Marketing de afiliados: o que é e como fazer na prática

marketing de afiliados
O que é o marketing de afiliados e como ter sucesso colocando-o em prática. Saiba como ganhar dinheiro trabalhando como afiliado.
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Se você já fez pesquisas do tipo “como ganhar dinheiro na internet”, com certeza se deparou com o tema “marketing de afiliados”, não é verdade?

Inclusive, deve ter encontrado também artigos e vídeos relatando ganhos acima de R$10.000,00 mensais. Mas será que funciona mesmo? 

É o que vamos te mostrar ao longo deste conteúdo. Boa leitura!

Se você está procurando uma plataforma fácil, rápida e segura para escalar seu negócio digital, está no lugar certo. Inscreva-se na HeroSpark!

Quem são os afiliados?

A função de um afiliado é vender um produto de outro produtor e, em troca, receber uma comissão pela venda. Simples, não é?

Isso quer dizer que o afiliado pula algumas etapas do processo de abertura de um negócio, como a criação de um produto, por exemplo. Nesses casos, a única preocupação dele é em achar um bom produto e saber divulgá-lo para poder vendê-lo.

Se você quiser saber tudo sobre como se tornar um afiliado, aqui no blog tem um artigo completinho sobre esse assunto.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados consiste no uso de estratégias de marketing visando a venda de um produto ou serviço.

Ou seja, ele refere-se a toda publicidade online que um afiliado pode realizar para promover o que ele escolheu vender.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não são apenas produtos digitais que podem ser vendidos pelos afiliados.

A comissão de produtos físicos varia entre 10% e 20% e a de infoprodutos pode chegar até 80% em alguns casos, uma vez que o custo de produção é mais baixo.

Embora a quantidade de infoprodutos seja infinita, existem programas de afiliados que também ofertam produtos físicos e até serviços, como ferramentas para automação de e-mail, por exemplo.

O mais interessante do marketing de afiliados é que você não precisa usar estratégias agressivas na hora de ofertar um produto. Além disso, essa é uma das formas mais rápidas de se ganhar dinheiro na internet

Mas, atenção: não se iluda achando que é algo fácil. Não é! No entanto, se for bem feito, em poucos meses os resultados começam a aparecer.

Marketing multinível (MMN) ou marketing de afiliados?

No meio digital, o marketing de afiliados costuma ser confundido com outras práticas de negócios, como o marketing multinível ou o PLR. Porém, esse equívoco acaba disseminando desinformação. 

Por isso, resolvemos explicar cada uma dessas modalidades. Assim, você não vai mais confundir nenhuma delas. Confira!  

Marketing multinível: como funciona?

O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, surgiu em 1940 nos Estados Unidos. Como o nome já sugere, o objetivo aqui é criar uma rede de pessoas que ganham comissões em vários níveis.

Vamos dar um exemplo para facilitar: João trabalha vendendo carros. A cada veículo vendido, ele ganha uma pequena comissão. Então, João indica Maria para trabalhar nessa mesma empresa. A cada venda realizada por Maria, além dela ganhar uma comissão, João também vai ganhar um pedaço dessa venda. E assim sucessivamente.

No entanto, no MMN é preciso um investimento inicial para comprar os produtos a fim de iniciar as vendas.

Vale dizer ainda que, no Brasil, existem grandes empresas atuando no marketing de rede, como: 

  • Polishop;
  • Hinode; 
  • Mary Kay;
  • Entre outras. 

Marketing de afiliados: como funciona?

No marketing de afiliados, não é necessário ter o produto em mãos para vendê-lo. Você é apenas a ponte entre produtor e consumidor.

Como afiliado, você também não precisa se preocupar com estoque e nem em trazer pessoas para a sua rede de contatos. E, além disso, se o seu produto estiver em baixa, você pode simplesmente trocar de mercadoria sem qualquer custo. 

Vale dizer que algumas empresas têm programa de afiliados para a venda de produtos físicos, como a Americanas.

Quais são os melhores canais para vender como afiliado? 

Conheça agora alguns dos canais que você pode utilizar para vender como afiliado!

Site/Blog

Esse canal vai te possibilitar escrever artigos e reviews sobre o produto que você está divulgando. Além disso, vai te ajudar também a manter contato com o seu público.

Vale dizer que, no meio digital, usamos muito a expressão “educar a audiência”. Essa técnica consiste em mostrar para pessoas que visitam o seu blog que ela tem um problema e, principalmente, que você pode resolvê-lo.

O mais legal é que é possível criar sites e blogs de forma gratuita. Inclusive, o WordPress é uma das plataformas que te permite fazer isso, por exemplo. 

O ideal é que você invista em um template profissional para que o seu blog não fique bagunçado. Tente deixar ele o mais clean possível. Isso vai evitar que as pessoas saiam da sua página antes de terminar a leitura.

No artigo “Marketing de conteúdo e SEO”, você consegue achar várias dicas legais para deixar o seu blog em destaque nas pesquisas. Afinal, não adianta escrever conteúdos valiosos se ninguém vai ler. 

Por isso, saiba que ter domínio das técnicas de SEO é fundamental e vai ajudar muito!

E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal de comunicação com leads através de uma plataforma de automação de e-mails. Ou seja, você pode programar mensagens e elas serão enviadas automaticamente para a sua lista de contatos.

E como você vai criar essa lista de contatos? Uma possibilidade é com a oferta de algum material gratuito, como um e-book, por exemplo. Nesse caso, o e-mail marketing é visto como uma isca digital.

Assim, em seu site/blog ou nas suas redes sociais, você pode oferecer um conteúdo e, em troca, a pessoa disponibiliza o e-mail dela. Pronto, agora você já sabe que essa pessoa está interessada no que você tem a dizer!

Saiba que o SqueezeWP te possibilita criar caixas de captura e banners para colocar no seu blog. Basta você montar uma caixinha ofertando algo, com um espaço, para o interessado digitar o e-mail e/ou outras informações que você julgar necessárias.

Vale dizer que o e-mail marketing também deve ser usado no pós-venda, pois é uma oportunidade de manter as portas abertas para que antigos clientes comprem novamente. 

No vídeo abaixo, falamos um pouco mais sobre a melhor ferramenta de e-mail marketing do mercado. Teste gratuitamente!

YouTube

Com certeza você conhece o YouTube, não é? Mas você sabia que essa plataforma está atrás “apenas” do Google quando o assunto são pesquisas? Ou seja, se você conseguir se destacar no YouTube, estará falando para milhões de pessoas.

O YouTube possibilita conversar com o seu público através de vídeos. Assim, você pode mostrar o seu produto, caso o tenha em mãos, e também pode usar os vídeos para fazer reviews e comentários sobre ele. 

Muitas vezes as pessoas não têm tempo para longas leituras. Então, os vídeos acabam sendo o caminho mais rápido para chegar até a informação.

Para ter sucesso, o afiliado precisa ser visto! Assim, além do YouTube proporcionar isso, ele também vai te dar a chance de ter um canal de comunicação mais aberto com a sua audiência.

Divulgação em redes sociais

Segundo levantamento realizado pela Website Rating, há, aproximadamente, 127 milhões de brasileiros conectados ao Facebook e cerca de 60,6% usam a rede. Isso mostra que as redes sociais são ótimos lugares para divulgar os seus produtos. 

Assim, em primeiro lugar, você pode usar as redes sociais para postar seus links de afiliado ou para atrair mais tráfego para o seu site. O Facebook, por exemplo, te permite criar grupos e eventos onde você pode interagir com os seus seguidores.

Mas saiba que você pode usar as suas redes sociais para focar em vendas também. 

No entanto, não é aconselhável usar táticas muito agressivas. Mas algumas estratégias podem te ajudar bastante. Veja:

Conteúdos explicativos

Use suas redes sociais para postar conteúdos explicativos, curtos e diretos. São poucas as pessoas que usam essas plataformas para longas leituras. Deixe isso para o seu site.

Assim, você pode usar:

  • Imagens ilustrativas;
  • Infográficos; 
  • Mapas mentais;
  • Entre outros recursos visuais…

Explique o que é o seu produto e como ele funciona de um jeito criativo e ágil. Isso vai gerar curiosidade nas pessoas que estão vendo o anúncio.

Mostre o seu produto na prática

Aproveite para mostrar como o seu produto funciona na prática. O Instagram, por exemplo, te permite fazer vídeos curtos. 

Então, você pode usar essa ferramenta para mostrar ao seu público como usar o que você está vendendo ou como esse produto pode ser um facilitador na vida das pessoas.

Saiba, ainda, que você pode mostrar os produtos físicos, mas também os infoprodutos. Se a sua área de atuação é saúde e bem-estar, por exemplo, mostre como um e-book de receitas saudáveis ajuda no dia a dia.

Tire as dúvidas dos interessados

Com certeza você receberá vários e-mails e mensagens com dúvidas sobre o produto. Então, aproveite as redes sociais para respondê-las!

copy com chat gpt , herocreator

Além das dúvidas, surgirão diversas objeções. Pessoas vão dizer que o produto não funciona ou que não é útil. Por isso, use esse canal para mostrar como elas estão enganadas.

Testemunhos de clientes

Outro método muito eficaz nas vendas são os relatos de pessoas que já compraram contigo. Além dos reviews que você pode fazer no YouTube, aproveite as redes sociais para mostrar depoimentos de clientes que tiveram a vida impactada pelo seu produto.

Por mais que o hábito de compras online tenha crescido nos últimos anos, muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet.

Por isso, o testemunho de clientes satisfeitos com o produto motivarão aqueles que estão em dúvida sobre realizar a compra.

É possível ganhar dinheiro com marketing de afiliados?

Sim, com certeza! Segundo levantamento da Awin, na primeira onda da pandemia, o marketing de afiliados teve um crescimento de 72% nas vendas. 

Logo, o mercado está aquecido e esse pode ser o momento de trabalhar para si mesmo e usar os métodos que considerar mais apropriados para gerir um negócio. 

Obviamente, o início não será fácil. No entanto, o marketing de afiliados oferece a oportunidade de trabalhar de onde quiser e quando quiser.

Ou seja, é possível começar essa atividade como um extra e depois torná-la uma fonte de renda principal. 

Vale dizer que o investimento inicial é muito baixo, praticamente zero, e você não vai precisar criar um produto.

Como trabalhar com marketing de afiliados? Passo a passo

Antes de começar a trabalhar com o marketing de afiliados, certifique-se de seguir algumas etapas essenciais para atingir resultados favoráveis. 

Para te ajudar, listamos um passo a passo detalhado. Confira!

1. Faça um planejamento e uma pesquisa de mercado

Assim como todas as áreas de marketing, iniciar um negócio sem planejamento e pesquisa pode ser desastroso. Dessa forma, pesquise os nichos de mercado que estão em alta e trace um plano estratégico para o seu negócio.

Nesse planejamento, você precisará levantar pontos essenciais, como:

  • Objetivo do negócio;
  • Público-alvo;
  • Persona;
  • Jornada de compra;
  • Gestão financeira;
  • E muito mais…

Com todo esse processo documentado, os próximos passos se tornam mais eficientes.

2. Defina seu produto

Em seguida, defina o produto com o qual irá trabalhar. Para isso, é interessante reunir o máximo de informações possível. 

Saiba que será por intermédio de uma pesquisa entre sua audiência ou quem você gostaria de atingir que você descobrirá qual tipo de produto trabalhar no seu programa. 

Além disso, você precisa descobrir qual área mais lhe atrai, pois isso facilitará todo o processo de divulgação e venda.

Além disso, você se sentirá mais motivado em pesquisar a respeito do produto e adquirir conhecimentos necessários.

3. Escolha uma plataforma eficiente e confiável

A escolha de uma plataforma e um programa de afiliados confiável, como a HeroSpark, é super importante para o sucesso do seu negócio. Isso porque existem programas de afiliados que podem ser duvidosos.

Por isso, vale a pena reservar um tempo para a escolha desse serviço. Afinal, será por intermédio da plataforma que você estruturará todo o seu negócio.

4. Implemente estratégias de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito útil nos negócios, visto que seu foco está em “educar a audiência”, certo?

Logo, ao implementá-lo no seu negócio, seu consumidor não se sentirá intimidado a realizar uma compra de imediato.

Isso porque você primeiro oferecerá conteúdos relevantes a fim de apresentar seu produto e torná-lo cada vez mais interessante.

5. Invista em tráfego pago

Outra forma eficiente de divulgar o seu produto é por intermédio do tráfego pago

Para ter resultados mais rápidos, você pode investir inicialmente em anúncios para divulgar seus produtos. Assim, você atrai as pessoas que já estão prontas para comprá-lo. 

Como funciona o programa de afiliados da HeroSpark? 

O SparkAffiliates é um programa de afiliados da HeroSpark. Ele é prático e foi criado para facilitar a vida do produtor e do afiliado.

O produtor pode criar um programa de afiliados de forma fácil e rápida. Além disso, ele pode: 

  • Adicionar quantos produtos desejar; 
  • Definir diferentes comissões para cada produto; 
  • Escolher quais ofertas serão disponíveis aos afiliados; 
  • Gerar o link automaticamente assim que convidar uma pessoa como afiliada. 

Já para o afiliado, existe a possibilidade de ele se afiliar a quantos produtos de terceiros quiser, desde que o produtor envie o convite.

Sendo assim, o SparkAffiliates centraliza tudo o que você precisa para começar a trabalhar com o marketing de afiliados em um único lugar. 

Por isso, para começar a trabalhar na área e obter muito sucesso, conheça o programa de afiliados da HeroSpark agora mesmo!

Quais são as vantagens do marketing de afiliados?

Baixo custo de investimento

Esse ponto deve ser analisado por dois ângulos. O primeiro investimento que vem à mente é o financeiro, certo? Então, se compararmos qualquer negócio físico com o online, certamente o valor monetário investido no digital é muito menor. 

E no marketing de afiliados isso vale também para os produtos físicos. Afinal, você não precisa comprá-los para revender. Basta fornecer o link pelo qual a pessoa pode concluir a venda e sua comissão cai na conta. Simples assim.

Outra economia a ser considerada é o tempo. Algumas pessoas têm mais e outras menos talento para desenvolver um infoproduto de qualidade, seja um curso online ou um  e-book.

Assim, o tempo que você usaria para elaborar o material pode ser revertido em horas para divulgar um bom produto que já está disponível.

Maiores possibilidades de vendas

A internet já está consolidada como o meio de comunicação mais utilizado no mundo todo. E a cada dia mais pessoas estão consumindo online, o que está alavancando as vendas de infoprodutos

E como sabemos, a internet é uma “loja” aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano. Por isso, vender enquanto dorme é uma das vantagens do marketing de afiliados.

Não exige formação acadêmica

Conhecimento é essencial em todas as áreas da vida. Isso não é diferente com o marketing digital, que cresce e evolui a cada dia. 

No entanto, sendo seu próprio chefe, já não se faz necessário apresentar um diploma de formação acadêmica para se tornar um empreendedor bem sucedido.

Permite trabalho remoto

Outro sinal dos tempos é a cultura de nomadismo digital. Trabalhar online permite que você esteja fisicamente em qualquer lugar do mundo. 

Você pode ter um blog, um canal no YouTube, perfis em redes sociais e também divulgar produtos a partir de cada uma dessas plataformas.

Sendo assim, uma outra vantagem do marketing de afiliados é que ele permite trabalhar remotamente.

Oportunidade de renda extra

Não precisa deixar tudo para trás, comprar um motorhome e rodar o mundo, caso você não queira. O marketing de afiliados também é uma boa oportunidade de renda extra. Afinal, você pode trabalhar as campanhas e a divulgação em suas horas extras.

Permite atender vários segmentos

A variedade de produtos disponíveis é grande. Certamente existe um com o qual você e seu público se identificam. E não precisa ser apenas um. Podem ser produtos de segmentos correlatos ou complementares. 

Desvantagens do Marketing de Afiliados

Não controlar os produtos ofertados

Por um lado, é positivo ter um produto pronto para dedicar seu tempo à promoção ao invés da produção, não é verdade? Mas, por outro, isso pode acarretar em clientes não satisfeitos com o que foi adquirido.

Portanto, pesquise extensivamente o histórico do produtor e o que é vendido para evitar estar se vinculando a algo que não agregue ao seu público.

Não ter salário fixo

Esse é mais um fator a levar em consideração para seu planejamento financeiro. Não ter um salário fixo pode ser bom, já que não limita seus ganhos e reflete sua dedicação ao empreendimento. 

Mas pode ser ruim porque nem sempre a conversão é proporcionalmente igual aos seus esforços. Trabalhar por conta própria tem seus altos e baixos, mas isso não deve ser um impeditivo para que você tente. 

Certamente você aprenderá muito sobre si mesmo e sobre assuntos que antes, talvez, não se interessasse, mas que são vitais para a saúde dos negócios, como o planejamento financeiro.

Concorrência entre afiliados

Se você está lendo este artigo, muito provavelmente está considerando tornar-se um afiliado. Assim como você, outras pessoas tiveram ou estão tendo esse mesmo pensamento. 

Dependendo da plataforma escolhida, isso significa que a concorrência será bem grande dentro de nichos muitas vezes limitados. Nesses casos, quem mais domina as ferramentas de marketing digital costuma se sair melhor.

Falta de suporte do produtor/plataforma

É aqui que tudo começa e termina. Desde o upload do produtor de conteúdo até o seu pagamento. Por isso, é tão importante conhecer bem cada produtor e plataforma antes de se afiliar. 

Além do prazo e histórico de pagamentos, inclua no seu checklist se o produtor e a plataforma:

  • Oferecem materiais de apoio para divulgação;
  • Possuem suporte rápido para suas dúvidas;
  • Permitem o rastreamento de vendas;
  • Possuem controle de qualidade sobre os produtos ofertados

É infoprodutor ou afiliado?

Inscreva-se gratuitamente na HeroSpark e conheça nosso programa de afiliados em primeira mão!

Quero conhecer!
Banner_blog_herospark
6 comments
  1. Com certeza, é um mercado cada vez mais especializado e aprofundado por muitos empreendedores. Afiliados Brasil realmente é um grande evento. Já participamos como parceiro no evento de 2019. Obrigado pela contribuição. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *