Filmes sobre empreendedorismo: 12 para deixar nos seus favoritos

pessoas se divertindo assistindo a um filme no cinema. Texto da imagem: filmes sobre empreendedorismo
Extensão plano basic

Filmes sobre empreendedorismo são uma ótima fonte de incentivo para sua jornada empreendedora. Estas referências podem te ajudar em diversos segmentos de negócios online, como e-commerce, marketing digital, cursos online, entre outros. Por isso, fizemos uma seleção de 12 títulos.

Por mais que sejam histórias ficcionais, elas podem te ajudar a entender situações adversas do mercado e te inspirar a impulsionar seu negócio cada vez mais. Veja abaixo a lista de 12 filmes sobre empreendedorismo!

 

  1. O homem que mudou o jogo (2011)

O filme de 2011, do diretor Bennett Miller, conta uma história baseada em fatos reais que retrata a forma como o técnico Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, consegue alavancar um time de basquete e levá-lo ao sucesso mesmo com poucos recursos. 

Para isso, o manager faz uso de estatísticas e táticas muito bem trabalhadas para destacar o seu time no meio esportivo,  influenciando uma série de outras equipes da MLB (Major League Baseball) posteriormente. 

O homem que mudou o jogo poderia ser apenas mais um filme clichê de competição no esporte americano, contudo, parece seguir o mesmo caminho que seu protagonista, que mostra como o famoso “pensar fora da caixa” pode ser o que falta para consumar a vitória.

Um dos filmes sobre empreendedorismo que trabalha a necessidade de uma qualidade no planejamento, uma boa liderança, e de uma excelente organização mostrando que um bom profissional tem o poder de mudar o rumo de uma equipe, seja ela no esporte ou em qualquer outra área, como no Marketing.

 

  1. O Lobo de Wall Street (2013)

Que Martin Scorsese é um diretor para quem devemos tirar o chapéu, isso nós já sabemos. Agora, que O Lobo de Wall Street é um dos filmes sobre empreendedorismo que pode ensinar, e muito, sobre como atuar quando o assunto é marketing ou marketing digital, talvez isso você ainda não saiba.

Pois é, a história do ambicioso Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que sonha em ascender socialmente, mostra o que acontece quando alguém decide simplesmente “virar o jogo” com sua oratória impecável e muita perspectiva.

Belfort faz o tipo que não hesita em utilizar todas as ferramentas que tem ao seu dispor para conseguir o que quer, mas, aos olhos de quem pretende como cliente, o visionário mantém uma personalidade confiante, autêntica e, acima de tudo, persistente.

 

  1. Steve Jobs (2015) 

O longa do diretor Danny Boyle acompanha o lendário inventor da tecnologia Apple, Steve Jobs, que é retratado biograficamente neste filme homônimo em três blocos, centrados nos maiores lançamentos de produtos da empresa: o computador Macintosh, o NeXT e, por fim, o Mac.

O princípio fundamental do filme perpassa a ideia de que uma inovação só se transforma em algo realmente interessante quando aquilo capta a necessidade integral dos consumidores.

Mais do que isso, o que Jobs ensina para o marketing é que uma ideia possui várias faces, e seu produto precisa incorporá-las, sendo fundamental pensar sobre a entrega, o relacionamento com o cliente, a presença, a identidade da sua marca e inovação de conceito. 

 

  1. A rede social (2010)

Neste filme de 2010, inspirado no livro Bilionários por acaso, a criação do Facebook, de Ben Mezrich, é possível ver os bastidores do desenvolvimento da maior rede social do mundo.

O Facebook não só atraiu uma quantidade colossal de usuários, mas também se tornou uma plataforma essencial para estratégias de comunicação de marketing e marketing digital.

Além da criação do Facebook, o longa dessa lista de filmes sobre empreendedorismo traz assuntos importantes de interação entre profissionais, e os sentimentos bons e ruins envolvidos na produção de um grande projeto. 

 

  1. Chef (2014)

Um dos filmes sobre empreendedorismo que trabalha a habilidade de transformação, Chef, apesar de trazer um cenário da gastronomia como pano de fundo, não fica para trás quando o assunto é marketing. O longa aproveita para mostrar o poder da competência até mesmo em sua produção, já que foi escrito, dirigido e encenado por Jon Favreau.

O ator protagoniza um profissional da culinária que se torna dono de um food-truck em meio a uma crise conjugal e muitas dificuldades. Uma maneira de mostrar que o empreendedorismo e a inovação são possíveis quando se tem dinamismo e coragem, até em meio a grandes adversidades.

 

  1. Print the Legend (2014) 

O documentário Print The Legend é uma produção original da Netflix que retrata os bastidores do mercado das impressoras 3D.

Mas engana-se quem pensa se tratar apenas de um filme sobre tecnologia, Print The Legend é muito mais do que isso, demonstrando o que é ser um empreendedor com perfil destemido e anseio por reinventar, optando por estratégias capazes de ficar à frente dos concorrentes.

copy com chat gpt , herocreator

No marketing sabemos: o valor do produto unido à qualidade de serviço ou do próprio produto são os fatores que marcam uma escolha definitiva do consumidor.

 

  1. Obrigado por Fumar (2005)

Em Obrigada por Fumar, Aaron Eckhart faz o papel de Nick Naylor, um profissional que fala em nome de grandes marcas do segmento de cigarro.

O filme traça a história de empresas de cigarro sob a ótica do comunicador, que dedica sua vida a preservar os direitos dos fumantes de sua nação e conservar a boa imagem das indústrias do ramo.

O longa mostra o poder da comunicação e publicidade estratégicas, vinculados ao amplo conhecimento sobre marketing e consumidor.

 

  1. Amor por contrato (2009)

Se você nunca parou para refletir sobre marketing pessoal nas redes sociais, este filme é para você. Amor por contrato não impressiona apenas pela qualidade dos atores, mas também por uma estrutura de enredo muito bem elaborada. Um casal, com dois filhos adolescentes, muda-se para um bairro nobre da cidade.

O que os vizinhos abastados não sabem é que aquela família descolada, na verdade, é composta por vendedores contratados por empresas especializadas para simular e vender um estilo de vida, despertando o desejo de consumo de determinados produtos nas pessoas ao redor.

Passaram-se 12  anos desde que Amor por contrato estreou, no entanto, as perspectivas retratadas no longa dessa lista de filmes sobre empreendedorismo não só permanecem atuais como estão amplamente atualizadas na era dos influenciadores digitais e do marketing digital.

 

  1. The Circle (2017) 

The Circle poderia ser um dos filmes apenas sob a psicanálise do indivíduo, mas acaba avançando muito mais quando percebido sob o ponto de vista de um profissional de marketing. Quem são verdadeiramente as pessoas e do que elas são capazes quando colocadas sob uma situação de pressão psicológica? É sobre esses sentimentos obscuros que The Circle constrói sua trama de suspense eletrizante. 

O filme, que conta com Tom Hanks e Emma Watson para interpretar grandes papéis, retrata a história de uma empresa que recolhe dados de pessoas para montar sua personagem.

Uma ótima escolha do que assistir quando falamos de filmes sobre empreendedorismo para se conscientizar sobre os perigos da exposição de dados e a responsabilidade das grandes indústrias digitais.

 

  1. Do que as mulheres gostam (2000)

Duas cabeças pensam melhor do que uma? Talvez, principalmente quando ambas se complementam perfeitamente.

Em Do que as mulheres gostam, Mel Gibson aparece na pele do diretor de criação Nick Marshall, que após um acidente desenvolve o poder de ler os pensamentos das mulheres, e passa a utilizar seu novo recurso para lhe beneficiar no meio profissional.

O que parece um simples filme de ficção fantasioso tem, na verdade, muito a acrescentar àqueles que ainda estão desenvolvendo suas aptidões de definição de trabalho em equipe, público-alvo e percepções incisivas no âmbito do marketing.

 

  1. Lemonade (2018)

Durante a Grande Recessão 2008, milhares de profissionais do segmento publicitário se viram mergulhados nas poucas alternativas que o mercado oferecia e na incapacidade de inovar suas ideias.

É nesse cenário que o documentário Lemonade apresenta a história de 15 profissionais de comunicação e marketing que conseguiram reinventar suas próprias vidas usando a crise e o próprio desemprego como incentivos.

Mais do que um documentário curto, Lemonade demonstra que é possível encontrar oportunidades quando nada parece agir ao seu favor.

 

  1. Fyre Festival (2019) 

Fyre Festival, disponível na Netflix, é um dos filmes sobre empreendedorismo que busca mostrar como se deu o processo de elaboração, divulgação e realização do evento Fyre Festival, idealizado por Billy McFarland e Ja Rule em 2017.

O documentário denuncia as condições fraudulentas do evento e serve para entender e discutir sobre as ações estratégicas e investimentos do marketing digital, já que o evento contou com uma série de erros em relação a prazos, localização, acomodação, contratos e prejuízos em seu processo de execução, resultando em um grande desastre do entretenimento.

Você já assistiu a alguns dos filmes sobre marketing listados acima? Aproveite para tirar grandes lições dessas produções e boa sorte!

Banner_blog_herospark
2 comments
  1. Além de estudar, acompanhar notícias, ler livros, o cinema pode ser uma opção muito interessante. É possível encontrar inspiração em filmes sobre empreendedorismo. Não importa se sejam histórias reais ou fictícias, consumir um conteúdo de qualidade pode passar a emoção necessária para quem está precisando no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *