O glossário EAD surgiu devido a necessidade que sentimos em preparar um guia de termos utilizados na educação a distância.
Então, separamos os termos desde os mais simples aos mais complexos em ordem alfabética.
A
1- ACESSIBILIDADE
O ensino a distância promove a inclusão de pessoas que não possuem condições financeiras, de tempo ou alguma deficiência na participação de atividades.
O acesso à educação é ampliado e a portabilidade se torna muito maior, podendo o curso ser visto de qualquer lugar a qualquer hora.
2- ALUNO
Peça chave essencial no EAD. É aquele que recebe a formação de um professor para ampliar os conhecimentos no assunto abordado no curso.
3- ANDRAGOGIA
Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender.
Essa é a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970.
O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto.
4- APRENDIZADO
Experiência inicial do que se aprendeu; prática, experiência, aprendizagem.
5- APRENDIZAGEM
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
6- AULA
Exposição sobre determinada área de conhecimento, realizada por um professor e dirigida a um ou mais alunos.
7- AVA
Ambiente virtual de aprendizado, são páginas na internet ou até mesmo softwares destinados para simular uma sala de aula (sala de aula virtual).
8- AVALIAÇÃO
A avaliação é o reflexo do processo de aprendizagem do aluno, envolvendo aspectos pedagógicos, programáticos, curriculares, educacionais e sociais.
B
9- BLENDED LEARNING
Blended Learnind é a aprendizagem híbrida, que integra o aprendizado presencial com o digital. A aprendizagem ocorre em um ambiente virtual ou em uma sala de aula. O grau de interação, o uso da tecnologia e o controle do aluno dependem de qual dos modelos de educação mista vai ser usada.
10- BLOG
Site cuja estrutura permite a atualização rápida de textos, chamados de posts. Um blog é importante para promover seu curso ou para se aprimorar como profissional.
C
11- CALL TO ACTION
São links de uma página que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direcioná-los para uma landing page. Normalmente esses links são representados por hiperlinks ou imagens.
12- COMBOS
Combos são pacotes que possuem diversos cursos anexados.
13- CONQUISTAS
Premiação que os alunos recebem ao realizar alguma atividade. Fruto da gamificação.
14- CONVERSÃO
Conversão significa qualquer evento que ocorreu através da interação de algum usuário em sua plataforma, que pode ter sido através de algum link, abertura de uma página específica ou uma compra. Basicamente, a conversão pode ser qualquer ação definida por sua empresa para medir resultados em sua página.
15- CURSO
Curso é uma estrutura organizada de tópicos sobre determinado assunto que envolve vídeos, testes e documentos organizados em módulos que serão concluídos pelos alunos agregando conhecimento.
16- CURSOS LIVRES
Cursos Livres EAD foram lançados com o objetivo de oferecer cursos online de curta/média duração que contribuíssem para a capacitação e aperfeiçoamento profissional do estudante.
17- CURSOS ONLINE
Estrutura de um curso presencial porém realizado através de algum dispositivo tecnológico.
D
18- DESIGN INSTRUCIONAL
O design instrucional se trata de um conjunto de técnicas, métodos e recursos que possuem o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos EAD.
19- DESIGNER INSTRUCIONAL
É aquele que desenvolve ações sistemáticas de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem.
E
20- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios tecnológicos de informação e comunicação.
21- E-LEARNING
O e-learning é uma modalidade de ensino a distância, utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica.
22- E-MAIL MARKETING
Utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, controlando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas, gerando campanhas cada vez mais otimizadas.
23- ENGAJAMENTO
Engajamento é o envolvimento e a interação do aluno com o curso.
24- ESTÚDIO
Espaço físico delimitado no qual o professor realiza sua aula para transmitir aos alunos.
F
25- FÓRUM DE DISCUSSÃO
Ferramenta destinada a promover debates entre os alunos por meio de mensagens publicadas abordando uma mesma questão, possibilitando a troca, a construção e a produção de saberes entre os aprendizes.
Chegamos apenas a metade de nosso glossário EAD, não deixe de conferir os demais termos.
G
26- GAMIFICAÇÃO
Estratégia de interação que oferece incentivos aos alunos EAD, estimulando o engajamento de maneira lúdica. Por exemplo, oferecendo descontos e conteúdo extra.
I
27- ILUMINAÇÃO
Técnica de iluminar o cenário de modo a criar neste, por meio de variações e efeitos de luz, o clima adequado à cena que será gerada.
L
28- LANDING PAGE
Landing page é uma página criada para o seu site com o objetivo de produzir conversões para o seu negócio. Uma das melhores estratégias para transformar visitantes em leads.
29- LEAD
Lead é a pessoa que tem, de alguma forma, interesse no serviço da sua plataforma.
30- LMS
Learning Management Systems, conhecido como LMS ou Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA), são softwares que gerenciam bancos de dados complexos, currículos, materiais para treinamento e ferramentas de avaliação, auxiliando a promoção de ensino e aprendizagem virtual ou semipresencial.
M
31- MICROLEARNING
Microlearning se refere a oferecer processos de aprendizagem em doses menores, de melhor entendimento e planejamento.
Atividades educacionais que se baseiam em microlearning são caracterizadas por exigir do participante menos tempo e menos esforço em sua realização, com assuntos específicos e direcionados em cada unidade da abordagem, mas mantendo a complexidade no todo.
32- MOBILE LEARNING (M-LEARNING OU APRENDIZAGEM MÓVEL)
Interação entre os participantes da aula, que se dá através de dispositivos móveis, ou seja, celulares, ipods, laptops, entre outros.
33- MÓDULO
Módulo é o seção de conteúdo que deve ser realizada para o aluno ir adiante no curso. Por exemplo, não é possível ir para o módulo três se não passou pelo módulo dois.
34- MONETIZAÇÃO
Aproveitamento de algo, no caso o curso EAD, como fonte de lucro.
35- MULTIMÍDIA INTERATIVA
São formas de comunicação com o aluno EAD que utilizam múltiplos meios: imagens, textos, vídeos, transmissões ao vivo, entre outros, para interagir e tornar as aulas mais dinâmicas.
P
36- PERSONA
Persona é a representação do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes.
Funciona como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
37- PESQUISA DE SATISFAÇÃO OU AVALIAÇÃO DE REAÇÃO
As pesquisas de satisfação permitem que os alunos passem um feedback sobre os cursos, conteúdos, entre outros, conforme as perguntas inseridas na pesquisa.
38- POWERPOINT
Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, que servem de suporte para construir aulas.
39- PROFESSOR
Aquele que ensina, ministra aulas e tem a função de passar conhecimento.
Q
40- QUIZ
Um questionário que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto.
R
41- ROTEIRO
Roteiro é um guia utilizado como diretriz para organizar o conteúdo das aulas.
S
42- SALA DE AULA
Local onde os alunos aprendem lições ensinadas pelo professor.
43- SCORM
Sigla da nomenclatura em inglês “Sharable Content Object Reference Model”, que pode ser traduzida como “Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável”.
Se refere ao conjunto de padrões e especificações que compõem o protocolo de comunicação entre os objetos de aprendizagem EAD.
Envolve animações, vídeos, imagens, fotografias, textos, funções e conteúdos em geral, além da plataforma LMS.
44- SCREENCAST
O screencast é uma maneira fácil e eficaz de gravar uma vídeo aula.
É possível gravar a tela de vídeo do seu computador utilizando a sua narração de áudio.
Este tipo de gravação é ideal para quem oferece cursos online para transmitir o seu conhecimento.
T
45- TRANSMISSÃO AO VIVO
Ferramenta que possibilita os alunos de acompanharem ao vivo o tutor, de qualquer lugar.
Geralmente realizada através de vídeo, facilitando o compartilhamento de informações e conteúdos.
46- TREINAMENTO
Treinamento é a aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional.
47- TRILHAS DE APRENDIZAGEM
Trilhas de aprendizagem são um conjunto integrado e sistemático de ações de desenvolvimento que recorrem a múltiplas formas de aprendizagem, com o objetivo de produzir o conhecimento necessário para o desenvolvimento de competências, que engloba conteúdo teórico, habilidades e atitudes.
48- TUTOR
O tutor é considerado o professor que ensina a distância.
V
49- VIDEOCONFERÊNCIA
Videoconferência é a tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre o professor e os alunos, dando a sensação de que todos se encontram no mesmo local.
W
50- WEBINAR
Treinamento ao vivo online, onde durante a transmissão, os participantes podem interagir com questionamentos e visualização de documentos através de seus computadores.
Y
51- YOUTUBE
Youtube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.
Este foi o glossário EAD que preparamos com todo o cuidado para você ficar por dentro de todos os termos utilizados na educação a distância.
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