Régua de mensagens:  modelos de mensagens para enviar no Whatsapp.

Imagem de um celular representando uma régua de mensagens
Extensão plano basic

Manter um relacionamento com o cliente é essencial para fidelizá-lo, garantir uma excelente experiência de compra e possivelmente fechar novas vendas.

Esse processo envolve estar presente em todas as etapas da compra, inclusive no pós-venda com mensagens que façam com que o cliente lembre da sua loja e da boa experiência que ele teve.

Hoje, o principal canal para manter esse contato é o Whatsapp. O Whatsapp é dinâmico, rápido, fácil e garante que o cliente vai realmente ler as mensagens enviadas, visto que no e-mail muitas mensagens ficam perdidas e nem são abertas.

Para garantir uma comunicação eficiente via Whatsapp, a sua empresa precisa estruturar uma régua de mensagens personalizadas. Acompanhe o resto do artigo que vamos te explicar o que é uma régua de mensagens e como aplicar na sua loja virtual.

O que é uma régua de mensagens?

Uma régua de mensagens é um conjunto de mensagens estratégicas e ordenadas para cada etapa dentro do processo de vendas e pós-vendas. 

Essa sequência de mensagens planejadas são estruturadas de forma sequencial enviadas para o cliente de acordo com o momento dentro da jornada de compras que ele se encontra. É importante que as suas mensagens da régua de mensagens sejam documentadas, assim todas as pessoas da empresa têm acesso e conseguem seguir o mesmo processo. 

Ter uma régua de mensagens facilita muito os processos, economiza o tempo da equipe, garante que todos estejam falando a mesma língua dentro da comunicação com o cliente e ainda facilita o processo de se comunicar com todos os clientes sem deixar nenhum de fora e sem as informações necessárias.

Benefícios de definir uma régua de mensagens

Existem muitos benefícios para uma loja virtual ao aderir ao envio de mensagens com uma régua de comunicação, economiza tempo, organiza os processos, facilita a comunicação da equipe, mas além destes benefícios óbvios existem outros que podem trazer ainda mais ganhos.

Enviar mensagens no momento certo pode tirar as dúvidas e evitar que o cliente precise contatar o suporte. Ao entregar mensagens que geram valor você conseguirá se conectar e criar uma relação de confiança com o cliente.

As mensagens podem ser excelentes ferramentas para vencer as e vencer as objeções que um cliente possa ter e assim fechar vendas. 

copy com chat gpt , herocreator

Uma régua de comunicação no Whatsapp é também uma das melhores formas de reter clientes. Vender para alguém que já consumiu da sua marca sempre será mais barato do que vender para uma pessoa nova. Por isso, manter a comunicação após a venda com conteúdos que sejam relevantes é essencial para se fazer presente e fidelizar os clientes.

Agora vamos te mostrar na prática os principais modelos de mensagens para criar a sua própria régua de comunicação.

Mensagens de boas-vindas

Assim que o cliente se cadastrar na sua base de leads envie uma mensagem de boas-vindas. Aproveite essa oportunidade para mostrar que o cliente é importante e que a sua equipe está à disposição caso ele precise.

Mensagens de agradecimento

Toda vez que um cliente realizar uma compra na sua loja virtual, aproveite a oportunidade para demonstrar a sua gratidão e apreço enviando uma mensagem de agradecimento pela compra.

Mensagens de status do pedido

As mensagens de status do pedido são informativas e tem o objetivo de deixar o cliente ciente sobre o que está acontecendo com o seu pedido no momento. Existem etapas padrão em todas as entregas, envie mensagens específicas em cada uma e garanta que o cliente fique tranquilo. As principais etapas são:

  • Mensagem de confirmação do pedido;
  • Mensagem de confirmação do pagamento;
  • Confirmação do cancelamento do pedido quando houver;
  • Localização do pedido quando o mesmo já saiu para a entrega.

Mensagens de sugestão de produtos

Para aumentar as chances de revenda, selecione produtos que possam interessar o cliente com base no que ele já comprou ou deixou no carrinho e envie por mensagem. Se possível inclua um cupom de desconto.

Mensagens de pedido de feedback

Demonstra que a sua loja valoriza a opinião do cliente Envie mensagens e formulários pedindo para que ele avalie o atendimento, processo de compra, produto e que deixe sugestões de melhoria. 

Integração com o Whatsapp

Estar presente na jornada de toda a sua base de clientes não é uma tarefa fácil e exige muitas pessoas capacitadas operando, para facilitar esse processo existem ferramentas de automação de mensagens.

Essas ferramentas são facilmente integradas ao Whatsapp e permitem que você gerencie a sua base de uma forma muito simples, crie mensagens automáticas e envie mensagens personalizadas pelo próprio aplicativo.

Com certeza, isso ajuda muito a otimizar o tempo e direcionar o trabalho dos colaboradores para outras atividades importantes.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e te ajudem a oferecer um serviço cada vez melhor para os seus clientes.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *