Como perder a vergonha de gravar vídeos para redes sociais

Homem gravando vídeo provando camisa, usando o celular. Texto da imagem: como perder a vergonha
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Tendo em vista a influência da internet na forma das pessoas consumirem, muitas pessoas desejam investir nas redes sociais e vender seus produtos lá, pois essa é uma excelente e eficaz forma de atingir o público-alvo. Contudo, nesse cenário, uma pergunta tira o sonho de muito empreendedor digital: como perder a vergonha de gravar vídeos

Neste texto, vamos discutir como perder a vergonha de gravar stories, vídeos longos ou curtos, e como aprender a persistir mesmo em meio a um mar de timidez. Se o seu sonho é começar a alavancar seu negócio e vender pelo Instagram, Facebook ou Twitter, perdendo a vergonha, este texto é para você!

 

1. Não se prenda a julgamentos

Um grande motivo que nos faz ter vergonha é acharmos que os outros estão nos julgando constantemente. Pensamos que as pessoas estão reparando em nossos gestos, vestimentas, tom de voz, na nossa escolha de palavras…. Isso não é totalmente verdade.

Claro, as pessoas reparam nisso, pois este será seu trabalho. Mas elas não irão nos julgar tanto quanto nós pensamos e, se julgarem, a pessoa que trabalha na internet precisa ter o discernimento de diferenciar o julgamento construtivo – que traz pontos a serem melhorados – do julgamento destrutivo – aquele que só quer atacar e ferir, sem nenhum motivo. Este último tipo deve ser ignorado. 

Dessa forma, precisamos ter em mente que ninguém nos julgará tanto quanto nós mesmos. Pelo contrário, ao ver seus vídeos nas redes sociais, as pessoas podem ter empatia e, até mesmo, admiração por aquilo que você produz e fala. 

 

2. Acredite em você e no seu produto

Uma grande dica para perder a vergonha na hora de gravar vídeos é sempre ter em mente as suas qualidades pessoais e as do produto que você está oferecendo.

Se o seu produto é bom, se você é uma pessoa honesta, determinada e preparada, o que pode dar errado? 

Sempre lembre dos motivos que te fizeram começar. Se você não acreditar em você mesmo e transpassar essa confiança para o público, mostrando segurança e autoridade naquilo que está falando, ninguém acreditará em você. 

 

3. Não se deixe levar pela desmotivação

Mesmo se você acha que não está recebendo retorno o suficiente com seus vídeos, ou que você não é “bom o bastante”, persista! Às vezes, só precisamos de disciplina para podermos deixar todo nosso potencial fluir.

Para não deixar a desmotivação ganhar, uma dica legal é produzir roteiros sobre o que você falará em cada vídeo e quando cada vídeo será gravado, editado – se preciso – e publicado.

Dessa maneira, como você já terá selecionado as tarefas que fará a cada dia, fica mais fácil vencer a desmotivação e começar a produzir.

Assim, evita-se aquele sentimento de: “tenho tanta coisa para fazer e nem sei por onde começar!”, e dá-se o primeiro passo para acabar com a procrastinação. 

copy com chat gpt , herocreator

 

4. Mantenha pessoas queridas por perto

Uma outra forma de perder a vergonha é manter por perto as pessoas que te querem bem e que te apoiam. Após gravar seus vídeos, envie para seus amigos e familiares, peça a opinião e o feedbacks deles, pergunte como você pode melhorar.

Esses retornos de pessoas queridas, feitos com amor e por quem só quer te ver crescer, serão um grande incentivo para crescer a cada dia.

 

5. Não se compare demais

Um outro sentimento que nos faz beirar a autossabotagem é nos compararmos demais. No dia a dia, somos abordados por imagens de YouTubers com milhões de seguidores, que já fazem esse trabalho há anos e têm muita prática.

Contudo, você não pode se comparar com eles. Tenha sempre em mente que cada um tem seu jeito, seu percurso e suas qualidades. Não é porque fulano é bom e tem sucesso que você também não é bom e terá tanto sucesso quanto, um dia. Concentre-se no seu caminho e na sua jornada.

 

6. Valorize seu diferencial

Se você ou o seu produto tem uma qualidade excepcional, que ninguém da concorrência tem, por que não valorizá-la cada vez mais? Invista sempre no seu diferencial. Liste seus pontos fortes e pense em maneiras de destacá-los. Essa dica te proporcionará segurança para perder a vergonha, pois você saberá que tem muito a mostrar para o mundo. 

 

7. Faça com vergonha mesmo

Por fim, se você está tentando seguir todas essas dicas, mas mesmo assim sente que sua vergonha está persistindo, nesse caso a dica é: faça com vergonha mesmo! Garantimos que é uma dica eficaz e que dá certo.

Como tudo na vida, quando passamos a fazer algo cotidianamente, isso se torna um hábito. O mesmo ocorre com a gravação de vídeos. Se você enfrentar a vergonha e passar a criar vídeos mesmo com esse sentimento, uma hora ele irá passar.

Comece aos poucos, gravando stories para o Instagram, por exemplo, pois esses são vídeos curtos e que só duram por 24 horas.

Se preciso, treine o seu discurso antes de aparecer na internet, se isso te fará se sentir mais confiante. O importante é dar o primeiro passo de como perder a vergonha, o progresso vem em seguida, aos poucos.

Se precisar de ajuda para decidir quais equipamentos usar, confira estas dicas para montar um bom setup de gravação, de acordo com seu orçamento:

Se você gostou das dicas, está pronto para dar o próximo passo na sua jornada como empreendedor digital. Por isso, te convidamos a conhecer a HeroSpark, uma plataforma completa para publicar produtos digitais! 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *