Depoimentos de clientes: como conseguir e qual a melhor forma de usar

Homem mexendo em tablet, com 5 estrelas projetadas da tela. Texto da imagem: depoimentos de clientes
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Nesse sentido, surgem os depoimentos de clientes com uma grande ferramenta para o marketing do seu negócio. Afinal, ao comprar um produto ou contratar um serviço, pesquisamos sobre a empresa que está fazendo a oferta, analisamos a credibilidade da mesma e buscamos indicações de pessoas que já fizeram essa compra e a aprovaram.

É hora de saber o que é depoimento de clientes, como essas avaliações podem impulsionar as suas vendas, como conseguir feedback de clientes que já compraram com você e outros tópicos sobre o assunto. 

A HeroSpark é a solução mais completa da América Latina para hospedagem, criação e venda de diversos tipos de produtos digitais. Crie seu perfil gratuitamente e comprove na prática.

O que são depoimentos de clientes e por que são importantes?

Sabe quando você acessa um site e, em alguma parte na página principal, ou em alguma aba específica, existem vários nomes de pessoas elogiando o produto ou serviço da empresa detentora do site, dizendo quais dores foram solucionadas com a compra, o que eles aprenderam e como a compra foi benéfica? Então, essas recomendações são os depoimentos de clientes.

Geralmente, a empresa pede para o cliente um feedback de seu produto e serviço e, após uma análise detalhada desses retornos, a empresa escolhe os melhores para colocar nessa espécie de mural do cliente.

Contudo, também é possível que o cliente tenha espontaneamente escrito aquilo para a empresa, para mostrar sua gratidão e satisfação com a compra. 

Agora, você deve estar se perguntando qual a importância do depoimento do cliente. Bom, essa é uma resposta bem simples e envolve o psicológico do ser humano.

Quando vemos que uma pessoa experimentou determinada situação, aprovou o ocorrido e indica para os demais, mesmo que não conheçamos tal pessoal, nós sentimos confiança no que ela diz e tendemos a fazer a mesma escolha.

Assim, os depoimentos dos clientes são importantes, porque mostram como as pessoas que consumiram um produto ou serviço da sua empresa o aprovaram e o indicam para as demais.

Isso transpassa uma rede de confiança para sua marca, pois seus consumidores poderão ver que pessoas reais, “gente como a gente”, são seus consumidores e aprovam o seu trabalho. 

Em marketing, essa estratégia recebe o nome de prova social e trata-se de um gatilho mental importante:

Como conseguir depoimentos?

A melhor forma de conseguir um bom depoimento de cliente é tratando-o bem, inclusive no pós-venda. Se você fez um bom trabalho e tratou bem o seu cliente, não existe nenhum motivo para ele recusar o seu pedido e escrever um depoimento.

Por isso, se sua empresa ainda não adota técnicas de pós-venda, esse é o momento de colocá-las em prática. Após a finalização da compra, envie um e-mail para o cliente agradecendo a confiança e pedindo um feedback. 

Uma tática interessante é comprometer-se a dar uma “surpresa” para os consumidores que enviarem o feedback ou responderem uma listinha de perguntas, preparada pela sua empresa, sobre a compra. Essa surpresa pode ser um cupom de desconto para a próxima compra, por exemplo, o que já incentiva que esse cliente retorne a comprar com você. 

O importante é se mostrar sempre solícito para os retornos que virão. Assim, se você receber algum comentário negativo, não desanime, mas também não o ignore. Analise a pertinência dessa avaliação e veja o que você pode melhorar em sua empresa, serviço ou produto, para que essa situação não se repita. 

copy com chat gpt , herocreator

Onde exibir os depoimentos?

Por essa exibição ser uma estratégia tão importante do marketing de sua empresa, é recomendável que os depoimentos de seus clientes tenham um papel de destaque em seu blog ou site institucional.

Assim, dedique uma parte da página principal para eles ou, se preferir, tenha uma coluna ou seção deste ambiente digital apenas para esses retornos. 

Também, não se limite a deixar essas avaliações apenas no seu site, utilize esses depoimentos a seu favor.

Divulgue-os em posts do Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social que você tiver; use-os nas suas próximas publicidades; também, mostre essas avaliações para possíveis novos clientes via e-mail marketing.

Dica para exibir o depoimento de seus clientes

Outra dica importante para a exibição de feedback de clientes, é estar atento ao design da página na qual eles são exibidos. Como qualquer outra parte de seus site ou blog, essa seção também deve conter o logo da sua marca, a paleta de cores e todos os demais elementos de sua identidade visual. 

Assim, coloque o primeiro nome e um dos sobrenomes junto do depoimento de cada cliente, pois isso aumenta a credibilidade de que aquele comentário é verídico.

Se for possível, coloque também uma imagem do cliente, pois esse elemento chama ainda mais a atenção. Mas, claro, só exponha esses dados e imagens pessoais somente com a autorização do consumidor. 

Assim, se o seu produto digital é um curso online para aperfeiçoamento profissional, por exemplo, coloque feedbacks de clientes que contaram como eles tiveram progresso em suas carreiras por meio do seu curso, dizendo também o quanto eles já aprenderam.

Nesse cenário, uma foto mais profissional dos clientes, uma do LinkedIn, por exemplo, cairia bem. 

Por que depoimentos de clientes impulsionam as vendas de marketing?

Como foi dito, os depoimentos de clientes mexem com o psicológico dos possíveis consumidores, fazendo despertar uma credibilidade na imagem da sua empresa.

Em termos técnicos, isso se dá pelo gatilho da prova social, que atinge nossos neurônios-espelhos e despertam empatia, assim, nos colocamos no lugar do outro.

Nessa situação, dá-se o efeito de adesão, ou seja, as pessoas tendem a fazer uma escolha que já foi feita e aprovada por outra pessoa antes, para evitar decepções. 

Dessa forma, seus possíveis clientes verão os feedbacks, vão se identificar com as dores dos seus consumidores – que já foram solucionadas pela sua marca –  e terão confiança em sua empresa.

Essa é uma excelente forma de ganhar credibilidade no mercado, aumentar a confiança em sua marca e conquistar ainda mais clientes. Chegou a hora!

Assim, se você tem um negócio digital ou está pensando em desenvolver um produto digital, a HeroSpark pode te ajudar. Esta é uma empresa que está há 14 anos no mercado, transformando conhecimento em negócios digitais de impacto.

A HeroSpark é a solução mais completa da América Latina para hospedagem, criação e venda de diversos tipos de produtos digitais. Comece a usar gratuitamente!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *