Sabe aquela sensação gostosa de que um produto ou serviço foi pensado especialmente para você? Quando atende seus desejos e necessidades? É exatamente esse o objetivo do mapa de empatia!
Continue lendo e saiba mais sobre o que é mapa de empatia e como ele é estratégico nas suas ações de vendas.
O que é mapa de empatia?
Essa ferramenta, que faz parte da metodologia Canvas, foi desenvolvida pela Xplane Consultoria com o objetivo de proporcionar uma visão mais íntima sobre o perfil do cliente ideal de cada empreendimento, além de ajudar a entender o que ainda precisa ser aprofundado sobre ele.
E não se engane, elaborar um mapa de empatia vai muito além do que conhecer dados de perfil demográfico.
Afinal, o conceito da palavra empatia envolve a capacidade de compreender o sentimento e, até mesmo, se colocar no lugar do outro para enxergar vários aspectos de uma mesma situação.
Dessa forma, entender realmente o que é mapa de empatia se torna algo essencial para o desenvolvimento de um plano de negócio efetivo e para empreendedores.
Mapa de empatia para empreendedores
Com o avanço da tecnologia, várias mudanças podem ser percebidas no perfil do novo consumidor.
Independente do setor em que se atua, conhecer quem realmente se conecta com sua empresa torna-se cada vez mais essencial. Principalmente, para empreendedores que desejam elaborar soluções e estratégias mais adequadas ao seu público.
Identificar o perfil ideal de cliente é uma tarefa que demanda tempo e dedicação!
Por este motivo, para colocar essa ferramenta em prática, o primeiro passo é reservar algumas horas à pesquisa e análise. Entrar em contato com os consumidores e conversar, fazer pesquisas de mercado, só assim a empresa terá uma boa base de dados para trabalhar.
Através desses 6 questionamentos é possível identificar qual é o perfil do cliente ideal, persona, buyer persona ou avatar que melhor se relaciona com a empresa. Assim, sua empresa desenvolve produtos, serviços, experiências e soluções de acordo com suas necessidades.
1. O que pensa e sente?
Essa é uma daquelas perguntas complexas e que a resposta pode variar de pessoa para pessoa, mas o objetivo principal é entender como o indivíduo sente-se em relação a vida e seus interesses.
- Como se sente em relação a determinados assuntos?
- Quais as suas preocupações?
- Quais são seus objetivos de vida?
- Quais são suas dores?
2. O que ouve?
Aqui é interessante entender quais as influências sonoras de seu consumidor, a partir de como, onde e o que ele ouve, considerando meios de comunicação e até mesmo pessoas de seu convívio social.
- Quem são suas influências?
- Quais ideais segue?
- Possui ídolos?
- Quais meios de comunicação consome?
3. O que fala e faz?
Este questionamento possui o objetivo de entender, de forma simples, o que o consumidor faz com as informações que recebe. Afinal, tudo aquilo que ele ouve pode influenciar diretamente na tomada de decisões tanto profissionais quanto pessoais.
- Quais assuntos gosta e não gosta de falar?
- O que gosta de fazer?
- Possui hobbies?
4. O que vê?
Essa pergunta tem o objetivo de entender o que a pessoa assiste, tendo em vista o meio onde o indivíduo está inserido. Desde programas de tv à redes sociais, tudo que é visto pelos olhos de seu cliente torna-se importante para a empresa.
- Quais meios de comunicação consome?
- Como ele consome informações?
- Como é seu mundo?
5. Quais são suas dores?
A finalidade desse questionamento é entender os medos, frustrações desse indivíduo, além de compreender o que gostaria de mudar na própria vida.
- O que precisa enfrentar para alcançar os objetivos?
- Quais são os seus obstáculos?
- Quais são os desafios que encontra no dia a dia?
6. Quais são seus objetivos?
Esse quesito está relacionado com o que o cliente deseja, compreendendo aquilo que ele precisa para ser feliz.
- Onde quer chegar?
- O que acabaria com seus problemas?
- Quais são os seus sonhos?
Mapa de empatia pronto: exemplo aplicado
Para o mapa de empatia, mais importante do que reter os dados é visualizá-los, não esqueça que essa é uma ferramenta visual. Dessa forma, ele pode ser impresso, feito em quadro negro, em flip chart, com post its e até mesmo online, a dica aqui é usar da criatividade!
Exemplo mapa de empatia pronto | Fonte: Canvas Academy.
Monte o modelo de mapa de empatia online ou offline que melhor se adequa às suas necessidades e que seja mais fácil de incorporar no seu dia a dia.
No mapa, todas as informações serão divididas e categorizadas entre dores, necessidades e sentimentos. Além disso, é interessante dar um nome, idade e profissão a essa persona que representa o cliente ideal da empresa.
Quando todos os questionamentos estiverem respondidos, seu mapa de empatia estará pronto! E assim como ele, você estará pronto para assumir a posição do cliente, imaginando soluções ideais para seu universo, sem achismos ou obviedades, afinal isso é empatia.
Ficou com alguma dúvida sobre o que é mapa de empatia? Compartilhe com a gente aqui nos comentários para podermos te ajudar!