A vida toda ouvimos falar de eventos, sejam eles no seu bairro até gigantes convenções nas principais capitais europeias. Porém, com o avanço da tecnologia, um novo modelo ficou comum: os eventos online, que facilitaram o acesso a eles, tanto para fazer o seu, quanto para participar.

Já imaginou criar um evento do zero, trazer vários convidados e garantir que tudo saia como o planejado? É isso que vamos fazer agora!

Neste artigo, você vai aprender todas as etapas para tirar o seu evento do papel e torná-lo um sucesso. Vamos lá?

O que é um evento online?

Evento é um acontecimento com foco em passar informação para uma audiência específica. Não importa o formato utilizado (online, híbrido ou presencial), essa definição vale para todos.

Com isso, o evento online é aquele que acontece através de plataformas digitais, com transmissões ao vivo ou gravadas.

Tipos de eventos online

Formatos de eventos online é o que não falta atualmente. Vamos conhecer alguns?

Webinars

Um dos formatos mais famosos, normalmente os webinars são como uma aula sobre um tema específico, com o palestrante passando seu conteúdo para quem está assistindo.

Em estratégias de lançamento, o webinar é o modelo queridinho dos criadores de conteúdo, por ser algo mais rápido e direto ao ponto. 

Seminários

Comum em faculdades, o seminário é como um encontro de especialistas de uma área com objetivo de discutir um tema. Os convidados expõem o seu ponto de vista e essas conversas podem demorar de horas até meses.

 

Workshop

Os workshops são o formato mais organizado e flexível da lista. Normalmente, são mais longos que os webinários e podem possuir diversas dinâmicas e exercícios para colocar o conteúdo em prática.

Uma prática muito comum é a gravação do evento, com possibilidade de disponibilização para quem gosta de ver em outros horários ou que não conseguiu assistir na hora.

 

Como fazer um evento online

Algumas etapas são imprescindíveis para o sucesso de um evento online. São elas:

 

1. Planejamento

A etapa do planejamento vai envolver desde a definição do nome do seu evento até quem serão os convidados que você precisa contatar.

Ao final do planejamento, você deve ter:

  • Nome do evento;
  • Público-alvo;
  • Convidados;
  • Fornecedores, se necessário;
  • Equipe qualificada;
  • Data e hora;

 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

2. Divulgação

Planejamento finalizado? Hora de divulgar seu evento e alcançar o máximo de pessoas possíveis.

Uma dica é criar uma landing page explicando o que é o evento, quem são os participantes e a data. Por fim, é importante ter um formulário de inscrição, assim você consegue aproximar o contato com os inscritos e melhorar sua comunicação.

Para a divulgação, as redes sociais são uma ótima pedida para chegar no seu público. Varie os formatos, em fotos, carrosséis e vídeos e poste no máximo de locais que conseguir, como Instagram, LinkedIn, Facebook, YouTube, etc.

Se possível, vale um impulsionamento para aumentar o alcance das publicações e chegar a um público novo.

 

3. Double check

Revisar é sempre importante, ainda mais em um evento, que o público que está te assistindo pode ser enorme.

Olhe todas as ferramentas, faça todos os testes possíveis e mapeie os pontos que podem ter algum erro na hora H.

 

4. Pós-evento

Entregar um evento de qualidade é nosso objetivo até aqui. Porém, é sempre importante entender a percepção do público em cima dele, para sempre melhorar no próximo.

Envie um e-mail pedindo uma nota ou feedback, peça para escreverem o que acharam no chat da live ou até mesmo para, quem gostou muito do evento, compartilhar nas redes sociais.

Esse contato vai engajar essas pessoas a participarem dos próximos eventos e aproximar sua relação com elas.

 

Onde fazer meu evento online

Essa é uma dúvida comum para quem está organizando seu primeiro evento. Em casos mais simples ou com verba limitada, uma estrutura básica pode te entender.

Inclusive, é possível fazer um evento todo com plataformas gratuitas, computador e webcam. O problema disso é a limitação que essas ferramentas te entregam, é tudo básico e sem dados para você analisar depois.

Aí entram as plataformas de eventos online, com soluções completas e personalizáveis de ponta a ponta. Entre as soluções é possível encontrar salas simultâneas, gamification, enquetes e pesquisa de satisfação e, até mesmo, tradução simultânea.

Outro ponto valioso e que ajuda a alcançar de forma precisa os seus objetivos, é a coleta e análise de dados de comportamento do usuário. É possível medir o momento de entrada e saída da sala, interações, votos em enquetes e muito mais.

Imagina acabar um evento de lançamento e, ao final, você divulga uma enquete para quem está interessado no produto e quer um desconto em primeira mão.

Você consegue, na mesma hora, baixar essa lista e mandar um e-mail personalizado para essas pessoas, enquanto as outras você pode ir trabalhando de uma outra maneira, sendo mais efetivo com todos os participantes.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.