Ferramenta de e-mail marketing: 5 opções gratuitas e eficientes

melhores ferramentas de email marketing
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Muitas pessoas têm dúvida sobre qual a melhor ferramenta de e-mail marketing do mercado na hora de fazer campanhas de publicidade e gerenciar as suas listas de e-mails.

Inclusive, alguns fatores podem acabar influenciando a sua escolha, como, por exemplo: custo mensal, funcionalidades e até mesmo o idioma em que o site está.

Por isso, separamos algumas das melhores ferramentas de e-mail marketing para você decidir qual se encaixa melhor no seu negócio. Continue lendo esse post e aproveite as melhores dicas sobre o assunto. Vamos lá!

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia que consiste no disparo de e-mails para uma base de contatos previamente segmentada. 

Essa base pode ser composta por pessoas que, de alguma forma, já interagiram com a sua empresa ou por interessados em receber um conteúdo específico, como uma newsletter, por exemplo.

Além disso, o e-mail marketing oferece ao empresário condições de captar novos clientes, assim como proporciona um melhor relacionamento e engajamento com os mesmos.

Só para você ter idéia, empresas de turismo, e-commerces, agências de marketing e do ramo financeiro são apenas alguns dos exemplos de organizações que utilizam dessa estratégia.

Por fim, essa ferramenta é tão importante que, segundo dados da Campaign Monitor, um e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter.

Quais são os principais elementos de um e-mail marketing? 

Mais do que saber o que é e-mail marketing, você precisa conhecer quais são os seus principais elementos. Entre eles, podemos citar:

  • Título do e-mail (headline): será ele o responsável por fazer com que o usuário clique para abrir o seu e-mail. Por isso, ele deve ser chamativo.
  • Personalização: é importante trazer valor para o usuário. Assim, o e-mail deve ser pensado de forma estratégica para cada cliente.
  • Segmentação da base: sua empresa não pode criar o mesmo tipo de e-mail para todos os usuários. É preciso segmentar entre: fatores demográficos, interesses e etc.
  • Timing do envio: seja relevante no conteúdo e também no timing de cada envio, evitando o descadastro dos usuários.
  • Oferta: elabore ofertas que sejam relevantes. Isso faz muita diferença para o usuário querer deixar os dados dele para sua lista de e-mail.

Combinando esses elementos de forma inteligente, você vai conseguir criar campanhas de e-mail encantadoras, com altas taxas de abertura e, acima de tudo, que convertem muito!

Como criar campanhas de e-mail marketing?

Em geral, os disparos de e-mails em uma campanha são feitos por uma plataforma própria para isso, justamente porque é impossível realizá-los de forma manual.

Além disso, existem ferramentas de e-mail marketing completas que integram todas as estratégias de marketing digital em um só lugar.

Podemos citar alguns exemplos, como Mailchimp e Hubspot, essas são as mais conhecidas. No entanto, existem outras ferramentas de qualidade, inclusive brasileiras, como HeroSpark, Klickpages e RD Station.

Essas plataformas possuem planos pagos e gratuitos. Basta escolher aquela que faça mais sentido para o estágio atual do seu negócio ou da sua empresa.

Qual a melhor ferramenta de e-mail marketing gratuita? 

Veja agora as ferramentas que você pode usar para alavancar o seu negócio.

1. E-goi

e-goi ferramenta de e-mail marketing

A E-goi é uma ferramenta de e-mail marketing de Portugal e traz vários recursos dentro dela.

As funcionalidades que estão disponíveis para serem utilizadas vão desde a captura de leads até o relacionamento de forma automática em todo o processo do funil, seja ele através do webpush (que são as notificações do navegador), e-mail, SMS e torpedo de voz.

Podemos dizer que o E-goi funciona bem para infoprodutos, e-commerce e marketing de blog. Afinal, vem incluso as funcionalidades necessárias para todo o processo do funil, que vai desde a captura dos contatos até a automatização das suas campanhas de marketing.

Vantagens E-goi

  1. Possui funcionalidades importantes para as fases do funil;
  2. A plataforma conta com muitas funcionalidades e em português;
  3. Tem a opção de autoresponder;
  4. Pode enviar automaticamente e-mails, SMS, torpedo de voz e notificações de webpush;
  5. Disponibiliza uma ferramenta para criação de formulários e landing pages já integrada com a ferramenta de e-mail marketing;
  6. Oferece treinamentos com constância para ensinar aos usuários como utilizar os seus recursos;
  7. Possui plano gratuito para disparar em lista de até 5000 contatos.

Desvantagens E-goi

  1. A conta gratuita não possui suporte ao usuário;
  2. Ocorrem alterações constantes no layout e isso atrapalha a usabilidade do programa.

2. HeroSpark

A HeroSpark é uma plataforma perfeita para quem está começando agora a vender e a criar produtos digitais, principalmente por possuir plano gratuito. 

Nela, é possível criar e editar landing pages ilimitadas, disparar e-mails ilimitados, criar fluxos de automação e acompanhar métricas, tudo em uma única plataforma. Além, é claro, do gerenciamento de leads. 

Como disparar e-mails marketing na plataforma da HeroSpark

É possível programar o envio de e-mails automáticos em apenas 3 passos com a ferramenta. Veja só!

1. Acesse a sua página na plataforma da Hero, selecionando a opção “Funis”.

2. Selecione o funil de vendas que você deseja fazer a sua campanha de e-mail marketing.

3. Vá até a seção “Editor de e-mail” para configurar o momento do envio nas opções: “o e-mail será enviado no momento em que…” e “seu disparo irá acontecer…”, selecionando o lápis do lado direito.

Vantagens HeroSpark

  1. E-mail marketing com funcionalidade para transmissão de webinars;
  2. Templates de funis de vendas prontos;
  3. Lista de contatos e e-mails ilimitados;
  4. Textos persuasivos pré prontos;
  5. Criação e edição de landing pages ilimitadas;
  6. Disparo de e-mails de forma ilimitada.

Desvantagens HeroSpark

  1. No plano gratuito, todos os e-mails são vinculados a alguma página. Ou seja, os planos pagos têm mais liberdade para criação de campanhas;
  2. No plano gratuito, os e-mails têm a marca da HeroSpark.

3. GetResponse

get response ferramente de e-mail marketing

Assim como a ferramenta E-goi, essa também é bem fácil de usar e tem como uma de suas muitas funcionalidades a criação de formulários e landing pages.

copy com chat gpt , herocreator

É possível criar landing pages a partir de diversos modelos prontos, já disponíveis para uso no site. Também é possível automatizar e-mails marketing e gerenciar funil de conversão.

O sistema tem como base o drag-and-drop, que significa “arrasta e solta”. Isso deixa muito mais fácil e interativo o acesso. Acima de tudo, é ótimo para pessoas que são visuais.

Além disso, outro fator muito importante nessa ferramenta é ter o CRM integrado. Isso vai facilitar a integração entre o marketing e as suas vendas de forma eficiente.

Por outro lado, uma outra vantagem dessa ferramenta são seus planos a partir de $15 por mês, se possuir até 1.000 contatos. Mas, como sugestão, assine um dos planos que são a partir de $44 por mês para poder contemplar até 5000 contatos.

 

Vantagens GetResponse

  1. Teste gratuito por 30 dias sem precisar colocar forma de pagamento;
  2. Possui sistema de arrasta e solta (conhecido como drag-and-drop);
  3. CRM integrado;
  4. Interface acessível e fácil de aprender e manusear;
  5. Apresenta modelos personalizáveis para criação de e-mail marketing, formulário, sites e etc;
  6. Pode ser cancelado a qualquer momento.

 

Desvantagens GetResponse

  1. Dependendo do plano de contrato, a ferramenta poder ser limitada;
  2. O seu plano mais barato só oferece as funcionalidades de envio de e-mails e modelos simples de páginas de captura e a automação de e-mails é limitada.

4. Aweber

Aweber e-mail marketing

Essa plataforma é uma das mais antigas e conseguiu sobreviver depois de tantos anos no mercado. Além de ser confiável, a Aweber tem um ótimo custo-benefício para enviar os e-mails marketing em grande quantidade.

As pessoas que a utilizam geralmente são bloggers, YouTubers e até mesmo pequenas e médias empresas.

Apesar de seus recursos serem avançados, não é tão fácil fazer as configurações para utilizá-la. Muitas vezes, é preciso que a pessoa tenha uma experiência maior com tecnologia de informação.

 

Vantagens  Aweber

  1. Possui um bom sistema de suporte ao cliente;
  2. Editor de drag and drop (arrasta e solta);
  3. Ferramenta de autoresponders que funciona muito bem para interação com cliente;
  4. Permite o acesso por até 30 dias pagando apenas U$1.

 

Desvantagens Aweber

  1. Só está disponível na versão em inglês;
  2. Não oferece funil de vendas;
  3. Sua utilização é complexa, exigindo que se tenha experiência.

5. Mailchimp

 

mailchimp e-mail marketing

O Mailchimp também é uma ferramenta de e-mail marketing super simples e fácil, sendo também uma das mais utilizadas no mundo. Ao comparar essa com as anteriores, foi possível constatar que ela se destaca por possuir uma taxa de entrega excelente.

Além disso, sua usabilidade é amigável. Possui uma versão gratuita que funciona muito bem, permitindo mais de 10.000 disparos de e-mail e mensalmente pode adicionar até 2.000 novos contatos.

 

Vantagens Mailchimp

  1. Proporciona acesso gratuito a 2.000 clientes cadastrados e com 12.000 e-mails enviados em apenas um mês;
  2. Possui um layout intuitivo, tornando a ferramenta fácil de se usar;
  3. Possui um ótimo custo-benefício.

 

Desvantagens Mailchimp

  1. Só está disponível na versão em inglês;
  2. Os recursos são bem básicos, apesar da funcionalidade de automação de marketing;
  3. O layout para criar o funil não é interativo e fácil de se utilizar.

Qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing?

A melhor parte de todas as dicas que demos é a possibilidade de você conseguir disparar seus e-mails em pouco tempo e com bastante praticidade. 

Esta tabela te ajudará a entender melhor quais são os prós e contras de cada uma:

Quais são as outras opções de ferramenta de e-mail marketing?

Testar e analisar são tarefas essenciais quando o assunto é marketing. Por isso, conhecendo as mais diversas ferramentas, é possível fazer testes A/B e ver qual desempenha o melhor resultado.

O mercado digital está cheio de opções de ferramentas de e-mail marketing. Além das já apresentadas, existem outras que vamos elencar a seguir:

  • ActiveCampaign
  • Slik
  • MailJet
  • Act-On
  • Adobe Campaign
  • MailerWeb
  • BombBomb
  • MailerLite
  • Mailify
  • OptIn Monster
  • Zoho
  • Mailbiz
  • SendInBlue
  • HelloBar
  • Vertical Response
  • NitroNews
  • Mailigen
  • Litmus
  • Mad Mimi
  • Keap
  • Drip
  • Sender
  • ConvertKit
  • Campaign Monitor
  • Visual Web Optimizer

Quanto custa uma ferramenta de e-mail marketing?

Cada ferramenta tem suas particularidades. Muitas delas têm planos gratuitos que conseguem atender pequenas empresas. Vale dizer que, mesmo sendo de graça, elas conseguem uma boa taxa de entrega e de abertura de e-mails.

Mas, com o aumento de captura de leads, chega uma hora que o plano mais básico não serve mais. Assim, é preciso ampliar para aqueles que suportam mais pessoas, entregam melhor e aumentam seu nível de suporte.

Nesse caso, os valores das ferramentas de e-mail marketing variam de U$10 a U$20 por mês para os planos mais simples. Enquanto os planos avançados podem ir de U$779 a U$1199 por mês. Tudo dependerá também da quantidade de contatos permitidos.

Mas, na maioria dos casos, há preços personalizados dependendo do tamanho da empresa e funcionalidades escolhidas. No caso de grandes empresas, por exemplo, é melhor entrar em contato e solicitar um orçamento.

Qual é a ferramenta de e-mail marketing mais barata?

É interessante notar que os preços são bem parecidos nos planos mais básicos, podendo divergir mais nos avançados e na quantidade de recursos que cada ferramenta oferece.

Para economizar, a nossa dica é começar com planos gratuitos. Dessa maneira, você não investirá em ferramentas que não lhe atendem.

Assim, sabendo que os e-mails são parte importante de um negócio digital, a HeroSpark disponibiliza, em sua versão gratuita, o envio ilimitado de e-mails, na sua ferramenta de e-mail marketing.

Mesmo no plano mais básico, contamos com o pessoal de suporte ativo, disposto a te ajudar e resolver qualquer problema ou dúvida. Ou seja, essa é a opção com tudo o que você precisava.

Dessa maneira, sabemos que, apesar de tantas opções no mercado, a HeroSpark se destaca quando o quesito é qualidade de entrega e economia.

Por isso, que tal aproveitar o momento para conhecer as funcionalidades da HeroSpark? Não perca mais tempo e comece a disparar e-mails ilimitados agora mesmo!

Uma ferramenta de e-mail marketing grátis e fácil de usar

Crie campanhas com modelos de e-mail prontos, crie listas de leads e configure disparos automáticos. E mais: crie funis de vendas, landing pages e hospede seu conteúdo!

Cadastre-se grátis na HeroSpark
Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *