Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como escolher a melhor plataforma de membros para o seu negócio digital?

plataforma de membros

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Se você tem um negócio digital, provavelmente já ouviu falar em plataforma de membros. Ela consiste em um espaço destinado à entrega de infoprodutos, como cursos online, webinars gravados, ebooks, etc. Escolhida a plataforma, o ideal é que ela se mantenha, pois para transferir os produtos já enviados pode ser uma dor de cabeça para você e para os clientes.

 

Vivemos em um período em que muitas marcas e profissionais resolveram estrear ou reforçar sua presença digital. Existe jeito mais impactante de fazer isso do que criar seu próprio curso ou hospedar seus vídeos já gravados em uma plataforma? É monetizável, profissional e sustentável a longo prazo.

 

Além disso, ao possuir seu próprio espaço, você deixa de depender de redes e aplicativos de terceiros. Mudanças de algoritmos, instabilidades e até ataques hackers — isso tudo é improvável quando você assina um bom serviço. Porém, quando acontece, você tem uma equipe de suporte disponível para cuidar de tudo. 

 

Afinal, como acertar na escolha da plataforma para sua área de membros? 

Plataforma de membros: critérios importantes para a sua escolha

Acesso dos membros ao site

O primeiro acesso pode se dar de forma automática ou manual. Usualmente, o acesso automático é superior, já que assim que a compra é confirmada, o cliente receberá um login e uma senha previamente criados. Procure plataformas com esse diferencial, principalmente se o seu público-alvo for mais velho ou costuma ter dificuldade para criar contas pela internet.

Variedade de formatos de conteúdo

Quanto mais você empreende na internet, mais facilmente perceberá a necessidade contínua de expandir o seu negócio. Por isso, não é legal ficar preso a conteúdos em vídeos ou em PDF. Uma plataforma que suporte diversos formatos de conteúdo, como áudios e quizzes pode ser o diferencial para a evolução da sua marca. 

Modo de entrega do material

Seu material será entregue de uma vez a todos os assinantes? Ou será disponibilizado progressivamente à medida que evoluem no curso? Haverá pacotes com conteúdos mais completos e de preços diferenciados? São muitas as questões a se resolver dependendo do seu objetivo. Na dúvida, escolha a ferramenta que forneça o serviço mais amplo. 

Necessidade de instalação

A plataforma de membros normalmente pode ser baixada para o computador do cliente ou acessada pelo navegador. O acesso online é mais prático e seguro, pois os dados em nuvem passam a ser responsabilidade de uma equipe habilitada em backups e proteção de dados. 

Integração de ferramentas

A experiência do consumidor vai muito além de assistir e ler o conteúdo. Como empreendedor e solucionador de problemas, facilite ao máximo todas as tarefas que esse cliente precisa executar dentro da sua área de membros. Integração financeira, por exemplo, é essencial, ainda mais se o pagamento do produto for mensal, trimestral, etc. Dessa forma, você manterá o acesso ao curso, a depender do status do pagamento. 

Grau de autonomia para o produtor

Outra característica indispensável em uma boa plataforma de membros é a possibilidade de personalizar a URL, gerir conteúdos e demais opções que fornecem autonomia na produção do infoproduto. Inclusive, essa atualização constante de módulos deixa os alunos na ansiedade para conferir as novidades. 

Guia do planejamento do curso online

Diferenciais de uma área de membros eficiente

Além de ofertar as melhores opções para os seus membros, o que você pode adquirir em uma plataforma que faz seu serviço ser de qualidade? Ser o diferencial na alta da eclosão dos empreendedores digitais é uma necessidade. Então busque saber se a área de membros que você planeja contratar oferece um ou mais desses diferenciativos: 

Mais oportunidades de venda

Ter seu próprio espaço para disponibilizar seus cursos possibilita a propaganda de outros produtos.Você pode gerar uma página de vendas, criar ofertas e lançar cupons de descontos em um único lugar. Faça parcerias, ofereça produtos complementares e, assim, torne a experiência do seu cliente mais completa. 

 

Vamos a um exemplo? Se você é professor de matemática você provavelmente deve ofertar um curso de matemática na área. Mas é consenso que quem tem dificuldade em matemática, pode ter em física. Então feche uma parceria com um professor de física e crie mais oportunidades divulgando os dois produtos para um mesmo público! 

Insights de clientes

Uma plataforma de membros bem estruturada pode rastrear alguns dados dos seus alunos/clientes. Acompanhe quais módulos são concluídos mais frequentemente pela base de clientes, quais comentários são feitos por eles, que produtos adquirem costumeiramente e, com todos esses insights, otimize mais ainda a sua produção.

 

No empreendedorismo digital, uma das grandes sacadas é a ciência de dados. Monitore o máximo que puder para extrair estratégias coerentes com a sua clientela. O desafio de hoje não é vender, mas é vender o produto ou serviço correto, ao cliente certo e no melhor momento.

Um player só seu

Você sabe o que acontece quando você envia sua videoaula para sites como YouTube e Vimeo? O cliente pode facilmente se distrair e lembrar daquele canal de fofocas que ele costuma assistir de vez em quando. Não dispute atenção com essas plataformas, não dê espaço para isso e aproveite sua própria plataforma de área de membros.

 

Além disso, nem todos os clientes gostam desses sites. O Vimeo, por exemplo, não oferece a opção de legendas externas. Já o YouTube exibe propagandas. Então procure uma plataforma com um player que tenha funcionalidades parecidas com as melhores dos grandes sites de vídeos.

Comunicação otimizada

Dentro da própria ferramenta você pode se comunicar com seus alunos. Além de ler seus comentários, visualizar seus progressos e ofertar descontos, insira comentários, encoraje-os e mostre-se próximo. Essa humanização pode ser o diferencial para a sua evolução nos negócios.

 

Para acertar na escolha da plataforma de membros mais adequada, basta seguir nossa dinâmica: busque saber como esse membro vai acessar a ferramenta, se ele vai precisar instalar algo, etc. Também explore todas as facilidades e diferenciais possíveis da área.

 

O que achou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas com dúvidas de como escolher a própria área de membros.

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …