Oferecer várias formas de pagamento para seus clientes pode ser o diferencial na hora de fechar ou não uma venda. No momento, cartão de crédito, boleto bancário e PIX são as principais.
Além delas, você também deve oferecer diferentes formas de cobrança, como compras à vista, por assinatura ou parcelamento. Quanto mais opções, mais confiança seu cliente sentirá na hora de comprar.
Neste texto, você verá detalhes sobre cada uma delas e conhecerá uma plataforma que dá suporte para as principais formas de pagamento do mercado.
Boleto bancário
Até pouco tempo atrás, o boleto era uma das principais formas de pagamento do Brasil, mas foi superado pelo PIX. Ainda assim, muitas pessoas ainda procuram esta opção – o boleto é conhecido, fácil de usar e muito prático.
O boleto também é a mais acessível, já que pessoas que não têm celular ou acesso a cartão de crédito também podem comprar. Dependendo da sua persona, isto pode ser um diferencial importante.
Cartão de crédito
É a forma de pagamento mais tradicional em vendas online e está presente em praticamente todas as plataformas do mercado.
E por bons motivos: o cartão de crédito é seguro, versátil e permite fazer compras à vista ou parceladas sem prejuízos para o infoprodutor.
PIX
O PIX é a nova forma de pagamento preferida das pessoas. Segundo dados do Banco Central, seu uso já supera o número de boletos e transferências bancárias somadas!
Isso acontece pela praticidade: basta escanear um QR Code para realizar o pagamento. Também é vantajoso para o infoprodutor, já que o PIX cai na hora.
Algumas plataformas ainda não têm integração com o PIX, por ser uma tecnologia mais recente. Se for o caso da que você usa, prepare-se para ouvir muitos pedidos dos clientes.
Os modos de cobranças fundamentais para o infoprodutor
Além das formas de pagamento, você também deve ter diferentes formas de cobrança. Elas também podem determinar o interesse de alguém no seu produto. As três fundamentais são:
- À vista: a mais básica: é um pagamento integral pelo valor do produto. Dependendo da sua estratégia, pode incluir pequenos descontos para quem escolher a opção.
- Parcelamento: a cada mês, seu cliente paga um pouquinho. Dependendo das ferramentas que você usar, pode haver juros sobre cada parcela. O ideal é que isso não ocorra, para não desestimular a compra.
- Assinatura: nas vendas por assinatura, seu cliente paga mensalmente por um serviço, como a Netflix, Spotify, entre outros. Para o infoprodutor, tem a vantagem de ser uma receita previsível, que entra todos os meses.
Como gerenciar os pagamentos
A HeroSpark oferece suporte para todas as formas de pagamento e cobrança mencionadas neste texto. Por meio de uma solução própria, o SparkPay, você pode vender seus produtos sem a necessidade de fazer integrações.
O SparkPay é um checkout próprio com muitas vantagens, como diferentes formas de pagamento, agilidade nos processos e integração com as principais operadoras de cartão de crédito. E a configuração demora apenas alguns minutos!
Faça seu cadastro na HeroSpark para hospedar e vender seus produtos digitais com praticidade. Comece gratuitamente!