O que é marketing pessoal e 8 dicas para aplicar hoje

O que e Marketing Pessoal_HeroSpark
O que e Marketing Pessoal_HeroSpark

Posicionar-se de forma coerente é um diferencial no mercado para qualquer profissional, independentemente do nicho em que atua. Isso porque já não basta mais entender da parte técnica, é preciso saber também o que é marketing pessoal e aplicar as suas estratégias para se destacar.

O marketing pessoal tem o objetivo de evidenciar as características positivas da pessoa para transmitir mais autoridade e confiança ao público.

Para isso, é importante que o profissional se veja realmente como uma marca e dedique-se a ela.

Quer saber quais são as estratégias e como aplicá-las para ter sucesso? Vamos explicar neste texto.

 

O que é marketing pessoal?

Existem muitos profissionais autônomos que, no lugar de criar uma marca, utilizam o próprio nome e imagem para vender algum serviço ou produto. Nesse sentido, o marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de estratégias que esses profissionais utilizam para se autopromover.

Além da aparência física, o marketing pessoal abrange outros fatores, como a personalidade, o posicionamento e a postura adotada no seu dia a dia.

Tudo isso é levado em consideração por potenciais clientes ou parceiros ao entrar em contato com um profissional.

Assim, investir em marketing pessoal é essencial para quem deseja transmitir autoridade e confiança à audiência. Além disso, ainda é possível gerar proximidade com as pessoas que acompanham o seu trabalho.

 

3 motivos para ter um bom marketing pessoal

Estas são 3 boas razões para investir em marketing digital e entender como ele pode ser vantajoso para o seu negócio. Veja só!

 

Tornar-se uma autoridade

Um dos primeiros e mais notórios motivos pelo qual vale a pena investir na promoção pessoal é a oportunidade de se tornar uma autoridade naquilo que você faz.

Isso porque quando a imagem de um profissional é trabalhada de forma coerente e assertiva pelo marketing pessoal, esse consegue mostrar que é especialista em determinado assunto. Assim, torna-se uma referência para os seus clientes.

Nesse sentido, qualquer consumidor sentirá confiança e tranquilidade em realizar algum negócio com esse profissional, o que proporciona bons e duráveis relacionamentos.

 

Encurtar o ciclo de vendas

O encurtamento do processo de vendas é uma consequência da autoridade e da credibilidade geradas com o marketing pessoal.

Quando as outras pessoas confiam no seu trabalho e nas suas propostas, naturalmente a tomada de decisão para a compra de um serviço ou produto é muito mais rápida.

Logo, o avanço pelo funil de vendas é muito mais ligeiro, podendo, inclusive, ser possível eliminar algumas etapas desse.

 

Mais oportunidades no mercado de trabalho

Se você é um freelancer, então saiba que o marketing pessoal também é fundamental para que você consiga boas oportunidades no mercado de trabalho como prestador de serviço.

E se é um empreendedor digital, pode atrair naturalmente mais clientes.

A internet é um mercado muito competitivo, então construir uma boa imagem pessoal e profissional ajuda a faturar mais.

 

Influência das redes sociais no marketing pessoal

Não é novidade para ninguém que as redes sociais marcam forte presença no dia a dia das pessoas e das organizações, não é mesmo?

Por isso mesmo, é essencial utilizar esses importantes canais nas suas estratégias de marketing pessoal para que seja possível construir e expor a sua imagem, bem como se manter presente na rotina de cada um dos usuários.

O primeiro passo é refletir sobre quais redes sociais seu público-alvo usa. Algumas opções são LinkedIn, Instagram, Facebook e TikTok.

Escolha as mais importantes e foque nelas. Lembre-se também de adaptar o discurso para cada plataforma.

 

8 dicas para aplicar hoje e promover o marketing pessoal

 

Defina missão, visão e valores

Não se veja como um simples freelancer, afiliado, infoprodutor ou autônomo, se veja como uma marca. Por isso, defina os seguintes pontos que toda empresa deve ter:

  • Missão — é o propósito da sua marca existir (por exemplo: levar conhecimento sobre marketing a todas as regiões do Brasil);
  • Visão — é a definição de onde você se enxerga no longo prazo (por exemplo: ser referência em marketing até 20XX);
  • Valores — são características inegociáveis dentro do seu negócio (por exemplo: paixão pelo que faz, integridade, transparência e inovação).

Com esse planejamento, a sua empresa terá por onde se guiar e você saberá exatamente quem ela é. Isso é importante para trabalhar os próximos fatores do marketing pessoal.

Afinal, se você não sabe nem mesmo quem é, como irá transmitir a sua mensagem ao público?

 

Desenvolva a sua identidade visual

As pessoas são extremamente visuais. Sendo assim, lembram-se mais facilmente e são mais atraídas por marcas que utilizam uma paleta de cores e um estilo de fotos padrão no Instagram. Além disso, passa mais credibilidade e organização.

Então, escolha uma paleta de cores, construa um logotipo e decida como será a sua maneira de se posicionar.

Caso não consiga contratar um designer, recomendamos o usar o Canva para desenvolver a sua identidade visual.

 

Cuide da própria imagem

Em casos raríssimos, as pessoas que estão sempre desarrumadas alcançam o sucesso. Na regra — e é isso que recomendamos que seja feito — é importante que você esteja sempre com boa aparência.

Além disso, fale da maneira mais clara possível. Tente transmitir bons sentimentos a quem está ouvindo.

Imagine ir a um médico e ele formar as frases errado ou falar em uma entonação sempre triste. Isso seria horrível.

Por isso, não cometa esse erro, mas também não precisa forçar uma dicção que não é a sua.

Outra dica é investir em uma sessão de fotos para fazer postagens mais atraentes e se mostrando ao público.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

 

Capacite-se

Estar atualizado é essencial para trabalhar o seu marketing pessoal, uma vez que demonstra interesse em crescer e trazer o melhor para os clientes.

Isso agrega muito valor para a sua imagem, pois, diferente de profissionais que passam anos com os mesmos métodos, você terá esse diferencial.

Os cursos online e livros podem ser na sua área de atuação, mas, tendo em vista o cenário que vivemos, recomendamos que invista em conhecimentos relacionados à marketing digital também.

Alguns exemplos são a Comunidade Sobral de Tráfego e O Novo Mercado.

 

Use o Storytelling

Marketing tem a ver com conexão e engajamento. Fica mais fácil fazer isso contando histórias.

Storytelling é a arte de contar boas histórias que envolve uma série de técnicas para transmitir a mensagem de forma cativante.

Portanto, utilizá-lo, principalmente no marketing pessoal, costuma ser mais eficaz do que campanhas agressivas.

Para isso, conte a sua história, fale de momentos felizes, mas também dos desafios diários — aqueles que já foram superados e os que você ainda vivencia. 

Para conhecer mais sobre o assunto, assista este vídeo:

 

Invista na sua personalidade

Não é porque o Whindersson Nunes aparece feliz e fazendo piadas em seus vídeos que você precisa ter a mesma personalidade que ele. Ou então fazer dancinhas no TikTok.

Isso não será sustentável a longo prazo, o que pode acabar com a sua reputação e irá trazer um certo desânimo sempre que você lembrar que precisa ser alguém que não é.

Portanto, mostre quem você é. Caso não sinta-se à vontade de aparecer sempre em vídeo, mescle com textos que tenham o seu jeito de falar, as cores e personalidade da marca.

Essa é uma maneira de investir no marketing pessoal por meio da verdade.

 

Transmita autoridade

Quando falamos em marketing pessoal é comum pensar só na aparência física, mas devemos lembrar de passar autoridade pelos conteúdos produzidos.

Isso também faz parte da promoção da imagem pessoal.

Nas redes sociais é possível transmitir o seu conhecimento para a audiência, além de transmitir a própria imagem.

No caso do Instagram, por exemplo, dá para utilizar as caixinhas de perguntas para criar relacionamento e fortalecer a sua autoridade.

Já o YouTube e o blog permitem produzir conteúdos densos e que ajudam o público com dúvidas mais complexas.

Além disso, são conteúdos mais fáceis de serem encontrados pelos mecanismos de busca.

 

Expanda seus horizontes

Para um bom marketing pessoal é importante que você envolva-se com projetos de outras autoridades no seu nicho. Isso porque a audiência logo vai relacionar a imagem daquela pessoa com a sua e agregará valor a você.

Outra forma é participar de trabalhos voluntários. Essa prática não deve ser divulgada constantemente, pois passará a ideia de que o voluntariado tem a intenção única de se autopromover.

No entanto, quando feito com equilíbrio traz ótimos resultados para o marketing pessoal.

 

Marketing pessoal: exemplos para inspirar

Agora que você tem ciência do que significa marketing pessoal, bem como suas vantagens e formas de aplicação, que tal conhecer bons exemplos de marketing pessoal?

Afinal, uma das melhores formas de colocar em prática determinada ação, é se inspirando em quem já teve sucesso.

 

Steve Jobs

Foto em preto e branco de Steve Jobs, ícone de marketing pessoal.

Steve Jobs, mesmo depois de seu falecimento, ainda é visto como um ícone do marketing pessoal.

Isso porque o criador da Apple apostava sempre em um mesmo estilo de roupa (calça jeans, blusa preta e tênis) para criar a sua marca registrada.

No entanto, aparência não é tudo: a oratória do empreendedor contribuiu muito para que ele se tornasse internacionalmente reconhecido como autoridade.

Por tudo isso, continuou sendo lembrado mesmo anos depois de seu falecimento.

 

Influenciadores digitais

Exemplos mais recentes do marketing pessoal, com os quais convivemos diariamente, são os influenciadores digitais.

Afinal, esses profissionais utilizam a sua própria imagem para obter sucesso na internet e até mesmo fora dela.

Alguns exemplos são:

Entender o que é marketing pessoal pode ser fácil, mas aplicar as técnicas necessárias para se autopromover não é tão simples.

De todo modo, um bom trabalho de marketing digital é indispensável para marcas que querem se destacar e os resultados, principalmente a médio e longo prazo, são inegáveis.

Gostou do texto? Então, siga-nos no Instagram. Estamos sempre publicando conteúdos valiosos por lá!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.