Cursos online: crie e venda um de sucesso [passo a passo]

Investir na criação de cursos online pode ser a oportunidade que você procurava. Afinal, a educação a distância tem ganhado cada vez mais espaço no mercado digital. 

Além disso, criar um curso online pode ser uma oportunidade única de construir um negócio digital próprio sem necessariamente precisar de um grande investimento inicial. 

E então, se interessou e quer saber como gravar curso online para abrir um negócio de sucesso nessa área? Continue a leitura deste artigo!

Como está o mercado de cursos online em 2023 e 2024?

O mercado de cursos online continua crescendo exponencialmente. Prova disso é que a Skills Outlook Employee View – pesquisa divulgada em 2023 pela Pearson em parceria com o Google – apontou que 80% dos trabalhadores do Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos preferem cursos virtuais, de curta duração. 

Ou seja, para a maioria dos brasileiros, a melhor forma de se qualificar para o mercado de trabalho é por meio dos cursos online. 

Isso mostra que, para quem deseja investir em um negócio digital, os cursos virtuais são boas apostas em razão da alta procura e aceitação que esses têm. 

No entanto, o cenário atual exige que o empreendedor pense em formatos de cursos inovadores, que vão além das simples videoaulas. Afinal, apesar de a procura ser grande, a oferta também é bastante alta. 

Nesse sentido, saiba que algumas das tendências para 2024 são:

  • Microlearning: essa abordagem de ensino busca oferecer pequenas doses de conhecimento, em um curto espaço de tempo. Ou seja, são atividades e videoaulas curtas que se adaptam facilmente à rotina corrida das pessoas. 
  • Gamificação: para tornar os estudos mais atrativos, muitos cursos online têm investido na gamificação, formato que envolve pontuação e conquistas à medida em que o aluno avança pelos conteúdos e atividades. 
  • Inteligência artificial: não tem como fugir, a IA está cada vez mais presente em todos os ambientes, inclusive no educacional. Nesse sentido, vale pensar nesse quesito na hora de criar o seu curso, seja para facilitar o aprendizado do aluno ou até mesmo otimizar o trabalho do instrutor. 
  • Aprendizado mobile: muitos alunos realizam os seus cursos por meio do celular, devido à praticidade. Por isso, é importante pensar em conteúdos que se adaptem aos dispositivos móveis, sem perder a qualidade. 

13 passos para criar um curso online 

1. Planeje o curso online

Pessoas dos mais variados nichos de mercado cometem o equívoco de ignorar o planejamento ou não se dedicar o bastante a ele na etapa inicial de um projeto. Mas errar nesta fase pode se tornar um dos grandes responsáveis pelo fracasso do seu negócio.

Portanto, antes de sair produzindo conteúdo, é importante que você defina as diretrizes do seu negócio como um todo para saber qual rumo deseja seguir a partir disso.

Além do mais, você precisa ter um plano bem estabelecido sobre os próximos passos que dará logo após criar um curso online e fazer a abertura dele.

Tenha certeza de que, definindo esses pontos, os próximos passos na construção, gestão e comercialização se tornarão bem mais fáceis.

Descubra o que não pode faltar no seu planejamento: 

2. Crie uma persona 

Conhecer o seu aluno em potencial é de extrema importância. 

Para isso, antes de pensar em como montar um curso online, é fundamental que você tenha noção completa de quem é o seu público em potencial. Assim, será muito mais fácil impactá-lo com os seus conteúdos.

Dessa forma, você precisa saber:

  • Quais as aspirações e maiores desejos da sua persona;
  • Quais as principais dores que a impedem de chegar aonde deseja.

Seja bastante específico e defina também:

  • Formação profissional;
  • Região;
  • Idade;
  • Capacidade financeira.

Lembre-se de que um produto pode ter mais de uma persona.

Nesse sentido, o segredo é se colocar no lugar do seu aluno e se questionar a respeito do que você espera com o seu produto, o que gostaria de ver e qual a transformação final que deseja.

Nessa etapa, é preciso ser bastante crítico e buscar a fundo os problemas e anseios do seu público em potencial. Essas informações serão usadas a seu favor no momento em que você criar o seu curso online.

Aprenda como criar uma persona para o seu negócio:

3. Faça uma análise de mercado e concorrência

Outro ponto importante que você deve se atentar antes mesmo de aprender como gravar curso online é saber quem já está se aventurando no nicho de mercado escolhido por você.

Como em qualquer negócio, é fundamental que você, na condição de empreendedor, tenha uma boa noção do mercado que irá penetrar, bem como dos concorrentes que irão disputar a atenção da sua persona.

Sendo assim, faça uma boa pesquisa de mercado e pense no segmento que você irá escolher para focar em seu negócio. 

Por exemplo: se você estiver pensando em criar um curso de inglês, é muito importante avaliar quem são as pessoas ou empresas que já estão oferecendo conteúdos nesse mercado. Aqui, é legal você avaliar qual metodologia está sendo usada e listar pontos fortes e fracos.

Para te ajudar, é legal pensar em fazer vários tipos de questionamentos para si mesmo sobre alguns assuntos. Portanto, procure responder algumas perguntas, como:

  • Qual é o mercado mais explorado?
  • Existem oportunidades ainda não trabalhadas?
  • Quais os principais cursos oferecidos pelo concorrente?
  • Qual diferencial posso ter?

Tente extrair tudo o que dá certo nos concorrentes e faça melhor no seu negócio. Mas, atenção: esse processo não é um simples “copia e cola”, e sim um método estratégico em busca de um diferencial de mercado com o intuito de se destacar.

Confira o passo a passo simplificado para fazer a sua pesquisa de mercado:

4. Defina objetivos e metas

A definição de objetivos e metas no momento de planejamento de um curso online se mostra fundamental para você avaliar de forma simples os resultados que o seu negócio digital irá proporcionar. Isso deve ser alinhado e definido antes de você criar suas aulas.

Portanto, defina, por exemplo:

  • Aonde você pretende chegar? 
  • Qual resultado você almeja daqui a um ano? 
  • Quantos alunos você pretende ter em 6 meses? E em um ano? 
  • Quanto de lucro você pretende ter com o negócio?

As possibilidades de definição de objetivos podem ser enormes, mas defini-los fará com que você de fato tenha um norte para seguir acerca do seu negócio como um todo.

Saiba que, para cada objetivo, é interessante criar metas menores, que facilitarão o seu controle e ajudarão a organizar os seus esforços em busca do alcance dos objetivos. 

5. Estruture o conteúdo

Após tomar conhecimento dos principais assuntos a serem utilizados para criar um curso online, é hora de definir a estrutura de conteúdo do seu curso.

Para isso, você precisa especificar quais os tópicos e subtópicos farão parte do seu curso online. Ou seja, é o momento em que você irá organizar o curso e segmentar todo o conhecimento que deseja transmitir.

6. Prepare o material

Na hora de começar a produzir conteúdo para cursos online, é necessário se preparar. Assim, conhecer o tema de forma completa é essencial para que você consiga transmitir os pontos mais importantes de forma precisa e direta.

Dessa forma, realizar pesquisas na internet para se inspirar e entender como os concorrentes estão abordando o assunto pode ser útil, mas é importante evitar a simples cópia de conteúdo. 

O ideal é se concentrar em oferecer um conteúdo melhor do que aquele que já existe, sempre com foco no impacto que deseja causar nos alunos.

7. Defina o tempo ideal das videoaulas

Um curso online tem algumas diferenças para o curso presencial tradicional, e uma delas é que a duração das videoaulas deve ser menor para não cansar o aluno.

Além disso, você deve usar uma metodologia que consiga garantir a concentração do aluno, visto que o ambiente digital propriamente dito já desvia a atenção do estudante com mais facilidade.

Para isso, é ideal que você:

  • Estruture o seu curso em módulos ou categorias de assuntos;
  • Defina um tempo médio para cada aula.

Saiba que o tempo considerado suficiente para uma aula é aquele em que você consegue passar, de forma clara e dinâmica, a mensagem proposta sem perder a qualidade. 

Na atualidade, umas das coisas que os alunos mais prezam é a rapidez e a facilidade. Por isso, faça um bom roteiro que não enrole demais o assunto ou exija tempo desnecessário dos estudantes.

Veja como estruturar o roteiro do seu curso online:

8. Invista em equipamentos

É plenamente possível gravar um curso online apenas com a câmera do celular e obter um ótimo resultado com isso.

No entanto, para alcançar um público mais exigente, talvez seja necessário investir em câmeras mais profissionais ou, pelo menos, em um microfone de lapela para evitar ruídos externos.

Baixe gratuitamente o e-book + masterclass que ensina a montar um estúdio de gravação gastando pouco:

9. Prepare o cenário

O ambiente que ficará aparecendo atrás de você precisa estar de acordo com o seu curso. Para isso, busque objetos e cores que conversem com a sua imagem em um todo.

Além disso, certifique-se de que a iluminação do ambiente esteja boa e tente gravar em horários mais tranquilos para evitar interrupções.

10. Grave as aulas

Equipamentos em mãos, cenário organizado e roteiros definidos, chegou a hora de mostrar todo o seu conhecimento para as câmeras.

Faça várias tomadas até que você esteja satisfeito com o resultado.

11. Edite as gravações

Agora, você vai lapidar o seu conteúdo e transformá-lo em aulas online de verdade. Retire tudo o que for desnecessário, adicione efeitos se quiser e corrija os erros de gravação.

O importante é deixar a aula dinâmica e pronta para o seu aluno.

12. Defina alguns materiais complementares

É importante oferecer aos seus alunos possibilidades adicionais de conteúdo. Como exemplos, podemos citar: 

  • Artigos;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Documentários;
  • Entre outros. 

Invista em materiais complementares como forma de garantir o total aprendizado do seu aluno e fazer com que ele diversifique seu conhecimento a partir de soluções diferenciadas.

13. Hospede o curso em uma plataforma 

Agora que você tem tudo pronto, é importante pensar qual a maneira que faz mais sentido para você colocar o seu curso em prática. São vídeos no YouTube? Chamadas de vídeo ao vivo?

Você também pode optar por hospedar esse conteúdo em uma plataforma de ensino digital, na qual conseguirá realizar a venda dos seus cursos e, assim, monetizá-los.

Saiba que existem várias plataformas para hospedagem do curso, e você precisa avaliar qual será a melhor para suas necessidades. Para isso, selecionamos alguns critérios que podem ajudar nessa parte essencial de como gravar curso online:

Confiabilidade e estabilidade da plataforma

É importante escolher uma plataforma confiável e estável, que tenha um bom histórico de uptime e não apresente problemas técnicos frequentes.

Segurança dos dados

A plataforma deve ter medidas de segurança robustas para proteger as informações dos alunos, como senhas, dados de pagamento e outras informações confidenciais.

Facilidade de uso

O seu curso online deve ser intuitivo e fácil de usar tanto para o aluno quanto para o instrutor, com recursos simples e bem organizados.

Personalização

É importante que a plataforma permita a personalização de diversos aspectos do curso, como design, branding, recursos adicionais, etc.

Suporte técnico

Ao surgir dúvidas e problemas, a plataforma precisa ter um bom e eficiente suporte técnico para não deixar você nem seus alunos na mão.

Preço

O custo é um fator importante a ser considerado, mas não deve ser o único critério. É importante avaliar o custo-benefício e o retorno sobre o investimento que a plataforma pode oferecer.

Ficou alguma dúvida de como montar o seu curso online? Reveja o checklist aqui:

Como emitir certificado para curso online?

Oferecer um certificado após a conclusão do curso agrega muito valor a ele. Isso porque, muitas pessoas buscam fazer cursos online justamente para terem certificados que possam ser anexados aos seus currículos e, assim, possibilitar uma boa colocação no mercado. 

Por isso, é indispensável que o seu curso ofereça o certificado de conclusão!

Nele, é preciso ter:

  • Nome do curso
  • Nome do participante
  • Carga horária
  • Logo da sua empresa

Para que você não precise fazer a emissão do certificado de forma manual – algo que pode ser muito trabalhoso, o ideal é hospedar o seu curso em uma plataforma que o emita assim que o aluno concluir o percurso, como é o caso da HeroSpark. 

Com esse processo automatizado, você não corre o risco de ficar devendo certificados para alguns alunos e ainda garante a satisfação deles. 

Confira o passo a passo de como emitir certificado de conclusão de curso, além de modelos para se inspirar:

Como divulgar cursos online?

Já decidiu como irá disponibilizar o seu curso para o público? Ótimo! Mas já parou para pensar como fazer esse público se tornar aluno?

Depois que você criar um curso online, a divulgação deve ser o seu foco. 

Sim, uma divulgação bem estruturada e executada é quase tão importante quanto o próprio conteúdo do curso. Afinal, de nada adianta ter um conteúdo rico, completo e de qualidade se ninguém consegue chegar até ele e se beneficiar do que é oferecido.

Por isso, conheça algumas maneiras de fazer isso se tornar possível:

  • Divulgue pelas redes sociais;
  • Faça vídeos sobre o seu assunto no YouTube;
  • Envie e-mail marketing;
  • Faça tráfego pago para suas landing pages;
  • Conte com a ajuda de afiliados.

Aproveite para estudar cada uma dessas estratégias e analisar qual se encaixa melhor no seu negócio:

Por que hospedar cursos online na HeroSpark?

Primeiramente, é preciso destacar que a HeroSpark é a solução mais completa na América Latina para cursos online. Ela tem tudo o que o seu negócio digital precisa em um único lugar, com resultados reais, independente do tamanho do seu negócio. 

Com a Hero você cria facilmente seus infoprodutos e lança suas páginas, webinários, e-books ou funis de vendas gratuitamente.

Vale dizer que ela é segura, estável e de fácil uso, e também oferece:

  • Layout intuitivo;
  • Área de membros;
  • Suporte mobile (páginas responsivas);
  • Modelos de landing pages para divulgação;
  • Automatização de e-mail marketing;
  • Possibilidade de aulas ao vivo dentro da plataforma;
  • Página de pagamento (checkout) seguro e integrado;
  • Possibilidade de venda por afiliados.

Sendo uma das mais completas do mercado, você consegue não apenas hospedar seu curso, mas divulgá-lo de forma eficiente. 

Veja como é simples publicar o seu curso na HeroSpark:

Agora que você já tem a teoria em mente, que tal começar com a prática? Faça as pesquisas, siga o passo a passo apresentado e, depois de tudo pronto, hospede seu curso gratuitamente na HeroSpark!