Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como fazer live nas redes sociais: passo a passo

Mulher jovem fazendo símbolo de coração com as mãos, em frente ao telefone. Texto da imagem: como fazer live

As lives são uma febre na Internet, por isso elas podem ser consideradas uma boa estratégia de marketing digital. Diante disso, os infoprodutores precisam investir nesse tipo de ação para divulgar os seus produtos digitais para a sua audiência. Mas, afinal, você sabe como fazer live?

Fique tranquilo! Criamos este texto para explicar em detalhes o passo a passo para você conseguir fazer uma transmissão ao vivo nas principais redes sociais disponíveis na Internet. Então, continue a leitura e confira!

 

O que é uma live?

A live é uma transmissão ao vivo realizada por meio das redes sociais. Ela permite que você interaja com a sua audiência em tempo real. Nesse caso, é possível responder perguntas, ler comentários e bater um papo direto com as pessoas que estão assistindo.

As redes sociais mais utilizadas para fazer esse tipo de transmissão são: Facebook, Instagram e YouTube. Elas oferecem uma boa estrutura e ótimos recursos para que você possa fazer lives memoráveis.

Mas, afinal, por que fazer uma transmissão ao vivo? Por meio delas, é possível aumentar o alcance da sua marca, melhorar o engajamento da sua audiência, gerar leads qualificados, aumentar o nível de confiança no seu trabalho, divulgar os seus infoprodutos, entre outros.

Além disso, o custo do investimento nesse tipo de estratégia de marketing é baixo em comparação com outras ações. Isso porque as redes sociais não cobram nada por isso, bem como você precisa apenas de um celular ou um notebook com uma boa conexão de Internet.

 

O que fazer antes da live?

Antes de falar sobre o passo a passo de como fazer live, precisamos apresentar o que você precisa fazer antes da transmissão ao vivo. Isso mesmo! É necessário se preparar para entregar um bom conteúdo para a sua audiência. Preste atenção nestas dicas:

 

Faça o planejamento do conteúdo

O primeiro passo para produzir uma live é planejar o conteúdo que será repassado durante a transmissão. Lembre-se de que ela precisa ter introdução, desenvolvimento, conclusão e CTA alinhados com o tema da live

Vamos imaginar que você vai fazer uma transmissão para divulgar o seu curso online de e-mail marketing. Então, na introdução faça uma pequena apresentação do seu currículo e do tema da live. 

Já no desenvolvimento, descreva o que é e-mail marketing, qual a sua importância e como a sua audiência pode se destacar na área de marketing digital se souber este tipo de estratégia.

Por fim, apresente o seu curso online, ou seja, fale sobre o conteúdo que será ministrado, a duração do curso e o investimento. E para finalizar divulgue o link da landing page para que a sua audiência possa fazer a inscrição, bem como ofereça um espaço para que eles tirem suas dúvidas.

Lembre-se de que todo esse conteúdo precisa estar descrito em um roteiro para que você não se esqueça de nenhum detalhe durante a transmissão. Além disso, separe um tempo para ensaiar antes da live. Assim, você tem mais segurança para fazer a apresentação.

Você também pode necessitar de algum programa de captura de tela. Nesse caso, prepare também o material a exibir e a forma como você vai passar o conteúdo. Se precisar de ajuda com a parte técnica, este vídeo ajuda a configurar um programa:

 

 

Organize o espaço físico

Também é necessário organizar o cenário no qual você fará a live. Diante disso, escolha um local calmo e sem ruídos, ou seja, que não tenha movimentação de pessoas ou muitos barulhos externos que possam atrapalhar o desenvolvimento da transmissão.

Além disso, lembre-se de deixar apenas elementos decorativos que façam sentido, bem como evite os exageros.

Outro item importante é a iluminação. Dê preferência para a luz natural se for durante o dia, mas se for à noite use luzes artificiais, como softbox e highlights.

Dessa forma, a audiência conseguirá assistir a live com uma boa imagem.

Preocupe-se também com o áudio da transmissão. Use um bom microfone para que a qualidade seja boa. Caso você não tenha equipamentos de som profissionais, uma alternativa é ligar um microfone de lapela diretamente no celular. Existem opções com baixo custo, por cerca de R$ 50,00.

 

Prepare os equipamentos 

É essencial preparar os equipamentos que serão utilizados durante a transmissão para que não ocorram contratempos. Por isso, separe o celular ou o notebook que será usado, bem como o fone, o microfone e a webcam, caso sejam necessários.

Também é importante fazer um teste para ver se tudo vai funcionar conforme o esperado, em especial, a conexão com a Internet. Se você for fazer uma transmissão utilizando mais de uma rede social, não se esqueça de escolher o software e testá-lo para evitar problemas na hora da live.

 

Faça a divulgação da live

Por fim, invista um tempo para fazer a divulgação da live. Assim, você terá a audiência certa no momento da transmissão. Para isso, produza um conteúdo alinhado com o tema da apresentação ao vivo em formato de texto, imagem, vídeo ou áudio. 

Depois disso, publique nas suas redes sociais tanto de maneira orgânica quanto paga. Você também pode inserir pop-ups no seu site ou blog, bem como disparar e-mails para a sua lista de contatos. 

 

Como fazer live no Facebook?

É possível fazer uma live pelo Facebook tanto pelo notebook quanto pelo celular. Mas como a maioria das pessoas usam o mobile, vamos explicar o passo a passo neste dispositivo eletrônico. Vamos lá!

 

Passo 01: Acesse o Facebook

Nesse caso, o primeiro passo é instalar o aplicativo no seu celular e fazer o login. Em seguida, acesse o seu perfil e clique no ícone para criar uma nova publicação. Dentre as opções que aparecem clique em “Vídeo ao vivo”, conforme a imagem abaixo.

 

67 headlines para páginas de vendas

Passo 02: Configure a live e faça a transmissão

O próximo passo é permitir o acesso à câmera e ao microfone, bem como configurar a live. Para isso, insira uma descrição e escolha qual a câmera será usada (frontal ou traseira). Em seguida, você pode começar a sua transmissão clicando no botão “Iniciar vídeo ao vivo”.

 

Passo 03: Encerre a live

Após iniciar o vídeo, você deve desenvolver o conteúdo conforme o roteiro preparado anteriormente. Depois que finalizar a live, basta clicar no botão “Concluir” para encerrar a transmissão.

 

 

Por fim, você tem a opção de compartilhar esse vídeo na timeline da sua página para que outras pessoas tenham acesso a ele. Ou, ainda, pode salvar no seu celular ou excluir o vídeo, conforme a imagem abaixo.

 

 

Como fazer live no Instagram?

Assim como no Facebook, no Instagram vamos explicar como fazer live no celular. Isso porque a maior parte das pessoas usam o mobile para fazer esse tipo de transmissão. Em especial quando querem mostrar algum evento que está acontecendo no momento. Acompanhe!

 

Passo 01: Acesse o Instagram e configure a live

Para isso, basta baixar o aplicativo no Google Play ou na App Store e fazer o login. Em seguida, acesse o seu perfil e clique no ícone “+”. O próximo passo é localizar a opção “Ao vivo”, conforme imagem abaixo. 

Agora, chegou o momento de configurar a live, ou seja, deve-se inserir uma descrição e escolher se usará a câmera frontal ou traseira. Depois disso, clique no ícone para iniciar a transmissão pelo Instagram.

 

Passo 02: Faça a transmissão

Enquanto, a live está ao vivo você pode usar todos os recursos disponíveis para interação, como chamar alguém para fazer parte da transmissão ou inserir um filtro. Lembre-se de que agora é possível compartilhar a tela da live com mais três pessoas.

 

 

Passo 03: Encerre a live

Assim que você terminar de desenvolver o conteúdo basta clicar no “X” para encerrar e, em seguida, pode escolher a opção que deseja. Nesse caso, é possível compartilhar no IGTV, baixar o vídeo no celular ou excluí-lo, conforme imagem abaixo.

 

 

Como fazer live no YouTube?

Por fim, vamos falar sobre como fazer live no YouTube pelo notebook. Para conseguir usar essa rede social no celular para fazer uma transmissão ao vivo é necessário ter mais de 1000 inscritos no canal. 

 

Passo 1: Acesse o YouTube

No notebook, acesse a página do YouTube e faça o login. Em seguida, clique no ícone em formato de câmera localizado no canto superior direito da tela. Feito isso, clique em “Transmitir ao vivo”. 

 

Passo 2: Configure a live

O próximo passo é permitir que a rede social utilize a webcam e o microfone do computador. Na sequência, é necessário configurar a live. Para isso, preencha o título, escolha o público e faça o upload da miniatura personalizada. Essa miniatura vai ser a capa do seu vídeo. 

 

Passo 03: Faça a transmissão

Quando estiver tudo certo, basta clicar em “Transmitir ao vivo” para começar a live. Em seguida, faça a exposição do seu conteúdo. Lembre-se que nesse momento você precisa usar o seu roteiro para não esquecer nenhum detalhe durante a transmissão ao vivo.

 

Passo 04: Encerre a transmissão

Ao finalizar a live, você precisa clicar em “Encerrar transmissão”. Por fim, você pode verificar as métricas da live, bem como disponibilizar o vídeo no seu canal para que outras pessoas possam assistir ou pode deixar privado. Nesse último caso, apenas você tem acesso a ele.

 

Agora que você já sabe como fazer live nas redes sociais, que tal aprender a montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento? Acesse o conteúdo e coloque em prática agora mesmo! Assim, você poderá produzir lives e aulas para o seu curso online cada vez melhores para a sua audiência.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …