herospark comece grátis agora

Saber como gravar videoaulas de cursos online é o primeiro desafio para empreender nesse universo. Afinal, produzir um bom vídeo é crucial para manter os alunos engajados e realmente imersos no assunto que você estiver abordando.

Ainda que seja possível oferecer aos seus alunos slides, textos, planilhas, ebooks e outros formatos, os vídeos prendem mais a atenção, são mais fáceis de serem consumidos e, consequentemente, trazem mais autoridade para o seu conteúdo.

Neste artigo ensinamos você a montar um curso online de sucesso, com dicas sobre escolha de nicho, criação de roteiro, montagem de cenário, entre outros assuntos. Hoje, você vai conferir algumas dicas essenciais sobre como gravar vídeos mais atraentes, que ajudarão você a vender muito mais. Vamos nessa?

 

Como gravar videoaulas de cursos online

Escolha equipamentos com a melhor qualidade possível

Quando o assunto é conteúdo audiovisual, falar sobre equipamentos é indispensável. Por isso, prepare todos os equipamentos necessários antes de colocar a mão na massa. Basicamente, você precisará de um equipamento para gravação de vídeo (câmera com um bom cartão de memória), um de áudio (microfone) e uma boa iluminação.

Seus equipamentos não precisam ser os melhores do mercado, mas eles devem possibilitar que a informação seja transmitida da melhor forma. Sim, ter um vídeo com alta qualidade faz toda a diferença e realmente passa mais profissionalismo.

Se você não tiver os equipamentos adequados, considere alugar ou pedir emprestado a algum amigo ou familiar.

Depois que você tiver todos os equipamentos em mãos, lembre-se de testá-los antes de sair gravando. Não estar com tudo bem encaixado pode fazer com que você perca muito tempo e tenha que produzir tudo de novo.

Aqui na HeroSpark, preparamos um guia completo para montar um estúdio de gravação em casa. Além disso, também temos um guia de equipamentos de acordo com o seu orçamento:

 

Tenha uma boa postura

Mesmo se tratando de um curso online, os alunos esperam uma postura de apresentador/professor.

Não tem como fugir: ter uma boa desenvoltura em frente às câmeras é essencial. Mas fique tranquilo: diferentemente do que muitas pessoas pensam, essa não é uma habilidade com a qual as pessoas nascem. É algo que pode ser adquirido com treinamento e prática.

Falar bem em frente às câmeras ou a um grande público é pura técnica. Nesse momento, muito treino e técnicas de oratória são os seus maiores aliados.

Algumas dicas importantes para falar bem em público:

  • Existem muitos cursos online para quem deseja melhorar a comunicação oral. Se você tiver a possibilidade de realizar pelo menos um deles antes de gravar o seu curso, invista nisso.
  • Evite gesticular demais ao falar. Isso pode atrapalhar a percepção do conteúdo.
  • Use roupas neutras durante o vídeo e evite listras. A roupa também pode ser uma distração.
  • Tenha um olhar crítico. Assista a muitos vídeos de pessoas que você admira pela oratória e performance e tente descobrir como elas fazem aquilo. Quais palavras elas usam para passar determinada informação? Como é a postura delas? E o tom de voz? O que será que elas fazem para atrair a atenção dos alunos? Observe tudo isso, anote e treine para aplicar, também, em sua performance.

 

Transmita segurança

É fato: se você não tiver certeza sobre o que estiver falando, dificilmente conseguirá falar com segurança.

Antes de começar a gravar, faça um bom plano de aula para cada vídeo. Além de funcionar como um roteiro, o seu plano de aula te ajuda a manter em mente qual o seu objetivo com cada vídeo. Com isso, você garante que as suas videoaulas serão concisas.

No seu plano de aula, você deve citar qual o tema da aula, qual objetivo, qual conteúdo será passado e o que você espera que os alunos tenham aprendido ao final dela.

Como professor, você deve ter todo o conteúdo “na ponta da língua”. Isso ajudará você a passar o conteúdo de forma clara a todos os alunos. Além disso, essa é uma forma de estar preparado para possíveis perguntas que possam surgir posteriormente.

 

Use recursos multimídia

Durante sua aula, uma das ferramentas que podem ajudar a deixar seu conteúdo mais completo são os screencasts, um formato de vídeo muito utilizado em tutoriais.

Um screencast nada mais é do que a gravação da tela de um computador, mostrando slides, um software ou desktop, etc.

Com essa ferramenta, você pode gravar a tela do seu computador explicando como os seus alunos podem realizar uma pesquisa, como utilizar algum material disponibilizado em seu curso (um ebook ou uma planilha), entre outras milhares de possibilidades.

Imagine ter que apontar o seu tablet ou celular para a câmera para mostrar como o seu aluno pode usar uma ferramenta. Pareceria muito amador, não é mesmo? 

Com um screencast, você pode gravar a tela e, ao mesmo tempo, gravar um áudio explicando como realizar cada função.

Atualmente, existem diversas ferramentas para captura de tela disponíveis no mercado, como o Webinaria e o Camtasia.

Dicas adicionais

  • Monte um cenário atraente e que tenha relação com o tema das aulas, mas que seja discreto, para não tirar a atenção que deve estar no conteúdo.
  • Atente-se ao máximo no momento da edição dos vídeos e áudios, para retirar erros de gravação, excluir os excessos e inserir uma trilha sonora que deixe as aulas mais atraentes.
  • Insira assets, como efeitos, legendas, imagens e gráficos, para deixar as aulas mais didáticas.
  • Hospede o seu curso em uma plataforma segura e fácil de usar. A HeroSpark é gratuita e tem tudo o que você precisa para hospedar o seu curso de forma 100% segura, em uma plataforma testada e aprovada. Além disso, aqui o seu curso é aprovado na hora e você pode lançar e disparar o seu produto digital muito mais rápido com modelos pré prontos.
  • Comece a divulgação do seu curso utilizando todas as mídias disponíveis no mercado, como redes sociais, emails marketing, entre outros. Com a HeroSpark, você pode criar Landing Pages, automatizar e disparar emails marketing ilimitados.

Agora que você já sabe como gravar videoaulas de cursos online, venha para a HeroSpark e comece a produzir o seu agora mesmo! 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *