Nos últimos anos a demanda por ferramentas para videoconferência vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para as pessoas se reunirem online, já que devido às circunstâncias atuais não é mais possível fazer isso presencialmente.

 

Sejam reuniões de família, com amigos ou reuniões com sua equipe da empresa, para nós, é essencial estarmos reunidos com outras pessoas. Independente de qual seja a finalidade.

 

São vários os aplicativos que podem ser úteis nesses momentos e cada um deles têm a sua especificidade e, principalmente, têm a sua forma de uso e aplicação ideal.

 

Então cada um vai servir para um objetivo diferente e irá cumprir objetivos diferentes. Neste artigo iremos explicar quais as ferramentas são mais utilizados hoje, como funcionam e qual é o melhor para você.

 

Ferramentas para videoconferência – Zoom

 

O primeiro aplicativo é o Zoom, você já deve ter ouvido falar, já que sua popularidade aumentou bastante a pouco tempo. É possível que talvez até já tenha participado de alguma reunião no Zoom.

 

Ele tem uma versão gratuita que tem algumas limitações, mas tem algumas utilidades mesmo nesse modelo como, por exemplo:

 

  1. É muito útil para você que quer se reunir com um grupo de pessoas informalmente;
  2. Transmissão de uma aula online;
  3. Ou até mesmo vender algum produto do seu negócio.

 

Na versão gratuita, você pode fazer reuniões para até 100 pessoas ao mesmo tempo, com um limite de 40 minutos por reunião.

 

É possível também se reunir com outras pessoas e sem limite de tempo. Entretanto essa possibilidade só está disponível na versão paga do aplicativo.

 

Ele é um aplicativo de vídeo conferência mesmo, não é um aplicativo de chat adaptado para vídeo conferência como alguns que ainda vamos falar aqui. O Zoom foi criado com esse objetivo e por isso oferece recursos de gestão de sala como, por exemplo:

 

  1. Gerenciar os participantes da sua vídeo conferência;
  2. Pode limitar os acessos a ferramenta que os participantes têm;
  3. Além de muitas outras funcionalidades.

 

Ferramentas para videoconferência – Skype

 

O Skype você, certamente, conhece. Essa plataforma é a que está há mais tempo no mercado como uma das ferramentas para videoconferência. Com as muitas atualizações ao longo dos anos, hoje seu potencial vai além da antiga versão.

 

O Skype começou sendo uma ferramenta de chat, mas hoje além de você poder criar um grupo e conversar com seus amigos, você também consegue iniciar uma reunião.

 

Essa ferramenta para videoconferência pode ser utilizada por meio da versão mobile  e pela web no Skype, da mesma forma que é feita pelo aplicativo.

 

Existe uma versão do Skype onde você pode iniciar sua reunião e as pessoas que vão participar não precisam ter cadastro no Skype, nem baixar o aplicativo. Você pode fazer essa reunião no Skype para até 50 pessoas, o limite de tempo não é muito claro, aparentemente são até 4 horas para chamada.

 

O Skype veio de uma ferramenta de chat para uma ferramenta de vídeo conferencia, então ela foi adaptada, e não já criada com esse intuito como no caso do Zoom. Devido a isso, algumas funcionalidades são limitadas na hora de você gerenciar sua reunião.

 

Ele não serve para algumas atividades. Já teve pessoas que comentaram que durante uma reunião do Skype, tiveram problemas com as pessoas excluindo os outros participantes no grupo da reunião.

 

Então esse acaba se tornando um ponto negativo da ferramenta. Isso certamente não vai acontecer com um aplicativo exclusivo e já criado para video conferências, mas ainda assim, é uma ferramenta excelente.

 

Ferramentas para videoconferência – WhatsApp

 

67 headlines para páginas de vendas

O aplicativo do WhatsApp agora disponibilizou esse recurso. Sim, ele não serve apenas para você conversar por texto ou conversar por chamada de vídeo com apenas uma pessoa. O WhatsApp foi adaptado e agora você também consegue conversar com várias pessoas ao mesmo tempo através do aplicativo.

 

Dessa forma você consegue fazer uma reunião online com um grupo menor através dessa ferramenta. Você pode criar uma sala de vídeo conferência com até 50 pessoas. Uma coisa interessante no WhatsApp, é que segundo seus termos de uso, não há limite de tempo para essa reunião.

 

Isso permite que, de forma gratuita, você consiga realizar um evento online durante o tempo você quiser e sem se preocupar com isso. E essa funcionalidade de reunião do WhatsApp foi um adaptação feita do Messenger 1.1, um aplicativo criado para mensagens no Facebook que também pode ser utilizado no Facebook.

 

Então é mais um dos aplicativos adaptados com um recurso para suprir a demanda atual de ferramentas para videoconferência. Você pode ver vídeos tutoriais de como criar essa sala de reuniões no WhatsApp.

 

Ferramentas para videoconferência – Google Meet (Hangouts)

 

Temos também o Google Meet como uma ferramenta em potencial para fazer uma videoconferência. O Google Meet é o antigo Hangouts. Antes ele tinha de forma gratuita, algumas limitações que não tinham na forma pagam no G suíte.

 

Agora esse formato que era pago está liberado para todos gratuitamente. Qualquer um com uma conta, pode criar uma reunião no Google Meet. Hoje o limite de pessoas para você fazer reunião no Google Meet de forma gratuita é de até 250.

 

O que é um número consideravelmente alto para um formato gratuito em relação às opção anteriores. Mas isso pode mudar depois que passar toda essa demanda. Pode ser que volte ao modelo de serviço pago, colocando mais algumas limitações na versão gratuita.

 

No Google Meet é interessante que ele faz o controle através do e-mail dos participantes. Então isso faz com que ele deixe de ser só um aplicativo de chat como começou sendo, para se tornar algo mais voltado a videoconferência. Isso permitirá que você tenha um controle maior sobre sua sala de reunião.

 

Para fazer uma reunião no Google Meet, basta você acessar o endereço web e acessar com o seu e-mail, é muito simples.

 

Ferramentas para videoconferência – Microsoft Teams 

 

Por último, mas não menos importante, nós temos o Microsoft Teams. O Teams funciona da mesma forma pela web, é só você preencher o formulário e se cadastrar que você já vai ter acesso ao recurso de salas de vídeo conferência. O limite de pessoas que você pode se reunir também está em 250.

 

Ferramentas para videoconferência – Qual escolher? 

 

Cada uma das ferramentas para videoconferência se aplica para uma situação diferente. Escolher qual delas é o melhor vai depender exclusivamente do seu objetivo e o que você quer. Você quer se reunir com seus amigos, com a sua família ou quer fazer um bate-papo descontraído? Então você pode utilizar os aplicativos que vieram de chat, com o aplicativo Skype e o aplicativo do WhatsApp.

 

Esses aplicativos por terem surgido a partir de chat, você vai ter menos controle sobre a sua sala de reunião. Você pode utilizar o Whatsapp e o Skype para reuniões menores ou com pessoas que você já conhece e sabe que não vai atrapalhar a sua reunião.

 

Caso seja uma reunião onde você precise ter total controle sobre os participantes, escolha as outras opções que já foram criadas com o o intuito de realizar vídeos conferência, visto que lá você consegue controlar tudo.

 

Permitir se os participantes podem ligar a câmera ou não, permitir se os participantes podem ligar o áudio ou não e por aí vai. Então escolha a plataforma ideal para o seu objetivo.

 

Na prática, o segredo para escolher uma boa plataforma está em avaliar os objetivos do seu funil de vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Veja este vídeo:

 

 

 

E, caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva um comentário aqui embaixo.

pesquisa panorama dos negócios digitais