O que é uma estratégia de AIDA?

imagem de um caderno com a estratégia aida escrita: atenção, interesse, desejo e ação
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Dentro do marketing digital, existem várias técnicas que funcionam para atrair mais público e gerar mais conversões para sua empresa. Independente de seu nicho, seja ela uma empresa de fast food, ou um e-commerce, o marketing pode ser um grande aliado para quem deseja aumentar suas vendas

Entre as diversas técnicas que podem ser utilizadas dentro dessa área, temos a AIDA, que significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. 

Essas são consideradas as etapas que um consumidor deve passar para chegar até a venda, isso de acordo com a AIDA, ela afirma que devemos atrair sua atenção, manter o interesse e criar o desejo para então levá-lo a tomar uma decisão. 

A metodologia tem como base o comportamento do consumidor, para considerar o que ele pensa, necessita e deseja, e com isso, criar abordagens que sejam compatíveis com cada um desses processos de compra. 

 

O que significam essas etapas? 

As etapas da AIDA são compatíveis com um funil de venda, onde a pessoa primeiramente é atraída para conhecer o seu produto, ou seja, ainda está na fase de descoberta e aprendizado. 

Depois temos o interesse, a parte onde a pessoa vai um pouco mais a fundo descobrir mais sobre os seus benefícios e o que o seu produto pode ajudar para curar a “dor” dela. Após isso vemos o desejo, aquele sentimento de necessidade de consumir o produto, de já conhecer sobre ele e querer finalmente tê-lo em sua posse. 

Por último é justamente a ação, o estágio final, ou seja o fechamento do negócio, a compra de maneira efetiva. Todas essas etapas compõem a técnica AIDA e todo o seu funil de vendas. 

Pense por exemplo em uma empresa que trabalha com a venda de elevador de carga, o primeiro passo é mostrar seu produto para novos consumidores e fazer a divulgação. Depois é gerar interesse e despertar o desejo, e por último fazer a venda do produto. 

 

Como funciona essa metodologia?

Acima falamos sobre a sequência do funil e o significado de todas as siglas, porém apenas saber o que cada uma representa não significa que a metodologia foi adotada com sucesso. 

O principal objetivo para que a AIDA realmente funcione é conhecer sobre o seu cliente, ou seja, ter em mente qual é a persona ideal, seu estilo de vida, sua idade, suas características, suas convicções e por aí vai. 

copy com chat gpt , herocreator

Tendo a persona ideal é muito mais fácil de ser aplicado a metodologia passo a passo. 

 

Atenção

O primeiro passo é o convencimento, usar diferentes tipos de linguagem para atrair seu público, chame a atenção dele de forma positiva, com anúncios interessantes ou conteúdos que realmente sejam benéficos para ele. 

 

Interesse

O segundo passo é gerar o interesse do público. Seu potencial cliente agora está ali disponível para te ouvir, então o próximo passo é justamente fazer com que ele queira saber mais sobre seu negócio. 

Sua mensagem deve ser vista como uma oportunidade de resolução de problemas, use argumentos persuasivos, dados e fatos para comprovar o porquê o seu produto pode ser útil para as pessoas. 

 

Desejo

O terceiro passo é fazer com que a pessoa sinta o desejo de comprar seu produto. Depois de já conhecer, ter interesse, é preciso despertar um “algo a mais” para que a compra de fato seja efetivada. 

Se o objetivo é aumentar as vendas de produtos industriais, por exemplo,  mostre todas as suas qualidades, os benefícios que seu negócio pode causar na vida do consumidor e faça com que sinta vontade de consumir seu produto. 

 

Ação

Por último vêm finalmente, a tomada de ação, o passo final para que todos os passos sejam efetivados. Essa é a parte em que é mais facilitada, já que é o “grand finale”. Nem sempre isso representa a compra, mas sim uma tomada de decisão final que leve o consumidor para o seu planejamento. 

A técnica AIDA pode ser extremamente efetiva independente de qual sua área de mercado, até nichos específicos, podem adotar essa estratégia e fazer com que ela funcione. 

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *