10 dicas de marketing digital para melhorar seus resultados

Veja dicas de marketing digital valiosas
Dicas de marketing digital para você ter sucesso
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Com cada vez mais pessoas utilizando a Internet, ter acesso a dicas de marketing digital se tornou fundamental para impulsionar melhores resultados nos empreendimentos online. 

Isso é possível, uma vez que, por meio do marketing digital, é possível atrair oportunidades e gerar um relacionamento mais profundo com o público-alvo, além de  ajudar a medir como o público está reagindo ao conteúdo que você está vendendo. 

Por isso, neste artigo, você vai conhecer 10 dicas de marketing digital que podem impactar positivamente o seu negócio. Continue a leitura e veja como melhorar os seus resultados consideravelmente!

Teste gratuitamente suas páginas, e-mails automáticos e checkout em um só lugar. Crie sua conta, e já comece a vender hoje mesmo!

O que é marketing digital?

É possível definir o marketing digital como um conjunto de estratégias online que a empresa utiliza para: atrair novos compradores, entender melhor o seu público-alvo e ter uma dimensão de como está o desempenho do seu negócio.

Nesse sentido, o marketing digital é uma poderosa ferramenta para se comunicar de maneira eficiente e humanizada com sua audiência. Além disso, ele também facilita a análise de desempenho de suas ações no mercado digital.

Vale destacar que ele não necessita de um investimento inicial elevado, principalmente em comparação com o marketing tradicional. No entanto, essa não é a única vantagem de sua utilização. 

Entre os inúmeros benefícios da adoção de uma estratégia de marketing digital, podemos citar:

  • Personalização das campanhas e otimização constante;
  • Maior interatividade com a audiência;
  • Dados mensuráveis; 
  • Direcionamento mais assertivo;
  • Escalabilidade.

10 dicas de marketing digital para melhorar seus resultados

Agora que você sabe melhor em que o marketing digital atua e qual é a importância dele para o seu negócio, vamos mostrar algumas dicas para ajudar a melhorar os seus resultados ao explorar esse artifício. Confira!

1. Entenda o seu consumidor

O consumidor é uma parte fundamental para o sucesso da sua empresa. Logo, é necessário estar em boa sintonia com ele.

Saber como os clientes enxergam sua marca e o que eles esperam dela é fundamental para que eles fiquem satisfeitos ao escolherem você, e não a concorrência.

Para que isso aconteça, é importante ficar atento aos comentários recebidos, sejam eles em pesquisas de satisfação ou em sites e mídias sociais.

Por meio desses feedbacks, é possível analisar em qual parte o seu negócio pode melhorar, conseguindo propor uma melhor qualidade na venda e, consequentemente, cativar antigos e novos clientes.

2. Saiba analisar os dados

As plataformas nas quais o marketing digital atua fornecem diferentes tipos de dados para que você possa analisar o seu desempenho. Isso faz com que você tenha maior facilidade para ver como o público reage aos diversos conteúdos publicados.

No entanto, é necessário saber analisar os números fornecidos. Caso contrário, essa vantagem não será útil.

Nesse sentido, saiba que, muitas vezes, as próprias redes sociais oferecem as métricas que você precisa. Vejamos o exemplo do Instagram.

Dados como alcance e impressões de suas publicações, quantas pessoas visitaram seu perfil e de onde seu público vê seu conteúdo podem ser encontrados na rede social. Inclusive, você pode mensurar qual palavra-chave melhor perfirma em seus conteúdos.

Além disso, há diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar a analisar essas métricas, como o Google Analytics.

Atualmente, existem diversas maneiras de aprender a realizar esse entendimento das métricas fornecidas. Cursos ou videoaulas são uma ótima escolha para quem está iniciando nesse processo.

3. Tenha uma boa equipe

Apesar de parecer algo simples, desenvolver estratégias de marketing digital que ajudem a melhorar os resultados da sua empresa é algo trabalhoso e requer muito estudo.

Nesse momento, ter bons profissionais ao seu lado é fundamental. Isso porque, durante o processo de criação, é necessário estar atento a alguns detalhes que os leigos podem acabar não percebendo.

Dessa maneira, é importante contar com profissionais da área de comunicação e de marketing. Eles estarão por dentro das modificações do mercado e das melhores estratégias a serem usadas no momento, facilitando a obtenção de um melhor desempenho para o seu negócio.

Para fazer isso, existem duas opções: contratar uma empresa especializada no assunto ou montar uma equipe interna, que pode acabar saindo mais caro. Basta analisar qual opção é a melhor para você.

4. Invista em anúncios

A utilização de anúncios sempre foi uma ferramenta eficiente para atrair novos consumidores. E isso não muda no ambiente digital, pois é muito difícil depender apenas do tráfego orgânico.

Atualmente, é comum as pessoas receberem anúncios vindos de tráfego pago em suas redes sociais, em sites que estão visitando ou e-mails.

Assim, a escolha por esse tipo de anúncio acontece devido aos seus diversos benefícios, como:

  • Menor custo;
  • Maior segmentação do público que será atingido;
  • Praticidade;
  • Dinamismo;
  • Interação com os consumidores;
  • Fácil acompanhamento dos resultados.

5. Utilize o funil de vendas

O funil de vendas consiste em juntar diversas táticas de marketing para estimular os leads a virarem clientes do seu negócio. Essa estratégia monta uma jornada que seguirá o seu cliente, desde o contato inicial com a marca até a fidelização.

Essa jornada é constituída dos seguintes passos:

copy com chat gpt , herocreator
  1. Ouvir falar da sua empresa;
  2. Buscar mais informações e feedbacks sobre ela;
  3. Procurar um produto vendido pelo seu negócio;
  4. Realizar a compra;
  5. Ficar satisfeito com o que foi entregue;
  6. Ser fiel à empresa;
  7. E, por fim, indicar o lugar para outras pessoas.

É essencial frisar que pode ser que algumas etapas não ocorram durante o processo. Tudo vai depender do relacionamento com o cliente. 

Além disso, no marketing digital, todo o processo citado ocorre no meio digital, em sites, redes sociais e aplicativos.

Para facilitar a construção do funil de vendas ideal para o seu negócio digital, é possível utilizar a HeroSpark, que é especializada em criar funis de venda de alta conversão e que gerem resultados reais para sua empresa.

Com isso, o trabalho maçante e manual é feito por um software, o que permite mais tempo para melhorar outras questões do seu negócio. 

Se você ficou interessado e quer saber mais, basta clicar aqui.

6. Utilize o e-mail marketing

De acordo com uma pesquisa do site Statista, mais de um terço da população utiliza o e-mail, ou seja, cerca de 2,9 bilhões de pessoas. Ao analisar esse número, é possível perceber que existe um grande mercado a ser explorado nessa plataforma.

A fim de aproveitar esses usuários, as empresas estão aderindo ao e-mail marketing, que consiste em falar com seus clientes por meio do e-mail.

No entanto, isso deve ser feito seguindo certas normas para que esses e-mails não se tornem spam.

Para utilizar essa ferramenta de maneira eficiente, é necessário ter atenção com as seguintes práticas:

  • Não compre listas de e-mails;
  • Disponibilize a opção de descadastramento;
  • Monte sua base de contatos utilizando landing pages na sua estratégia;
  • Não envie mensagens em excesso.

Veja como criar uma campanha de e-mail marketing com a HeroSpark:

7. Faça um planejamento a longo prazo

Ao desenvolver estratégias de marketing digital, é fundamental pensar a longo prazo. Para que esse artifício tenha efeito e possa aumentar os seus resultados, é preciso ter uma constância no processo, já que, dessa maneira, você sempre estará em evidência.

Porém, isso não quer dizer que você não deva investir em planos que ofereçam resultados imediatos: é essencial saber equilibrar as duas ferramentas.

Assim, você atrairá um maior engajamento, fazendo com que seu negócio seja cada vez mais visto.

8. Invista em marketing de conteúdo

Muitas vezes, ao se falar de marketing digital, as pessoas pensam que apenas os anúncios são suficientes para atrair novos compradores e fidelizar os antigos. 

Mas, na verdade, também é necessário produzir conteúdos que despertem o interesse dos consumidores, eduquem e os ajudem a entender melhor do que se trata a sua empresa e quais são os seus valores.

Existem diferentes maneiras de colocar essa estratégia em prática, e a mais utilizada é a publicação de matérias e produtos audiovisuais em sites e blogs específicos.

De acordo com o site Demand Metric, esse tipo de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e você consegue três vezes mais leads, que consistem em potenciais compradores.

Ao analisar esses números, é possível perceber a eficácia dessa estratégia.

Outra dica é aplicar o marketing de conteúdo em suas redes sociais. Assim, você aproxima o cliente de sua marca, fideliza consumidores e pode até ser uma autoridade no seu nicho, ao fazer publicações constantes sobre as tendências do seu mercado.

Para isso, tenha sempre seu planejamento e a persona do seu negócio em mente.

Aprenda a conquistar o cliente em cada etapa

E-book com tudo o que você precisa saber para vender no automático. Com este guia você venderá qualquer coisa no digital. Baixe já, é GRATUITO!

Quero garantir

9. Trabalhe com marketing de influência

Com a popularização das redes sociais, surgiram os digital influencers, que são pessoas que conseguem influenciar seus seguidores. Atualmente, é quase impossível alguém não conhecer ou não seguir uma pessoa que se encaixe nesse perfil. 

E por serem formadores de opinião, é cada vez mais recorrente as marcas utilizarem essa importância e visibilidade para promover seus produtos.

Segundo a pesquisa Influenciadores Digitais, realizada pela QualiBest:

  • 88% dos entrevistados já descobriram algum produto por conta dos influenciadores; 
  • 73% adquiriram algo por conta da divulgação dessas pessoas; 
  • E 55% procuram a opinião de um influenciador antes de realizar a compra de determinado produto.

Essas estatísticas apresentam a força desses fenômenos da internet, o que mostra que eles são uma ótima forma de promover o seu negócio.

10. Tenha bons conhecimentos

Por último, é fundamental que você construa bons conhecimentos sobre as ferramentas do marketing digital e realize estudos recorrentes sobre tendências do mercado e hábitos do seu público-alvo.

Essas ações ajudam você a instrumentalizar suas estratégias e tornar seus resultados mais previsíveis. Isso, no final das contas, vai ser importante para que você consiga diversificar o seu negócio, criar uma esteira de produtos e escalar seus resultados.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre marketing digital? Então baixe agora o Kit gratuito para aprender marketing digital.

O kit inclui e-books exclusivos e uma planilha grátis para você começar a destravar o seu negócio digital de uma vez por todas. Garanta já seu kit gratuito por tempo limitado!

Kit gratuito para aprender marketing digital

E-BOOKS + PLANILHA GRÁTIS para destravar o seu negócio digital de uma vez por todas. Gratuito por tempo limitado

Comece agora
Banner_blog_herospark
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *