Live NPC: Entenda a nova trend polêmica do TikTok

live NPC
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Recentemente, uma nova forma de monetização no TikTok tem ganhado bastante adeptos: é a live NPC. Essa é uma transmissão que tem a finalidade exclusiva de receber doações e, para isso, utiliza a temática gamer, como explicaremos melhor adiante.

Entretanto, a nova trend tem rendido algumas polêmicas por ter um formato bastante diferente e até “estranho” e, ainda assim, render muito dinheiro aos usuários.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é a live NPC, como ela funciona e por que tem sido tão polemizada. Confira!

O que é live NPC?

A live NPC consistem em vídeos ao vivo nos quais os usuários se fantasiam e imitam personagens de videogame em troca de presentes digitais, que são convertidos em dinheiro real.

Para entender esse modelo de transmissão no TikTok, é preciso compreender o significado da sigla NPC – Non Playable Character, em português “Personagem Não Jogável”.

Nesse sentido, os NPCs são personagens comuns em games que, apesar de fazerem parte do jogo e interagirem com os jogadores, não realizam outras funções. É como se eles fossem figurantes. Basicamente, o que eles fazem é repetir uma série de movimentos e falas pré-determinadas.

E é justamente isso o que um usuário em uma live NPC faz: ele imita um personagem de jogo, replicando suas falas e movimentos robóticos durante toda a transmissão. Ou seja, suas ações ficam em loop até que alguém lhe envie um presente. Daí, ele interage em agradecimento, seja com alguma frase ou um gesto.

A única finalidade é receber doações das pessoas que estão assistindo à live, daí o fato de ela ser polêmica, uma vez que não agrega conteúdo à rede social e, mesmo assim, tem sido uma máquina de fazer dinheiro.

Como surgiram as lives NPC?

A live NPC surgiu na Ásia, mas se popularizou com a canadense PinkyDoll, que passou a criar uma resposta robotizada especial de acordo com os valores que recebia.

Segundo a própria influencer, ela já chegou a ganhar até US$4 mil por live, o que equivale a R$15 mil em média.

Como funciona a monetização da live NPC?

Como mencionamos, os espectadores da live NPC fazem doações de presentes virtuais, que são itens de desenho animado, como casquinhas de sorvete e rosas.  Posteriormente, tudo isso é revertido em dinheiro.

Ou seja, a principal forma de monetização é por meio das doações dos usuários, que podem variar, uma vez que cada pessoa doa o quanto quiser.

copy com chat gpt , herocreator

Entretanto, de forma indireta, a monetização também pode ocorrer de outras formas. 

Isso porque esse tipo de live tem gerado engajamento e aumentado a quantidade de seguidores do influencer que aposta nesse modelo de transmissão. A pioneira PinkyDoll, por exemplo, afirmou ter ganhado até 400 mil seguidores por live.

Dessa forma, com um número maior de seguidores, o influencer pode pensar em monetizar no TikTok de outras formas, como, por exemplo, por meio da parceria com marcas.

Quem foram os brasileiros que entraram na trend?

Diversos brasileiros têm entrado para a trend, inclusive artistas famosos, como Gominho e Ed Motta. Entretanto, o youtuber Felca é o que mais tem feito sucesso com esse modelo.

Na realidade, ele aposta em transmissões que ironizam as lives NPC, como se fossem paródias. Com isso, já conquistou mais de 1 milhão de seguidores em apenas quatro dias.

Além dele, outros brasileiros também têm se destacado nesse formato de live, como as tiktokers Prizza – que realiza transmissões mais infantilizadas, Karen Arara e Nana. Essas duas últimas se vestem como animes e têm reações padrões a cada presente recebido.

Por que as lives NPC são polêmicas?

Apesar de serem lucrativas, as lives NPC também são bastante polêmicas.

Isso se deve em razão da pouca qualidade que esse conteúdo oferece, além de não ser um modelo sustentável a longo prazo. Afinal, por ser uma trend, a tendência é que ele se expire em pouco tempo.

Inclusive, por causa do seu conteúdo precário e robotizado, o próprio TikTok já começou a derrubar algumas lives NPC. 

Para fazer sucesso no digital, é necessário ir muito além das trends do momento. Sim, é preciso criar estratégias que sejam realmente eficazes e que garantam a sustentabilidade do seu negócio ou da sua imagem.

Portanto, se você busca crescer no ambiente online, baixe agora mesmo o nosso Kit Marketing Digital. Nele, você encontrará estratégias para as redes sociais, além de um passo a passo completo para criar o seu infoproduto.

Garanta já o seu aqui. É grátis!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *