Como abrir um negócio próprio? Passo a passo para fazer sem errar

Passo a passo para abrir um negócio próprio
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Abrir um negócio é o sonho de 46% da população brasileira. Pelo jeito, também é o seu, não é mesmo?

A jornada empreendedora pode recompensar. Você vai ter retornos do seu próprio esforço, sem precisar lidar com um chefe e fazendo tudo nos seus termos.

Porém, esse também é um caminho que exige muito trabalho. Esse trabalho começa com um passo a passo cuidadoso, para você ter certeza de que está tomando a decisão certa. A seguir, contamos o que você precisa fazer.

Etapas para abrir um negócio de sucesso

Antes de mais nada, vale a pena abordar uma questão que tem sido comum nos últimos tempos: vale a pena investir durante a crise?

A resposta para isso é “sim”, desde que você esteja preparado. Uma crise econômica traz dificuldades para os negócios, mas também oportunidades.

Em momentos assim, o mercado apresenta novas demandas e as pessoas estão dispostas a adquirir novos hábitos. 

Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, cresceu o número de vendas online. Os negócios que conseguiram aproveitar essa demanda faturaram.

Assim, a chave é se preparar, seja para abrir algo na crise ou em uma época mais tranquila. Veja nossas dicas para começar.

Entenda o que você quer fazer

Na hora de abrir um negócio, é fundamental escolher algo de que você gosta. Essa é sua oportunidade, inclusive, de mudar completamente sua área de atuação, se quiser.

Assim, analise quais são os seus interesses. Quais seus hobbies? Que tipo de atividade você gostaria de monetizar? 

Optar por algo que realmente agrada seu perfil vai ajudar a manter o entusiasmo com o negócio. Principalmente nos momentos em que ele não for tão bem.

Estude seu mercado local

Apesar de ser importante, optar por algo apenas porque você gosta não é suficiente. Mais do que isso, sua localidade deve ter mercado para o que você vai oferecer.

Imagine que você resolva abrir um spa masculino. Porém, sua cidade tem um público de homens principalmente mais velhos e que não se interessam por esse serviço. Nesse caso, seus resultados não seriam bons.

Por isso, após entender o que você quer fazer, avalie se você teria público para isso. Caso não, avance para sua segunda escolha de negócio e siga até encontrar um compatível.

Considere abrir uma franquia

Abrir um negócio é um processo trabalhoso, por vários motivos. Você precisa criar um plano de negócio, estabelecer a marca, conquistar a confiança dos clientes etc.

Todo esse processo pode ser bem recompensador. Principalmente porque, por meio dele, você vai criar algo que é a sua cara.

Porém, existe outro modo de fazer: a franquia. Uma franquia é uma nova unidade de uma marca que já existe. As lojas do McDonald’s, por exemplo, são franquias da marca. 

Assim, você pode escolher uma das franquias baratas do mercado para abrir seu negócio. Nesse caso, você já vai receber um plano detalhado do negócio e só vai precisar colocá-lo em prática.

copy com chat gpt , herocreator

Outro atrativo desse modelo é que você vai contar com um reconhecimento prévio da empresa. As pessoas já sabem o que esperar do McDonald’s, correto? Assim, fica mais simples atraí-las para o negócio.

Além disso, a franqueadora (dona da marca), oferece suporte aos empreendedores. Por exemplo, para escolher o melhor ponto comercial, contratar pessoas, com manuais etc.

Se prepare para ser empreendedor

Um empreendedor de sucesso tem sempre características básicas. São elas: iniciativa, persistência e liderança. Também vale a pena contar com habilidades administrativas, pois isso vai facilitar a gestão da empresa.

Isso quer dizer que, para abrir um negócio, é interessante desenvolver suas competências como empreendedor.

Você pode fazer isso de vários modos. Com livros, vídeos, cursos de curta duração, palestras ou até mesmo um curso superior. 

O importante é se dedicar para aprender mesmo aquilo que você já acha que sabe. Assim, quando empreender, você estará preparado.

Organize suas finanças

O quanto você pode realmente investir no seu negócio? Para responder a essa pergunta, é preciso fazer um balanço completo das suas finanças.

Nesse momento, entenda o seguinte: você não deve aplicar todo o seu dinheiro. É sempre bom manter uma reserva, pois você vai precisar de dinheiro para pagar suas contas pessoais. Segundo especialistas, 35% de sua renda deve ser poupada.

Toda empresa também precisa de capital de giro para se manter. Assim, determinado valor deve ser poupado na hora de investir, para você manter o capital necessário.

Busca por crédito

Depois de saber o quanto você pode investir, pode ser necessário buscar crédito. Neste momento, você já vai saber o que quer abrir e de quanto capital precisa. Assim, conseguir um empréstimo deve ser mais simples.

No entanto, é preciso comparar as opções de crédito disponíveis no mercado. Os bancos cobram diferentes taxas de juros e têm condições variadas. É importante encontrar as mais vantajosas para o seu caso.

Crie um plano detalhado

A etapa seguinte para abrir um negócio com segurança é desenhar um passo a passo para as suas atividades.

Você precisa listar:

  • Onde vai abrir seu negócio;
  • Que pessoas vai precisar contratar;
  • Quanto tempo a obra vai demorar;
  • Quais serão suas ações de marketing;
  • Seu horário de trabalho;
  • Margem de lucro prevista;
  • Metas para o negócio etc. 

Com tudo planejado, será mais simples colocar todo o necessário em prática.

Inicie seu trabalho!

O último passo para abrir seu negócio é, de fato, iniciá-lo. Você vai inaugurar a empresa e começar a atender as pessoas com o melhor que pode oferecer.

Mas saiba que o cuidado com seu empreendimento não vai parar por aí. Mesmo que seu plano de negócio tenha bons resultados, isso não significa que ele não possa ser adaptado. Na verdade, ele deve ser!

É fundamental ficar de olho nos resultados e na resposta dos seus clientes e do mercado. Assim, você poderá perceber os problemas e corrigi-los. E, caso não haja nenhum, poderá pensar novas formas de melhorar ainda mais seus rendimentos.

Lembre-se também que você vai precisar de dedicação e perseverança para colher os frutos da sua empresa. Dificilmente um negócio tem retorno imediato. Porém, a continuidade de um bom trabalho fará você alcançar o que deseja.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *