Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como gerar tráfego orgânico para o seu curso online

como gerar tráfego orgânico

Podemos comparar o tráfego de um site como o oxigênio que precisamos para o nosso corpo funcionar, sem oxigênio o nosso corpo não funciona. Da mesma forma, um site que publica um curso de qualidade, mas sem gerar tráfego, infelizmente, não vai muito longe. Mas como gerar tráfego orgânico?

 

Fizemos este post para você que está com essas dúvidas e não quer que o seu curso recém publicado não consiga ter visibilidade. Por isso, vamos trazer algumas dicas muito úteis para você não perder a chance de bombar com seu curso online.

 

Continue lendo este post e confira!

 

O que acontece de errado ao gerar tráfego orgânico para um curso

 

Imagine que você passou meses se dedicando, estudando e sendo bastante aplicado para montar um bom conteúdo para seu curso online. Você, com certeza, deve ter tido bastante trabalho com edição, roteiro, gravações até chegar no momento mais importante.

 

Finalmente, depois de tanto trabalho seu curso está prontinho, saindo do forno, pronto para ser consumido. Você publica seu curso com todo carinho em uma plataforma online, de qualidade e quem tem nome no mercado.

 

E aí você espera ansiosamente pelos consumidores do seu conteúdo, mas algo dá errado! Porque será que não têm pessoas se cadastrando em seu curso online? Se é isso que está acontecendo com você é porque você não deu atenção para umas das partes mais importantes na captação de clientes para seu negócio digital.

 

O que faltou para você, e para muitos, ter sucesso em seu curso online é gerar tráfego orgânico para eles ter uma maior visibilidade. O tráfego orgânico é essencial para captar mais clientes para seu site, blog ou curso online.

Como gerar tráfego orgânico – Identificando oportunidades

 

Nossa primeira dica para gerar tráfego orgânico para seu curso online é estar sempre buscando oportunidades. Que oportunidades seriam essas ? Oportunidades para saber quais termos estão tendo uma boa audiência na rede online.

 

Para saber identificar essas oportunidades vamos indicar duas ótimas ferramentas. Em primeiro lugar, o Google AdWords. Depois o keyword tool. Com essas duas ferramentas é possível verificar se o tema do seu curso tem uma boa audiência entre os internautas.

 

Também é possível identificar quais são os termos pesquisados que estão relacionados com o tema e, por último, o quanto esses termos são competitivos. Depois de levar em consideração cuidadosamente a análise feita por essas duas ferramentas, você pode decidir se vai querer publicar o seu curso com aquele termo principal. É claro que tudo isso é do ponto de vista do tráfego.

De olho na concorrência

 

Estar de olho na concorrência vai te ajudar a identificar o que faz o curso ou blog deles ter mais visibilidade. Faça uma análise crítica e minuciosa, identifique todos os aspectos, ou seja, todos os detalhes e tudo que faz aquele curso ter uma grande visibilidade.

 

Depois utilize o que você viu de forma mais aprimorada, não deixando passar pequenos detalhes que talvez tivesse deixado passar antes. Customize tudo o que puder puder para chamar a atenção das pessoas para o seu curso.

 

Se possível invista em SEO para melhorar ainda mais a visibilidade e fazer com que seu curso fique em primeiro lugar nas buscas por aquele termo. Alguns detalhes são cruciais na hora de gerar tráfego orgânico para o seu curso e alguns desses detalhes são:

 

  1. Termo chave no título;
  2. Palavra-chave na meta descrição;
  3. Termo no link do Google;
  4. Imagem do autor.

Esses são os principais elementos que vão te ajudar na hora de gerar tráfego orgânico para seu curso online.

Como gerar tráfego orgânico – Prenda a atenção

 

Muitos especialistas no assunto dizem que o principal para um curso ou artigo ter visibilidade é ele prender a atenção de quem está lendo. Prender a atenção do leitor deve ser feito no primeiro contato dele com o seu curso ou artigo. E qual é o primeiro contato que ele tem ?

 

Sim! O primeiro contato é com o título, ou seja, se o título conseguir prender a atenção do potencial cliente, as chances dele comprar seu curso são altíssimas. Então, acima de tudo, o mais importante é investir o seu tempo pensando em um bom título para seu curso. Para te ajudar temos algumas dicas.

 

Dicas para criar o título do seu curso:

 

  1. Passe a ideia de ser algo Útil;
  2. Ele precisa sentir que tem urgência por obter aquele conteúdo;
  3. Ser único é o maior benefício de adquirir seu curso;
  4. Ser específico.

Faça a análise dos resultados

 

A análise vai te ajudar quais os efeitos que o tráfego orgânico após ser gerado, está causando no seu curso. Se tiver mais de um curso publicado, você pode comparar os dados deles e ver o que fez um ou o outro, ganhar mais cliques e mais alunos. Para te ajudar nessa missão, você pode utilizar os recursos da ferramenta Google Analytics.

 

Com essa ferramenta você vai poder comparar os dados de visualizações dos seus cursos, caso tenha mais de um publicado, e ver como gerar tráfego orgânico melhorou a visibilidade. Lembrando que para cada tentativa e erro, há um acerto. Fazer essa análise vai te ajudar a errar menos e acertar mais.

 

Não deixe de verificar como os termos utilizados em seu curso estão nas pesquisas do Google. Se o potencial for muito bom e está além do que o seu artigo está recebendo, veja como pode melhorar a parte de gerar tráfego orgânico.

 

Para isso você pode utilizar as dicas que separamos aqui neste artigo para você. E então? O que você está esperando para crescer mais a visibilidade do seu curso online através da geração de tráfego orgânico?

 

Em conclusão, não perca suas chances e otimize o seu trabalho! Assim suas chances de fazer sucesso com seu curso online vão crescer até não poder mais! Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo.

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …