Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


5 cursos de ensino superior para você se preparar para o futuro das profissões

futuro das profissões

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e, atualmente, vemos diversas carreiras, que há 10 anos não existiam ou não eram tão relevantes assim, contratando diversos profissionais a rodo. A tendência é que nos próximos anos essas mudanças sejam ainda mais drásticas e, dessa maneira, é necessário para quem quer se inserir nelas estar atento e se preparar para o futuro das profissões. 

Mesmo que alguns cursos de ensino superior estejam um pouco defasados perante as novidades do mundo dos cursos online, eles ainda são completamente relevantes pois irão te formar e preparar nas competências necessárias para conseguir se adaptar para as transformações que veremos daqui para frente. 

Entretanto, quais são os cursos que são mais importantes neste contexto? Quais são aqueles que trazem as habilidades essenciais para se obter sucesso no futuro? Em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, resolvemos realizar esse levantamento do futuro das profissões listando 5 opções. A lista você confere logo abaixo. 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas e outros cursos relacionados a área de tecnologia

Pensou em futuro de profissões, pensou em tecnologia. Cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia da Computação podem não ensinar todas as novidades que o mercado de desenvolvimento de sistemas e programação tem para oferecer, mas, ainda assim, eles vão te dar uma excelente base para que você consiga aparecer.

Muitos especialistas acreditam que a programação é uma das habilidades que podem se tornar essenciais para o futuro, mas a grande maioria dos profissionais no mercado de trabalho não a tem. Assim, ela se torna um grande diferencial entre os concorrentes, colocando aquele que a domina na frente. 

Mas como a programação pode ajudar tanto o profissional? Através dela, é possível desenvolver um pensamento estruturado, aumentando a lógica no trabalho para orientar os processos que tem que executar durante o dia a dia de maneira mais efetiva. Além disso, obviamente, você entra mais a fundo nas inovações tecnológicas.

Design para conseguir entender o usuário

Uma das principais orientações de qualquer empresa que se preze, hoje em dia, é tentar entender o comportamento do usuário para conseguir desenvolver soluções que resolvam mais problemas ou facilitem coisas do dia a dia dele. 

Um dos cursos que mais leva em conta a usabilidade de produtos e serviços (sejam eles físicos ou digitais) é o de Design. Isso se tornou evidenciado ultimamente com a ascensão de Designer da Experiência do Usuário (UX Designer), que vem virando uma carreira com alto volume de contratação, principalmente em startups de tecnologia. 

Além disso, design, por tradução, é projeto. Profissionais da área são excelente para a estruturação da atuação de mais diversas áreas, não importando qual setor ou área em que a empresa atue. 

Medicina e diversas carreiras na área da saúde

Passam-se os anos e uma coisa não muda: profissionais da saúde, como Médicos, Enfermeiros e Fisioterapeutas, sempre são altamente demandados pelo mercado de trabalho. O motivo é óbvio, já que o grande objetivo dos seres humanos é a sobrevivência e por avanços na área da saúde nos últimos anos que conseguimos perpetuar a espécie. 

As mudanças que veremos nos próximos anos vai ser o aumento da telemedicina, utilização de inteligência artificial para análise de resultados de exames, gadgets tecnológicos para acompanhamento da saúde em tempo real e uma grande demanda de profissionais de Psicologia para trato da saúde mental. O tema já está bem em voga e, com as pressões do mundo de hoje e a grande dependência tecnológica que temos, tratar e se auto-conhecer vai ser essencial. 

Marketing Digital e comunicação

O principal canal de comercialização de qualquer produto e serviço é, sem sombra de dúvidas, a internet. A tendência é que ela se torna ainda mais relevante, como estamos acompanhando durante a pandemia do coronavírus, em um momento que as pessoas passaram a comprar mais pela internet. 

Por isso, cursos de Marketing e Comunicação Social são importantes para que o profissional consiga proporcionar para a empresa a adaptação nesse novo cenário, atentando-se às mudanças que já estão causando transformação e as próximas que podem aumentar isso mais ainda. 

Por incrível que pareça, Filosofia

Muitos enxergam a Filosofia como um curso para a formação de professores, acadêmicos e pesquisadores. E não se confunda, eles são, de fato, essenciais para conseguirmos entender a origem de tudo e conseguirmos pensar no rumo da humanidade, mas, em um futuro próximo terão uma atuação essencial para além da vida humana. 

Profissionais formados em filosofia serão importantíssimos na criação e desenvolvimento de mecanismos de inteligência artificial. Com robôs ficando cada vez mais “inteligentes”, qual será o limite ético para o uso deles?

Aí que entram os filósofos. Eles serão importantes para cunhar responsabilidade aos mecanismos de machine learning e de IA, fazendo com que o desenvolvimento deles seja dentro da ética e moral. A visão mais global dos problemas e da formação do mundo acaba se tornando essencial para que o seu funcionamento seja mais efetivo. Empresas como o Facebook vem contratando formados em Filosofia e Ciências Sociais para integrar seus times. 

E você? Enxerga outro curso que pode te preparar para o futuro das profissões? Comenta com a gente! Queremos saber a sua opinião!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …