Dentro do marketing digital, existem várias técnicas que funcionam para atrair mais público e gerar mais conversões para sua empresa. Independente de seu nicho, seja ela uma empresa de fast food, ou um e-commerce, o marketing pode ser um grande aliado para quem deseja aumentar suas vendas.
Entre as diversas técnicas que podem ser utilizadas dentro dessa área, temos a AIDA, que significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Essas são consideradas as etapas que um consumidor deve passar para chegar até a venda, isso de acordo com a AIDA, ela afirma que devemos atrair sua atenção, manter o interesse e criar o desejo para então levá-lo a tomar uma decisão.
A metodologia tem como base o comportamento do consumidor, para considerar o que ele pensa, necessita e deseja, e com isso, criar abordagens que sejam compatíveis com cada um desses processos de compra.
O que significam essas etapas?
As etapas da AIDA são compatíveis com um funil de venda, onde a pessoa primeiramente é atraída para conhecer o seu produto, ou seja, ainda está na fase de descoberta e aprendizado.
Depois temos o interesse, a parte onde a pessoa vai um pouco mais a fundo descobrir mais sobre os seus benefícios e o que o seu produto pode ajudar para curar a “dor” dela. Após isso vemos o desejo, aquele sentimento de necessidade de consumir o produto, de já conhecer sobre ele e querer finalmente tê-lo em sua posse.
Por último é justamente a ação, o estágio final, ou seja o fechamento do negócio, a compra de maneira efetiva. Todas essas etapas compõem a técnica AIDA e todo o seu funil de vendas.
Pense por exemplo em uma empresa que trabalha com a venda de elevador de carga, o primeiro passo é mostrar seu produto para novos consumidores e fazer a divulgação. Depois é gerar interesse e despertar o desejo, e por último fazer a venda do produto.
Como funciona essa metodologia?
Acima falamos sobre a sequência do funil e o significado de todas as siglas, porém apenas saber o que cada uma representa não significa que a metodologia foi adotada com sucesso.
O principal objetivo para que a AIDA realmente funcione é conhecer sobre o seu cliente, ou seja, ter em mente qual é a persona ideal, seu estilo de vida, sua idade, suas características, suas convicções e por aí vai.
Tendo a persona ideal é muito mais fácil de ser aplicado a metodologia passo a passo.
Atenção
O primeiro passo é o convencimento, usar diferentes tipos de linguagem para atrair seu público, chame a atenção dele de forma positiva, com anúncios interessantes ou conteúdos que realmente sejam benéficos para ele.
Interesse
O segundo passo é gerar o interesse do público. Seu potencial cliente agora está ali disponível para te ouvir, então o próximo passo é justamente fazer com que ele queira saber mais sobre seu negócio.
Sua mensagem deve ser vista como uma oportunidade de resolução de problemas, use argumentos persuasivos, dados e fatos para comprovar o porquê o seu produto pode ser útil para as pessoas.
Desejo
O terceiro passo é fazer com que a pessoa sinta o desejo de comprar seu produto. Depois de já conhecer, ter interesse, é preciso despertar um “algo a mais” para que a compra de fato seja efetivada.
Se o objetivo é aumentar as vendas de produtos industriais, por exemplo, mostre todas as suas qualidades, os benefícios que seu negócio pode causar na vida do consumidor e faça com que sinta vontade de consumir seu produto.
Ação
Por último vêm finalmente, a tomada de ação, o passo final para que todos os passos sejam efetivados. Essa é a parte em que é mais facilitada, já que é o “grand finale”. Nem sempre isso representa a compra, mas sim uma tomada de decisão final que leve o consumidor para o seu planejamento.
A técnica AIDA pode ser extremamente efetiva independente de qual sua área de mercado, até nichos específicos, podem adotar essa estratégia e fazer com que ela funcione.
1 comment
AIDA, amei demais essa ideia.
Além de fazer sentido todos os passos, a sigla serve como lembrete do passo a passo para quando precisar!