Iluminação para vídeo: 3 dicas profissionais para produções perfeitas

iluminação para vídeo_HeroSpark
iluminação para vídeo_HeroSpark
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Já parou para pensar que um vídeo pode ter um ótimo conteúdo e não chamar a atenção de ninguém simplesmente por não ter qualidade técnica? Pois é! Dentre todos os atributos técnicos na produção de vídeo, o destaque é a iluminação para vídeo.

A intenção de um vídeo é que a mensagem passada seja perfeitamente compreendida, como se a pessoa que está falando e a pessoa que está ouvindo estivessem em um mesmo lugar. E, para isso, a iluminação é indispensável! 

A sua escolha pode transformar totalmente seu resultado e causar consequências até no marketing digital do curso. Portanto, confira as dicas que preparamos para você não errar na iluminação do seu vídeo!

Por que investir em uma boa iluminação para vídeo? 

Se o objetivo de seu vídeo é que o conteúdo seja fiel e a mensagem seja compreendida de forma total, é importante investir em uma boa iluminação para seu vídeo. Por isso, confira algumas vantagens da iluminação:

 

Mostrar profissionalismo

Investir em uma boa iluminação passará mais credibilidade para as pessoas que assistirão ao seu conteúdo, mostrando mais profissionalismo da sua parte. 

Além disso, sabemos que o ditado “não julgue um livro pela capa” é famoso, mas, na prática, não é bem assim. Infelizmente, muitos conteúdos bons são rejeitados ou não têm nenhum tipo de engajamento pela primeira impressão que transmitem.

Isso quer dizer que eles acabam esquecidos por não terem bons acabamentos técnicos, como a própria iluminação.

 

Reforçar a mensagem do vídeo

Investir na iluminação certa para o tipo de conteúdo que você vai abordar em seu vídeo reforça a mensagem que se está apresentando! 

Por exemplo: se você quiser apresentar uma mensagem com informações mais leves, pode apostar em uma iluminação mais suave, talvez até mais natural.

Mas se você deseja transmitir um conteúdo mais sério, é indicado utilizar uma iluminação mais dura.

 

Como obter uma boa iluminação para vídeo? 3 dicas essenciais 

1. Conheça os tipos de luzes existentes

Antes de iniciar, é preciso saber que existem formas de determinar os tipos de luzes para iluminação existentes. 

Mas, primeiramente, é necessário compreender que, de modo geral, todos os tipos são classificados em luz externa ou interna.

 

Luz externa

A luz externa, como o próprio nome já diz, é a luz natural que vem de fora e entra em um ambiente fechado, como a própria luz do dia. 

Ao utilizá-la, você pode obter grandes resultados conforme o tipo de conteúdo que você deseja. Mas, tenha cuidado, porque pode ser um tanto desafiador trabalhar com ela.

É necessário evitar uma incidência muito forte da luz. Então, o recomendado são os horários antes das 9h da manhã e depois das 16h da tarde.

 

Luz interna

Já a luz interna é a luz artificial. Mas, apesar deste termo, há diversos tipos de luz, técnicas e estratégias para que mesmo o tom artificial fique similar ao natural.

A iluminação interna possui como vantagem o fato de ser controlável, podendo ser ajustada para mais ou menos intensa, conforme a sua necessidade. 

Em contrapartida, sua desvantagem é que, ao optar por usá-la, não se recomenda misturar luz interna e externa, pois pode causar um efeito esquisito na imagem.

Vale dizer que, através dos equipamentos certos, é possível fazer ótimos ajustes na imagem. Inclusive, alguns criadores de conteúdo digital trabalham com alguns principais tipos de iluminação interna, como: Softbox, Sungun e Ring Light.

 

2. Defina o melhor equipamento para a sua produção

No mercado, existem diversas opções de luz para gravação de vídeos e você pode escolher o equipamento que mais combina com a sua proposta. Por isso, vamos te mostrar algumas opções para escolher!

 

Softbox

A iluminação softbox, como o próprio nome já diz, é uma caixa que torna a iluminação mais suave. Por ser de fato uma caixa, a iluminação é mais ampla, então não é dura e direta em cima do objeto ou pessoa iluminada.

No entanto, é um equipamento grande e um pouco mais profissional, mas vale a pena pela qualidade que traz ao vídeo.

Legenda: A iluminação para vídeo feita com Softbox garante uma luz mais suave | Crédito: VideoHero
A iluminação para vídeo feita com softbox garante uma luz mais suave | Crédito: VideoHero

 

Sungun

Já a iluminação sungun é mais dura e intensa, também um pouco amarelada. Ela é uma opção para o criador de conteúdo que deseja iluminar todo o ambiente que está gravando o vídeo.

copy com chat gpt , herocreator

Também é um equipamento um pouco mais para iluminação profissional e não tão comum. Mas se você deseja investir na área de produção de conteúdos audiovisuais, com certeza essa é uma boa opção!

 

 

A iluminação para vídeo sungun garante uma luz mais intensa | Crédito: Mercado Livre
A iluminação para vídeo sungun garante uma luz mais dura e intensa | Crédito: Mercado Livre

 

Ring Light

E por fim, temos a Ring Light, que é uma opção um pouco mais comum e acessível para pessoas que estão começando no ramo dos projetos de vídeos para seus negócios.

Ela tem esse nome porque é uma luz fluorescente em formato de círculo, ou anel. A câmera vai dentro dela, de forma a iluminar diretamente a pessoa que está diante da câmera.

É muito comum ver conteúdos, como tutoriais de maquiagem ou vídeos, em que você deseja deixar a pessoa em destaque. Essa também é uma boa opção para quem trabalha com lives em seus negócios digitais, uma vez que a pessoa que está falando fica em evidência. 

 

A ring light é uma ótima opção para quem deseja trabalhar com lives e contar com uma boa iluminação para o vídeo
A ring light é uma ótima opção para quem deseja trabalhar com lives e contar com uma boa iluminação para o vídeo | Crédito: Mercado Livre

 

Mas mesmo que você não necessariamente trabalhe com produtos digitais lucrativos, investir em uma boa iluminação nunca é demais.

 

3. Aposte em três pontos de luzes para gravar vídeos

O modelo de iluminação de três pontos é uma técnica na qual se emprega três fontes de luz para iluminar um objeto ou uma pessoa, por exemplo. 

Esse método é composto pela luz principal, de preenchimento e de fundo. Vamos falar um pouquinho sobre elas a seguir, confira!

 

Luz principal

Como o próprio nome já diz, a luz principal é a iluminação que vai incidir no principal objeto ou pessoa de seu vídeo. Ou seja, onde há mais destaque para a pessoa que está apresentando o conteúdo e as ideias do vídeo. No caso deste tipo de iluminação, a luz softbox é a mais indicada. 

 

Luz de preenchimento

A luz de preenchimento serve como uma ferramenta de correção. Como assim? A luz principal, mesmo que seja utilizada a softbox, criará sombras dos objetos em evidência. Para que essas sombras não fiquem muito duras e marcadas.

Para fazer esse efeito você pode tanto utilizar outra softbox, quando uma iluminação sungun, que deve ser posicionada em um ângulo parecido com a luz principal, justamente para que essa iluminação faça o caminho oposto da principal, acabando com as sombras. 

 

Luz de fundo

Já a luz de fundo é o tipo de iluminação que vai criar contraste entre o foco do vídeo, que no caso é a pessoa que está falando e o fundo da cena.

Essa iluminação é muito utilizada para dar sensação de profundidade, assemelhando-se à realidade. Sua posição deve ser ao chão, contrária às demais luzes. 

Se você se interessou pelas dicas que a HeroSpark deu sobre iluminação para vídeos, veja esta aula que preparamos sobre os equipamentos essenciais para criar um estúdio de gravação em casa:

 

Perguntas frequentes sobre iluminação para vídeo

Qual é melhor: softbox ou ring light?

A resposta mais assertiva para essa pergunta é: depende

Na hora de escolher entre softbox ou ring light, é importante considerar onde você está gravando, se o espaço é pequeno ou não.

Se for em um lugar apertado, o recomendado é usar um ring light, pois é menor e ocupa bem menos espaço. No entanto, se esse não é um problema, você pode comprar ou fazer um softbox de forma bem simples!

 

Qual o melhor horário para gravar vídeo?

A resposta para essa pergunta é bem simples: os melhores horários são o do nascer e pôr do sol. Justamente porque nesses momentos a luz do sol está mais quente e difusa, portanto, adequadas para gravar vídeos.

Se você se interessou pelas dicas que a HeroSpark deu sobre iluminação para vídeos, saiba que ainda não acabou! Temos o material perfeito para você: o nosso livro digital “Como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento!”. 

Baixe-o agora mesmo e nunca mais erre na hora gravar vídeos!

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *