Rebranding: o que é, como fazer e exemplos

Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O rebranding é representa um conjunto de estratégias que ajudam um negócio, seja ele físico ou online, a criar um novo posicionamento visando a melhorar a percepção da marca. Ou seja, por meio dele, é possível mudar a forma como as pessoas veem as marcas.

Ele não é utilizado apenas quando acontece algo negativo, por isso é essencial que você conheça sobre este assunto e aplique no seu dia a dia, caso seja necessário.

Pensando nisso, resolvemos apresentar neste texto os principais pontos relacionados ao tema. Confira!

 

O que é rebranding?

Rebranding é o reposicionamento de uma marca no mercado. Ou seja, são os esforços de comunicação para alterar a visão que as pessoas têm sobre ela.

Normalmente, isso acontece em algumas situações, como quando:

  • a marca passa por uma mudança muito grande, como uma fusão;
  • você percebe que não está impactando a audiência da maneira que esperava;
  • a marca é afetada negativamente por algum acontecimento interno ou externo;
  • o comportamento do consumidor se altera impactando as operações da organização, como a exigência do mercado pela humanização das marcas. 

Diante disso, podemos dizer que o rebranding é um conjunto de técnicas, estratégias e ferramentas que ajudam a criar um novo posicionamento em relação aos valores e as qualidades de uma marca.

Vale destacar que existe o rebranding parcial, evolutivo ou revolucionário.

O parcial é aquele no qual ainda são mantidas algumas características do posicionamento original.

Já o evolutivo, é caracterizado por pequenas mudanças ao longo do tempo, às vezes o público nem percebe.

Por fim, o revolucionário acontece quando a marca muda totalmente sua identidade visual, entre outros detalhes.

 

Como fazer um bom rebranding?

Para isso, existe um passo a passo simples, mas que precisa ser feito com muita disciplina e criatividade, caso contrário não surtirá os resultados necessários. Continue a leitura e confira esse processo.

 

Faça o diagnóstico da situação atual

O processo de rebranding começa com o diagnóstico do problema. Nesse caso, você deve identificar porque é necessário fazer o reposicionamento da marca.

E em seguida fazer pesquisas para verificar a visão interna e externa sobre o seu negócio.

Assim, é possível saber como está o atual posicionamento da marca. Por fim, você precisa analisar o mercado. Para isso, deve coletar informações sobre os concorrentes e o público-alvo

 

Crie as estratégias de rebranding

Com todos esses dados coletados na etapa de diagnóstico, fica mais fácil definir os objetivos e desenhar uma boa estratégia de rebranding. Portanto, você saberá os resultados esperados e, consequentemente, poderá identificar quais são as ações mais eficientes para atingi-los.

Por exemplo, é possível investir em uma nova identidade visual, já que ela é a parte mais marcante de um negócio.

Ou seja, é por meio dela que as pessoas conseguem ter a primeira percepção sobre a sua marca.

Diante disso, pense muito bem no design, nas cores, na tipografia, entre outros detalhes.

Lembre-se de que as escolhas não devem ser aleatórias, você precisa definir um conceito antes de decidir quais serão as mudanças propriamente ditas.

copy com chat gpt , herocreator

Outra estratégia de rebranding é a mudança do tom de voz da marca. Isso pode ser feito por meio da criação de uma brand persona que representa os novos valores que a marca deseja repassar para a sua audiência.

Vale destacar que deve-se encontrar um equilíbrio entre o posicionamento atual e o novo.

Dessa forma, fica mais fácil evitar a descaracterização total. Por isso, é necessário criar uma estratégia muito bem alinhada.

 

Faça a implementação das estratégias

A etapa de implementação da estratégia é o momento de colocar em prática tudo que foi planejado. Adote a nova identidade visual no seu site e nas suas redes sociais, apresente a sua brand persona para a sua audiência, entre outros pontos que você definiu anteriormente.

Para isso, é interessante fazer criativos (vídeos, textos, imagens) com uma breve explicação das mudanças para divulgação nas redes sociais e no e-mail.

Ou seja, criar uma campanha de lançamento. Assim, o seu público-alvo não fica perdido diante das novidades.

 

Mensure os resultados do rebranding

Depois de investir tempo e dinheiro nas estratégias de rebranding, é necessário mensurar os resultados.

Assim, você conseguirá entender se os objetivos esperados foram alcançados. Em suma, se foi possível mudar a percepção da sua marca perante o mercado consumidor. 

Para isso, deve-se fazer pesquisas qualitativas e quantitativas tanto internas quanto externas.

Com base nesta análise dos resultados, você poderá implementar ações de melhoria, caso seja necessário.

 

Quais empresas já fizeram um rebranding?

No mercado existem diversas empresas conhecidas que já fizeram rebranding para melhorar o seu posicionamento de mercado. Dentre elas, escolhemos 2 para apresentar para você. 

 

1. Skol

Provavelmente, você se lembra das antigas publicidades da Skol no qual apareciam modelos e atrizes seminuas, não é verdade?

Diante disso, o rebranding da marca foi necessário devido a mudança no comportamento do consumidor e a alteração da visão da empresa em relação ao público feminino. 

Isso porque as mulheres também consomem a bebida. No rebranding a marca usou o próprio erro do passado para criar novas campanhas.

Para isso, chamou ilustradoras para desenvolver peças com base nos anúncios antigos, mas para passar essa nova visão de respeito à diversidade e à sociedade.

 

2. McDonald’s

Depois de um documentário que discute sobre o incentivo à má alimentação, a imagem do McDonald’s foi abalada negativamente.

Diante disso, a empresa percebeu que precisava mudar o seu posicionamento e começou a fazer mudanças no layout das lojas, nas cores, no cardápio, entre outros detalhes para transformar o seu ambiente em algo mais gourmet e saudável.

Agora que você já sabe o que é rebranding, que tal compartilhar conosco quais estratégias adotaria caso tivesse que fazer esse processo no seu negócio digital?

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *