Mercado Digital: que é? Vale a pena? [+ TENDÊNCIAS]

Mercado digital: o que é
O mercado digital é uma ótima possibilidade para empreendedores
Extensão plano basic

Você sabe o que é mercado digital? Se você ou sua empresa ainda não fazem parte dele, grandes chances de apreciação do público são perdidas.

Já observou como as pessoas de seu convívio passaram a comprar mais pela internet do que em lojas físicas? Como as propagandas impactam mais no Instagram do que nos outdoors? Essas mudanças de hábitos fazem parte de um movimento dentro do mercado digital.

Quando uma marca está no virtual, significa que ela está visível aos possíveis consumidores. Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre mercado digital e ter sucessso dentro dele.

Na HeroSpark você cria seu funil de vendas de acordo com seu público, e pode contar com e-mails automáticos e checkout em um só lugar. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é o mercado digital?

É um espaço de compra e venda de produtos e serviços na Internet: seja pelos sites de e-commerce seja pelas redes sociais

Mercado digital é uma enorme rede de pessoas (produtores) resolvendo problemas de outros (consumidores).

Ele é feito por meio de lojas on-line. A tendência é que isso se torne cada vez mais presente na nossa rotina. Esteja pronto para aprender e errar até dar certo. 

Cabe a você dominar as técnicas para se destacar. Afinal, as empresas digitais estão tomando conta das transações comerciais. E, quem não acompanha essa transformação, ficará para trás.

Como funciona o mercado digital?

Como já foi exemplificado, o mercado digital funciona como um comércio online. 

Nesse sentido, por exemplo, uma pessoa com conhecimento em determinada área pode elaborar videoaulas e colocá-las na rede, para que os interessados acessem quando e onde quiserem após efetuarem a compra.

Assim, quem hospeda o infoproduto pode ser chamado de produtor. Ele vai adaptar aquele conteúdo para solucionar o problema ou necessidade de alguém, que pode ser aprender um idioma, um prato culinário ou técnicas de Marketing Digital, por exemplo.

É possível trabalhar em qualquer lugar do mundo: você é seu próprio patrão, só precisa do seu celular ou computador e da vontade de crescer.

 

Quais são as principais áreas do mercado digital?

Com bons retornos financeiros, alguns campos de atuação ganharam notoriedade no ambiente digital:

  • Produtos digitais;
  • Redatores freelancers;
  • Afiliados;
  • E-commerce;
  • Tecnologia (programação e desenvolvimento web)
  • Marketing Digital;
  • Segurança da informação;
  • Influenciadores (produção de conteúdo).

É importante ressaltar ainda que diversos segmentos podem ser trabalhados de forma simultânea. Por exemplo: você criou um e-book sobre determinado tema e deseja vendê-lo.

Para que as pessoas se interessem por ele, é claro que deve existir um trabalho de conversão de lead em cliente.

Uma opção para que essa jornada aconteça é por meio da produção de conteúdo digital, uma ferramenta do Marketing Digital. Na internet, vários âmbitos caminham juntos para a obtenção de engajamento e lucro.

Conheça mais sobre produtos digitais com a empreendedora Grazzy Brugner:

Como trabalhar no mercado digital?

É inegável o potencial do mercado digital para aumentar o alcance do seu negócio.  Com pessoas buscando referências na internet, estar presente no meio digital deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigatoriedade. 

Por isso, veja como aplicar no seu negócio com um passo a passo bem didático!

 Escolha em qual área deseja atuar

É importante escolher uma área que você tenha afinidade, para facilitar a produção de conteúdo nos canais escolhidos de divulgação.

Acompanhar as tendências é uma boa forma de identificar quais áreas têm mais potencial de crescimento e aproveitar para “surfar na onda”. 

Entretanto, cuidado ao escolher um segmento muito específico, que você não tenha familiaridade, apenas para aproveitar a sensação do momento.

Estude sobre a área

Escolhida a área, é o momento de aprofundar seus conhecimentos sobre ela e entender mais sobre o seu público e quem é a sua persona

Também é importante estudar o mercado e entender como ele se posiciona no seu segmento. Essas informações são importantes para você entender como se diferenciar no meio digital.

Entender o que os concorrentes fazem e como eles fazem também é um meio de conhecer mais sobre a necessidade da sua persona. 

Qual demanda está sendo atendida? E qual não está? O benchmarking é fundamental para obter essas respostas.

Prepare-se para o mercado digital

Material grátis completo com todos os termos e expressões que você encontrará no mercado digital e de venda de infoprodutos.

Baixe grátis

Faça um planejamento

Ainda não é o momento de começar a vender. É importante ter um planejamento das suas operações antes de começar a colocar a mão na massa. 

Conhecer a jornada do cliente é fundamental para impactá-lo no momento certo, desde o conteúdo que será divulgado para transformar o visitante em um lead até a definição do funil que esse irá percorrer para a conclusão da compra.

Para evitar que você perca oportunidades pelo caminho, também é importante estar atento aos canais mais aderentes ao seu tipo de cliente

Se o seu público prefere acompanhar produtos pelo Instagram, não faz sentido direcionar sua estratégia para o Facebook, certo?

 

Escolha uma boa plataforma

Após planejar sua estratégia, é hora de escolher a plataforma que melhor atende às suas necessidades. 

Neste ponto, observe quais recursos estão disponíveis na plataforma para ajudá-lo nas operações do dia a dia. Isso deve ser observado pensando na sua rotina como empreendedor digital, como uma forma de otimizar o seu trabalho.

A HeroSpark, por exemplo, conta com recursos para você concentrar todos os seus esforços em apenas uma plataforma, como:

  • Hospedagem de infoprodutos;
  • Modelos pré-definidos de landing pages;
  • Automação de e-mail marketing;
  • E muito mais.  

Quais são as tendências no mercado digital?

Estar atento às tendências e à inovação é essencial para sobreviver no mercado digital.

As principais tendências passam por avanços em tecnologias para conectar audiências e criar experiências personalizadas e avanços em Inteligência Artificial para entregar conteúdos cada vez mais precisos. 

Para alcançar estas finalidades, análises corretas sobre dados também são fundamentais.

 

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é a capacidade das máquinas — usando dados armazenados na memória — “aprenderem” a solucionar situações. Isto é, agir e “pensar” de forma análoga aos humanos.

 Mas não nos referimos a algo de outro universo, ela está incorporada em nossas vidas há um bom tempo.

copy com chat gpt , herocreator

Um exemplo de IA é a automação (sensores de movimento em sistemas de segurança ou Smart TVs que interpretam gestos e comandos por voz), mecanismos de busca na Internet e algoritmos de redes sociais.

Sob o ponto de vista da estocagem de dados, essa tecnologia promete beneficiar o meio empresarial. 

Nessa linha, o setor de Marketing otimizaria as tomadas de decisões a partir da análise detalhada do comportamento dos clientes.

 Realidade aumentada e virtual

Sabe aqueles filtros de rede social ou o QR code que aparece no cantinho da tela da TV?

Eles são exemplos da forma pela qual a realidade aumentada, uma tecnologia que une o mundo virtual ao mundo real, pode apresentar-se no dia a dia.

Esse modo de relacionamento com o usuário é uma estratégia eficaz de Marketing Digital, presente no cotidiano de empresas e empreendedores por todo o mundo.

O Google e a Apple são exemplos de companhias que apostam na realidade virtual. Esse artifício pode ser visto em dispositivos móveis, como óculos, pulseiras ou projetores.

 Marketing mobile

Antes de cogitar entrar para o mercado digital, pense no usuário mobile. Usufrua das possibilidades oferecidas por smartphones para lucrar mais.

Faça uso de aplicativos, redes sociais e e-mails para chegar ao consumidor de forma estratégica, por meio de campanhas e ofertas especiais.

Portanto, no mundo digital, é fundamental ter uma “mente multiplataforma” e desenvolver um site com layout responsivo.

Pense tanto nos acessos por desktop como nos cliques gerados por celulares ou tablets. Os buscadores priorizam sites com uma boa experiência móvel.

 

SEO por Rich Questions

O SEO é baseado em técnicas para melhor posicionamento dos conteúdos nos buscadores. 

Além disso, para que os materiais apareçam em boas posições no Google, é preciso ficar ligado nas atualizações e nas carências específicas de cada usuário. Somente assim será possível atender às demandas individuais.

Para suprir essa necessidade, surgiu o SEO através de Rich Questions (perguntas ricas). Esse recurso visa responder, com assertividade, àquela pergunta do usuário.

Alguns exemplos são: “como fazer tal coisa?”; “quando começar a se exercitar?” ou “como aprender um idioma em seis meses?”.

Esteja ciente das questões mais relevantes e procuradas pelo público de seu nicho. A palavra-chave é personalização.

 

Personalização

Não “atire” para todos os lados. Na ânsia de acertar no empreendedorismo, você pode se frustrar e não chegar a nenhum cliente.

É essencial adaptar a linguagem e tratar cada um deles de forma diferente. A tendência do momento e do amanhã é a segmentação/personalização.

Seja específico no tratamento e mostre compreender as motivações e necessidades das pessoas que procuram pelo seu produto digital.

Para isso, estude e conheça com detalhes o seu cliente para estabelecer e nutrir uma relação próxima em cada etapa do funil de vendas.

Atraia, conquiste e “nutra” a pessoa com materiais de qualidade. Saiba quais canais de comunicação (e-mail, redes sociais, celular) ela geralmente usa.

 

Conteúdos visuais

Com a imensa quantidade de materiais disponíveis na web, combinar uma comunicação visual baseada em imagens e em uma paleta de cores atrativa pode ser uma boa pedida.

Com isso, esse tipo de conteúdo tem mais vantagem, uma vez que capta mais a atenção do usuário e do algoritmo.

 

Transmissões ao vivo

As famosas lives são funcionais quando o assunto é engajamento com internautas. Esse recurso serve para tirar dúvidas, fazer sorteios ou transmitir o passo a passo de uma ação aos seus seguidores. 

Hoje, redes sociais, como Facebook, Instagram ou YouTube permitem interações em tempo real.

 

Geomarketing

Esse campo do mercado digital resume-se em direcionar esforços para uma região específica e, assim, enviar o conteúdo produzido de acordo com algumas segmentações.

É comum usar o geomarketing em negócios locais ou divulgar promoções para uma determinada área da cidade, estado ou do país.

 

Análise de dados

Na concorrência do mercado digital, não basta esforçar-se para ser bem requisitado pelo público. É imprescindível mensurar ações e aperfeiçoá-las quando for preciso. 

A área de web analytics veio justamente para isso: levantar dados e utilizá-los da melhor forma para conseguir resultados positivos no mercado digital.

Portanto, faça uma análise dos indicadores de desempenho e das métricas. Assim, você aumenta as vendas e evita gastos em vão. 

Para obter esses dados, recorra às plataformas ou redes sociais, como o Google Analytics e o Facebook Analytics.

Se julgar necessário, procure especialistas, aprimore-se com cursos na área e esteja preparado para alterar sua rota e modificar estratégias, quantas vezes for necessário.

O mercado digital é centrado em criar laços e resolver problemas de pessoas por meio de uma loja virtual. Ele é protagonista da transformação digital provocada pela era da informação.

Agora que você já sabe mais sobre, basta criar coragem e começar a trabalhar com as estratégias de Marketing Digital. 

Quando você conhece bem o seu público-alvo e fica por dentro das tendências, é possível trazer o seu negócio off-line para o ambiente digital e lucrar muito com isso.

Quer entrar para o mercado digital? Conheça a HeroSpark e crie toda a sua estratégia.

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *