herospark comece grátis agora

Já parou para pensar que um vídeo pode ter um ótimo conteúdo e não chamar a atenção de ninguém pelo simples fato de não ter qualidade técnica? Pois é! Dentre todas as características técnicas na produção de um vídeo, daremos destaque a uma em específico: iluminação para vídeo.

Se pararmos para pensar que a intenção do vídeo é que a mensagem passada seja perfeitamente compreendida, como se a pessoa que está falando e a pessoa que está ouvindo estivessem em um mesmo lugar, a iluminação é indispensável para isso! A escolha pode transformar totalmente seu resultado final e impactar os resultados até no marketing digital do curso. 

Portanto, confira as dicas que preparamos.

 

Técnicas

Durante a pandemia, aprendemos a importância de passar mensagens, consumir e produzir conteúdos pelos vídeos, uma vez que não podemos encontrar as pessoas pessoalmente. Mas se o objetivo de seu vídeo é que o conteúdo seja fiel, e a mensagem seja compreendida de forma total, lembre-se que quando duas pessoas estão conversando em um mesmo ambiente, não há diferença ou prejuízos na iluminação. E assim também deve ser seu vídeo. 

Além disso, se você investir em uma boa iluminação, consequentemente as pessoas que verão seu conteúdo terão uma sensação de profissionalismo da sua parte. Sabemos que o ditado “não julgue um livro pela capa” é famoso, mas na prática não é bem assim e, infelizmente, muitos conteúdos bons são rejeitados ou não têm nenhum tipo de engajamento. Eles acabam esquecidos por não terem bons acabamentos técnicos, como a própria iluminação. 

 

Comunicação eficiente: luz suave x luz dura

Outra função da iluminação em vídeos é criar uma linguagem não verbal, mas que comunique! Como assim? Você provavelmente sabe que não são apenas nossas palavras que passam informações, mas também nosso comportamento, linguagem corporal e, até mesmo, o ambiente que estamos. Assim, investindo na iluminação certa para o tipo de conteúdo que você vai abordar em seu vídeo, é possível reforçar a mensagem que está apresentando! 

Por exemplo, se você quiser apresentar uma mensagem com informações mais leves, pode apostar em uma iluminação mais suave, talvez até mais natural. Mas se você deseja transmitir um conteúdo mais sério, é indicado utilizar uma iluminação mais dura. 

Agora que entendemos a importância e a diferença que uma iluminação bem pensada e trabalhada para seu tipo de conteúdo tem, vamos entender quais são os tipos de luzes para iluminação que existem?

Tipos de iluminação

Há algumas formas de determinar os tipos de luzes para iluminação existentes, mas, primeiramente, todos os tipos são classificados em luz externa ou interna. 

 

Luz Externa

A Luz Externa, como o próprio nome já diz, é a luz natural que vem de fora e entra em um ambiente fechado, como a própria luz do dia. Ao utilizá-la, você pode obter grandes resultados conforme o tipo de conteúdo que você deseja, mas tenha cuidado, porque pode ser um tanto desafiador trabalhar com ela. Você deve evitar uma incidência muito forte da luz, então, o recomendado são os horários antes das 9h da manhã e depois das 16h da tarde. 

 

Luz Interna

Já a Luz Interna é a luz artificial. Mas apesar deste termo, há diversos tipos de luz, técnicas e estratégias para que mesmo o tom artificial fique similar ao natural. Esses são os tipos de iluminação que os criadores de conteúdo digital trabalham, como: Softbox, Sungun e Ring Light. Vamos às características de cada um deles?

 

Softbox

A iluminação softbox, como o próprio nome já diz, é uma caixa que torna a iluminação mais suave. Por ser de fato uma caixa, a iluminação é mais ampla, então não é dura e direta em cima do objeto ou pessoa iluminada. No entanto, é um equipamento grande e um pouco mais profissional, mas vale a pena pela qualidade que traz ao vídeo.  

 

Legenda: A iluminação para vídeo feita com Softbox garante uma luz mais suave | Crédito: VideoHero

A iluminação para vídeo feita com softbox garante uma luz mais suave | Crédito: VideoHero

 

Sungun

Já a iluminação sungun é mais dura e intensa, também um pouco amarelada. Ela é uma opção para o criador de conteúdo que deseja iluminar todo o ambiente que está gravando o vídeo. Também é um equipamento um pouco mais para iluminação profissional e não tão comum. Mas se você deseja investir na área de produção de conteúdos audiovisuais, com certeza essa é uma boa opção!

 

 

A iluminação para vídeo sungun garante uma luz mais intensa | Crédito: Mercado Livre

A iluminação para vídeo sungun garante uma luz mais dura e intensa | Crédito: Mercado Livre

 

Ring Light

E por fim, temos a Ring Light, que é uma opção um pouco mais comum e acessível para pessoas que estão começando no ramo dos projetos de vídeos para seus negócios. Ela tem esse nome porque é uma luz fluorescente em formato de círculo, ou anel. A câmera vai dentro dela, de forma a iluminar diretamente a pessoa que está diante da câmera.

É muito comum ver conteúdos, como tutoriais de maquiagem ou vídeos, em que você deseja deixar a pessoa em destaque. Essa também é uma boa opção para quem trabalha com lives em seus negócios digitais, uma vez que a pessoa que está falando fica em evidência. 

 

A ring light é uma ótima opção para quem deseja trabalhar com lives e contar com uma boa iluminação para o vídeo

A ring light é uma ótima opção para quem deseja trabalhar com lives e contar com uma boa iluminação para o vídeo | Crédito: Mercado Livre

 

Mas mesmo que você não necessariamente trabalhe com produtos digitais lucrativos, investir em uma boa iluminação nunca é demais.

 

Três pontos da iluminação para vídeo

 

Luz principal

Como o próprio nome já diz, a luz principal é a iluminação que vai incidir no principal objeto ou pessoa de seu vídeo. Ou seja, onde há mais destaque para a pessoa que está apresentando o conteúdo e as ideias do vídeo. No caso deste tipo de iluminação, a luz softbox é a mais indicada. 

 

Luz de preenchimento

A luz de preenchimento serve como uma ferramenta de correção. Como assim? A luz principal, mesmo que seja utilizada a softbox, criará sombras dos objetos em evidência. Para que essas sombras não fiquem muito duras e marcadas.

Para fazer esse efeito você pode tanto utilizar outra softbox, quando uma iluminação sungun, que deve ser posicionada em um ângulo parecido com a luz principal, justamente para que essa iluminação faça o caminho oposto da principal, acabando com as sombras. 

 

Luz de fundo

Já a luz de fundo é o tipo de iluminação que vai criar contraste entre o foco do vídeo, que no caso é a pessoa que está falando e o fundo da cena. Essa iluminação é muito utilizada para dar sensação de profundidade, assemelhando-se à realidade. Sua posição deve ser ao chão, contrária às demais luzes. 

Se você se interessou pelas dicas que a HeroSpark deu sobre iluminação para vídeos, veja esta aula que preparamos sobre os equipamentos essenciais para criar um estúdio de gravação em casa:

 

 

E continue acompanhando nossos conteúdos, porque temos muito mais preparado para você, que deseja investir e crescer em um negócio digital

2 Comentários

  1. Top, encontrei sem querer esse blog e esse artigo aqui,
    gostei muito do que lí aqui… Obrigado!

    1. Larissa Oliveira disse:

      Que bacana, Marcos! Conte conosco ⚡

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *