6 dicas para conquistar a nova geração de clientes

mãos de várias pessoas ao redor de uma mesa, todos seguram celulares. imagem com filtro roxo e texto em destaque: nova geração de clientes

Você já parou para pensar que cada nova geração de clientes possui hábitos de compras diferentes, e que esses costumes impactam diretamente no mercado? 

Talvez você esteja se perguntando como as novas gerações podem modificar a forma como os negócios são feitos. Bem, o que seus pais consumiam em sua fase adulta, é diferente do que você consumia/consome, certo?

Então, que tal conhecermos a Geração Z, o grupo de jovens que está adquirindo poder de compra, a fim de aprendermos a nos adaptar a eles?

Para te apresentar melhor esta geração, usamos como base para esse artigo o livro Zconomy, escrito por Jason Dorsey e Denise Villa, ambos cofundadores da The Center for Generational Kinetics (CGK), uma empresa que analisa como cada geração se comporta, com o propósito de ajudar outros negócios a se adaptarem.

Então, vamos lá! Por que precisamos prestar atenção a essa geração? Bem, a Gen Z, uma outra forma de chamar a Geração Z, pode afetar seu negócio, para o bem ou para o mal, com apenas um clique

Uma vez que essa geração de clientes é a primeira a viver uma vida completamente digital, a relação deles com as tecnologias se dá através de um elo que configura uma dependência, e essa dependência já aparece em seus primeiros anos de vida. 

Agora que já demos um grande spoiler sobre a influência da tecnologia nos comportamentos dessa geração, que tal conferirmos as dicas encontradas no livro para conquistá-los como clientes? 

 

1. Invista em um valor que seja importante de ser compartilhado

Já analisou os benefícios de ter sua marca sendo compartilhada de forma orgânica, através de apenas um clique?

De acordo com Jason Dorsey e Denise Villa, sua empresa precisa não só investir em oferecer produtos novos, de qualidade, e com valor justo, como também empregar ações que promovam diversidade e inclusão.

Mas porque isso é importante? Bem, essa geração de clientes, graças às redes sociais, vem, progressivamente, se engajando em iniciativas e movimentos, e eles têm se preocupado cada vez mais em consumir marcas que não se preocupam apenas com o lucro, mas também com causas sociais. 

 

2. Não os faça sair de casa 

Sabe o que fez empresas como a Amazon, Shopee, Aliexpress, Ifood e Shein ganharem tanta força? O alto investimento em websites e aplicativos que facilitam a realização de compras online. 

De acordo com o livro “Zconomy” essa geração não conhece uma época em que não fosse possível comprar o produto desejado apenas se locomovendo para alcançar o dispositivo mais próximo. 

Dessa forma, para fortalecer sua marca no mercado, é indispensável investir em meios de compra online que sejam intuitivos e fáceis de serem utilizados. 

 

3. Valorize, acima de tudo, a experiência do usuário

Se você tem um negócio, então, provavelmente, já pensou na melhor maneira de satisfazer seu cliente.

Com a Gen Z, levando em consideração seus comportamentos voltados para a tecnologia, é necessário focar na experiência do usuário durante suas compras online

O pessoal dessa geração, segundo Dorsey e Villa, busca uma experiência mais individualizada. 

copy com chat gpt , herocreator

Sabe quando você fala sobre um produto e, de repente, começam a aparecer propagandas oferecendo exatamente aquilo que você mencionou? A Geração Z busca justamente isso, facilidade em encontrar o que desejam, assim como o feedback de outros usuários sobre o produto. 

Dessa forma, invista em tecnologia para que seu site ou aplicativo apareçam sempre que seu produto for buscado, e os desenvolva, prezando sempre, uma navegação que se dê de forma intuitiva, fazendo com que o consumidor encontre as informações que precisa sem se esforçar. 

 

4. Invista em tutoriais 

O que você considera mais fácil? Ler um enorme manual de instruções sobre como montar ou utilizar um produto ou ver um vídeo no YouTube ensinando exatamente a melhor forma de usá-lo?

Independente se seu negócio está inserido no ramo de indústria, comércio ou serviços, disponibilize para seus consumidores vídeos tutoriais ensinando a melhor forma de utilizar seu serviço ou produto. 

 

5. Reinvente aquilo que você conhece como propaganda

No livro “Zconomy” é enfatizado que, diferentemente das outras gerações que cresceram assistindo TV e ouvindo rádio, a Geração Z não está familiarizada com propagandas que são exibidas nesses meios. 

O que costuma atrair a atenção desse público são os produtos divulgados por seus artistas e influenciadores favoritos, através de suas redes sociais. 

 

6. Facilite o último e mais importante passo do processo de compras: o pagamento 

O processo de compras envolve diversas etapas que, se somadas, e não otimizadas previamente, podem gerar desgaste. 

Dessa forma, você não vai querer que seu cliente desista na hora de pagar somente porque o processo está demasiadamente complexo e demorado, certo?

Seja em sua loja física ou virtual, facilite as formas de pagamento. 

Informe-se sobre quais as maneiras mais fáceis e rápidas de realizar e receber um pagamento e implemente a tecnologia necessária na sua empresa

 

Não dificulte sua vida e a de seus clientes! 

Jason Dorsey e Denise Villa deixaram claro, a Gen Z não irá consumir seus produtos ou serviços se o processo de compra não for otimizado. 

Essa geração de clientes vive em um mundo em que, basicamente, todas as suas ações cotidianas podem ser resolvidas com apenas um clique. 

Dessa forma, se você deseja que sua empresa sobreviva a inserção dessa geração na posição de consumidores, a hora de mudar é agora! 

 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *