Como criar seu próprio negócio de cursos online de sucesso?

Como criar seu próprio negócio de cursos online de sucesso?

Empreender com cursos online, atualmente, mostra-se como uma das maiores oportunidades do mercado para quem tem o desejo de iniciar um negócio próprio. Com o avanço dos recursos tecnológicos, as pessoas começaram a se comportar de forma diferente a partir de novos padrões e hábitos de consumo. Nesse processo, até mesmo a educação foi impactada.

A educação a distância, por sua vez, fica cada vez mais evidente nesse cenário. Através da oferta de cursos online, a educação online possibilita um crescimento exponencial de negócio que os cursos tradicionais presenciais não oferecem.

Desse modo, investir, saber como criar um curso online e abrir um negócio na área é uma oportunidade única de construir um negócio digital próprio e não necessariamente ter um investimento alto por conta disso.

Por sua vez, a demanda por cursos online, cada vez mais em evidência no Brasil, tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Segundo pesquisa, 48% dos internautas brasileiros já fizeram algum curso online.

Somado a esse fato, por conta da crise econômica que o Brasil ainda se encontra, muitos profissionais do mercado de trabalho buscam no ensino EAD uma forma mais acessível e, ao mesmo tempo, dinâmica em termos financeiros de conseguirem adquirir novos conhecimentos e competências em um cenário cada vez mais competitivo.

Com esse forte aumento de demanda, novas oportunidades surgem a partir da oferta de cursos online, tendo em vista que as possibilidades de segmentos e focos de atuação são infinitos. O mercado de ensino não presencial nunca foi visto como uma grande oportunidade como está sendo agora.

Quais as vantagens de criar cursos online?

A vantagem de criar um curso online parece óbvia, mas nunca é demais destacar! Primeiro, porque hoje em dia, o tempo parece muito curto diante a tantas necessidades, você há de convir que para uma jovem mãe estudar, trabalhar e ainda cuidar de um bebê não é tarefa simples, principalmente quando a pessoa precisa se deslocar para o ambiente de estudo.

Eu citei apenas um exemplo, mas quantas outras pessoas também não podem ou não conseguem se deslocar para um ambiente físico de ensino – como uma instituição alojada em determinado bairro?

Observe que através do EAD, seja a jovem mãe, o homem de negócios que precisa se especializar ou o rapaz que necessita de maiores conhecimentos, não existem barreiras com o ensino à distância.

De casa eles podem ter acesso ao conteúdo, e melhor ainda , no conforto do lar. O aprendizado através de cursos online, portanto, passa a ser a melhor estratégia na missão de aprendizado e certificação de um novo conhecimento.

Por esse motivo que aprender como criar cursos online passa a ser tão fundamental. Em momentos de crise, apesar de haver muita demanda de profissionais formados, o mercado de trabalho não possui vagas suficientes para acolher a todos e, sendo assim, é perceptível a carência de oportunidades quando se pensa em empregos de carteira assinada.

Pensando dessa forma é que você passa a compreender como criar cursos online de sucesso resolve problemas e traz soluções de uma maneira geral, tanto para quem os criam, como para quem é beneficiado por meio deles.

Por exemplo: alguns dos cursos mais vendidos atualmente são os que ensinam idiomas em poucos meses. Observe que a necessidade por cursos online é muito frequente, o que torna um grande diferencial competitivo a professores, palestrantes, advogados e demais profissionais que desejem aplicar treinamentos, contribuir com suas competências e habilidades e ainda ter retorno financeiro com base nisso.

Agora que você já entendeu um pouco melhor o contexto, listamos alguns passos a seguir para você saber como criar seu próprio negócio de cursos online de sucesso:

Planejamento de cursos online

Pessoas dos mais variados segmentos cometem o equívoco de ignorar o planejamento ou não se dedicar o bastante a ele na etapa inicial de um projeto. Errar nesta etapa pode vir a se tornar um dos grandes responsáveis pelo fracasso do seu negócio. 

Portanto, é importante que você dê a devida atenção a esse momento para evitar cair no erro de não conseguir fazer o seu negócio dar certo.

Como você espera ter sucesso em um negócio se você não se organizar e conhecer a fundo o mercado que você deseja atuar? Como criar um curso online sem planejamento?

Saber como montar cursos online diz respeito a um dos momentos mais cruciais nesse processo: o planejamento. Antes de sair produzindo conteúdo, é importante que você defina as diretrizes do seu negócio como um todo para você saber qual rumo você deseja seguir a partir disso.

Muito além disso, você precisa ter um plano bem estabelecido sobre quais os próximos passos você dará logo após criar um curso online e fazer a abertura do mesmo, e essa etapa se faz fundamental nesse sentido.

Tenha certeza que definindo esses pontos, os próximos passos na construção, gestão e comercialização dos seus cursos online se tornarão bem mais fáceis.

Público-alvo

Conhecer o seu aluno em potencial é de extrema importância. Ao analisar informações sobre o seu público-alvo – como quais as suas aspirações, os seus maiores desejos, o que eles buscam -, você tem em mãos tudo o que precisa saber para impactar e conquistar essas pessoas.

Nessa etapa é preciso ser bastante crítico e buscar a fundo de fato os problemas e anseios do seu público em potencial. Essa informações serão usadas a seu favor no momento em que você criar seu curso online.

Aqui é importante e essencial que você se coloque no lugar do seu aluno e se questione a respeito do que você espera com o seu produto, o que gostaria de ver, o que você não gostaria de ver, entre outras informações relevantes.

Por isso, antes de pensar em como montar um curso online, é fundamental que você tenha noção completa de quem é o seu público em potencial, visto que será muito mais fácil impactá-lo com seus conteúdos e a forma com que você chega até ele.

Muito além do público-alvo, você precisa ter muito bem estabelecido quem é a sua persona. Sabendo o que o seu produto tem a oferecer, você precisa mapear quais dores ele resolve e, partir desse momento, definir as personas do seu negócio.

A definição de persona pode ser algo um pouco mais complexo que a de público-alvo, tendo em vista que envolve o mapeamento de comportamentos, dores, além de informações bem específicas, como formação profissional, região e idade, por exemplo.

Análise de mercado e concorrência

Outro ponto muito importante que você deve se atentar antes mesmo de criar um curso online é saber quem já está se aventurando no nicho de mercado escolhido por você. 

Como em qualquer negócio, é fundamental que você, na condição de empreendedor, tenha uma boa noção do mercado que irá penetrar, bem como dos concorrentes que irão disputar a atenção do seu aluno em potencial.

Sendo assim, antes de conhecer as melhores formas de como criar um curso online, pesquise bem o mercado e pense no segmento que você irá escolher para focar em seu negócio. Isso é muito importante para o seu futuro e o sucesso poderá depender diretamente dessa sua escolha.

Para te ajudar, é legal você pensar em fazer vários tipos de questionamentos para si próprio sobre alguns assuntos. Procure responder algumas outras perguntas, como: “qual o mercado mais explorado?”, “existem oportunidades ainda não trabalhadas?”, “quais os principais cursos oferecidos pelo concorrente?“, “qual diferencial você pode ter?”.

Antes de pensar em como criar um curso online, tente extrair tudo o que dá certo nos concorrentes e tente fazer melhor no seu negócio que você terá um excelente resultado no futuro. 

Mas claro, esse processo não é um simples “copia e cola”, mas sim um processo estratégico em busca de um diferencial de mercado com o intuito de se destacar no mesmo.

Em suma, conhecer o mercado que você vai penetrar é crucial para o seu sucesso. Liste todos os players do mercado e destaque seus principais diferenciais e pense como você poderá superá-los em termos de serviço.

Faça esse dever de casa que você saberá como tomar decisões de forma muito mais simples e eficiente.

Definição de objetivos e metas

Depois de conhecer como seus concorrentes atuam, como o mercado está funcionando e o perfil comportamental dos seus alunos em potencial, você precisa definir também de forma bastante clara e objetiva seus principais objetivos e metas como negócio.

Como já falamos anteriormente, a missão de saber tudo sobre como criar um curso online não se limita apenas a produção de conteúdo.  A definição dos seus objetivos é um exemplo bastante claro que você precisa assimilar para saber se sua estratégia é ou não é eficaz.

A definição de objetivos e metas no momento de planejamento de um curso online se mostra fundamental para você avaliar de forma simples os resultados que o seu negócio EAD irá proporcionar. 

Isso deve ser alinhado e definido antes de você criar um curso online.

Aonde você pretende chegar? Qual resultado você almeja daqui um ano? Quantos alunos você pretende ter em 6 meses? E em um ano? Quanto de lucro você pretende ter com o seu negócio?

As possibilidades de definição de objetivos podem ser enormes, mas defini-los fará com que você de fato tenha um norte para seguir acerca do seu negócio como um todo.

Para cada objetivo, é interessante criar metas menores que facilitarão o seu controle e que ajudam a organizar os seus esforços em busca do alcance de determinado objetivo. Isso é considerado fundamental para que você tenha resultados práticos e eficientes no processo de como criar um curso online.

Estruturação do conteúdo

Após tomar conhecimento dos principais assuntos a serem utilizados para criar um curso online, além de definir quais os temas estão sendo trabalhados por outras escolas, é hora de definir a estrutura de conteúdo do seu curso.

Aqui você já estudou o seu público-alvo, seu mercado, sua concorrência e está pronto para produzir seus conteúdos. No entanto, antes de produzir de fato, é importante você segmentar o seu material.

Aqui, você deverá especificar quais os tópicos e subtópicos que farão parte do seu curso. É o momento que você irá organizar o seu curso. A partir do que você definiu como prioridade, liste os principais pontos que servirão como um guia para o processo de aprendizagem dos seus alunos.

Lembre-se que um curso online tem algumas diferenças para o curso presencial tradicional. A duração das videoaulas, por exemplo, deve ser menor para não cansar o aluno e o roteiro deve ser preparado pensando nisso.

Desse modo, primeiramente é importante que você estruture todos os temas e assuntos que deverão ser abordados em cada curso online. Após isso, o ideal é dividir as aulas em módulos para melhor organizar as informações na cabeça dos alunos e pensar em um forma simples de oferecer esse conteúdo através das videoaulas. Isso é muito importante para garantir a motivação e o engajamento dos alunos em cursos não presenciais.

De forma resumida, é necessário estabelecer uma ordem em que as informações irão aparecer e impactar os seus alunos, sempre priorizando a coerência e a relevância nesse processo.

Produção de conteúdo

A etapa de produção de conteúdo é considerada por muitas pessoas como um dos maiores desafios no processo de criar um curso online.

Para quem quer poupar tempo e tem condições de terceirizar esse serviço, existem diversas empresas de qualidade no mercado que podem fazer esse trabalho para você.

No entanto, é possível você criar seu próprio conteúdo e com a mesma qualidade. Afinal, ninguém melhor do que você mesmo para conhecer o assunto a ser transmitido.

Mas para fazer a produção de conteúdo de cursos online de forma eficiente, é necessário seguir algumas recomendações que irão, com toda a certeza, facilitar o seu trabalho.

Preparação do material

O primeiro passo para começar a produzir conteúdo para cursos online é se preparar para isso. Conhecer o tema de forma completa é essencial para que você consiga transmitir os pontos mais importantes de forma assertiva e direta.

Para tal, você pode (e deve) fazer pesquisas na internet sobre o tema para se inspirar e ver como seus concorrentes estão abordando determinado assunto ou aula.

Cuidado para não simplesmente copiar o conteúdo. O ideal aqui é que você use isso como uma forma de verificar como o conteúdo está sendo trabalhado por outras instituições e atuar em paralelo a isso buscando sempre fazer melhor do que aquilo que você viu, sempre com foco no que o seu aluno gostaria de ser impactado. 

Pense nisso antes de criar um curso online.

Estruturação do conteúdo

Após tomar conhecimento dos principais assuntos a serem utilizados para criar um curso online, além de definir quais os temas estão sendo trabalhados por outras escolas, é hora de definir a estrutura de conteúdo do seu curso.

Aqui, você deverá especificar quais os tópicos e subtópicos farão parte do seu curso. É o momento que você irá organizar o seu curso. A partir do que você definiu como prioridade, liste os principais pontos que servirão como um guia para o processo de aprendizagem dos seus alunos.

De forma resumida, é necessário estabelecer uma ordem em que as informações irão aparecer e impactar os seus alunos, sempre priorizando a coerência e a relevância nesse processo.

Produção de conteúdo para cursos online

Após estruturar o conteúdo de forma simples e de fácil entendimento, chegou a hora de produzir os conteúdos de fato. Agora fica muito mais fácil você começar a produção dos seus conteúdos antes de criar um curso online.

É importante nessa etapa sempre pensar no aluno que irá consumir o seu conteúdo. Será que ele irá gostar da forma como as informações estão sendo apresentadas? Será que o conteúdo é fácil de se absorver? 

Defenda seus argumentos de forma estratégica. Utilize exemplos claros e práticos para atestar sua autoridade no assunto. Procure também sempre diversificar a forma como aborda determinado conteúdo, expondo inclusive referência externas. Incentive, sempre que possível, a interatividade.

O seu vídeo tem um objetivo bem definido acompanhado de uma solução para determinado caso? É preciso ter muita atenção, pois essa parte é fundamental para o sucesso do seu curso online.  A minha dica é trabalhar com vídeos curtos e oferecer possibilidades adicionais de consumo de conteúdos.

A produção das videoaulas precisa ser feita de forma eficiente, pois é o que irá garantir a qualidade do seu curso e, consequentemente, medirá o sucesso do seu negócio. Desse modo, escolha os melhores equipamentos de gravação de vídeos, somados a programas para fazer edição de imagens.

Preze mais pela qualidade do que pela quantidade de minutos de um vídeo e sempre revise visando eliminar possíveis erros ou incoerências. Além disso, nunca se esqueça de frase a seguir: conteúdo é rei.

Materiais complementares

Como eu disse, por mais que muitas pessoas associem um curso online à videoaulas, é importante oferecer aos seus alunos possibilidades adicionais de conteúdo. Por isso, além das videoaulas, fica a sugestão de que você também trabalhe com materiais complementares.

Como exemplos, eu posso citar: artigos, infográficos, ebooks, documentários, entre outros. Invista em materiais complementares como forma de garantir o total aprendizado do seu aluno e fazer com que ele diversifique seu conhecimento a partir de soluções diferenciadas.

Como distribuir cursos online

Agora que você tem tudo pronto, é importante pensar qual a maneira que faz mais sentido para você colocar o seu curso em prática. São vídeos no YouTube? Através de chamadas de vídeo?

Você também pode optar por hospedar esse conteúdo um uma plataforma de empreendedorismo digital, na qual conseguirá realizar a venda dos seus cursos e assim monetizá-los. A HeroSpark é a solução completa para quem deseja criar e distribuir cursos online.

Como divulgar cursos online

Decidido como você irá disponibilizar o seu curso para o público? Ótimo! Mas e como fazer esse público se tornar aluno de fato?

Depois de você criar um curso online, a divulgação deve ser o seu foco. Uma divulgação bem estruturada e executada, especialmente no que se refere a cursos online, é quase tão importante quanto o próprio conteúdo do curso.

De nada adianta você ter um conteúdo rico, completo e de qualidade se ninguém consegue chegar até ele e se beneficiar do que é oferece.

E não é preciso muito para atingir o seu público: as redes sociais ainda continuam sendo uma maneira muito eficiente de divulgação. Se você já tiver uma base de e-mails, o e-mail marketing pode ser uma boa opção também.

E outra forma de atrair clientes em potencial que está em alta é através do Inbound Marketing com Marketing de Conteúdo

Existem várias maneiras de você tornar o seu curso online conhecido. Estude cada uma e veja qual se encaixa melhor na sua estratégia.

A dificuldade de criar cursos online de sucesso

A grande dificuldade em criar cursos online de sucesso é que a maioria das pessoas vai ter certo receio de comprá-lo inicialmente, uma vez que eles não conhecem sua reputação ou a qualidade do seu trabalho.

A melhor forma de vencer esta barreira inicial é oferecendo o curso a um preço mais baixo, pelo menos no começo. Além disso, você também deve começar a criar autoridade no seu atuação, seja por meio das redes sociais, YouTube ou presencialmente.

Depois de algum tempo, você terá reunido testemunhos e amostras dos resultados que seu curso promoveu. Use esses dados na divulgação, para aumentar a credibilidade do seu produto e então poderá vendê-lo a um preço justo.

Como melhorar a qualidade da criação dos cursos online?

Se você está interessado em aprender como criar cursos online de qualidade, será preciso ter o auxílio de ferramentas virtuais que facilitem o processo de desenvolvimento deles.

É muito claro que, a princípio, seus cursos passarão por um processo de adaptação do público e da própria criação. Os comentários dos alunos fornecerão as dicas mais essenciais para a melhoria, pois eles serão a fonte mais confiável de críticas e sugestões pertinentes.

Além disso, você também pode agir de outras formas para ter excelência:

  • Se comunicar diretamente com outros criadores de cursos online;
  • Manter um diálogo com pessoas mais experientes nesse ramo;
  • Aplicar tudo o que aprender para melhorar a qualidade da criação de cursos online;
  • Integrar avaliações;
  • Criar aulas envolventes e estimulantes;
  • Usar recursos físicos para ilustrar os vídeos;
  • Manter a linguagem de acordo com o curso;
  • Inovar e ser criativo na preparação das aulas virtuais.

Percebeu como criar um curso online não é tão difícil quanto parece? Montar cursos online exige bastante trabalho e dedicação. É necessário se planejar muito bem para isso e, se você seguir esse passo a passo que viu aqui, seu trabalho será muito mais assertivo e inteligente, ou seja, você poupará tempo e dinheiro nesse processo.

Coloque em prática as dicas e ações sugeridas nesse artigo e comece a trabalhar o seu negócio de forma bem planejada e estruturada! Dessa forma, ficará muito mais fácil alcançar os melhores resultados esperados.

Ainda tem alguma dúvida em relação a criação de cursos online, novas sugestões ou quer bater um papo sobre o seu projeto de negócio digital?  Deixe seu comentário aqui abaixo ou entre em contato com o nosso time de especialistas.

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

O que é empreendedorismo digital e como ganhar dinheiro com ele?

Não é que o termo “empreendedorismo digital” esteja na boca do povo, não está. Mas, se comparado a anos anteriores, …

O que é preciso para ter um curso de gastronomia online de sucesso?

Uma rápida pesquisa no YouTube por curso de gastronomia traz uma infinidade de vídeos sobre o tema com pessoas cada …

Marketing de Afiliados: o que é e como fazer na prática

Se você já fez pesquisas do tipo “como ganhar dinheiro na internet” com certeza se deparou com o tema marketing …

Como a HeroSpark pode te ajudar a se tornar um empreendedor online

Você quer se tornar um empreendedor online, mas não sabe por onde começar? Está cansado da chuva de informações que …

O Método Secreto para Faturar até R$ 57.000/mês com um Curso Online

É difícil imaginar que uma pessoa com R$ 460,00 consiga transformar esse valor em R$ 57.000 mensais de forma recorrente, …

As 4 melhores ideias para ganhar dinheiro

O Brasil passou por uma grande recessão, e isso não é novidade para ninguém, foram 11 trimestres seguidos de retração …