Exemplo de Canvas pronto: como aplicar no seu negócio em 2022

Empreendedor olhando para o seu planejamento. Fundo roxo e legenda "Exemplo de Canvas pronto"

Você sabia que fazer um plano de negócios é o mais indicado antes de abrir uma empresa? Pois é, a partir dele, é possível planejar e criar boas estratégias para o seu negócio. Mas, sendo uma etapa tão complexa, é importante contar com um exemplo de canvas pronto, que facilite e auxilie na hora de montar o plano, não é mesmo?

Portanto, neste artigo, falaremos um pouco sobre essa ferramenta tão útil e traremos exemplos de canvas pronto para você se inspirar. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e para que serve o Canvas?

O Modelo Canvas foi criado para ser um recurso simples, que ajuda o empreendedor a ter uma melhor visualização em relação às estratégias do negócio. Seu principal objetivo é organizar o plano de negócios, auxiliando na hora de fazer os planejamentos da empresa. 

De forma prática, o Canvas é como uma espécie de mapa. Ele é esquematizado em formato de quadro, onde é possível inserir informações a respeito da performance da empresa. 

Além disso, ele pode ser dividido em nove componentes, que serão abordados nos próximos tópicos!

 

Como funciona o Modelo Canvas?

O funcionamento do Canvas é bastante simples e conta com duas possibilidades de uso. A primeira é impressa, e a segunda é expondo-o como mural. Ambas as formas permitem que a gestão visualize possibilidades de melhor funcionamento da empresa.

Esse modelo pode ser usado tanto por empreendedores individuais quanto por pequenas ou grandes empresas. Sempre visando realizar o alinhamento dos setores fundamentais do negócio e gerar um melhor entendimento a respeito do seu desempenho. 

Após alocar todas as informações essenciais relacionadas à estruturação empresarial do negócio no Canvas, fica muito mais prático fazer uma análise de como está sendo o desenvolvimento do negócio. Bastante útil, não é mesmo?

 

Como fazer uma planilha Canvas?

Lembra quando citamos que o Canvas é norteado por nove componentes estratégicos? Esses componentes são divididos em quatro blocos com respostas para quatro perguntas que norteiam um negócio: como, o que, para quem e quanto.

Todos os quatro blocos se relacionam entre si e oferecem os dados fundamentais para o negócio.

 

Imagem ilustrativa de uma planilha Canvas
Imagem ilustrativa retirada do site “Sebrae – PR”

 

Bloco 1 

  • Proposta de valor: nessa etapa, é possível entender qual a proposta de valor que o seu negócio vai oferecer ao mercado e ao seu nicho de clientes. Além de nortear o que diferencia você das demais empresas. 

 

Bloco 2

  • Segmentos de clientes: aqui serão estabelecidos o segmento e o público-alvo, definindo qual será o foco do seu negócio. 
  • Canais: são os meios através dos quais sua empresa se comunica com os clientes, bem como a forma que eles compram o seu produto. Estão relacionadas a essa etapa a forma como o cliente conhece o seu negócio, como é avaliada, o processo de compra e como o produto é enviado.
  • Relacionamento com clientes: é possível analisar quais são as melhores e mais eficientes formas de contato com o seu cliente. 

 

Bloco 3

  • Atividades-chave: é onde define-se as atividades essenciais para o funcionamento do seu negócio. Essas funções podem ser referentes à solução de problemas, aplicativos ou programas que são essenciais para a empresa.
  • Recursos principais: são os artifícios essenciais para a execução do seu negócio, que podem ser artifícios financeiros, tecnológicos ou intelectuais.  
  • Parcerias principais: são os fornecedores que ajudam a empresa em seu total funcionamento. 

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Bloco 4

  • Fontes de receita: aqui são coletados dados a respeito das contribuições, se os valores estão de acordo com o que está sendo ofertado para o mercado.
  • Custos: esse último componente é onde se analisa se todos os custos e despesas estão de acordo com a estrutura da empresa e se está funcionando corretamente. 

 

4 Exemplos de Canvas pronto

1. Software as a Service

Imagem ilustrativa de exemplo de canvas pronto
Imagem retirada do site “The Business Model Analyst”

 

O modelo Software as a Service possui os nove componentes que citamos no item anterior e mostra um serviço de software como produto, sendo um ótimo exemplo de canvas pronto para ser usado.

Sua proposta de valor é oferecer um software de produtividade com suporte e manutenção incluídas. O relacionamento com os clientes se dá por meio do suporte dedicado e o canal de comunicação é via internet.

 

2. Modelo de negócios OLX

Imagem ilustrativa de exemplo de canvas pronto
Imagem retirada do site “O Analista de Modelos de Negócios”

 

O segundo exemplo de canvas pronto é o modelo de negócios da OLX, que segue o estilo de plataforma multilateral. Seu funcionamento acontece com base na conexão entre vendedor e cliente, que é considerada um tipo de classificado contemporâneo.

Sua proposta de valor é o acesso a produtos usados por bons valores. A forma de relacionamento é por meio de SAC, além de ganhar dinheiro disponibilizando espaço para anúncios de destaque.

 

3. Modelo de negócios Nubank

Imagem ilustrativa de exemplo de canvas pronto
Imagem retirada do site “O Analista de Modelos de Negócios”

 

Esse exemplo de canvas pronto do Nubank é baseado nas intermediações financeiras da empresa, já que a Nu é uma plataforma digital de transferência de dinheiro para empresas e clientes.

É possível observar que eles oferecem uma proposta de valor ao mercado com um cartão de crédito digital e sem anuidade e um relacionamento via aplicativo, além de SAC personalizado.

 

4. Modelo do iFood

Imagem ilustrativa de canvas pronto
Imagem retirada do site “O Analista de Modelos de Negócios”

 

O iFood é uma empresa de aplicativo que apresenta um modelo de negócio que conecta consumidores e restaurantes por meio do delivery. 

Sua proposta de valor é oferecer delivery de alimentos, o relacionamento é via atendimento ao consumidor e seu segmento é clientes e restaurantes. Esse é um outro exemplo de canvas pronto de fácil entendimento.

Portanto, agora que você conheceu exemplos de canvas pronto para o seu negócio, que tal conhecer a HeroSpark? Saiba que nós podemos te ajudar com outras importantes estratégias para seu negócio!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.