Vantagens e desvantagens da Área de Membros WordPress

área de membros Wordpress
Muitas pessoas já ouviram falar sobre a área de membros Wordpress, mas poucas sabem quais são as reais vantagens e desvantagens dessa plataforma. Confira!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

A área de membros WordPress é uma forma acessível de conseguir afiliados para engajar com o seu conteúdo. Porém, criar essa área restrita no sistema de blogs tem seus prós e contras.

 

Qualquer empreendedor digital pode criar uma conta no WordPress, mas se você pretende cobrar pelo acesso ao seu conteúdo por lá, que garantia você dá ao seus leads quanto ao sigilo de dados, por exemplo? 

 

Essa opção de associados é mais interessante para quem vende algum curso online. O que é mais fácil de fazer do que você imagina. Basta adicionar a opção de criar conta de usuário na sua página do WordPress.

 

Contudo, esse é só o começo da jornada de vender conteúdo por lá. Além da preocupação com o pagamento, como você pretende liberar os materiais? Haverá níveis de assinatura?

 

Por isso, há diversos plugins para a área de membros WordPress. Esses elementos são como aplicativos que podem incrementar e revolucionar a sua página. O site do TED Talks, por exemplo, é do WordPress. Assim como o do Spotify. É incrível o poder de customização da plataforma, mas é por isso mesmo que se exige tanta responsabilidade. 

 

E aí, vai querer saber os pontos positivos e negativos dos plugins para filiação ao WordPress? Continue a leitura!

Como avaliar uma área de membros WordPress

Antes de aprender a qualificar uma área de membros, é importante saber o que esperar dela, ou seja, o que normalmente ela faz e o que não faz. Isso é útil até mesmo para fazer uma avaliação o mais justa possível. Então, em regra geral, todos os os plugins de área de membros do WordPress devem oferecer, no mínimo, as seguintes opções:

Níveis das contas dos usuários e da liberação do material

A grosso modo, haverão contas pagas e gratuitas, certo? Porém, se você quer dar a melhor experiência ao seu consumidor, o recomendado é que haja mais opções além desses dois níveis. Uma estratégia muito aplicada em fóruns, por exemplo, são os pacotes (diamante, ouro, prata, etc). Cada um deles oferta uma quantidade determinada de conteúdo e acesso a ferramentas específicas da área de membros. 

Integrações disponíveis

Ferramentas de email marketing como o MailChimp e serviços de pagamento, como o Paypal, são as integrações mais importantes em um plugin de área de membros. Detalhe que cada uma das marcas de serviços de pagamentos oferecem regras diferentes para a aplicação de cupons de desconto, atente-se a isso também ao avaliar o plugin.

copy com chat gpt , herocreator

Opções de importação ou exportação de dados

Por fim, é fundamental verificar como funciona o sistema de importação e exportação do seu conteúdo. Caso você mude de ideia depois que escolher um plugin e queira passar todo o seu curso online para outro, o único meio de fazer isso é por exportação e importação de dados. Para isso, é preciso ter esse recurso ativado, caso contrário você perde todo o seu material.

 

Outros atributos acessíveis pelos plugins são: logins vinculados a redes sociais, ferramentas de construção de cursos, modelos ou temas para projetar seu site de membros, acesso API para desenvolvedores, botões para restringir o conteúdo em qualquer lugar em seu site, entre outros. 

Área de membros WordPress: Vantagens e desvantagens

Pontos positivos

Oferecem liberdade no manuseio do plugin

Se você escolheu o plugin A ao invés do B, por ele ser mais barato, por exemplo, você pode suprir alguma necessidade sua que ficou pendente por meio da edição do código. É uma prática relativamente comum no WooCommerce, no qual a área de membros é o próprio cadastro para a compra de produtos. O MemberPress é outra opção segura para isso. 

Listagem de pessoas interessadas

Mesmo se você não cobrar por acesso ao seu material, a área de membros WordPress faz coleta de nomes e de endereços de e-mails de pessoas interessadas no seu conteúdo. O que já é um retorno interessante porque uma lista de leads pode ajudar você com a venda de qualquer produto digital.

 

Lembre-se também que toda área de membros deve oferecer métricas de acompanhamento de resultados, tais como número de membros por mês ou por ano, taxa de conversão de um lead a membro, entre outros.

Criação de uma comunidade

Se as pessoas pagam por um acesso, logicamente elas tendem a não desperdiçá-lo. Seu site terá grandes chances de ser frequentado regularmente pelos clientes e se transformar em uma renda passiva bem consolidada. Dessa forma, sua página pode virar uma comunidade online repleta de conteúdo — tanto com os de sua autoria quanto os dos usuários e da interação entre eles. 

Pontos negativos

Não resolvem todos os problemas

Os plugins possuem uma série de funcionalidades distintas, então como fazer para reunir todas em um só? Cada usuário tem necessidades próprias e encontrar uma área de membros do WordPress que possa suprir todas elas é um desafio. Por isso, a instalação dos plugins pode não ser o melhor caminho para quem procura praticidade. 

Incentivo ao uso de muitos plugins

Pelo fato de um plugin resolver uma necessidade X e outro sanar uma pendência Y, as pessoas tendem a adquirir vários deles para criar uma área de membros completa — em vez de contratar um desenvolvedor que possa customizar um plugin principal. No fim das contas, eles quase sempre entram em conflito entre si. 

Atenção extra para a hospedagem

E a segurança de dados sensíveis, como o cartão de crédito dos clientes? Sua área de membros pode ser a melhor do WordPress, mas se a sua hospedagem for ruim, haverá vulnerabilidade. O vazamento de dados desse tipo é extremamente prejudicial aos negócios então não negligencie a qualidade da hospedagem do site.

 

Ter uma área de membros WordPress pode ser bom e econômico, como também pode dar bastante problema com a venda dos produtos digitais. Estude cada uma das funcionalidades dos plugins e procure garantir que eles estejam estáveis e em ordem.

 

O conteúdo ajudou? Não acabou ainda! Teste gratuitamente a SparkMembers, nossa área de membros desenvolvida com base em todas essas demandas de Heroes como você. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário abaixo.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *