Como criar uma identidade visual Instagram? [passo a passo + exemplos]

Como criar uma identidade visual Instagram? [passo a passo + exemplos]
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

As redes sociais são ferramentas indispensáveis na estratégia de marketing digital de qualquer negócio, e uma presença forte pode ser fundamental para a imagem de uma empresa. Por isso, é necessário planejar uma  identidade visual Instagram. 

E para se destacar em meio a tantos perfis, é importante desenvolver uma identidade visual forte e consistente, que ajude a transmitir os valores, a personalidade e a proposta da marca.

Por isso, neste post, iremos explorar algumas dicas e passos para criar uma identidade visual Instagram. Vamos abordar desde a escolha das cores e tipografia até a definição do estilo das imagens, além de detalhar exemplos de identidades de sucesso. 

Se você quer fortalecer a presença da sua marca no Instagram, continue a leitura!

Tire o seu projeto de infoprodução do papel hoje mesmo!

O que é identidade visual Instagram?

A identidade visual Instagram é o conjunto de elementos gráficos e visuais que representam a imagem de uma marca nessa rede social

Ela é importante porque ajuda a transmitir a personalidade e os valores da marca, além de criar uma imagem consistente e reconhecível para os seguidores. 

Entre os elementos que compõem uma identidade visual no Instagram, podemos destacar:

  • Logotipo;
  • Paleta de cores;
  • Tipografia;
  • Ícones e botões;
  • Templates de postagens;
  • Imagens e fotografias.

Ao usar esses elementos em conjunto, a marca pode criar uma identidade visual coesa e consistente no Instagram, que ajudará a transmitir sua mensagem que a conecta organicamente com seus seguidores.

Vale dizer que quando uma marca tem uma identidade visual forte e coesa, é mais fácil criar conexões emocionais com os seguidores e aumentar o engajamento e a fidelidade.

Como criar uma identidade visual para Instagram?

Ao criar uma identidade visual para Instagram, é importante lembrar que ela deve ser consistente e duradoura. Mudanças bruscas podem confundir os seguidores e prejudicar a imagem da marca. 

E para criar essa presença visual, é importante levar em consideração alguns elementos chave. Por isso, confira a seguir algumas dicas para criar uma identidade visual atrativa para  Instagram:

1. Defina a personalidade e os valores da marca

Antes de começar a criar a identidade visual, é importante ter clareza sobre a personalidade e os valores da marca. Isso ajudará a definir as escolhas de cores, tipografia e estilo de imagens que melhor representem a sua marca.

2. Escolha uma paleta de cores

A escolha da paleta de cores é fundamental para criar uma identidade visual para Instagram forte e consistente.

Por isso, escolha cores que representam a alma da marca e que possam ser utilizadas para nortear a criação do grid de publicações.

3. Escolha uma ou duas fontes para a tipografia

Escolha uma ou duas fontes que sejam legíveis e que ajudem a construir uma identificação gráfica para o seu negócio. 

Vale dizer que muitas marcas podem ser identificadas pelo público apenas pelo modelo tipográfico que utilizam. Para isso, é necessário utilizar essas fontes em todas as publicações para criar consistência na identidade visual.

copy com chat gpt , herocreator

4. Adicione elementos gráficos

Adicione elementos gráficos, como ícones, padrões ou ilustrações, que reforcem a identidade que você deseja implementar. 

Esses elementos básicos podem ser utilizados de maneiras distintas para criar uma conexão orgânica entre as postagens do seu perfil. 

5. Organize as publicações no perfil

Pense em como organizar as publicações no perfil para criar uma narrativa visual atraente. Isso pode incluir a utilização de temas ou a organização de publicações por cores. 

Para facilitar essa tarefa, é importante organizar com antecedência o planejamento de um grid de publicações mensais e pré-visualizar como essas publicações estarão dispostas no perfil da sua marca. 

3 Exemplos de identidade visual Instagram para se inspirar

Depois de conferir algumas dicas de como criar uma identidade visual Instagram, chegou a hora de ver como esses elementos funcionam na prática. 

Para isso, confira abaixo como algumas marcas famosas utilizam com sucesso a estratégia de identidade visual para Instagram:

1. Nubank

Print de tela de Instagram

O banco digital Nubank é um exemplo de sucesso de como a identidade visual garante impacto na estratégia de posicionamento de uma marca. 

Popularmente identificado pela cor roxa, a identidade visual para Instagram do banco segue a risca uma linha de comunicação, que inclui:

  • Imagens que dialogam com um público diverso;
  • Tipografia moderna;
  • Referências tecnológicas. 

2. Nike

Print de tela de Instagram

A gigante de sportswear fundada no Oregon utiliza sua página no Instagram para retratar os valores da marca, que por sinal podem ser facilmente identificados na bio.

A pluralidade das pessoas retratadas praticando esportes e utilizando os equipamentos da Nike ajudam a reforçar a narrativa de ser uma marca para todos

3. Burger King Brasil

Print de tela de Instagram

A linguagem inteligente e divertida da Burger King Brasil pode ser facilmente identificada em suas peças publicitárias e também norteiam a identidade visual da marca.

Com uma linguagem moderna e conectada com os usuários das redes sociais, a marca aposta em um mix de imagens que destacam seus produtos e a interação do público com os lanches. 

Agora que você já sabe da importância de criar uma identidade visual Instagram e como ela pode impactar os resultados do seu negócio, que tal garantir autonomia de criação e construir você mesmo a identidade da sua marca?

Quer saber como? Então garanta agora sua vaga no curso de Design para Infoprodutores, uma parceria da HeroSpark e do expert Diego Rangel.

Neste curso, você vai descobrir todos os hacks para construir a identidade da sua marca e como potencializar a comunicação visual do seu produto digital. 

Além disso, vai aprender na prática como:

  • Destravar sua criatividade;
  • Se destacar da concorrência;
  • Criar um design de alta conversão.

O que você está esperando? Se inscreva agora no curso Design para Infoprodutores e construa uma identidade visual de sucesso!

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *