Tráfego pago: o que é, como funciona e como fazer [2023]

Saiba tudo sobre tráfego pago
Quer aprender sobre tráfego pago? Continue a leitura.
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio de anúncios em redes sociais, plataformas de busca e até apps, ele possibilita expor sua marca a mais pessoas.

Essa estratégia é importante porque, além de ter um bom produto, é preciso ser visto e notado. E o melhor meio de fazer isso é com publicidade paga.

Por isso, neste material, você entenderá como funciona o tráfego pago no planejamento de marketing digital e as melhores estratégias para alavancar o desempenho das suas campanhas. Boa leitura! 

A HeroSpark é uma plataforma ideal para quem deseja criar negócios digitais de alto impacto. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é tráfego?

Tráfego é o movimento de usuários entre páginas na internet

Dessa forma, existem duas maneiras mais comuns de gerar tráfego:

  • Orgânico: é realizado de forma espontânea por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo. Esse tipo ocorre quando a sua plataforma é visitada por meio de recomendações de clientes e amigos, links enviados por aplicativo de mensagem, publicações em redes sociais, dentre outros.
  • Pago: anúncios pagos que redirecionam visitantes para as suas páginas.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é aquele que depende de algum investimento para funcionar. São anúncios publicitários em várias plataformas, como links patrocinados do Google ou publicações em páginas do Facebook.

Esses anúncios têm a função de levar as pessoas até o seu site. Para tanto, é necessário elaborar textos e imagens atrativos.

Vale dizer que, no geral, essa é a estratégia de marketing digital que tem melhores resultados em curto prazo.

Como funciona o tráfego pago?

As estratégias dependem bastante de onde você vai anunciar, mas, em geral, é necessário seguir os seguintes passos para criar uma campanha de tráfego pago:

  1. Escolher o objetivo da campanha: gerar maior reconhecimento de marca, gerar mais visitas ao site, aumentar o número de downloads de um aplicativo, gerar mais vendas, entre outros.
  2. Definir o público: escolher quais perfis de público vão visualizar as campanhas, como pessoas com determinados interesses ou que morem em determinados estados do Brasil, por exemplo.
  3. Escolher o orçamento: é o quanto você quer investir em determinada campanha.
  4. Criar os anúncios: produzir as artes e os textos dos anúncios.
  5. Analisar os resultados: acompanhar métricas de marketing para medir o sucesso da campanha.

As próprias plataformas onde você cria os anúncios dão direcionamentos e opções para otimizar os resultados de cada etapa. Inclusive, cabe ressaltar que o Meta Business Suite (Facebook e Instagram) e o Google Ads estão entre as principais ferramentas de tráfego pago.

Além disso, é importante destacar que os anúncios aparecem apenas para pessoas que se interessam pelo tema. Por exemplo: se você vende cursos de inglês, as suas propagandas vão aparecer apenas para quem pesquisa o assunto ou curte temas relacionados a ele.

Quais as principais plataformas utilizadas no tráfego pago?

Segundo um estudo da We Are Social, Facebook, YouTube e Instagram estão entre as redes sociais mais usadas no Brasil. A boa notícia é que elas oferecem plataformas próprias para desenvolver estratégias de tráfego pago.

Assim, se você tem um negócio digital, provavelmente a sua audiência está em algum destes canais. E, sem dúvida, ela também está usando o Google para fazer pesquisas.

Portanto, devido à popularidade destas empresas, elas se tornam as principais ferramentas de tráfego pago para a maioria dos negócios. Abaixo, apresentamos detalhes sobre elas.

Google Ads

No Google Ads, é interessante estar atento a estas possibilidades:

  1. Links patrocinados: publica anúncios para palavras específicas no mecanismo de busca, antes dos resultados orgânicos.
  2. AdSense: publica anúncios em páginas parceiras do Google.
  3. YouTube Ads: anúncios antes ou durante vídeos.
  4. PlayStore: anúncios na loja de aplicativos do Android.

Meta Business Suite

Antes conhecido como Facebook Ads, o Meta Business Suite é o responsável pelos posts patrocinados no Instagram e no Facebook. Convém mencionar que essa mudança de nomenclatura se deu após a empresa Facebook passar a se chamar Meta. 

A plataforma usa o formato de “leilão de anúncios” para definir qual é o melhor anúncio a ser exibido para o usuário, de acordo com as suas preferências e comportamento de uso. 

Dessa forma, para gerar resultado, o leilão acontece sempre que há a oportunidade de exibir o anúncio para algum usuário.

Bilhões de leilões acontecem diariamente e esse recurso é oferecido pela própria ferramenta da rede social. Ele oferece diversas funcionalidades, recursos, tipos e preços para investir em tráfego pago de acordo com o seu público-alvo.

Para entender mais sobre como criar campanhas no Meta Business Suite, confira o e-book abaixo:

Taboola

O Taboola também é uma ótima ferramenta de tráfego pago, já que a partir dela é possível gerar anúncios nativos, ou seja, aqueles que o público não percebe que é uma publicidade. Dessa forma, os usuários sentem mais confiança em acessar o link indicado. 

A partir dessa plataforma, os anúncios criados aparecem em sites de notícias, como o Estadão, por exemplo. Esses anúncios são exibidos como sugestão de conteúdo logo após uma publicação de notícia.

E a grande vantagem é que, nesses portais, o número de visitas é bem grande, o que proporciona a você muitos cliques e uma alta taxa de conversão.

LinkedIn Ads

Se você possui um negócio B2B, ou seja, trabalha vendendo para outras empresas, anunciar no LinkedIn pode ser uma boa opção.

Para fazer isso, você pode utilizar a plataforma do LinkedIn Ads, na qual é possível criar diversos tipos de anúncios, como:

  • Conteúdo patrocinado: anúncios que são exibidos no feed ou na área de eventos nos formatos de imagem, vídeo e carrossel.
  • Mensagem patrocinada: anúncios que são exibidos em mensagens diretas ou nas conversas.
  • Formulário de geração de leads: anúncios que aparecem no feed e permitem que um formulário seja preenchido automaticamente com os dados do perfil do usuário. 
  • Textos e anúncios dinâmicos: são os anúncios exibidos na barra lateral do LinkedIn.

Dessa forma, a plataforma é capaz de oferecer diversos locais onde você pode anunciar seu negócio.

Custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM)?

Estas são duas formas de precificação dos anúncios de tráfego pago.

Elas têm objetivos específicos e, em resumo, funciona assim:

  • Se você quiser gerar mais cliques, pague por clique.
  • Se você quer impactar o máximo de pessoas possíveis, escolha custo por mil impressões.

Para escolher, reflita bem sobre quem é o seu público e o que você deseja alcançar com a campanha.

CPC: Custo por Clique

No CPC, você paga para a plataforma apenas quando um usuário clicar no seu anúncio. Por isso, é o mais indicado para quem busca conversão.

Vale dizer que essa estratégia se subdivide em outras duas categorias: automatic bidding e manual bidding. 

A palavra bidding vem do inglês, e pode ser traduzida na língua portuguesa como “lance”. Isso quer dizer que, como num leilão, você pode estabelecer o quanto será pago por um clique e a plataforma irá divulgar seu anúncio de acordo com o valor que foi pago.

  • Automatic bidding: o lance é automático e o valor estabelecido é diário.
  • Manual bidding: o lance é manual e o valor estabelecido só é pago quando, de fato, o seu anúncio for clicado por um usuário.

Se você tem um valor definido para investir em anúncios ou sabe quando pode e quer gastar, a estratégia de CPC é recomendada.

E-book GRÁTIS: guia completo de Facebook Ads

Passo a passo de como fazer campanhas, mesmo que você nunca tenha usado essa ferramenta.

Fazer o download agora

CPM: Custo por Mil Visualizações

O CPM, por sua vez, é indicado para quem está começando agora e quer mais visibilidade e melhor posicionamento para o negócio.

Assim como no CPC, o valor a ser pago por ele também é em formato de leilão. No entanto, não está relacionado à quantidade de cliques que se recebe, mas sim a cada vez que o anúncio é exibido. 

A plataforma tentará fazer o anúncio nas redes sociais aparecer para o maior número de pessoas e quantas vezes for possível.

Para quem é indicado o investimento em tráfego pago?

Vale a pena investir em tráfego pago quando você precisa de resultados rápidos para o seu negócio. Afinal, a partir dessa estratégia, você consegue aparecer nos primeiros resultados de buscas ou então no feed da sua persona ideal.

copy com chat gpt , herocreator

Dessa forma, fica mais fácil converter mais pessoas e tornar o seu negócio mais conhecido no mercado.

Porém, ao investir em tráfego pago, é importante se lembrar de que se trata de uma estratégia de marketing digital. E, assim como as demais, é preciso analisar os seus objetivos para verificar se eles podem ser alcançados a partir dela.

Alguns exemplos de objetivos que podem ser alcançados com o tráfego pago são:

  • Lançar um novo produto;
  • Divulgar uma promoção ou conteúdo;
  • Gerar leads para determinados estágios do funil;
  • Aumentar a sua base de assinantes;
  • Ter mais seguidores no seu perfil;
  • Aumentar as vendas de um produto específico.

Portanto, se você busca resultados mais imediatos e que possam ser facilmente mensurados, utilizar a estratégia do tráfego pago pode ajudar você.

Quanto investir em tráfego pago?

Para saber quanto investir em tráfego pago, o primeiro passo é saber quais são as possibilidades de acordo com cada plataforma. E essa é uma grande dúvida de quem está iniciando.

No Meta Business Suite, por exemplo, é possível começar com US$1 por dia para orçamentos diários. Já no Google Ads, não existe um orçamento mínimo, mas, a depender das métricas competitivas, a plataforma costuma recomendar um valor.  

Nesse ponto, a recomendação é trabalhar com valores focados no ROI (Return Over Investment, em português Retorno Sobre Investimento) a partir de 100%.

Assim, você pode calcular o valor diário de acordo com o que é viável para o seu negócio e com a estimativa de ter um retorno de 100% sobre o valor investido.

Passo a passo para criar campanhas de tráfego pago

Você já notou como o tráfego pago pode trazer retornos rápidos para o seu negócio, certo? Por isso, é extremamente necessário considerar essa estratégia de marketing digital para o seu negócio. 

Sendo assim, você vai aprender a seguir como rodar sua primeira campanha no Meta Business Suite e no Google Ads. Confira! 

Meta Business Suite

  1. Entre no Gerenciador de Negócios. Lembrando que você precisa ter uma página no Facebook. 
  2. Em seguida, na barra lateral esquerda, clique em “Todas as ferramentas” e depois em “Gerenciados de Anúncios”.
Meta Business Suite

3. Para iniciar sua campanha, clique no botão verde “Criar”. 

Meta Business suite

4. Escolha um objetivo para sua campanha. 

Meta Business Suite

5. Confira os dados da campanha, defina o orçamento, dê um nome e clique em “Avançar”.

6. Dentro da campanha, você terá a aba “Conjunto de anúncios”. É aqui que você seleciona para onde as pessoas serão encaminhadas e qual a segmentação do público. Depois de tudo definido, clique em “Avançar”.

7. Dentro do “Conjunto de anúncios”, chegou a hora de subir os criativos. Aqui você selecionará o tipo de mídia, incluirá o texto e o destino do lead, além de poder ver uma prévia. Depois de tudo pronto, clique em “Publicar”.

Google Ads

  1. Faça login no Google Ads

2. Na barra lateral esquerda, clique em “Criar sua Campanha” e escolha as metas.

Google Ads

3. Em seguida, você criará os anúncios da campanha, preenchendo com imagens, textos e botões. Você também criará um público-alvo e definirá qual o destino final do anúncio. É importante selecionar palavras-chave para o Google entregar melhor a sua campanha.

4. Por fim, defina seu orçamento e inclua as formas de pagamento. Depois, publique sua campanha.

Como gerar tráfego pago de qualidade?

Um dos pontos mais importantes na hora de criar uma campanha paga é refletir sobre o seguinte: você quer que a sua página seja visitada por qual motivo?

Outro ponto: você conhece bem a sua marca, o seu produto e o avatar com o qual está lidando? Se a resposta for “não”, é importante avançar logo nesta etapa.

Tendo estas duas respostas na ponta da língua, você está pronto para começar sua campanha! Portanto, vamos ao passo a passo para gerar um tráfego pago de qualidade!  

1. Crie mais do que apenas um anúncio

Primeiramente, você deve encarar o anúncio como uma verdadeira campanha de marketing. Para isso:

  • Aposte em diferentes anúncios para diferentes personas;
  • Use fotos ou vídeos e explore a fundo o que as plataformas lhe permitem; 
  • Utilize diferentes estratégias e aproveite os benefícios que o tráfego pago pode oferecer ao seu negócio;
  • Tente utilizar mais de um tipo de anúncio e avalie qual é a palavra-chave mais acessada por cada segmento.

2. Crie campanhas de remarketing

As campanhas de remarketing são aquelas que atingem apenas as pessoas que já tiveram alguma relação com a sua marca. Por exemplo: quem já acessou seu site ou visitou a página de vendas do seu produto.

Estas são as pessoas que estão mais próximas da conversão. Por isso mesmo, vale a pena investir no remarketing!

3. Tenha uma mensagem clara e objetiva

O seu anúncio não pode deixar dúvidas de que seu produto ou serviço responde o problema da pessoa, atende as expectativas do consumidor e é a solução para o seu cliente.

Por isso, para que fique ainda mais evidente a razão de “existir” um anúncio ali, saiba os desejos dos seus consumidores e como eles pensam.

Somente assim será possível escolher os gatilhos mentais mais indicados para o seu objetivo.

4. Tenha conteúdo de qualidade

É muito relevante avaliar se a sua página na internet apresenta um conteúdo de qualidade, isto é, se ela expressa bem a autoridade do seu negócio digital e se o seu checkout é bom.

Esses são alguns dos fatores que garantirão uma experiência positiva para o usuário e farão com que eles retornem a você. Afinal, de nada adianta ter bons anúncios, se o produto não for de qualidade.

5. Verifique o seu checkout

Imagina a situação: você criou um anúncio de qualidade, focado no seu público e com uma boa oferta. Mas, quando o usuário o acessa e resolve fazer uma compra, ele não consegue finalizar porque a página do checkout não carrega ou então não reconhece seus dados.

Nessa situação, qualquer pessoa desistiria da compra, afinal de contas, compramos pela internet para ter facilidades e não dificuldades.

Por isso, ao criar o seu anúncio, tenha certeza que seu sistema de checkout está funcionando como deve, sem travamentos e reconhecendo os dados do seu público.

6. Conheça seu avatar

Quando trabalhamos com anúncios, o que mais precisamos é gerar tráfego de qualidade, ou seja, atrair as pessoas que realmente têm potencial de comprar. Isso é muito mais importante do que atrair um grande número de curiosos.

Mas, para conseguir gerar esse tipo de tráfego, você precisa conhecer a fundo o seu avatar. Somente assim será possível criar uma mensagem que chame a atenção do público certo.

Além disso, conhecer bem seu público também ajuda a decidir com mais precisão qual é a rede, plataforma ou aplicativo mais adequado para lançar seus anúncios.

7. Conte com outras ferramentas

Tráfego pago por si só não é o que basta para vender. Você também precisará criar landing pages e campanhas de e-mail marketing para capturar leads, por exemplo.

Para isso, conte com a HeroSpark. Ela é uma plataforma ideal para quem deseja criar negócios digitais de alto impacto.

Além de permitir a criação de funis de vendas e automação de estratégias de marketing, também é possível hospedar e vender os seus produtos em uma única plataforma. 

Portanto, comece agora na HeroSpark gratuitamente!

Tráfego pago talvez não seja o bastante

Não adianta investir em tráfego e direcionar seus visitantes para landing pages ruins, ou que não estão otimizadas para conversão. A solução está nos modelos de LP da HeroSpark.

Quero conhecer!
Banner_blog_herospark
5 comments
  1. O acompanhamento do CPC é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de tráfego pago, assim é possível acompanhar o desempenho das nossas campanhas.
    Gostei muito desse conteúdo, esta de parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *