Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Já pensou em entrar no mercado digital através de um curso de confeitaria?

curso de confeitaria

Não é todo mundo que cozinha bem e, mais ainda, tem técnica que certos tipos de pratos exigem. A cozinha do dia a dia não supre totalmente as necessidades que a confeitaria exige de um profissional. Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão em busca de um curso de confeitaria

Mais que a experiência atuando com doces, pães, entre outros de maneira técnica, a confeitaria também requer conhecimento teórico. Então, que tal ensinar em um curso de confeitaria online as técnicas gastronômicas que você domina para essa área?

Neste artigo você entenderá mais sobre esse mercado e as oportunidades para ensinar em um curso online.

Entendendo a confeitaria e o seu mercado

Quando pensamos em confeitaria, ainda temos a ideia de que é uma parte da gastronomia, de certa forma, elitizada. Claro que, por outro lado, a confeitaria se tornou mais acessível com o passar do tempo. Mas, mesmo assim, são poucas as ofertas de cursos e estes ainda têm preços e custos elevados.

Aqui no Brasil, a confeitaria é muito recente em comparação a outros lugares do mundo. Por isso, existem pessoas que vão estudar no exterior para extrair o melhor de conhecimento possível, já que por aqui o mercado de confeitaria ainda precisa amadurecer mais. 

Já em relação ao cenário em outros lugares do mundo, o quadro é diferente, principalmente na Europa. Ainda se tem dúvidas sobre a origem exata, mas a Europa é muito famosa por dominar essa área da gastronomia. E, inclusive, fala-se sobre o Egito ter sido um berço da confeitaria, mas nada comprovado. 

Mesmo o Brasil estando em “desvantagem” em relação ao continente europeu, o mercado aqui não está estagnado. Cada vez mais surgem novos confeiteiros para manter a economia desse segmento aquecida e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do mercado.

Mas independente de qual mercado é mais aquecido, a área de cursos online te permite vender para pessoas em outros países, mesmo morando no Brasil. Incrível, né? Após saber dessa informação, que tal criar o seu curso de confeitaria online para atender a demanda desse mercado e atingir um maior número de pessoas?

Curso de Confeitaria online

Como já foi citado anteriormente neste artigo, confeitaria é experiência prática, mas também é preciso dominar conceitos básicos e teóricos. Além de ter habilidade com as mãos para fazer as receitas, é importante saber o ponto certo de uma massa, um creme ou uma calda, por exemplo.

Para ajudar nesse processo, entender melhor sobre os ingredientes e como eles se combinam faz toda a diferença para uma receita assertiva. Quando você conhece os ingredientes que mais combinam entre si, os que não dão tão certo – quimicamente falando na receita ou pela combinação de sabor mesmo -, você tem mais chances de sucesso. Seja para criar receitas minimizando a chances de erro ou evitando o desperdício de ingredientes.

Outro conteúdo que também é básico e fundamental é a base da confeitaria, que é muito importante para quem está começando. O aluno precisará estudar os conceitos e teorias desse tema antes de colocar a mão na massa, de fato.

Esses conceitos são alguns exemplos do que você pode ensinar facilmente em um curso online. A partir disso, ensinando online você oferecerá seu conhecimento, terá um nome mais consolidado como profissional e ainda terá uma fonte de renda. 

Vantagens de ensinar online

Assim como a Mara Angelo Gasques – citada no link sobre crescimento e desenvolvimento de mercado anteriormente nesse artigo -, você pode optar por ensinar confeitaria e não por vender seus bolos, doces, entre outros. 

A maneira mais prática e simples de começar é com um curso online. Primeiramente, você precisará dedicar tempo para produzir seus conteúdos e investir um capital para desenvolver o curso e colocá-lo no mercado.

Mas depois você não precisará se preocupar com mais detalhes, pois o curso ficará disponível na internet, sem depender da sua presença para que as aulas aconteçam. 

Em paralelo, você pode realizar outras atividades: vender seus produtos de confeitaria, ir a eventos ou até mesmo fazer um curso no exterior para se especializar. Adquirindo novos conhecimentos e experiências, você terá mais conteúdo para desenvolver novos materiais e cursos para seus alunos. 

Essa flexibilidade que a modalidade online lhe permite pode ser o que você precisa para dar um passo novo na sua carreira e se destacar o seu nome com seu curso de confeitaria online.

Vantagens de aprender online

Já falei sobre as oportunidade de mercado para você. Agora eu vou falar sobre alguns atrativos que você pode usar para o seu curso de confeitaria online e, assim, captar alunos.

Pensando nos exemplos acima em um curso presencial, o aluno iniciante investiria tempo de deslocamento e dinheiro na mensalidade para aprender conceitos básicos. Em um curso de confeitaria online, o aluno pode assistir a essas aulas quando e onde quiser, além de ajustar o tempo de estudo e prática.

Um curso presencial tende a cobrar mais caro que um online devido a despesas com infraestrutura física. Sendo assim, ao fazer um curso online, o dinheiro economizado com deslocamento e mensalidade ou parcelas pode ser revertido para a compra de equipamentos para a cozinha. Afinal, ela será o laboratório e até mesmo uma estação de trabalho.

Aprendendo pela internet seu aluno tem mais tempo dedicado para trabalhar enquanto estuda. E essa renda trabalhando como confeiteiro(a) será útil também para ele investir em outros cursos e/ou equipamentos e assim se aperfeiçoar mais. 

Criando meu curso

Se você chegou até aqui e leu todas as informações fornecidas e analisou todos os pontos, algo me diz que você quer avançar no seu projeto do curso de confeitaria online, certo?

Bem, mas e como fazer isso? Quais os primeiros passos?

Aqui eu falei sobre conteúdos básicos da confeitaria como exemplos ao longo do texto. Mas se você tem mais experiência na área, pode aproveitar para explorar seu conhecimento mais avançado do mesmo modo. 

Tudo depende da sua especialidade e isso irá definir para quem você irá oferecer o seu curso – basicamente, quem serão os seus alunos. Isso implicará no tamanho do seu público: quanto mais específico for o assunto do curso, o número de pessoas será possivelmente menor se compararmos com assunto mais gerais. É o que chamamos de nicho. 

Apesar de ter um público menor, dependendo do grau de dificuldade e da quantidade de profissionais que ensinam esse assunto específico, o seu curso terá um preço mais elevado.

Sabendo o que você vai ensinar e para quem ensinar, você precisa saber como vai disponibilizar o seu curso de confeitaria online. E, só então,  começar a produzir os conteúdos. 

Não se apavore! Não é complicado seguir essas etapas. Eu falei de cada uma delas e de mais detalhes neste artigo em que falo sobre como criar seu próprio negócio de cursos online de sucesso.

Ficou com alguma dúvida? Comente embaixo e eu venho te responder!

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

O que é webinar e como gerar mais leads com ele

Você não sabe o que é webinar? Pois então, é com enorme prazer que informo que os seus problemas acabaram! …

O que é Landing Page: tudo o que você precisa saber

Se você está inserido no empreendedorismo digital, muito provavelmente sabe o que é Landing Page. Mas será que você tem …

Como aumentar suas vendas fazendo um webinar encantador

No marketing digital existem diversas técnicas para atrair e converter mais leads. No entanto, dificilmente alguma delas terá um custo …

Landing Page: como criar páginas que convertem?

Seu negócio digital não anda faturando muito? Por algum motivo clientes novos não chegam a sua empresa e você não …

Negócio digital: aprenda a lucrar com o seu

Investir em um negócio digital atualmente está sendo a mina de ouro de milhares de empreendedores no Brasil. Segundo o …

Tudo o que você precisa saber para vender mais usando Storytelling

A visão de mundo que temos, hoje em dia, é uma coleção de histórias. Isso acontece porque pessoas que contam …