Marketing digital para iniciantes: como começar do zero?

marketing digital para iniciantes

Investir na divulgação on-line é essencial para o aumento das vendas. Não por acaso, o marketing digital está crescendo a cada ano: 60% de todo o investimento em marketing de grandes empresas está no digital, podendo aumentar para 85% nos próximos anos.

Isso nos confirma que aplicar o marketing digital é tarefa importante para todos aqueles que querem ganhar destaque na internet e vender seus produtos ou infoprodutos.

A boa notícia é que, mesmo sendo iniciante nesse assunto, é possível estudar, aprender e aplicar as técnicas para faturar mais. Por isso, neste conteúdo, você vai aprender conosco algumas boas dicas de marketing digital para iniciantes. Continue a leitura para conhecê-las!

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias feitas de modo on-line que tem como finalidade estimular o relacionamento da marca com o cliente e aumentar o lucro.

Essas ferramentas promovem e divulgam um serviço ou negócio pela internet. Para isso, utilizam sites, blogs, redes sociais, e-mails, entre outros.

Por isso, o marketing digital para iniciantes é o começo de um caminho a ser trilhado, no qual pontua-se seus objetivos e as boas práticas para alcançar o sucesso na internet.

Por que todo infoprodutor deve investir no marketing digital?

O infoprodutor é o profissional que cria um conteúdo para vender de forma on-line. Dessa maneira, é essencial aplicar estratégias de marketing digital para que seu produto alcance mais pessoas e solucione o problema de muitas delas, gerando lucro para o expert.

Além do maior alcance, alguns dos benefícios do marketing digital para o infoprodutor são:

  • Possibilidade de segmentação de público;
  • Mensuração dos resultados;
  • Acompanhamento em tempo real das campanhas;
  • Pouco investimento inicial;
  • Possibilidade de viralização.

Para quem está começando no mundo da produção on-line, é imprescindível conhecer tudo sobre marketing digital e saber quais os passos a serem tomados para montar a estratégia.

Marketing digital para iniciantes: quais são as principais estratégias? 

Marketing de conteúdo

Na internet, “o conteúdo é rei”. Essa frase de Bill Gates, de meados de 1990, ainda faz muito sentido. Isso porque, as pessoas buscam conteúdo na internet o tempo todo. 

Muitas vezes procuram por algo que vá ajudá-las em algum problema, mostrar um caminho para atingir determinado objetivo ou simplesmente esclarecer alguma curiosidade sobre determinado assunto.

Nesse sentido, com o marketing de conteúdo, você se torna autoridade no seu assunto e faz com que o lead caminhe mais rapidamente pelas etapas do funil de vendas, uma vez que ele já conhece seu trabalho e sabe que você entende da temática.

Vale dizer que vai reter o maior número de leads aquele conteúdo que desperta a atenção e soluciona o problema do usuário. 

Assim, criar conteúdo na internet é a estratégia de marketing digital para iniciantes mais utilizada, pois promove assuntos de qualidade, que educam, informam e entretêm o usuário.

Redes sociais

São nas redes sociais onde se encontra a maioria dos usuários do digital. Portanto, é por meio delas que é possível criar um relacionamento com o cliente, uma vez que geram interação, mostrando estilo de vida, pensamentos da marca e sendo úteis para a audiência. 

Além disso, estar nas redes sociais faz com que você seja encontrado mais facilmente. 

Por isso, esteja presente nas mídias que o seu público-alvo se encontra e faça publicações regulares e frequentes. Afinal, é preciso aparecer e mostrar seu produto ou serviço. 

SEO

Search Engine Optimization, ou SEO, são estratégias para otimização de um site para que ele apareça melhor ranqueado nas buscas on-line.

Para isso, o uso de palavras-chave, links, imagens e outras técnicas são capazes de colocar seu site em uma das primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google.

Segundo estudos da Sistrix, a taxa média de cliques para a primeira posição do Google é de 28,5%, enquanto para o segundo e o terceiro link essa porcentagem cai para 15,7% e 11%, respectivamente. Na segunda página da busca, os índices são menores que 1%.

Prova-se, então, que é muito importante estar nos primeiros lugares e permanecer por lá.

Por isso, técnicas de SEO são uma ótima estratégia de marketing digital para iniciantes para aplicar em seu site ou blog, pois traz pessoas qualificadas de forma orgânica.

Marketing digital para iniciantes no e-mail marketing

Investir em estratégias de e-mail marketing é importante para o marketing digital para iniciantes, pois não depende de algoritmos e atualizações de sites e redes sociais.

Isso significa que, por meio do e-mail, é possível ter uma conversa mais específica com o público, enviar newsletter ou informá-lo de algum lançamento que está prestes a acontecer.

Dessa forma, o canal serve tanto para divulgação e venda, como uma extensão do relacionamento com o cliente, já que é possível enviar mensagens personalizadas.

Páginas de captura

As páginas de captura são um tipo de landing page e servem para coletar informações do seu possível cliente, como nome, telefone e e-mail. Logo, você terá o contato do seu lead, além de poder incluí-lo em seus disparos de e-mail marketing.

No entanto, é preciso usar algum conteúdo como isca digital, como, por exemplo, um e-book ou uma aula on-line. Assim, o usuário só terá acesso depois de mandar seus dados.

Para conseguir êxito nessa estratégia, a escrita persuasiva e as técnicas de copywriting irão lhe ajudar a focar nas dores e desejos do cliente. Isso faz com que seja mais fácil e intuitivo para o lead praticar a ação final desejada.

Vale dizer que as páginas de venda são uma outra derivação da landing page e já apresentam todo o seu produto, focando na solução que ele traz para o usuário. 

Nesse cenário, é extremamente importante lembrar quem é seu público-alvo para conseguir atingi-lo usando as palavras de maneira correta.

Tráfego pago

O tráfego pago são anúncios publicitários nas plataformas on-line, como Google, redes sociais, aplicativos, e em outros lugares.

Para quem não sabe, os links patrocinados são uma forma de entregar sua mensagem a um número maior de pessoas do que o tráfego orgânico seria capaz.

Essa estratégia é a que mais obtém resultados a curto prazo, pois mostrará seu conteúdo e seu produto justamente para as pessoas que precisam ou buscam sobre ele.

Como começar no marketing digital (para iniciantes)? 

Agora que já conhecemos as principais estratégias, é preciso saber como começar. Para isso, trouxemos algumas dicas de marketing digital para iniciantes. Confira!

1. Crie sua persona

O primeiro passo é saber para quem você está falando. 

Diferente do público-alvo, que é mais abrangente, a persona tem nome, endereço e uma rotina. Sabendo desses detalhes do seu cliente ideal, é possível ter clareza para descobrir quais são os objetivos e dores dela.

Dessa maneira, ficará mais fácil criar um conteúdo atraente e chamar sua atenção.

2. Defina os objetivos

Com a persona definida, escolha seus objetivos iniciais. Você quer:

  • Ter a marca reconhecida? 
  • Aumentar seu engajamento? 
  • Vender o seu produto? 
  • Fazer com que as pessoas entrem no seu site?

Faça essas perguntas e outras relacionadas, e defina um objetivo para sua campanha de marketing digital, com metas e prazos.

3. Opte pelas melhores estratégias

Com base nos objetivos, defina as estratégias que você seguirá. Tome como base tudo o que foi apresentado anteriormente sobre as principais estratégias e escolha as que mais fazem sentido para o seu negócio. 

Pense também em quanto orçamento você possui para investir em ferramentas de anúncio, e-mail ou até mesmo em pessoas para lhe ajudar com o conteúdo.

4. Esteja sempre presente

Criar seus perfis nas redes sociais e deixá-los parados não vai fazer com que sua marca ou infoproduto chegue mais longe.

Por isso, esteja sempre presente nos canais que você selecionou, converse com as pessoas e tire suas dúvidas.

Dessa forma, saberão que você é o melhor caminho para resolver a dor do cliente e apresentar a eles a solução.

5. Acompanhe os resultados

Acompanhe todas as métricas para saber o que está ou não funcionando. Com esse conhecimento, você consegue estruturar novas ideias com base em tudo que está convertendo ao seu objetivo inicial.

Também é importante atualizar as metas e objetivos, para que estejam de acordo com sua situação atual e garantir os resultados desejados.

6. Continue estudando e se atualizando

Na internet, as coisas mudam muito rápido. Tendências aparecem e somem rapidamente. Por isso, precisamos estar sempre atentos às atualizações de todo o sistema.

Portanto, continue estudando para que sua estratégia de marketing digital para iniciantes esteja sempre atualizada, e logo você já saberá muito sobre esse universo.

Mas, para não ficar perdido, com vários sistemas diferentes, o caminho mais fácil é optar por uma ferramenta que lhe traga o maior número de estratégias embutidas.

Nesse cenário, a HeroSpark se destaca, pois está no mercado digital para auxiliar infoprodutores quando o assunto é marketing digital para iniciantes. 

Por meio da plataforma, é possível criar suas páginas de captura, gerenciar campanhas de e-mail marketing, além de toda parte estratégica e comercial para lidar com seu infoproduto.

Também contamos com um suporte pronto para auxiliar em qualquer dúvida, e muitos conteúdos que te mantém sempre atualizado para aplicar novas estratégias de venda.

Por isso, faça hoje o seu cadastro na HeroSpark. É rápido e gratuito!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *