Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é marketing pessoal e 8 dicas para aplicar hoje

O que e Marketing Pessoal_HeroSpark

Posicionar-se de forma coerente é um diferencial no mercado para qualquer profissional, independentemente do nicho em que atua. Isso porque já não basta mais entender da parte técnica, é preciso saber também o que é marketing pessoal e aplicar as suas estratégias para se destacar.

 

O marketing pessoal tem o objetivo de evidenciar as características positivas da pessoa para transmitir mais autoridade e confiança ao público. Para isso, é importante que o profissional se veja realmente como uma marca e dedique-se a ela.

 

Quer saber quais são as estratégias e como aplicá-las para ter sucesso? Vamos explicar neste texto.

 

 

O que é marketing pessoal?

 

Existem muitos profissionais autônomos que, no lugar de criar uma marca, utilizam o próprio nome e imagem para vender algum serviço ou produto. Nesse sentido, o marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de estratégias que esses profissionais utilizam para se autopromover.

 

Além da aparência física, o marketing pessoal abrange outros fatores, como a personalidade, o posicionamento e a postura adotada no seu dia a dia. Tudo isso é levado em consideração por potenciais clientes ou parceiros ao entrar em contato com um profissional.

 

Assim, investir em marketing pessoal é essencial para quem deseja transmitir autoridade e confiança à audiência. Além disso, ainda é possível gerar proximidade com as pessoas que acompanham o seu trabalho.

 

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

8 dicas para aplicar hoje e promover o marketing pessoal

 

1. Defina missão, visão e valores

 

Não se veja como um simples freelancer, afiliado, infoprodutor ou autônomo, se veja como uma marca. Por isso, defina os seguintes pontos que toda empresa deve ter:

 

  • Missão — é o propósito da sua marca existir (por exemplo: levar conhecimento sobre marketing a todas as regiões do Brasil);
  • Visão — é a definição de onde você se enxerga no longo prazo (por exemplo: ser referência em marketing até 20XX);
  • Valores — são características inegociáveis dentro do seu negócio (por exemplo: paixão pelo que faz, integridade, transparência e inovação).

 

Com esse planejamento, a sua empresa terá por onde se guiar e você saberá exatamente quem ela é. Isso é importante para trabalhar os próximos fatores do marketing pessoal. Afinal, se você não sabe nem mesmo quem é, como irá transmitir a sua mensagem ao público?

 

 

Desenvolva a sua identidade visual

 

As pessoas são extremamente visuais. Sendo assim, lembram-se mais facilmente e são mais atraídas por marcas que utilizam uma paleta de cores e um estilo de fotos padrão no Instagram. Além disso, passa mais credibilidade e organização.

 

Então, escolha uma paleta de cores, construa um logotipo e decida como será a sua maneira de se posicionar. Caso não consiga contratar um designer, recomendamos o uso do Canva para desenvolver a sua identidade visual.

 

 

Cuide da própria imagem

 

Em casos raríssimos, as pessoas que estão sempre desarrumadas alcançam o sucesso. Na regra — e é isso que recomendamos que seja feito — é importante que você esteja sempre com boa aparência.

 

Além disso, fale da maneira mais clara possível. Tente transmitir bons sentimentos a quem está ouvindo. Imagine ir a um médico e ele formar as frases errado ou falar em uma entonação sempre triste. Isso seria horrível. Por isso, não cometa esse erro, mas também não precisa forçar uma dicção que não é a sua.

 

Outra dica é investir em uma sessão de fotos para fazer postagens mais atraentes e com a sua imagem. Todas essas características transmitem mais autoridade para os telespectadores, os quais visualizam uma pessoa de sucesso.

 

 

Capacite-se

 

Estar atualizado é essencial para trabalhar o seu marketing pessoal, uma vez que demonstra interesse em crescer e trazer o melhor para os clientes. Isso agrega muito valor para a sua imagem, pois, diferente de profissionais que passam anos com os mesmos métodos, você terá esse diferencial.

 

Os cursos online e livros podem ser na sua área de atuação, mas, tendo em vista o cenário que vivemos, recomendamos que invista em conhecimentos relacionados à marketing digital, como pela Comunidade Sobral de Tráfego e O Novo Mercado.

 

Use o Storytelling

 

Marketing tem a ver com conexão e engajamento. Isso é possível conseguir utilizando a prática de contar histórias. Do mesmo modo que as relações entre as pessoas também se constroem por meio das conversas.

 

Storytelling é a arte de contar boas histórias que envolve uma série de técnicas para transmitir a mensagem de forma cativante. Portanto, utilizá-lo, principalmente no marketing pessoal, costuma ser mais eficaz do que campanhas agressivas.

 

Para isso, conte a sua história, fale de momentos felizes, mas também dos desafios diários — aqueles que já foram superados e os que você ainda vivencia. Torne-se próximo da audiência e cause uma identificação.

 

Para conhecer mais sobre o assunto, veja este vídeo:

 

 

Invista na sua personalidade

 

Não é porque o Whindersson Nunes aparece feliz e fazendo piadas em seus vídeos que você precisa ter a mesma personalidade que ele. Isso não será sustentável a longo prazo, o que pode acabar com a sua reputação e irá trazer um certo desânimo sempre que você lembrar que precisa ser alguém que não é.

 

Portanto, mostre quem você é. Caso não sinta-se à vontade de aparecer sempre em vídeo, mescle com textos que tenham o seu jeito de falar, as cores e personalidade da marca. Essa é uma maneira de investir no marketing pessoal por meio da verdade.

 

 

Transmita autoridade

 

Quando falamos em marketing pessoal é comum pensar só na aparência física, mas devemos lembrar de passar autoridade pelos conteúdos produzidos. Isso também faz parte da promoção da imagem pessoal.

 

Nas redes sociais é possível transmitir o seu conhecimento para a audiência, além de transmitir a própria imagem. No caso do Instagram, por exemplo, dá para utilizar as caixinhas de perguntas para criar relacionamento e fortalecer a sua autoridade.

 

Já o YouTube e o blog permitem produzir conteúdos densos e que ajudam o público com dúvidas mais complexas. Além disso, são conteúdos mais fáceis de serem encontrados pelos mecanismos de busca.

 

 

Expanda seus horizontes

 

Para um bom marketing pessoal é importante que você envolva-se com projetos de outras autoridades no seu nicho. Isso porque a audiência logo vai relacionar a imagem daquela pessoa com a sua e agregará valor a você.

 

Outra forma é participar de trabalhos voluntários. Essa prática não deve ser divulgada constantemente, pois passará a ideia de que o voluntariado tem a intenção única de se autopromover.

No entanto, quando feito com equilíbrio traz ótimos resultados para o marketing pessoal.

 

Entender o que é marketing pessoal pode ser fácil, mas aplicar as técnicas necessárias para se autopromover não é tão simples. De todo modo, um bom trabalho de marketing digital é indispensável para marcas que querem se destacar e os resultados, principalmente a médio e longo prazo, são inegáveis.

 

Gostou do texto? Então, siga-nos no Instagram. Estamos sempre publicando conteúdos valiosos por lá.

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …