herospark comece grátis agora

Saber usar bons programas para gravar aulas online e criar vídeos atrativos pode ajudar a manter seus alunos atentos e reduzir o número de evasão. Quer aprender como gravar aulas online, mas não sabe por onde começar? Então este artigo é para você!

Se você já trabalha com educação à distância, já deve saber que nem sempre cativar a atenção dos alunos é uma tarefa simples. Mas isso não precisa ser difícil, viu? Existem vários programas super intuitivos, que inclusive são gratuitos.

Se você deseja saber qual o melhor programa para gravar aulas online, conforme as necessidades do seu curso e negócio, continue por aqui. 

 

Como gravar aulas aulas online: 5 programas gratuitos

Neste artigo você pode conferir 5 programas para gravar videoaulas. Hoje, trouxemos mais 5 opções, todas gratuitas.

 

Ezvid

O Ezvid é um programa de gravação de tela que vem com editor de vídeo incorporado. Com ele, você pode dividir gravações e adicionar textos entre dois clipes.

Muitas pessoas o consideram o melhor programa grátis de edição de vídeo e criador de slideshow para Windows.

Um ponto negativo é que ele não permite que você exporte os vídeos. Porém, é possível fazer upload no YouTube e, posteriormente, fazer download ou integrar o vídeo do YouTube à sua plataforma de curso online, se for o caso.

 

oCam

O oCam é um software simples, mas que pode contribuir muito no processo de gravação das suas aulas online. 

Ele permite que os usuários gravem a tela de seus computadores sem nenhuma complicação.

As gravações feitas com o oCam podem ser iniciadas e concluídas somente com o clique de um único botão, o “Record” para começar o vídeo e o “Stop” para finalizá-lo a qualquer momento. Ao arrastar a ferramenta do mouse, também é possível redimensionar imagens específicas, uma vantagem importante para quando você quiser capturar apenas uma parte da tela.

Todos os arquivos gravados são salvos automaticamente no disco rígido, e o programa usa uma interface autoexplicativa.

Um dos pontos negativos é que as ferramentas e mecanismos estão em inglês e a qualidade do som não é perfeita em alguns sistemas operacionais.

 

Inshot

O Inshot é um dos apps queridinhos das influenciadoras, mas também pode ser muito útil para quem deseja gravar e editar vídeos pelo celular.

Muito fácil de usar, ele permite:

  • Cortar vídeos e dividir um clipe em vários;
  • Juntas vídeos e combinar vários vídeos em um;
  • Controlar a velocidade do vídeo, ajustando de 0,2 a 100 vezes;
  • Fazer apresentações de slides;
  • Girar/virar vídeo;
  • Adicionar animação de quadro-chave para seu texto, adesivos e PIPs;
  • Adicionar camadas de vídeo e foto sobre os clipes;
  • Colocar músicas sobre os vídeos;
  • Extrair áudios de outros vídeos;
  • Adicionar sua própria voz aos vídeos, como um gravador;
  • Sincronizar o som com o vídeo;
  • Adicionar filtros e efeitos, como câmera lenta, entre outras.

Muitas funcionalidades, não é mesmo? É possível baixar pela Play Store e Google Play.

 

Active presenter

O Active Presenter é muito similar ao Camtasia Studio, já citado em outro artigo publicado aqui na HeroSpark. 

A vantagem é que ele possui versão gratuita, na qual o usuário pode exportar o trabalho gratuitamente para arquivos PNG, JPEG, AVI,  MPEG4, WMV, WebM, MKV, além de SCORM 1.2, SCORM 2004. 

Para outros formatos, é preciso pagar, mas as versões gratuitas já são suficientes para quem deseja produzir aulas online gravando a tela do computador.

No Active Presenter existe apenas um pacote de instalação que servirá como edições pagas e gratuitas. Com a edição gratuita, você pode criar tutoriais em vídeo. Se exportar para outros formatos, os vídeos terão uma marca d’água.

 

Collaaj

O Collaaj tem uma proposta diferente, que permite que você grave sua tela e da sua webcam. Os vídeos podem ficar hospedados no servidor do programa, o que facilita o compartilhamento com os seus alunos. 

Infelizmente, a versão gratuita permite gravar e editar apenas vídeos de 2 minutos, mas vale a pena estudar e averiguar se os planos pagos não podem ser úteis conforme a sua necessidade.

E aí, gostou das dicas? 

Agora que você já conhece as melhores ferramentas gratuitas de gravação e edição de aulas online, você precisa conhecer a melhor plataforma gratuita para hospedar o seu curso online! 

A HeroSpark é uma plataforma segura, testada e aprovada. Nela, além de hospedar o seu curso, você pode criar landing pages para divulgá-lo, páginas de venda com checkout de pagamento, enviar emails marketing e muito mais. 

Cadastre-se agora mesmo na HeroSpark e conheça todas as funcionalidades. É tudo gratuito e a aprovação é na hora!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *