Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como escolher uma plataforma cursos online para o seu negócio

plataforma cursos online

Se você já criou ou quer criar um curso online de alto nível, provavelmente tem interesse em uma plataforma cursos online no mesmo padrão. Mas são muitas opções no mercado e você não quer desperdiçar seu material em um sistema que não funciona, certo? Em qual investir, afinal? Vale a pena investir, em primeiro lugar?

 

A rede de pesquisa solidária, equipe de cientistas reunidos para melhorar as políticas públicas no pós-pandemia, verificou que, em maio, haviam 10,3% pessoas trabalhando em casa — quando essa porcentagem era de 4,9% em 2019. Nós sabemos que para trabalhar é necessário ter conhecimento e isso é adquirido com livros e aulas, encontrados em infoprodutos.

 

Inclusive, até ano passado, o home office era pouco qualificado. Hoje as pessoas mais escolarizadas estão trabalhando nesse regime e também utilizam tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que fortalece nossa hipótese de que os materiais educativos estão recebendo ainda mais importância do consumidor. 

 

Além disso, os usuários estão se conscientizando cada vez mais das desvantagens de aprender por si só, com conteúdos aleatórios colhidos em sites gratuitos. O mais eficiente, até para eles, é entrar em uma página com todos os módulos necessários reunidos.

 

E então, pronto para prosseguir com o seu projeto de curso online? Leia o texto para escolher a melhor plataforma!

Plataforma cursos online: um tipo para cada necessidade 

Do que você precisa exatamente? Procure se guiar pelos quatro principais tipos de plataformas, explicados a seguir.

 

Existe o tipo independente, em que você envia os conteúdos e a própria plataforma cria os módulos e as turmas. Elas são simples e o marketing dos cursos é limitado.

 

Já os plugins do WordPress são, teoricamente, mais baratos, pois geralmente cobram uma única taxa por um serviço vitalício. Contudo, você vai precisar ter um público engajado, habilidades técnicas com a plataforma e verba para a contratação de especialistas já que o site não é tão seguro e pode ainda apresentar conflitos entre os plugins.

 

Sites de marketplace para cursos já oferecem os meios de criação do curso e também o marketing necessário. Porém: as taxas são altas e podem chegar até 50% das vendas. Se o lucro não é um desejo seu, apenas a autoridade de ter um curso, procure pelas plataformas marketplace.

 

Por fim, temos as plataformas multifuncionais. Além da experiência de alto nível na criação do curso, elas oferecem serviços de marketing complexos, como email marketing e criação de comunidades. O custo é razoável e dificilmente você precisará recorrer a outro prestador de serviços, já que tudo é integrado nesse tipo de hospedagem.

Dicas práticas para escolher uma plataforma cursos online

Explore este mercado

Você pode fazer uma triagem inicial e refinar suas escolhas apenas perguntando aos seus amigos produtores que plataformas eles têm utilizado. Se já possuem experiência com essas ferramentas, aproveite a experiência deles como avaliadores. 

 

Porém, se você não conhece ninguém que tenha utilizado uma plataforma de cursos online, basta acessar as opiniões dos consumidores nos sites das plataformas. Se a empresa não oferecer nenhuma opinião ou simulação do produto, talvez não valha a pena arriscar.

Estude quem pode se beneficiar com a sua escolha de plataforma de cursos online

A inclusão digital é um processo já antigo no Brasil, então o acesso à internet pode ser considerado amplo hoje. Qualquer pessoa, de qualquer perfil e idade, pode entrar em contato com o seu conteúdo. Mas para quem ele será feito? Cada público possui particularidades que podem ser beneficiar de uma plataforma ou de outra.

 

Fundadores de empresas de todos os portes (inclusive microempreendedores individuais), instituições educacionais, centros de treinamento e instrutores corporativos são exemplos de pessoas ou entidades que podem se interessar pelos cursos. Algumas delas, como os microempreendedores, podem se interessar bastante por aulas ao vivo, por exemplo. 

 

Essa modalidade de aula promove a credibilidade do produtor, ajuda na interação e pode até gerar leads. Então essa é uma funcionalidade que deverá ser considerada na sua escolha. 

Identifique a qualidade do suporte da plataforma

Principalmente se for o caso de ser seu primeiro curso online, haverá grandes chances de você precisar de assistência frequente por parte da equipe responsável pelo software. É normal ter dúvidas na manutenção, atualização e configurações da plataforma. Por isso, o atendimento ao cliente tem sido uma maneira relevante de se diferenciar entre as marcas de hospedagens de cursos. 

 

Inclusive, a Forbes declarou que 2020 é o ano do Customer Experience. As marcas, portanto, tem se empenhado em priorizar esse campo, então não se contente com uma plataforma que tenha um suporte insuficiente para as suas necessidades.

Defina suas metas com o curso

Essa dica está relacionada à primeira, de saber para quem é o seu curso. Bem, se seu público-alvo são crianças e sua meta é favorecer o aprendizado delas, uma plataforma de navegação fácil e interativa será uma prioridade — em detrimento de uma hospedagem moderna e cheia de recursos. 

 

Mas se o seu curso é voltado para os amantes da tecnologia, utilizar uma plataforma assim simplista pode pegar mal. Você terá que estudar bem os gostos desses público e projetá-los nessa ferramenta, na qual eles passarão tanto tempo consumindo o fruto do seu trabalho intelectual. 

Opte por cursos que gamifiquem a aprendizagem

A gamificação nos cursos online é uma tecnologia inovadora que implanta mecânicas de jogos ao longo do processo educativo. Estima-se que esse mercado chegue a US$ 40 bilhões até 2024, isto é um crescimento em seis vezes. 

 

Não são todas as plataformas que possuem competência com essa estratégia e ela sempre foi útil já que raramente as pessoas têm prazer em aprender, sobretudo no contexto de treinamento de colaboradores, ocasião na qual a satisfação com o trabalho deixa a desejar na maioria das vezes. 

 

Em um momento em que tantas pessoas buscam aprendizado, plataformas de cursos online são recursos vitais para a concretização do conhecimento. Anote nossas dicas e boa sorte com a escolha!

Se você curtiu o conteúdo, confira nossas sugestões de como vender os cursos online também!

Mais artigos para você

Como ser persuasivo em vendas e atendimento? 6 dicas para testar e se surpreender

Entender como ser persuasivo em vendas e atendimento é o desejo de quase todo profissional. Afinal, qualquer um de nós …

O que é PNL: 11 técnicas eficazes para abordar clientes e vender mais

Em ambiente tão competitivo quanto o comercial, conhecer técnicas de persuasão e empatia, como o que é PNL em vendas, …

Por que Pedagogia é o curso com maior número de ingressantes no EaD?

O levantamento foi feito utilizando dados do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo INEP   Ano após ano, o …

10 ideias para ganhar dinheiro em casa

Existem opções para todos os tipos de talentos e habilidades. Confira 10 ideias para ganhar dinheiro em casa   O …

Negócios Digitais: Como criar audiência para seu

Trace um perfil bem definido, crie conteúdo de qualidade e converta acessos em vendas nos seus negócios digitais.   Se …

Como ganhar dinheiro extra na internet criando um negócio digital

Antes da era digital chegar, muitas coisas eram inimagináveis, como ganhar dinheiro extra na internet. Você já parou para pensar …