Empreendedorismo digital: o que é, exemplos e como começar

Empreendedorismo Digital_HeroSpark
Empreendedorismo Digital_HeroSpark
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

O empreendedorismo digital já faz parte do nosso cotidiano. Mesmo sem perceber, realizamos compras online, consumimos conteúdo, assistimos cursos online e muito mais.

Este tipo de empreendedorismo tem, aos poucos, ocupado seu espaço e reunido adeptos. Assim, as pessoas têm se tornado mais conscientes da importância do online em suas vidas.

Alinhando-se a essa realidade, o empreendedor amplia suas possibilidades de conversão e aumenta sua base de clientes, visto que os limites geográficos são rompidos.

A fim de ajudar você a entender o que é empreendedorismo digital e como ganhar dinheiro neste tipo de negócio, preparamos um artigo completo. Confira!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é a criação de um negócio digital, que depende do acesso à Internet. Uma vez que, necessariamente, o produto ou serviço oferecido precisa ser comercializado dentro do ambiente online.

Segundo a definição da pesquisa Panorama dos Negócios Digitais 2020, realizada pela HeroSpark, empreendedorismo digital diz respeito ao “desenvolvimento de um modelo de negócios que tem como objetivo oferecer um produto ou serviço por intermédio da internet”.

Afinal, quem pode ser considerado um empreendedor digital? Quem trabalha com:

Logo, fica claro que o dono de um empreendimento digital ganha dinheiro por meio do acesso à Internet, sendo ou não este negócio digital a sua principal fonte de renda.

 

O empreendedorismo digital no Brasil

A cada ano mais pessoas estão largando seus trabalhos tradicionais para adentrarem no mundo do empreendedorismo digital. Os motivos são dos mais diversos e já vistos anteriormente, como:

  • Negócios altamente escaláveis;
  • Baixo investimento inicial;
  • Flexibilidade de horários e local;
  • Possibilidade de se tornar seu próprio chefe;
  • Alcance mundial.

Segundo estudo realizado pela HeroSpark em 2020, 54% dos empreendedores digitais criaram seus negócios há menos de 1 ano. Desses, 23% começaram há menos de 3 meses, aponta o relatório.

Esses dados mostram, de fato, que o empreendedorismo digital vem se tornando uma tendência no Brasil. Com o avanço das tecnologias e, principalmente, o compartilhamento de informações, os brasileiros estão começando a perder o medo de entrar nesse mercado e montar o seu negócio digital.

Dentro dos empreendimentos digitais, um modelo que vem ganhando bastante destaque são os cursos online. Principalmente, quando o assunto são cursos livres voltados para determinada área do conhecimento.

Primeiramente, a revista Forbes havia feito um levantamento apontando que até 2015 o e-learning movimentava 107 bilhões de dólares nos Estados Unidos, mas essa marca acabou sendo batida.

Agora, mais recentemente, a mesma revista apontou que esse mercado movimentará $325 bilhões no país até 2025.

Por mais que os números brasileiros estejam bem distantes dos norte-americanos, a tendência é que o nosso mercado acompanhe esse crescimento.

Atualmente, temos muitos influenciadores lançando cursos online e tornando essa modalidade mais conhecida entre os brasileiros, por exemplo:

 

9 vantagens do empreendedorismo digital

A realidade de trabalho por trás do empreendedorismo digital é bem atraente. Os empreendedores têm visto nesse tipo de empreendedorismo um meio para atrair cada vez mais clientes.

Dado a isso, muitas pessoas têm entrado nesse mercado, pois os negócios digitais oferecem inúmeras vantagens.

 

1 – Gestão flexível

O empreendedor digital possui autonomia na gestão do seu negócio, porque ele pode escolher onde quer trabalhar, seus horários e o tipo de gestão que mais se encaixa em seu negócio, por exemplo.

A flexibilidade deste tipo de empreendedorismo permite que o negócio se adapte de acordo com as necessidades do momento. Esse tipo de gestão tem o benefício de permitir que o empreendedor encontre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, uma vantagem que é desejada por muitos empreendedores.

 

2 – Baixo investimento inicial

Um empreendimento digital não exige tanta infraestrutura como, por exemplo, instalações, grandes espaços, veículos ou, pelo menos inicialmente, funcionários. Dessa forma, os custos de um negócio digital são consideravelmente menores que os de um empreendimento físico.

Os gastos iniciais do empreendimento digital estão centralizados no investimento de uma plataforma digital, na construção de um site, no marketing digital ou na contratação de freelancer para auxiliá-lo em trabalhos pontuais.

 

3 – Aumento do alcance

A internet oferece a possibilidade de aumentar o alcance da sua marca, visto que as barreiras geográficas são rompidas. Por isso, você pode atrair leads e clientes de qualquer lugar do mundo, algo que ficaria mais complicado se o negócio fosse estritamente físico.

 

4 – Autonomia na contratação dos colaboradores e freelancers

Um negócio digital permite que você trabalhe com quem quiser e não somente com pessoas que podem se deslocar até onde você está. Dá para escolher o seu time de acordo com as suas funções e qualidades, sem que haja qualquer restrições.

Além disso, caso prefira trabalhar com trabalhos mais pontuais – em forma de projeto – você pode optar pela contratação de freelancers. Existem diversas plataformas que facilitam essa contratação, tais como:

 

5 – Não precisa de uma grande estrutura

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter uma super estrutura para o seu negócio digital dar certo. A maioria dos sites brasileiros não tem um aplicativo próprio ou exclusivo.

Sendo assim, não se preocupe em começar com uma tecnologia que não foi construída por você. Inclusive, a HeroSpark é a plataforma ideal para quem quer começar no digital com bons resultados sem ter altos custos ou conhecimentos em informática.

 

6 – Marketing mais efetivo

Os negócios digitais costumam ter um marketing mais segmentado. Ou seja, as tecnologias de marketing digital permitem que o empreendedor direcione sua estratégia diretamente ao seu avatar.

Desse modo, os gastos com divulgação diminuem, pois você passa a investir nos canais certos, exibindo seus anúncios, conteúdos e disparando e-mails somente para potenciais leads e clientes.

 

7 – Alta lucratividade

É possível faturar alto sendo empreendedor digital. Principalmente se incluirmos os benefícios anteriores na conta também.

Em vista do aumento do alcance, menor investimento inicial e efetividade na divulgação, o empreendedor diminui consideravelmente gastos que ocupariam uma boa parte do orçamento se o negócio fosse físico.

Fora o fato dos negócios digitais possuírem a característica de estarem alinhados aos novos hábitos do consumidor, que está cada vez mais conectado e tem buscado soluções rápidas, priorizando a sua comodidade e segurança.

 

8 – Atendimento personalizado

Um negócio digital permite que você invista na satisfação do seu cliente e isso implica, principalmente, em estar próximo dele e fornecer o suporte necessário.

Com o uso de aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo, você tem a possibilidade de estabelecer uma relação com seu cliente a fim de fidelizá-lo e conseguir novas indicações.

Quanto mais disponibilidade você mostrar online para o seu cliente, mais ele se tornará acolhido e ficará satisfeito com o seu produto.

 

9 – Automatização dos processos

O modelo de empreendedorismo digital conta com as facilidades de plataformas para tornar os processos do negócio mais automatizados. Assim, algumas etapas são desenvolvidas de forma ágil e funcional, coisa que poderia demandar mais tempo no negócio físico.

 

O crescimento do empreendedorismo digital com o acesso à Internet

Hoje não é difícil encontrar ou conhecer um negócio digital com um nicho de mercado distinto. O principal responsável por isso foi a popularização do acesso a Internet. Com o aumento expressivo dos seus usuários, o empreendedorismo digital ganhou força no Brasil e no resto do mundo.

O acesso à Internet representa uma oportunidade e um local para o desenvolvimento de um empreendimento digital, que cresce exponencialmente em número, nicho de mercado e vendas a cada ano.

Com certeza, o maior acesso à Internet foi o que permitiu ao mundo se tornar mais conectado e dependente globalmente. E esses são fatores fundamentais para a expansão do negócio digital. Além disso, a comodidade de poder comprar sem sair de casa, proporcionada também pelo acesso à Internet, gerou um crescimento do empreendedorismo digital.

Segundo dados de um relatório realizado pela We are Social e Hootsuite em 2021, há cerca de 4,66 bilhões de usuários na rede no mundo.

Além disso, com a pandemia da covid-19 no ano de 2019, os negócios digitais cresceram significativamente. Um estudo realizado pela McKinsey apontou que 67% dos consumidores disseram que as compras online aumentaram durante a pandemia, e cerca de 91% dos consumidores pretendem manter esse hábito.

Se não se convenceu do poder conquistado pelo empreendedorismo digital, esses dados irão provar para você como essa é uma tendência em expansão. Segundo um relatório da UNCTAD, as compras em e-commerce atingiram o número de $ 26,7 trilhões com a pandemia do novo coronavírus.

 

Exemplos de negócios digitais para te inspirar

Lista de 12 ideias para trabalhar na internet começando hoje. As sugestões de empreendedorismo digital estão apresentadas em detalhe ao longo do texto

 

1. Empresas físicas com lojas virtuais

Grandes empresas já consolidadas veem no ambiente virtual uma possibilidade de aumentar ainda mais as suas vendas. Dessa forma, hoje é difícil encontrar uma marca famosa que não tenha uma loja para clientes realizarem compras online. Muitas lojas físicas se tornaram também negócios digitais.

 

2. Empresas exclusivamente virtuais

O empreendedorismo digital possibilitou o surgimento de grandes empresas, que são exclusivamente um negócio digital. Muitos negócios aproveitaram a onda de popularização do acesso à Internet e foram visionários.

Esses são os casos, por exemplo, da Netshoes, do Submarino e da Amazon, que atualmente têm uma enorme relevância no mercado e no público consumidor.

 

3. Marketplaces

Os marketplaces são grandes portais. Esse tipo de empreendedorismo digital junta vários estoques de diferentes empresas em um único lugar, pode ser mercadorias de grandes ou pequenas lojas.

Então, esse tipo de negócio digital cria uma plataforma de intermediação de compra e, depois, distribui as mercadorias. São exemplos de marketplaces famosos: Walmart, Dafiti e Magazine Luiza.

 

4. Marketing de afiliados

A forma mais comum de empreender na internet é desenvolver um produto ou serviço próprio e depois comercializá-lo na internet. Já a outra forma de negócio digital bastante usada é vender produtos de terceiros por meio de um blog ou site.

copy com chat gpt , herocreator

Neste modelo, o afiliado, que é desenvolvedor ou produtor daquela mercadoria vendida por você, deve trabalhar em conjunto e de forma harmônica com o dono da plataforma.

Assim, ambos poderão estabelecer juntos os critérios de decisão em relação ao que será comercializado. Esse é um fator fundamental para atingir o sucesso e retorno financeiro do empreendedorismo digital.

 

Como começar no empreendedorismo digital?

Depois de entender o que é empreendedorismo digital, chegou o momento de montar efetivamente o seu negócio digital para que possa efetivamente começar a ganhar dinheiro com isso. Confira o passo a passo!

 

Escolha o seu nicho de mercado

Para isso, considere alguns pontos, como:

  • Se o planejamento é viável;
  • Se realmente há espaço naquele nicho de mercado para o produto ou serviço que você deseja comercializar;
  • Se há pessoas dispostas a pagar pelo preço que você quer cobrar.

No entanto, o fator mais importante é ter afinidade com o nicho de mercado escolhido.

Você não deve levar em conta apenas o retorno financeiro para tomar essa decisão. É necessário no mínimo gostar e ter conhecimento sobre a área. Dessa forma, as chances de sucesso são maiores. Veja alguns exemplos de nichos:

  • Educação profissional
  • Cursos profissionalizantes
  • Dinheiro, negócios e finanças
  • Desenvolvimento pessoal

Separamos também os cursos mais buscados em 2021 pelos brasileiros:

infográfico com os cursos online mais populares de 2021, inglês lidera a lista.

 

Análise do mercado

Realizar uma análise de mercado é essencial a fim de checar se o mercado pode oferecer a você vendas suficientes para que tenha o retorno financeiro desejado.

Na análise, você irá fazer um levantamento dos hábitos do seu consumidor, um estudo minucioso da concorrência e as tendências da sua área.

Para realizar um estudo da concorrência completo, baixe a ferramenta de análise da concorrência da HeroSpark.

Afinal, o objetivo do negócio digital é dar um bom lucro, que compense o esforço e o investimento.

Se analisar o mercado e perceber que há espaço e potencial para lucro, então há uma oportunidade de negócio. Caso contrário, o seu empreendimento digital ainda precisa passar por novas adaptações e mais pesquisas de mercado antes de receber efetivamente um investimento.

 

Estude o público-alvo que você quer atingir

Conhecer seu público irá impulsionar os resultados positivos do seu negócio digital. Logo, você precisa separar um tempo para estudar o público-alvo desejado. Para realizar essa etapa, será necessário fazer levantamentos:

  • Demográficos: idade, escolaridade, gênero.
  • Profissionais: cargo, empresa, escolaridade.
  • Hábitos: fontes de informação, assunto que tem dúvidas.
  • Consumo: o que costuma comprar online, sites que utiliza para realizar compras online, entre outros.

Por meio da pesquisa de mercado, você terá dados consistentes e informações valiosas sobre o seu público-alvo. Desse modo, fica muito mais fácil atrair os leads e clientes certos.

 

Defina o formato dos seus produtos

Antes de iniciar seu negócio pela internet, você precisa escolher o formato dos seus produtos. Algumas opções disponíveis e que estão em alta para o empreendedor digital são:

  • Cursos;
  • Ebooks;
  • Consultorias;
  • Aplicativos.

Iremos explicar mais sobre cada um desses formatos ainda neste artigo.

 

Faça um planejamento financeiro

Defina com antecedência quais serão os seus passos. Qual verba irá para marketing digital, para desenvolver o site, para criar o produto, para desenvolver materiais gratuitos para iscas digitais, entre outros exemplos.

Defina um plano de negócios, identifique com clareza a sua proposta de valor e pense no quanto está disposto a investir para começar.

Pense em quantas pessoas serão necessárias para realizar cada tarefa. É possível fazer tudo (ou quase) sozinho, mas você terá muito mais trabalho. Por isso, dividir esforços com sócios pode ser uma ótima ideia.

Na hora de precificar cada produto, pense em qual margem de lucro você deseja e quando quer ter o dinheiro à mão.

 

Escolha um domínio para comprar

Agora chegou a hora de começar a concretizar o seu empreendimento digital. Escolha um domínio para o seu site, ou seja, o seu endereço na web — no nosso caso, é www.herospark.com.

Depois, vem mais partes técnicas fundamentais para o empreendimento digital como a cara do seu site, usabilidade e funcionalidades.

Ainda mais importante do que isso é escolher plataformas que sejam intuitivas e efetivas. No mundo digital, você irá encontrar inúmeras plataformas para trabalhar.

Algumas são mais simples; outras, não tanto. Mas o importante é que o sistema seja intuitivo e tenha um atendimento eficiente para recorrer no caso de dúvidas.

É preciso que o seu produto ou serviço seja disponibilizado para compra em algum lugar online. Há plataformas que permitem a disponibilização do seu produto e também permitem que você realize todo o processo de venda com segurança e ainda interaja com os seus clientes, como a HeroSpark.

Na plataforma da HeroSpark, você pode hospedar seu produto digital gratuitamente de forma rápida e fácil. Em um só lugar, o produtor pode:

Invista no marketing

Estude as possibilidades de marketing digital e de conteúdo. Isso será fundamental para a divulgação do seu negócio. Afinal, não adianta nada dominar o conceito do empreendedorismo digital, mas não deixar ninguém conhecer o seu produto.

Consulte sua pesquisa de mercado e verifique em quais redes sociais o seu público-alvo se encontra. Crie conteúdos para blogs e produza vídeos. Isso atrai bastante audiência, o que é fundamental para converter vendas.

 

Ideias e tipos de produtos para empreendedorismo digital

Infográfico com cristais representando cada uma das vantagens do empreendedorismo digital: baixo investimento, baixo custo de manutenção, flexibilidade de horários, trabalhar em casa, maior abrangência de áreas para atuar

Cursos

Cursos curtos e práticos, independentemente do nicho de mercado, são uma ótima aposta. Os conteúdos podem ser sobre técnicas de escrita, marketing digital, educação financeira, entre outros.

Crie um blog e um perfil no Instagram para esse nicho de mercado com conteúdos frequentes e relevantes para gerar

engajamento e audiência. Depois disso, é só começar a vender os produtos.

 

E-book

Crie um produto digital sobre dicas fáceis para atividades comuns do dia a dia que sejam relevantes para o seu nicho de mercado escolhido.

Nada impede que o seu empreendimento digital seja um e-book sobre dicas de estudo, investimento, cuidados com os pets e etc. A partir de então, é só vender em plataformas de afiliados.

 

Consultoria e mentoria

Se você tem autoridade, conhecimento e experiência sobre um assunto, não perca tempo e comece a dar consultorias ou mentorias por meio do acesso à Internet. Depois, é só começar a procurar clientes do seu nicho de mercado para o seu empreendimento digital.

 

Aplicativos

Essa forma de empreendedorismo digital pode ser mais complexa e exigir mais experiência. Porém, é uma ótima opção para quem tem conhecimento na área de tecnologia. O importante aqui é criar um aplicativo que resolva o problema das pessoas e gerem soluções.

Como diminuir os riscos do empreendedorismo digital?

Obviamente, que qualquer tipo de empreendedorismo irá envolver alguns riscos. Isso faz parte de qualquer atividade que envolve o relacionamento com os clientes, investimentos de recursos e empreendedorismo.

No entanto, o cumprimento das etapas citadas acima já minimizam as chances do seu negócio digital dar errado logo de cara. E, há alguns erros que você pode evitar serem cometidos.

 

1. Não achar que o marketing digital é importante

O principal dos erros mais comuns é deixar de investir no marketing digital, que é fundamental para a divulgação do seu produto ou serviço.

É bem normal que as pessoas montem sites e páginas em redes sociais, mas deixem de abastecer com conteúdos frequentes e relevantes. Além de não investirem efetivamente no marketing digital. Dessa forma, não adianta esperar um retorno nas vendas, não é mesmo?

 

2. Investir em um nicho de mercado seguro

Preferir um nicho de mercado seguro não é, de forma alguma, sinônimo de sucesso.

Há algo chamado inovação disruptiva, ou seja, o que é novo pode ser mais atraente e interessante para um negócio digital que está apenas começando. Assim como no empreendedorismo físico, a inovação e o planejamento são a melhor fórmula para quem chegar ao sucesso.

 

3. Não ter paciência

Muitas pessoas, quando vão começar um empreendimento digital, acham que já no início irão ganhar rios de dinheiro ou que para ter sucesso é necessário apenas um site e escolher um nicho de mercado.

Na verdade, infelizmente, não é assim que funciona o empreendedorismo digital.

Para um negócio digital ir para frente é necessário muito mais que isso. Será exigido do empreendedor muita dedicação e trabalho, além de paciência. Leva tempo razoável para uma grande margem de lucro ser conquistada e o seu empreendimento digital se desenvolver.

 

4. Pensar apenas no retorno financeiro

Pode parecer uma visão romanceada sobre o empreendedorismo digital. No entanto, não deixa de ser verdade. Qualquer empreendedor — de negócios físicos ou online — não deve pensar somente no lucro.

Lógico que o retorno financeiro é um objetivo, mas não deve ser o único ou a causa principal pela qual está abrindo o seu negócio digital.

É preciso sempre buscar fazer com que o seu empreendimento digital traga impactos positivos para a sociedade por meio de conteúdos de qualidade.

Os clientes do seu negócio digital compram de você por causa da existência de uma relação de confiança. Por isso, se você passa a oferecer algo que não é tão bom, pelo menos não como o seu padrão havia estabelecido, seus clientes ficarão frustrados. Consequentemente, você perderá essa audiência relevante que demorou tanto para adquirir.

 

É possível ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital?

A resposta é sim! É possível ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital e as chances disso acontecer não são poucas.

Lembre-se: não é fácil nem rápido, mas não desista. A possibilidade do seu negócio digital dar certo é proporcional a quantidade de tempo, estudo, esforço, planejamento e trabalho que investiu nele.

Além disso, o empreendedorismo digital é um vasto espaço que ainda não foi explorado por completo. Há nicho de mercado, por exemplo, que nem foi devidamente conhecido ou descoberto.

Sem contar ainda que esse é um mercado em expansão. Ou seja, se muitas pessoas têm acesso à Internet hoje, no futuro esse número crescerá substancialmente.

Se você quiser ser um empreendedor digital de sucesso, pode começar agora mesmo. Para isso, basta dar o primeiro passo: experimente a HeroSpark gratuitamente e lucre muito com seu negócio digital.

Banner_blog_herospark
7 comments
  1. A sobrecarga de informação com certeza é perigosa para empreendedores digitais iniciantes. A internet facilita a comunicação e por isso muitos se aproveitam e disponibilizam conteúdos que não nos ajudam mas sim nos atrapalham. Obrigada pelo artigo!

  2. O empreendedorismo digital é realmente a melhor forma de se ter um negocio hoje em dia.
    Adorei o artigo, parabéns pela riqueza de detalhes

  3. Ótimo conteúdo.
    O empreendedorismo digital é a oportunidade de ser próprio chefe. A era da internet abriu várias portas no mundo digital deixando cada vez mais o trabalho convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *