esses sinais.

7. Propagandas criativas – Petz e Tattoo You

Unir-se para criar boas propagandas também é válido. A Petz junto ao canal Tattoo You criou uma linda campanha de adoção de animais, unindo tatuagem, adoção e amor.

8. Conscientização sobre o câncer de mama – Johnson & Johnson

Outra marca que apostou em criar filtros para o Instagram e difundir sua voz foi a Johnson & Johnson. Eles aproveitaram o mês do Outubro Rosa e lançaram um filtro que orienta sobre o autoexame para câncer de mama.

propagandas criativas 5

9. Tradição de fim de ano – Retrospectiva Spotify

Desde 2019, o Spotify mostra um resumo personalizado de cada usuário das músicas mais ouvidas naquele ano. Você consegue compartilhar nas redes sociais e dividir com seus amigos os seus gostos. 

Essa é uma verdadeira campanha de marketing, que impulsiona mais pessoas a utilizarem o Spotify para obter seus dados personalizados ao final do ano.

propagandas criativas 6

10. Hashtag em alta no LinkedIn – PremierPet

Para divulgar cachorros em adoção, a PremierPet utilizou da viralização da hashtag #AdoteUmCV, no LinkedIn. Uma campanha bem elaborada em uma plataforma que dificilmente pensamos em colocar algo para rodar.

propagandas criativas 7

A criatividade é incrível e vem em momentos e lugares que não esperamos! Por isso, é preciso ficar sempre atento e disposto a criar propagandas criativas para redes sociais.

No entanto, depois da campanha criada, é preciso impulsioná-la de modo que atinja as pessoas corretas. 

Para isso, a HeroSpark preparou um conteúdo gratuito para você saber o que precisa para anunciar nas redes sociais. Baixe agora o seu!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.